Relações Internacionais

Relações Internacionais

A Turquia foi sempre um país europeu

107
O embaixador da Turquia em Lisboa, Hasan Göğüş, exerce o seu direito de resposta a uma coluna de Diana Soller no Observador.
Presidente Marcelo

Relações com São Tomé devem subir de patamar

198
Marcelo Rebelo de Sousa defende que "São Tomé e Príncipe é uma prioridade estratégica para Portugal", tal como "Portugal é uma prioridade estratégica para São Tomé".
Relações Internacionais

Sobre a “ilusão pós-nacional”

Se as teorias a respeito do desaparecimento inexorável do nacionalismo estavam certas, como foi possível este aparente regresso do sentimento nacional?
Angola

João Lourenço quer conversar com Ramaphosa

João Lourenço manifestou esta sexta-feira vontade de abordar o novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.
Guiné-Bissau

Crise política obriga a presença internacional

Devido à crise política que afeta a Guiné-Bissau, a ONU tem de manter o foco no apoio aos líderes guineenses para a nomeação de um primeiro-ministro e na criação de um Governo inclusivo.
Kosovo

Kosovo celebra dez anos de independência

Nem todo o território do Kosovo celebra a independência, já que uma minoria sérvia se continua a identificar com Belgrado, de forma que a soberania daquela região permanece limitada em muitas zonas.
Peru

Presença de Maduro na Cimeira "não é bem-vinda"

A ministra de Relações Exteriores do Peru, Cayetana Aljovín, anunciou que a participação de Nicolás Maduro na VIII Cimeira das Américas "já não é bem-vinda".
Economia

Quelimane e Malaui promovem relações económicas

O município de Quelimane e Blantyre assinaram um memorando de entendimento. As autoridades das duas cidades pretendem promover o relacionamento entre empresários dos dois lados da fronteira.
Nações Unidas

Cabo Verde apoia Angola a membro da ONU 

Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, mostrou a sua posição de apoio a Angola numa candidatura a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
António Costa

Costa e Rajoy num ambiente "excelente e amigável"

António Costa e Mariano Rajoy fizeram o ponto da situação das decisões tomadas na última cimeira. António Costa reiterou ainda o apoio de Portugal à candidatura de Luis de Guindos ao BCE.
Relações Internacionais

Quem quer ser amigo dos Estados Unidos?

Quem são os “amigos” dos EUA? Conhecemos apenas as duas condições necessárias: apoiar as suas posições e políticas e estarem dispostos a serem portadores do fardo financeiro da sua vontade política.
Cabo Verde

Cabo Verde vai começar a emitir cartões de cidadão

Lourdes Évora, responsável do escritório consular, explicou que o serviço irá começar a atribuir cartões do cidadão, uma reivindicação antiga da comunidade portuguesa na ilha.
Moçambique

Presidente do Uganda visita Moçambique

O Presidente de Moçambique diz que o "Uganda pode dar experiência prática" como país com recursos similares aos que existem em território moçambicano.
Presidente Trump

UE trata EUA de forma "injusta", acusa Trump

Trump falava sobre a dificuldade que os EUA têm para escoar os seus produtos nos países europeus, sublinhando que a União Europeia os trata de forma "muito injusta" nas relações comerciais.
Angola

Presidente angolano com visita prevista ao Brasil

À margem do Fórum Económico de Davos, na Suíça, o chefe de Estado angolano sublinhou a importância das relações entre os dois países e anunciou que vai visitar o Brasil em maio.
Diplomacia

UE apoia desenvolvimento rural em Timor-Leste

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, salientou que a UE "continua a apoiar a democracia" e a prestar assistência à "boa governação" e ao "desenvolvimento rural".
Diplomacia

Reis dos belgas visitam Portugal em outubro

242
O Rei Filipe e a Rainha Matilde, da Bélgica, deslocam-se a Portugal em outubro, numa "muito importante visita de Estado", segundo Augusto Santos Silva.
Guiné-Bissau

Comunidade internacional acusada de passividade

O porta-voz do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados com a crise política, Sumaila Djaló, afirmou que a atuação da comunidade internacional "apenas permite ao Presidente ganhar tempo".
Diplomacia

Costa anuncia acordo com Andorra

António Costa assinou com Antoni Martí, chefe do Governo de Andorra, um acordo que permite "um melhor acesso, por via digital, aos serviços fundamentais da nossa rede de serviços públicos."
Militares

2.800 militares em missões internacionais em 2018

Segundo o general Pina Monteiro, serão reforçadas as missões internacionais, com um aumento do número de efetivos empenhados, de pelo menos "200 a 300 militares", já que em 2017 eram 2.600.
Irão

As teocracias também se abatem?

O Ocidente parece ter deixado de crer na universalidade do próprio modelo, de acreditar que está do lado certo da história e que tem obrigações morais de conduzir outros no mesmo sentido. Isso acabou.
Estados Unidos da América

Realismo com princípios

A verdade é que a retirada dos Estados Unidos do seu papel de produtor de ordem cria um vazio de poder de tipo novo. E entramos em 2018 sem saber como e por quem vai ser esse vazio preenchido.
Economia

Portugal assina acordos com Ucrânia

Portugal e Ucrânia assinam acordos para "aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas" bilaterais.
Timor-Leste

Timor. Fuga do casal português causa tensão

Primeiro-ministro timorense diz que a fuga do casal português, Tiago e Fong Fong Guerra, pode afetar a relação dos países "irmãos". As tensões junto à embaixada portuguesa em Díli têm aumentado.
Brexit

Início da segunda fase negocial do Brexit

Os eurodeputados irão debater e votar a resolução sobre o ponto de situação das negociações entre a União Europeia (UE) e Londres sobre os termos do 'divórcio'.
NATO

Soltenberg na NATO por mais dois anos

Jens Stoltenberg é secretário-geral da NATO desde 1 de outubro 2014 e vai continuar a ser até 30 de setembro de 2020.
Migrações

Organização das Migrações: Vitorino é candidato

A candidatura de António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações foi entregue esta segunda-feira em Genebra.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Angola

Agropecuária. Angola tenta financiamento do Brasil

Esta é uma das medidas que visam o aumento da produção não petrolífera constantes do plano intercalar do Governo a seis meses.
CPLP

Maior cooperação entre membros da CPLP  

Os parlamentos lusófonos defendem que é necessário aprofundar a cooperação entre os Estados-membro, um pilar fundamental para a afirmação da organização e reforço dos laços.
Rússia

Rússia rejeita cortar laços com Pyongyang 

A Rússia rejeitou o apelo dos EUA relativamente à suspensão dos laços entre a comunidade internacional e a Coreia do Norte. O apelo surgiu depois do lançamento do míssil balístico na terça-feira.
Angola

Cooperação de Angola com Portugal está em causa

A cooperação de Angola com Portugal só vai acontecer quando o caso de Manuel Vicente com a Justiça portuguesa estiver resolvido.
Papa Francisco

Myanmar: Papa pede que "não se deixem colonizar"

O papa reuniu-se esta terça-feira com um grupo de 17 líderes, representantes das diferentes religiões presentes em Myanmar, e pediu-lhes que não tenham medo da diferença.
Empresas

Empresas portuguesas com interesse na Tunísia

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal realçou o bom momento económico da Tunísia. Luís Castro Henriques falou do interesse das empresas portuguesas no país.
Conflito na Síria

Putin encontrou-se com homólogo sírio

Os Presidentes da Rússia, Irão e Turquia vão reunir-se na quarta-feira em Sochi para abordar os mais recentes desenvolvimentos na Síria e região.
Cabo Verde

Cabo Verde e Senegal reforçam relações políticas

Cabo Verde e Senegal assinaram um acordo de cooperação para a criação de uma ligação marítima. A Comissão Mista Cabo Verde/Senegal não reunia há 23 anos.
Síria

Japão pede 30 dias para investigar armas químicas

O Japão entregou no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que pede uma extensão de 30 dias do mandato dos especialistas internacionais que investigam armas químicas na Síria.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Relações Internacionais

Costa salienta relação intensa com Colômbia

O primeiro-ministro realçou o papel de Luís Amado e de Paulo Portas na construção de uma "relação intensa" com a Colômbia. Os dois países vão criar um Conselho Estratégico.
China

Comércio entre China e países lusófonos a crescer

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa cresceu 29,36% até setembro. O comércio bilateral entre Portugal e China atingiu os 4,23 mil milhões de dólares.
Relações Internacionais

Portugal e Moçambique assinam programa estratégico

147
Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira um novo programa estratégico de cooperação. O acordo tem uma vigência de cinco anos a inclui educação, formação e saúde.
China

Coreia do Norte. China enfrenta "dilema"

Um professor chinês de Relações Internacionais acredita que a China enfrenta um dilema entre interesses económicos e ideológicos, no que toca à Coreia do Norte.
Presidente Trump

Trump elogia presidente Jinping, o "rei da China"

Donald Trump dedica grandes elogios ao presidente chinês, Xi Jinping. De "homem poderoso" a "rei da China", o presidente norte-americano não deixou de destacar a sua "ascensão extraordinária" no país.
Relações Internacionais

Agenda Portugal-Angola vai ter "novos passos"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garantiu que Portugal e Angola vão trabalhar "no sentido de novos passos" na sua agenda e que as relações entre os dois países "nunca tiveram nuvens".
Relações Internacionais

Nós e a Convenção de Viena: um casamento inadiável

A ratificação da CISG por Portugal teria um papel determinante para o aumento de valor das trocas comerciais nacionais e chegaria num momento ideal, nomeadamente por razões económicas e jurídicas.
Catalunha

Nacionalismos

109
Muito do que Orwell diz sobre os nacionalismos ajuda-nos a perceber o que se passa no mundo e em Portugal, mesmo em relação aos mais recentes acontecimentos. Certamente diz-nos mais que Marques Mendes
Relações Internacionais

Marcelo aceitou convite para visitar a Geórgia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o seu homólogo georgiano, Giorgi Margvelashvili, no Palácio de Belém, e no final anunciou que aceitou o seu convite para visitar a Geórgia.
Educação

Universidade do Pará cria cátedra portuguesa

A Universidade do Pará criou uma cátedra em homenagem ao historiador português João Lúcio de Azevedo. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Camões e a Universidade Nova de Lisboa.
PSD

Guiné. PSD destaca contributo do PRS na democracia

O responsável pelas relações externas do PSD sublinhou o "grande contributo" que o Partido da Renovação Social está a dar à democracia na Guiné-Bissau.
Presidente Marcelo

Marcelo entre a diplomacia e os banhos em Luanda

882
O presidente português aproveitou a estadia em Angola para matar saudades do mar daquele país. Marcelo Rebelo de Sousa realçou as "relações fraternais" entre Portugal e o país africano.
Paquistão

Quem é o culpado pela morte de Benazir Bhutto?

Dez anos depois do assassinato da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, há duas pessoas condenadas pelo crime, dois polícias que podem ter sido mandados por alguém "no topo".
Guiné-Bissau

Guiné. Relação com Portugal está "muito boa"

O chefe do Governo guineense afirmou esta segunda-feira que a relação com Portugal está "muito bem e continuará" e mesmo que haja "discórdia" não significa que os dois países sejam "inimigos".
Venezuela

Venezuela. Oposição pede novos protestos

266
Governo diz que votaram mais de oito milhões de pessoas, mas a oposição fala em fraude e pede novos protestos. A Assembleia Constituinte foi eleita mas, no processo, terão morrido 14 pessoas.
Cabo Verde

Relação Cabo Verde e Reino Unido pode ter reforço

Ulisses Correia e Silva admite a possibilidade de a diplomacia entre Cabo Verde e o Reino Unido ser reforçada. O primeiro-ministro cabo-verdiano quer um embaixador não residente e um cônsul honorário.
Venezuela

Venezuela está solidária com Cuba

Cuba pode contar com a solidariedade do povo venezuelano. O anúncio foi feito pela ministra das Relações Exteriores da Venezuela depois de Donald Trump suspender o acordo com Cuba.
Qatar

MNE alemão: "Bloqueio ao Qatar é 'trumpização'"

109
O Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, disse que a decisão de cinco Estados do Golfo em cortar relações com o Qatar é uma "trumpização" que pode afetar bastante uma zona em crise
Relações Internacionais

A União Europeia e a Ásia Oriental

257
É um erro pensar que a Zona Euro irá desmoronar-se. As consequências para um país da saída da Zona Euro são tão negativas que eu não consigo imaginar que um Governo ouse tomar uma tal decisão.
Relações Internacionais

Tribunal da UE anulou decisão da Comissão Europeia

O Tribunal Geral da União Europeia anulou esta terça-feira a decisão da Comissão Europeia de recusar registar a proposta de Iniciativa de Cidadania Europeia 'Stop TTIP'.
Mundo

ASEAN não critica Pequim sobre mar do Sul da China

Pequim reclama direitos de soberania e tem transformado recifes de corais em portos e pistas de aterragem. Reunidos, os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático optaram pela "contenção".
Relações Internacionais

Angola quer fortalecer relações com Portugal

184
O chefe da Diplomacia angolana, Georges Chikoti, afirmou o interesse de Angola e Portugal fortalecerem as relações político-diplomáticas para potenciar uma maior aproximação no setor dos negócios.
Relações Internacionais

Defender a Democracia, o combate urgente

129
Comum aos diversos populismos – porque os há de direita e esquerda – é sempre a estratégia do “eles” contra “nós”, bem como a reivindicação de que as elites falharam ao povo e usurparam a democracia.
Guerra

A era dos drones

A uma era dos drones tem de corresponder uma nova resposta da política e jurídica, sob pena de termos de recordar as palavras do presidente Obama e a sua referência a um far west não regulado,
Relações Internacionais

À Beira do Abismo

349
Será possível que os homens e mulheres do Ocidente não tenham aprendido a lição? Que aceitem tranquilamente o regresso dos espectros, a emergência das ideologias da morte e a menorização da liberdade?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site