789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Reestruturação da Dívida

Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Dívida Pública

Dívida pública aumenta para 247,4 mil milhões

A dívida pública fixou-se em 247,4 mil milhões de euros em abril, mais 3,9 mil milhões de euros do que o registado no final de março, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois e dez anos em relação a quarta-feira e a cair a cinco anos para mínimos dos últimos 12 meses.
Marcelo Rebelo de Sousa

Juros negativos confirmam "viragem na economia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que Portugal ter colocado 1.500 milhões de euros em dívida a juros ainda mais negativos "confirma a viragem na economia".
Dívida Pública

Portugal leiloa 1.500 milhões de euros em dívida

Portugal regressa hoje ao mercado para colocar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses.
Reestruturação da Dívida

PSD quer relatório da dívida no Conselho Europeu

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, desafiou o Governo a levar o relatório sobre a dívida, subscrito por PS e BE, ao próximo Conselho Europeu.
Reestruturação da Dívida

Dívida. O relatório une ou divide o PS e o Bloco?

No PS, a tentação poderá ser a de neutralizar o BE com a posição recuada do estudo. Bloquistas, por sua vez, ganharam um trunfo para forçar uma negociação. Será um tema no debate quinzenal de hoje.
Reestruturação da Dívida

Louçã: Governo obrigado a propor corte da dívida

Após relatório que propõe corte de 72 mil milhões à dívida pública, o Estado português tem obrigação de fazer uma proposta à União Europeia, diz Francisco Louça em entrevista ao Público/Renascença.
Reestruturação da Dívida

Reestruturar a dívida ou adiar problemas?

O que fica daquilo que é exequível na proposta dos nove economistas não é nenhuma reestruturação de dívida mas sim a busca de folga orçamental para adiar medidas impopulares.
Reestruturação da Dívida

PS e esquerda continuam desencontrados na solução

O Governo fala em gestão, a esquerda reclama renegociar a dívida. O Governo diz estar a fazer o que pode, a esquerda diz que são "micro soluções" que não resolvem nada. Tudo igual no endividamento.
Parlamento

PS vai chumbar comissão eventual da dívida do PCP

Os socialistas estão contra a existência no Parlamento de uma Comissão Eventual para avaliar e acompanhar a questão da dívida, como o PCP anunciou que vai propor nos próximos dias.
Reestruturação da Dívida

Dívida pública. Relatório pronto este mês

O relatório final do grupo de trabalho criado para discutir a sustentabilidade da dívida pública deverá estar pronto até ao final do mês. Governo com cautela para evitar alarme em Bruxelas.
Oi

Oi quer comprar obrigações da antiga PT a desconto

As obrigações de retalho emitidas pela antiga PT estão abrangidas pela renegociação da dívida da operadora Oi. A proposta previa a compra antecipada dos títulos com desconto. Ainda não há acordo.
Reestruturação da Dívida

PCP força debate no Parlamento Europeu

Comunistas vão avançar com debate no Parlamento Europeu, numa declaração escrita assinada por eurodeputados de cinco grupos políticos diferentes. E prometem acender o tema nos próximos três meses.
Dívida Pública

Governo e BE chamam apoiantes da reestruturação

No grupo de trabalho que vai estudar a dívida externa quase todos os membros são defensores da reestruturação. Só há um que tem dúvidas e é o representante do Governo.
Reestruturação da Dívida

"Reestruturação da dívida não é uma questão "

Carlos Moedas diz que António Costa "é muito bem recebido" na União Europeia. Mas sobre o tema da renegociação da dívida questiona: "Podemos pensar que a curto prazo vai haver consenso? Penso que não"
Reestruturação da Dívida

Bruxelas diz que dívida portuguesa não é assunto

A Comissão Europeia disse que não existe nenhuma discussão em curso sobre a reestruturação da dívida portuguesa. Só o caso da Grécia é que está a ser debatido em Bruxelas.
Orçamento do Estado

PS remete debate sobre dívida para depois do OE

Líder parlamentar socialista remete a discussão da renegociação da dívida para depois do Orçamento do Estado. "Depois desta prova", PS prevê poder debater revisão de compromissos dos países devedores.
Futuro da Grécia

Europa já pensa no alívio da dívida grega

WSJ diz que o Fundo de Resgate enviou à troika várias hipóteses que permitiriam à dívida pública grega voltar a ser sustentável. Indexar pagamentos ao crescimento económico em cima da mesa.
Futuro da Grécia

Plano grego adia pagamentos por 100 anos

Yanis Varoufakis sempre disse que há uma forma "inteligente" de aliviar o fardo da dívida evitando um corte direto no valor. Empréstimos em que Portugal participou podem ser alargados até 100 anos.
Futuro da Grécia

Dívida: Varoufakis quer reestruturação "inteligente"

O ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, defendeu numa entrevista a reestruturação "inteligente" da dívida da Grécia, considerando que um perdão total seria inaceitável para os credores.
Futuro da Grécia

Socialistas pressionam Passos, soluções só depois

Alguns socialistas assinaram a carta para pressionar Passos e pedir-lhe que acabe com a postura "extremista e extremada" em relação à Grécia. Mas nem eles, nem o PS defendem ainda soluções concretas.
Reestruturação da Dívida

Costa diz não querer renegociar dívida. Soluções?

O líder do PS diz que nunca defendeu a renegociação da dívida como "única e necessária" solução e fala de alternativas para se alcançar o equilíbrio com o crescimento. Já fala em "involução" do Syriza
Eleições na Grécia

Choque de populismos

A democracia na Europa não começa nem acaba na Grécia. Há mais 27 democracias e estas tomam decisões que afectam a Grécia. Sabem porquê? Porque 80% da dívida grega resulta de empréstimos desses países
Parlamento

PS diz que debate da dívida lhe deu razão

PS diz que debate travado esta semana sobre o assunto deu razão ao que defende - e que não é nem pagar nem reestruturar. "É uma questão muito grave" e deve ser tratado na UE, explica Ferro.
Reestruturação da Dívida

O que fazer à dívida pública?

Renegociar ou pagar tudo? Eis a questão. O PS pediu um "debate amplo" e a maioria quis ser rápida: a conferência para debater a dívida está a decorrer no Parlamento e o Observador acompanha tudo aqui.
Assembleia Da República

Não há receita única para resolver a dívida

As experiências da Grécia e da Argentina sobre a reestruturação da dívida estão a ser discutidas na Assembleia. Nas duas experiências houve lições a tirar, mas não uma receita que sirva para Portugal.
Dívida Pública

PS abstém-se no projeto do Bloco sobre dívida

Está desvendado um dos mistérios sobre o sentido de voto nos projetos de resolução sobre a dívida. O PS vai abster-se na proposta do BE, que será chumbada esta tarde pelo Parlamento.
Dívida Pública

Maioria concorda com debate sobre dívida

Maioria vai deixar passar proposta do PS para debater dívida, mas quer posições definidas.Tanto PSD como BE não deixaram escapar lembretes de que alguns deputados socialistas assinaram o Manifesto.
PS

O debate que Passos não quer e que o PS dispensava

Hoje, o Parlamento vai discutir a dívida pública e os socialistas vão gerir o tema com pinças: é que nem todos concordam com o manifesto dos 74 e a derrocada no BES pede prudência.
Reestruturação da Dívida

"Não vejo grande vantagem em debater dívida"

O primeiro-ministro não é defensor de debate sobre a dívida, mas, já que vai haver, desafia o PS a dizer claramente o que propõe.
Dívida Pública

PS chumba renegociação, mas quer reestruturação

Projeto de resolução do PCP sobre renegociação da dívida foi chumbado na AR. PS votou contra, mas vai apresentar ainda esta semana um projeto sobre o tema. "Reestruturação" foi várias vezes abordada.
Crise no GES

Marques Mendes: Há muito por explicar no GES

Comentador diz que são precisas mais explicações sobre a crise no grupo e que maioria da dívida está nas mãos de portugueses.
Crise no PS

Renegociar ou reestruturar "são a mesma coisa"

António José Seguro prefere falar em "renegociar" distanciando-se do BE que fala em "reestruturar". Pedro Nuno Santos, apoiante de Costa, responde indiretamente: "Não há diferenças ideológicas".
Francisco Louçã

"Mau tempo" no GES pressiona discussão da dívida

Os sinais preocupantes do Grupo Espírito Santo levam os defensores da reestruturação da dívida pública a dizer que agora, mais do que nunca, é preciso apresentar propostas alternativas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora