Troika

Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Juros

Portugal pagou menos 213 milhões de juros à troika

181
Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à troika até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos. O Estado reduziu também o pagamento em comissões no âmbito do PAEF para 11 milhões.
Troika

Portugal pagou menos 175 milhões em juros à troika

194
A extensão da maturidade de parte do empréstimo e os reembolsos antecipados ao FMI fizeram com que Portugal tivesse pago menos 970,5 milhões de euros em juros à troika até julho.
Troika

Troika.Portugal pagou menos 171,7 milhões em juros

Portugal menos 171,7 milhões do que no mesmo período de 2016, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Troika nem sempre protegeu os mais frágeis

135
O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos.
UTAO

Estado guarda cada vez menos dinheiro nos bancos

Estado central está a guardar cada vez mais a sua almofada de tesouraria em depósitos no Banco de Portugal, e cada vez aplica menos dinheiro nos bancos, diz a UTAO.
Programa de Ajustamento

Strauss Khan disse não a Portugal, mas era bluff

Antigo diretor-geral, Strauss Khan, chegou a dizer aos parceiros europeus que o FMI não ia entrar no resgate a Portugal em 2011. Mas era bluff, revela livro sobre o papel do Fundo nas crises do euro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo lamenta atraso da troika sobre a banca

1.268
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou que a 'troika' "não tenha descoberto há mais tempo" as fragilidades do sistema bancário português.
Troika

Pós-resgate. FMI e Bruxelas de volta a Lisboa

A missão técnica do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Europeia está de volta a Lisboa para realizar a quinta visita de monitorização pós-programa.
Caixa Geral de Depósitos

Bruxelas. Privatização teria reduzido riscos

Na avaliação ao programa português, a Comissão Europeia defende que uma supervisão mais enérgica poderia ter feito a diferença. Sobre a CGD, diz que privatização poderia ter reduzido riscos do Estado.
Comissão Europeia

Ajustamento. Consolidação orçamental foi "fraca"

135
O documento da Comissão Europeia que faz a avaliação do programa de ajustamento português critica o facto de o Governo de Passos Coelho não ter aplicado um plano de reforma do Estado.
Programa de Ajustamento

FMI. Apoio do BCE foi uma "benção e uma praga"

Em avaliação ao programa de Portugal, o Fundo Monetário Internacional diz que política de abrir a torneira do BCE foi importante para estabilizar, mas permitiu financiar metas mais relaxadas.
Troika

Portugueses percebem melhor economia do que troika

O economista Joseph Stiglitz acrescentou ainda que a Alemanha fracassou economicamente. Stiglitz considerou que as medidas de austeridade impostas pela troika agravaram a crise junto das populações.
Comissão Europeia

Comissão Europeia. Os seis avisos a Portugal

526
Foi divulgado esta segunda-feira o relatório da quarta visita a Portugal no âmbito do programa de acompanhamento pós-programa de ajustamento dos técnicos da Comissão Europeia.
Comissão Europeia

Comissão aponta “riscos” do sistema financeiro

119
Instituição deixa dois alertas: o sistema financeiro continua a apresentar "riscos" e os processos do Novo Banco e da CGD deixam incerteza quanto à capacidade do governo para cumprir o défice.
Troika

Não rezem o terço!

435
Todos sabemos que uma mentira repetida muitas vezes se torna a verdade oficial, mas, em minha opinião, entre 2010 e 2014 dois terços do ajustamento foram feitos do lado da despesa e não da receita.
Obrigações

Especial/ PT. Pequenos investidores perdem até 500 milhões

154
Bancos venderam produtos financeiros complexos, expostos ao risco das obrigações da antiga PT, a clientes de retalho. Investimentos de 900 milhões de euros sofrem perdas que podem ultrapassar 80%.
Fundo Monetário Internacional

“FMI, o heróico paranóico haraquíri!”

165
A lição que se retira da auto-crítica do FMI para 2016 é que são muito preocupantes as notícias que dão conta de uma diminuição da poupança, acompanhada por um regresso aos défices externos.
Saúde

Portugal tem elevadas desigualdades na saúde

340
O relatório demonstra elevadas desigualdades na saúde. Afirma também que os cortes na saúde foram superiores aos que a troika propôs e que "Portugal é um dos países mais desiguais da Europa".
Crescimento Económico

Queremos voltar à pré-troika?

381
Com níveis de poupança tão baixos, a única forma razoável de aumentar o investimento será atrair investimento estrangeiro. Criar as condições para essa atracção deve ser uma prioridade política.
Troika

Segurança Social é "maior falhanço" do ajustamento

O economista João Borges de Assunção considera que, do período da troika, ficou por resolver a falta de capital da banca e por reformar a Segurança Social. O atual Governo não deverá atuar nesta área.
Grécia

Chefes de missão regressam a Atenas

A Comissão Europeia informou que os chefes de missão regressaram à Grécia durante o fim de semana com o objetivo de "concluir a primeira revisão o mais depressa possível".
Mercados Financeiros

WSJ admite, em artigo de opinião, um novo resgate

1.734
"Lisbon, we have a problem" é o subtítulo de um artigo de opinião escrito por um editor do "The Wall Street Journal" (WSJ), um dos jornais financeiros mais lidos de todo o mundo.
Troika

"Cometemos muitos erros", diz Passos sobre troika

334
Pedro Passos Coelho disse que fez "o que era preciso", mas que o seu Governo e a troika, "cometeram muitos erros". Mas relembra que o início do fim da austeridade começou na sua governação.
Orçamento do Estado

Governo e Bruxelas separados por 200 milhões

179
O colégio de comissários reúne-se esta sexta-feira às 13h00, mas as negociações entre o Governo e a Comissão Europeia continuam, com Bruxelas a exigir ainda mais 200 milhões de ajustamento estrutural.
Orçamento do Estado

FMI e Bruxelas mais pessimistas do que Governo

422
FMI e Comissão Europeia libertaram previsões muito mais pessimistas que o Governo, em análise ao Esboço do Orçamento. Governo diz que estão desatualizados, Moscovici que nada está decidido.
Orçamento do Estado

Comissão Europeia e BCE querem mais de Portugal

205
Comunicado conjunto da missão pós-programa da Comissão e do Banco Central Europeu pedem mais esforços para reduzir o défice ao Governo português. Governo diz que estimativas estão desatualizadas.
Orçamento do Estado

FMI. Défice de 3,2%, economia só cresce 1,4%

809
Contas do FMI contrariam Esboço do Orçamento em toda a linha. Economia cresce menos este ano e em 2017. Saldo estrutural primário agravou-se 0,5% no ano passado e este ano deve agravar-se mais 0,8%.
Orçamento do Estado

Bruxelas prevê défice bem maior: 3,4% este ano

389
Novas previsões contando apenas com o Esboço do Orçamento apontam para menor crescimento económico e um défice superior ao previsto pelo Governo, mas a grande diferença está no défice estrutural.
Orçamento do Estado

Governo diz à troika que espera menos crescimento

708
Números não estão completamente fechados - dependem do cabaz final de medidas que integrará o Orçamento, ainda em negociações - mas a revisão foi dada a conhecer à troika: economia só cresce 1,9%.
Orçamento do Estado

Governo corta mais, Bruxelas diz que não chega

429
O Governo apresentou mais medidas a Bruxelas, mas a Comissão Europeia quer o dobro. O Executivo de António Costa disse aos partidos que não vai apresentar mais medidas, mas continua a negociar.
Mercados Financeiros

Risco da dívida sobe para máximos do pós-troika

1.385
Desde o verão de 2014, final do programa de ajustamento, que o risco da dívida portuguesa não era tão elevado. Impasse com Bruxelas e receio de corte do "rating" está a pesar no risco português.
Orçamento do Estado

OE 2016. O corte é significativo ou poucochinho?

176
Bruxelas ameaça com veto e diz que esforço estrutural está longe do exigido. Há 1 ano, foi dito o mesmo sobre o OE2015. Espanha teve igual pressão. França e Itália não escaparam a mais esforço
Tribunal Contas Europeu

Reforma do mercado de trabalho ficou muito aquém

Bruxelas queria muito, mas o resultado ficou aquém. A culpa? Falta de ambição no desenho das reformas já durante o resgate, os chumbos do TC e as medidas que o Governo reverteu.
Tribunal Contas Europeu

Resgate. Bruxelas tratou países de forma diferente

620
Mais exigência a uns que a outros, contas ao défice dependiam dos países, ritmo de redução do défice sem regra. As críticas do Tribunal de Contas Europeu à Comissão são muitas. Portugal incluído.
Futuro da Grécia

Especial/ O turbulento ano da Grécia

223
Os gregos exigiram mudança e ela chegou: um ano depois de ser eleito, Alexis Tsipras continua primeiro-ministro, o Syriza é um partido mais ao centro e a austeridade é ainda maior.
Pós-troika

Os 18 "recados" que a troika vai trazer a Portugal

312
Impostos, salários e concorrência. Diário de Notícias cita documento da Comissão Europeia com 18 problemas que estrangulam o investimento empresarial no país e que devem ser resolvidos urgentemente.
Governo

A volúpia do “desfazer”, o risco de outro resgate

4.041
E se o "tempo novo" não for mais do que o regresso ao "tempo velho" que levou o país à bancarrota e ao resgate de 2011? E se a obsessão de tudo desfazer não for mais do que fatal atracção pelo abismo?
Fundo Monetário Internacional

Reembolso ao FMI em 2016 será um terço do previsto

Dos 10 mil milhões de euros que Portugal deveria reembolsar ao FMI, apenas serão entregues 3,3 mil milhões de euros. Os pagamentos para 2017, 2018 e 2019 também serão alterados.
Futuro da Grécia

Grécia: Governo propõe cortes até 30% nas pensões

2.331
Governo grego enviou à troika a sua proposta para a reforma da segurança social, com cortes entre 15% e 30% nas novas pensões e aumentos na TSU a pagar pelas empresas e pelos trabalhadores.
2015-2016

Especial/ Sete desafios (ou dores de cabeça) para Centeno

103
O ano vai começar com muito trabalho de casa atrasado, mas nem por isso os restantes problemas esperarão sentados. Mário Centeno e a sua equipa terão as mãos cheias nos próximos meses.
Troika

FMI: dívida pública deveria ter sido reestruturada

553
A instituição liderada por Christine Lagarde assume que em países como Portugal teria sido melhor reestruturar a dívida pública, noticia a edição de domingo do Público.
Futuro da Grécia

Europa já pensa no alívio da dívida grega

WSJ diz que o Fundo de Resgate enviou à troika várias hipóteses que permitiriam à dívida pública grega voltar a ser sustentável. Indexar pagamentos ao crescimento económico em cima da mesa.
Banif

Bruxelas duvida que Banif possa reembolsar Estado

Carta enviada em julho ao Governo expressa muitas reservas quanto ao plano de reestruturação do banco, em especial sobre a capacidade do banco, que ja falhou pagamentos, em reembolsar o Estado.
Governo

Especial/ Troika. O que cai com a esquerda (e o que ficará)

228
Cinco anos de austeridade. Cortes de salários, pensões e subsídios, aumentos de impostos, de taxas moderadoras, muito mais. A esquerda quase sempre contra. Mas nem tudo cai no novo programa do PS.
Futuro da Grécia

Grécia chega a acordo sobre reformas em falta

O ministro das Finanças grego disse que chegou a acordo com as instituições europeias sobre as reformas que vão permitir o desbloqueio da tranche de dois mil milhões de euros, bloqueada desde outubro.
Governo

10 notas para memória futura

1.701
Prometi não escrever nada enquanto não visse o quadro todo. Passado mais de um mês, aqui estão 10 notas simples sobre o que acho disto tudo. Prometo ser breve (na próxima vez)
Governo

Governos peculiares

885
Se sequer imaginássemos que o PCP ou o BE pretendessem que Portugal saísse do Euro, teríamos dificuldades em delinear uma estratégia mais eficaz.
Governo

PS aceita estudar "sustentabilidade da dívida"

384
Acordo com o Bloco prevê grupo de trabalho para estudar "sustentabilidade da dívida externa" portuguesa. Ministro das Finanças estará nas reuniões, com primeiro relatório ao fim de 6 meses.
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

581
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Futuro da Grécia

Banca grega precisa de 14,4 mil milhões de euros

Análise aos balanços e testes de stress realizados pelo BCE diz que os quatro maiores bancos gregos precisam de 14,4 mil milhões de euros. Terceiro resgate tem 25 a 27 mil milhões só para este efeito.
Futuro da Grécia

Resgate à Grécia atrasa logo na primeira revisão

762
Técnicos da troika estão em Atenas a avaliar progressos na implementação do programa, mas o atraso é de tal ordem que os credores não estão dispostos a desembolsar a tranche no calendário previsto.
Legislativas 2015

Tem a certeza? A pergunta dos gestores a Costa

270
Empresários e gestores tremem de pensar num Governo de esquerda. Os banqueiros, só falam sob reserva. A maioria insiste no bloco central, mas há quem veja um lado bom em pôr o BE e PCP à experiência.
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

288
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
15 questões eleitorais

Especial/ Precisamos mesmo de uma maioria?

Haver uma maioria nas eleições em Portugal é importante para os investidores estrangeiros, mas não é essencial. As preocupações? A continuidade das reformas e manter PCP e Bloco fora de jogo.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Troika

Tribunal da UE valida corte (limitado) de pensões 

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem considerou hoje que Portugal tinha o direito a diminuir, de forma “limitada e temporária”, as pensões de reforma, no quadro da ajuda externa.
Novo Banco

Novo Banco sobe défice do ano passado para 7,2%

517
Os 4.900 milhões de euros do empréstimo do Fundo de Resolução foram registados nas contas do ano passado. Défice só não fica pior porque contas da administração regional e dos fundos da SS melhoraram.
Futuro da Grécia

Tsipras ganhou. Mas o que fará desta vitória?

O líder do Syriza ganhou em toda a linha, depois de mudar 180º. Mas só regressou à casa de partida. A grande questão vem agora: será ele capaz de cumprir o memorando? Análise Observador/TVI24.
Futuro da Grécia

Especial/ Tsipras, o jogador, é reeleito e já tem coligação

103
Se fosse um jogo de poker, a manobra de Tsipras seria o equivalente a um "all in". Alexis apostou as fichas todas e, ao contrário de Samaras em janeiro, vence as eleições e ganha um novo partido.
Futuro da Grécia

O líder interino que se arrisca a mandar no país

Evangelos Meimarakis chegou a líder interino da Nova Democracia quando o partido estava a 25 pontos do Syriza. O partido ainda não teve tempo para escolher um líder e pode já subir ao Governo.
Legislativas 2015

Especial/ Como eles, na Europa, veem as nossas eleições

Como está, afinal, Portugal? Melhor ou pior? De que é que o país precisa e o que está em cima da mesa nas eleições? O Observador ouviu 7 eurodeputados de várias alas e países. E não faltam adjetivos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site