771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rui Rio

Noticiário

19h. Rui Rio junta-se à campanha da AD

O antigo presidente do PSD, Rui Rio, juntou-se à campanha da Aliança Democrática em Viana do Castelo. Ainda neste jornal, André Ventura diz que Luís Montenegro prefere o PS à direita.
Caça ao Voto

Rio, o ex-namorado deseja felicidades aos "noivos"

O cenário que a AD vive agora podia ser vivido por Rui Rio. O desfile de ex-líderes na campanha. O "mea culpa" de Luís Montenegro e a estratégia de se dirigir diretamente ao eleitorado do Chega. 
Reportagem Observador

Rui Rio na campanha sem conselhos para Montenegro

O antigo lÍder do PSD aparece ao lado de Montenegro em Viana do Castelo para dizer que não tem "conselhos para dar" e que veio porque "tem de ser". Na reta final, Rio pede um "voto na mudança".
Noticiário

02h. Justiça. Rio denuncia "tiques de ditadura"

Rui Rio, antigo presidente do PSD, diz que estão a ser permitidos abusos na justiça que são "próprios de uma ditadura". E usa o caso da Madeira para criticar o que diz ser um "julgamento popular".
O sofá do parlamento

Rioístas no Chega? "Não existe nada concertado"

O antigo secretário-geral de Rio, José Silvano, garante que qualquer ida de deputados do PSD para o Chega "é uma decisão de cada um" e garante que "não há um movimento concertado".
Comentário

"Maló de Abreu tem pouca legitimidade política"

Rui Pedro Antunes considera que a saída de Maló de Abreu do PSD prejudica a imagem do partido. Porque tomou a decisão? "Se sabe algo assim tão grave da direção de Montenegro tem o dever de o dizer".
Eleições

Rio recusa comentar situação atual "por bom senso"

O ex-líder do PSD recusou, por "bom senso e princípios éticos", comentar a situação política, mas acredita que o PSD tem condições para ganhar as eleições. Rio destacou ainda um "pequeno exemplo" seu
Rui Rio

Dizer sem dizer

Na véspera das eleições do Partido Socialista, Rui Rio ajudou a reforçar a sua narrativa não oficial: o Ministério Público e a PGR são culpados, logo o PS e António Costa foram vítimas.
Rui Rio

Operação Influencer. Rui Rio pede demissão da PGR

Rui Rio denuncia uma "postura antipolíticos" existente no Ministério Público e diz mesmo que, "na prática", António Costa "foi demitido pela PGR" — o que causou um "gravíssimo dano" ao país.
Semáforo Político

Marcelo não aplicou a si mesmo a "bitola moral"?

Sinal vermelho para a "lei da rolha" de Rui Rio que exige um juramento que "não faz sentido". Ainda, o caso das gémeas que terminou com a "relação perfeita" de Marcelo com o Governo.
PSD

Vencedores, vencidos e a surpresa do Congresso

A aparição inesperada de Cavaco foi 'o' momento do congresso. Montenegro aproveitou a festa, Pedro Nuno recebeu grande publicidade, Moedas levantou todos e Rui Rocha virou a pinhata humana do PSD.
Política

Rui Rio acusa Costa de mentir sobre aeroporto

"Eu não disse que não apoiava a mudança da lei porque o PSD não se entendia sobre o novo aeroporto. Disse que nunca o faria para viabilizar uma situação em concreto", escreveu na sua rede social.
Fact Check

As verdades e imprecisões de Costa

Gabou-se de ter sido o único a apresentar políticas de habitação, apontou o dedo a Rio e garantiu que as fugas dos Conselhos de Estado não são habituais. A entrevista de Costa em Fact Check.
CDS-PP

Rui Rio na Escola de Quadros do CDS-PP

A nona edição da Escola de Quadro da Juventude Popular será dedicada ao tema "Ideias com futuro para Europa". Conta com Rui Rio e Miranda Sarmento (PSD) e Ana Paula Vitorino (PS), entre outros.
O Bom, o Mau e o Vilão

Para o BE, há sempre um rico que pague a crise

Rui Rio (que não é candidato a nada), o ministro da Economia (que se mete onde não deve) e o BE (que quer ir buscar o que é dos outros) são o Bom, o Mau e o Vilão.
PSD

Passos na reserva e sem alimentar presidenciais

Ex-primeiro-ministro não quer ser envolvido na corrida a Belém e vai fazendo saber que está fora. Mantém-se na reserva e assim ficará — a menos que o PSD precise dele para futuro pós-Montenegro.
PSD

Rui Rio descarta candidatura a Belém

Ex-líder do PSD tem estado ativo e vai participando em encontros promovidos pelo seu núcleo duro. Rumores sobre as suas alegadas aspirações agitam partido há meses. Mas Rio diz não estar interessado.
Partidos e Movimentos

Análise sobre a septicemia da política portuguesa

Pese embora as alegações imputadas pelo Ministério Público tenham (alegadamente) sido realizadas sem dolo e com impactos reduzidos, o caso de Rio é um caso metafórico e que não se esgota em si.
Fora do Baralho

A ironia: Rio concretizou sonho do Bloco Central

O "ataque concertado" dos políticos ao MP nas buscas ao PSD. Ainda o caso Boaventura e as credenciais democráticas do PCP. Jogada dupla: do deprimente estado da nossa nação à incerteza em Espanha.
Justiça

Os tampões que impediram Rio de ouvir a PJ

Rio dorme com tampões nos ouvidos para não ser incomodado e a sua filha, que ouviu a campainha às 9h, diz que não abre a porta a estranhos. Foi por isso que a PJ ficou à espera 3 horas.
E o vencedor é...

Qual o Estado da Nação onde jovens não têm futuro?

Ainda sobre o caso de Rui Rio: não há acusação mas já há advogados de defesa. Investimento em habitação desce porque já não há confiança, eis o pacote do Governo. Qual o Estado da Nação? Não é feliz.
A Triangulatura do Paralelepípedo

Justiça foi à pesca. Apanhou peixe graúdo?

Januário Canotilho e Arménio Paulo debatem as buscas no PSD e as detenções na Altice. Os dois casos demonstram uma justiça saudável?
Noticiário

10h. Rio. Vitalino Canas levanta dúvidas sobre PJ

O antigo porta voz do PS fala de uma operação assente em bases muito frágeis. Ainda neste jornal, Nuno Melo garante que os centristas "não estão em risco de acabar".
E o vencedor é...

A aldrabice para Costa fugir a perguntas incómodas

Não se fala de política nacional quando se está no estrangeiro? Só quando não dá jeito. Os não ditos e mistérios por esclarecer no caso a envolver Rui Rio e a "forma como se esticam os limites da lei"
Noticiário

7h. Buscas a Rui Rio começaram com atraso

É uma notícia Observador. Buscas ao PSD não puderam ser coordenadas, tal como era objetivo das autoridades. E, Odessa palco de novos ataques russos, dias depois de Moscovo abandonar acordo de cereais.
António Costa

“Desvalorizo a corrupção?” Hum… sim, Sr. PM

O primeiro-ministro colocou esta questão, aqui no Observador e, que eu tenha visto, ninguém lhe respondeu. Com desculpas pelo atraso, fica a reposta ao esclarecimento solicitado por António Costa.
Justiça

Rui Rio não abriu a porta à PJ durante três horas

Buscas judiciais a 20 alvos deveriam ter começado de forma coordenada às 7h da manhã do dia 12 de julho. A busca a casa de Rui Rio só começou às 10h porque o ex-líder do PSD não abriu a porta.
Noticiário

19h. Caso de Rui Rio pode ser esvaziado

Vários especialistas ouvidos pelo Observador defendem que o Ministério Público tem, sim, de alargar a investigação a outros partidos. Neste jornal, vamos ainda em direto até Espanha.
Política

Caso de Rio pode ser esvaziado por alteração à lei

Se PS e PSD avançarem de facto com uma alteração à lei, caso contra Rui Rio pode perder sustentação. Especialistas ouvidos pelo Observador defendem que MP tem de alargar investigação a outros partidos
Noticiário

15h. Montenegro criticado internamente no PSD

O Observador sabe que foram deixadas várias criticas à forma como o líder social-democrata reagiu às buscas à sede do partido e a casas de antigos dirigentes.
PSD

Críticos acusam Montenegro de reação frouxa

Deputados próximos de Rio exigem que PGR vá ao Parlamento prestar esclarecimentos. Direção decide quarta-feira se formaliza esse pedido. Montenegro acusado de desvalorizar caso contra PSD.
E o vencedor é...

O clube "bolinha" anti-Ministério Público

MP esclarece e explica pouco, mas tanto Rui Rio como Santos Silva excederam-se nas reações. Se o presidente da AR não tem dúvidas é porque conhece o processo. E, se for o caso, como é que o conhece?
Justiça

Rui Rio, o idiota útil do PS e de José Sócrates

A reforma Rio mais não é do que o controle político da Justiça, tal como a ascensão da violação do segredo de justiça a problema do regime significa a promoção da opacidade e cidadãos menos informados
Justiça

Não há democracia sem partidos, nem sem M. Público

Respeito Rui Rio, que tenho por um homem íntegro, mas não quero ficar calado quando defende – com o apoio de muita gente ilustre – uma tese que a lei não comporta. E que nem acho que devesse comportar
Rui Rio

Santos Silva: buscas a Rio foram crime em direto

Augusto Santos Silva defendeu que o Ministério Público deve um esclarecimento ao país sobre as buscas à casa de Rui Rio e ao PSD, sustentando que foi cometido um crime em direto.
Oficina da Liberdade

Os segredos no telemóvel

A justiça popular tem o defeito de não ser justiça. Já a Justiça, ela, deve ser exercida com imparcialidade em nome do Povo, não em nome da opinião pública, da publicada e das paixões.
Noticiário

13h. Sócrates acredita que a Justiça humilhou Rio

António Costa no passado já acusou José Sócrates de ter "aldrabado" o PS, agora merece uma resposta do ex-líder socialista: Sócrates ironiza com a diferença na reação do atual primeiro ministro
Resposta Pronta

PSD: "Costa passou uma esponja pela 13ª demissão"

Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD critica o "direito de resposta" em formato de artigo. Sobre as buscas no partido: "não é preciso alterar leis é preciso bom senso que a justiça não teve". 
Noticiário

8h. PSD. Adão e Silva "perplexo" com autoridades

Pedro Adão e Silva sublinha que este é um caso que merece "reflexão". Ainda neste jornal, o aviso de António Costa.
Noticiário

14h. Américo Aguiar visita Ucrânia

Américo Aguiar passou pela catedral de Lviv esta manhã. Ainda neste jornal, as críticas da Iniciativa Liberal a Rui Rio.
Noticiário

13h. IL aponta o dedo ao ex-líder do PSD

Um dia depois de Rui Rio acusar o MP de querer destruir a democracia, os liberais acusam Rui Rio de recorrer a um "discurso populista invertido". Ainda neste jornal, as considerações de Paulo Rangel.
Noticiário

8h. Rio acusa MP de destruir democracia

Ex-líder social-democrata quebrou o silêncio sobre as buscas feitas ao PSD. Ainda neste jornal, Armando Pereira, cofundador da Altice, comparece hoje perante um juiz para primeiro interrogatório.
Noticiário

2h. Ucrânia não acredita que Putin use nuclear

A posição do chefe de gabinete de Volodymir Zelensky é igual à de Joe Biden. Ainda neste jornal, a procuradora-geral da República assegura que vão ser analisadas as buscas ao PSD.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos