Rui Rio

PSD

PSD deve "segurar líder que perde eleições"

David Justino defende que PSD não deve cair no "determinismo" de correr com os líderes que percam eleições. Em entrevista à Antena 1, deixa um recado à oposição interna: só se une quem quer ser unido.
PSD

Marco António sobre Rui Rio: "terá de se impor"

O vice-presidente do PSD, Marco António Costa, espera que Rui Rio seja bem sucedido na liderança, mas que para isso terá de se impor dentro e fora do PSD.
PSD

Rui Rio queixa-se de "turbulência" no PSD 

130
Futuro líder diz que tem sentido "alguma turbulência" no processo de tentar unir o PSD. Rui Rio classificou ainda primeiro encontro com Passos como conversa "muito agradável".
Rui Rio

Para que serve o novo PSD?

O PSD viveu sempre entre o partido eleitoral e, raramente, o governamental. Agora, enquanto a conjuntura não se alterar, deverá reduzir-se ao partido parlamentar. E não é certo que ressuscite tão cedo
Porto

Álvaro Almeida entra para PSD por proposta de Rio

Álvaro Almeida, candidato apoiado pelo PSD à câmara do Porto, inscreveu-se no partido por "proposta de Rui Rio". Dizia que não tinha "afinidades com o PSD" e teve apenas 10,3% dos votos nas eleições.
Rui Rio

O líder da oposição

148
Se o PSD fizer escolhas mais adequadas à nossa realidade e às suas circunstâncias em vez de alinhar na semi-ficção do país das maravilhas onde garantem que vivemos já estará a ser diferente. E melhor.
PSD

Rio e Passos Coelho reúnem-se esta quinta-feira

O presidente eleito do PSD vai reunir-se com Pedro Passos Coelho esta quinta-feira, às 15h, na sede nacional do partido, em Lisboa. É a primeira vez que Passos e Rui Rio se reúnem depois da eleição.
PSD

Rui Rio: Passos Coelho é líder até ao congresso

O presidente eleito do PSD recordou que Pedro Passos Coelho é o líder do partido até 18 de fevereiro, data do congresso. Rui Rio disse ainda que vai falar com Hugo Soares "com calma".
Presidente Marcelo

Marcelo lembra importância de uma “oposição forte”

Presidente desejou “felicidades” a Rui Rio, depois de ser eleito líder do PSD, e recordou uma mensagem do pós-autárquicas: “É importante que haja em Portugal várias soluções alternativas de Governo."
PSD

Hugo Soares já felicitou Rio

O líder da bancada do PSD, Hugo Soares, afirmou que falou com o presidente eleito, Rui Rio, no sábado, para o felicitar pela vitória e que combinaram falar novamente "quando houver ocasião".
PSD

The incredible shrinking party

448
O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos.
Rui Rio

Um PSD para vender a alma ao diabo? Não obrigado

1.120
A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS
António Costa

António Costa: Entendimento com Rio será melhor

100
António Costa acredita que "não será difícil de ser melhor" o entendimento com Rui Rio do que com Pedro Passos Coelho. O primeiro-ministro enviou uma mensagem de parabéns ao futuro líder do PSD.
PSD

Ferreira Leite: "PSD deve vender a alma ao diabo"

2.416
A ex-ministra das Finanças acredita, tal como Rui Rio, que, se for necessário, o PSD deve fazer tudo para evitar que o PS volte a aliar-se à esquerda. Socialistas afastam reedição de bloco central.
PSD

Hugo Soares com liderança da bancada em risco

Hugo Soares, líder da bancada do PSD, não vai pôr lugar à disposição, apesar do apoio a Santana. A pressão no partido aumenta: Marques Guedes, Fernando Negrão ou Leitão Amaro surgem como alternativas.
Rui Rio

PSD e SPD

169
Poderá Costa transformar-se na Merkel portuguesa e triturar líderes do PSD à medida que vai ganhando eleições, governando à esquerda e à direita tal como ela faz com os Liberais e o SPD na Alemanha?
PSD

PSD: a carrinha que andou a descarregar militantes

1.144
Uma carrinha do Grupo de Danças e Cantares de Esmoriz passou a tarde eleitoral a descarregar militantes à porta do PSD em Ovar. À sua espera, estava o director nacional da campanha de Rui Rio.
PSD

Marcelo felicitou Rio e recebe-o após congresso

201
Presidente da República felicitou por telefone o vencedor das eleições do PSD, Rui Rio, estando já agendada uma audiência em Belém para 19 de fevereiro, logo após o congresso do partido.
Governo

O pudim

334
A imagem que define o que vivemos não vem da política nem da História mas sim da culinária: nós somos um pudim. Pouco consistente mas um pudim em que as diversas fatias se amparam umas às outras
PSD

Especial/ Rui Rio. O novo líder do PSD em 60 frases

391
As reflexões sobre o PSD e sobre si próprio, as ideias para a economia e para as finanças, as críticas à comunicação social, a defesa dos acordos de regime e os alertas sobre o regime democrático.
PSD

Análise. Se perder, Rio não ajudará governação PS

Rio defende que o PSD deve viabilizar Governo do PS após as eleições. Mas se perder as legislativas terá diretas no partido poucos meses depois, mesmo que não se demita. Por Vìtor Matos
PSD

Rio declara fim do PSD como "clube de amigos" 

1.053
Rio perdoou Santana, enalteceu Passos e prometeu ser oposição "firme" sem fazer qualquer ataque a Costa. O novo líder quer todos unidos no partido, menos os que procuram "interesses individuais".
PSD

Especial/ Rio e Santana. Os últimos dias da corrida ao PSD

Cinco ações, dois voos, milhares de quilómetros, mas apenas três distritos. E todos a norte. Nos últimos dois dias, Santana e Rio foram onde havia mais votos. O Observador também.
PSD

"Tradição" de Rio mostra que vai "ganhar em 2019"

Rio quer a "justiça nos tribunais e não nos jornais", insiste em entendimentos com PS para reformas e aponta já a 2019. "Nunca perdi eleições, se se mantiver a tradição, anormal será o PS ganhar".
Rui Rio

Especial/ 12 histórias que mostram como Rio governou o Porto

266
Ao fim de 12 anos à frente da câmara do Porto, ficou com a fama de ser um gestor rigoroso. Mas também teve muitas polémicas: do Aleixo ao Bolhão, da cultura ao FC Porto, dos "popós" aos arrumadores.
PSD

Só gravata distingue Rio e Santana, diz o Politico

O jornal europeu Politico analisa os Dupond e Dupont que estão na "luta pelo controlo da direita portuguesa" e escreve que pouco há que os distinga.
PSD

O PSD entre os erros de ontem e os erros de amanhã

261
O PSD tem de decidir qual é mais arriscado: se apostar nos que cometeram erros em 2004, ou se confiar nos que parecem preparar-se para cometer erros do mesmo tipo em 2019.
PSD

Montenegro diz que ideia de Rio é "suicidária"

448
Ex-líder parlamentar do PSD diz que ideia de Rio de viabilizar um Governo minoritário do PS é "suicidária" e concorda com Relvas na ideia de que "o próximo presidente do PSD tem mandato de dois anos".
PSD

No sprint final, Rio apela a entendimento PS e PSD

333
Na reta final, Rio continua viragem ao centro e aposta nos entendimentos PS/PSD para reformas. Critica militantes que fazem contas de cabeça, e diz que Sá Carneiro condenaria declarações de Relvas.
Fact Check

Fact check. As certezas e falhas no último duelo

O debate TSF/Antena 1 foi longo e com alguns argumentos repetidos em relação às televisões, mas houve novas garantias avançadas pelos candidatos ao PSD. Rio e Santana disseram sempre a verdade?
PSD

Crónica. Os debates são "lutas de boxe"? Ainda bem

É bom que os debates entre candidatos sejam "combates de boxe". Tão importante como ter ideias é conseguir fazer algo com elas. Exercer o poder é entrar numa luta corpo a corpo. Por Miguel Pinheiro.
PSD

O último debate Rio-Santana: quem ganhou? Escolha

Os dois candidatos à liderança do PSD enfrentaram-se uma última vez aos microfones da Antena 1 e da TSF. Quem acha que ganhou neste último confronto? Vote aqui.
PSD

Rio contra as "lapas" e Santana cola-o a Costa - como aconteceu

Os dois candidatos dizem no debate conjunto da Antena 1 e TSF que admitem uma revisão constitucional. Para Santana não é prioridade. Para Rio decorre das suas ideias para o regime.
Fact Check

Fact check. Os factos alternativos do debate

O segundo debate televisivo entre os candidatos à liderança do PSD foi mais morno, mas nem por isso teve menos mentiras e meias-verdades. Rio e Santana alteraram factos?
PSD

E ao segundo debate, Rio cedeu aos "truques"

Rio cedeu aos "truques" dos recortes para confrontar Santana. Santana sugeriu acordo escrito com PS como condição para deixar governar o PS, se vencer. Renovação do mandato da PGR mostrou diferenças.
PSD

PGR. Santana quer renovar. "Não assunto", diz Rio - como aconteceu

115
Depois de um frente a frente em que Santana saiu vitorioso, Rio tem hoje nova oportunidade. O portuense desta vez entrou ao ataque com seis recortes de jornais. Discutem o passado. Siga aqui o debate.
PSD

Corpo a corpo: os gestos de Rui Rio ao raio-x

237
O que significa aquele dedo em riste de Rui Rio? E as mãos entrelaçadas? E a boca seca? O especialista em linguagem corporal Rui Mendes descodifica os gestos do novo líder do PSD -- e da oposição
PSD

Guerra do passado: Rio elogiou Santana em 2004

Nas redes sociais está a circular mais um vídeo de declarações antigas de um candidato do PSD, desta vez de Rui Rio que em 2004 elogiou as "medidas estruturais" de Santana tomadas "em tão pouco tempo.
PSD

Os vídeos do passado que perseguem Santana

155
Em 2010 defendeu Rio. E em 2013 disse que não se recandidataria a PM, "nem que o vento mudasse dez vezes". Agora diz que houve "alterações climáticas". Recorde os recuos célebres de Marcelo e Portas
Política

O PSD

413
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.
PSD

Aparece vídeo de Santana a dizer que nunca ganhará

572
Nem que o vento mudasse 10 vezes Santana ganharia eleições de novo. Quem o disse foi o próprio, em 2013. Vídeo começou a circular em páginas de apoio a Rio, mas diretor de campanha rejeita utilização.
Congresso do PSD

Rui Rio quer liderar um PS/B

931
Dito de um modo mais claro, no dia 13 os militantes do PSD vão decidir se querem que o seu partido seja uma alternativa de governo ao PS, ou se querem reduzi-lo a uma espécie de PS/B.
PSD

Rui Rio defende "superávite" das contas públicas

206
O atual Governo conseguiu os dois défices mais baixos da democracia, mas Rio propõe-se a fazer melhor: superávite nas contas públicas. Sobre o partido, diz que vai "claramente" à frente de Santana.
PSD

Rio admite apoiar Governo minoritário de Costa

3.731
Rio admite apoiar Costa se o PS falhar a maioria absoluta em 2019. Em entrevista, o social-democrata deixa críticas a Marcelo e avisa os sociais-democratas para as "fragilidades" de Santana.
Congresso do PSD

Duelo à chuva

A impressão que fica é que, tal como o governo foge das dificuldades reais do país como o diabo da cruz, também os candidatos à liderança do PSD ignoram os «fundamentais» da situação sócio-económica.
PSD

Rui Rio pede a Santana para manter a elevação

313
O candidato a presidente do PSD Rui Rio pediu ao seu adversário, Pedro Santana Lopes, que mantenha a elevação que a campanha para a liderança do partido teve desde o início.
PSD

Santana critica "ataques" ao seu passado

O candidato à liderança do PSD acusou Rui Rio de "privilegiar os palcos televisivos" à discussão com os militantes e criticou os "constantes ataques" feitos ao seu passado.
PSD

Sampaio disse que trapalhadas teve Santana?

Santana Lopes disse três vezes no debate com Rui Rio que Jorge Sampaio nunca tinha falado dos episódios que o tinham levado a dissolver o Parlamento em 2004. O ex-PM tem razão ou a frase é enganadora?
PSD

Rio não gostou do debate, mas sabe "fazer truques"

274
Rio, ao Público e à RR, disse que não gostou do debate e avisou que também sabe "fazer truques". Santana disse ao Expresso que acredita que vai ser primeiro-ministro com "mais condições" que em 2004.
PSD

Que dizem os magistrados sobre críticas de Rio

No debate com Santana, Rui Rio criticou o trabalho do Ministério Público e disse que o balanço deste ano não era positivo. "Até foi benigno para o costume", diz procurador António Cluny.
PSD

A eleição no PSD passou a ter só um tema: a PGR

381
O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal?
Fact Check

Fact Check. Verdades e mentiras de Rio e Santana

173
Rio e Santana chegaram a desmentir-se um ao outro no debate sobre vários assuntos, que remetiam para o passado político de ambos. Afinal, quem tem razão? Os factos desempatam.
PSD

Trapalhadas e invenções: o debate nas entrelinhas

183
Trataram-se por "tu", como se fossem amigos; atacaram-se sem piedade, como se fossem inimigos. Leia a descodificação das insinuações e das recriminações do primeiro debate entre Rio e Santana.
PSD

Dupond esmaga Dupont. O debate em 7 pontos

576
Trataram-se por tu. Debate aqueceu em 2004. Santana podia ter perdido, mas esmagou Rio com as suas próprias trapalhadas. Concordaram no futuro: redução de IRC, descentralização e reforma do Estado.
PSD

"Dizes mal de mim" vs "Querias partido contra PSD" - como aconteceu

205
Foi o primeiro frente a frente entre os candidatos à liderança do PSD. Santana já disse que Rio só dizia mal dele. Rio acusou Santana de querer fazer um novo partido contra o PSD. Seguimos ao minuto.
PSD

Estágio para um debate que Passos não quis moderar

Passos não quis roubar o palco aos dois candidatos, sobretudo em dia de debate, e fez uma intervenção morna na apresentação do livro de Pedro Rodrigues, seu crítico. A Rio e Santana pediu "humildade".
PSD

Especial/ Rio e Santana. As 17 ideias que os unem e separam

Um rejeita coligações pré-eleitorais e elogia Marcelo. Outro não. Um fala sobre os "interesses" nos media. Outro não. As prioridades da moções de Rio e Santana no dia do primeiro debate, na RTP.
PSD

PSD. Rio gasta 90 mil na campanha, Santana 70.300

Foram divulgados os valores que os dois candidatos à liderança do PSD esperam gastar na campanha interna. Rui Rio deve gastar 90 mil euros, Santana Lopes fica pelos 70.300.
PSD

PSD. Primeiro debate é esta quinta-feira

158
O primeiro debate entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes acontece esta quinta-feira, a menos de 10 dias das eleições. Seguem-se outros dois: um na televisão e outro na rádio.
PSD

A estratégia de Santana para vencer Rio e Costa

431
Candidato à liderança do PSD entregou moção estratégica em que defende que PSD deve ir "idealmente" a votos sem o CDS, cola-se a Marcelo e rejeita de forma "inequívoca" um Bloco Central.
PSD

PSD. Rio e Santana são os únicos candidatos 

Rui Rio e Pedro Santana Lopes são os únicos candidatos à liderança do PSD. As eleições diretas do partido estão marcadas para 13 de janeiro.
PSD

Santana quer dar ideia de que Rio é "radical"

200
O santanismo vai apresentar um comparativo entre as duas moções, para dizer que Rio está "confuso", radicalizado e sem certezas sobre do que quer. Acusam-no de ter "problemas com a imprensa".
Financiamento dos Partidos

Santana defende financiamento privado de partidos

166
O candidato à liderança do PSD abre a possibilidade de regresso ao financiamento dos partidos por empresas, proibido desde os anos 90. Rui Rio quer travar IVA e rever a lei na totalidade.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site