785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

UTAO

Orçamento do Estado

UTAO: ponto de partida para 2024 "mais favorável"

A UTAO afirma que o excedente histórico de 1,2% do PIB apurado no ano passado "superou todas as previsões" do Ministério das Finanças, incluindo a apresentada na proposta de OE2024, de 0,8% do PIB.
Economia

UTAO alerta que redução da dívida foi "artificial"

A UTAO indica que "haverá casos em que este reforço resultou de meras opções de gestão e casos em que as opções de gestão financeira foram condicionadas por orientações do Governo".
Fact Check

UTAO está a concluir contas sobre professores?

Inês Sousa Real, líder do PAN, escudou-se na análise da UTAO sobre contagem de tempo de serviço dos professores para não se comprometer com a sua posição sobre o assunto.
UTAO

Orçamento em vigor dá à direita "imensa margem"

Rui Baleiras, coordenador da UTAO, acredita que prazos são apertados para um orçamento retificativo. Em entrevista, atira ainda: devolução de propinas é "peanuts" e IRS Jovem não fixa trabalhadores.
UTAO

Parlamento confirma à UTAO estudo dos professores

UTAO já obteve a confirmação de que estudo é para iniciar. Coordenador quer avançar mas precisa da "colaboração diligente" de ministérios e mais meios técnicos especializados.
Orçamento do Estado

De meia dúzia de artigos a um processo alucinante

Nem um exército de avaliadores competentes, que não existe, conseguiria perceber as implicações de quase 2.000 propostas. UTAO admite que, no limite, o Orçamento só precisava de 6 artigos e uns mapas.
Orçamento do Estado

UTAO. Receita de impostos mais alta que previsto

A UTAO estima que este ano a receita de impostos diretos será de mais 782 milhões de euros do que prevê o Governo e que em 2024 será de mais 681 milhões de euros.
UTAO

Descongelamento é de enorme sensibilidade pública

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental admite a importância do descongelamento do tempo de serviço dos professores e urge a uma avaliação orçamental do PSD rigorosa.
Impostos

UTAO questiona perda prevista nos combustíveis

Os técnicos do Parlamento consideram que a dimensão da perda de receita fiscal prevista pelo Governo para este ano não tem correspondência na evolução do preço do petróleo.
Orçamento do Estado

Até os técnicos do parlamento criticam alta do IUC

Parecer à proposta de Orçamento do Estado sublinha que os donos de carros comprados até 2007 não sabiam que iriam pagar a parte ambiental no imposto de circulação, ao contrário de quem comprou depois.
UTAO

UTAO avalia contagem do tempo dos professores 

A pedido do PSD, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental vai avaliar o impacto orçamental da contagem do tempo perdido para os professores e para as restantes carreiras da função pública.
UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
UTAO

Inflação. Governo não avalia eficácia de medidas 

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que Ministério das Finanças "nada relata" e não tem informação sobre a eficácia e resultados das medidas de apoio por causa da inflação adotadas no ano passado.
Economia

UTAO: cautela na interpretação dos resultados

A UTAO considera que os dados orçamentais do primeiro trimestre "são animadores face ao objetivo do ano", mas declara que "devem ser interpretados com cautela".
Contra-Corrente

Promessas por explicar, opacidade, exuberância...

O Conselho de Finanças Públicas criticou, a UTAO não perdoou: o Plano de Estabilidade 2023-2027 é um monte de palavras que pouco revelam ou explicam. É assim quando se governa em função das sondagens.
Programa de Estabilidade

UTAO. Medidas não podem ser consideradas credíveis

A UTAO crítica a falta de informação sobre intenções de medidas. O organismo diz que há medidas que não são consideradas credíveis e fala de opacidade sobre esses anúncios.
Economia

UTAO destaca 2,5 mil milhões de saldo orçamental

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental destaca o ponto de partida de 2,5 mil milhões de euros do saldo orçamental em 2023, algo acima do previsto no ano passado.
UTAO

UTAO alerta para divergência estrutural do país

A UTAO, no relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2021, alerta para a divergência estrutural da economia portuguesa.
E o vencedor é...

PSD fez as perguntas certas? Pelo menos fê-las

PSD fez (e bem) 30 perguntas a Gomes Cravinho. A luta entre sindicatos de professores: "a minha manifestação é maior do que a tua". E o mau processo orçamental agravado pela pouca literacia financeira
Inflação

UTAO. 3.386 milhões em medidas "anti-inflação"

O impacto direto das medidas de política destinadas a mitigar as consequências económicas da inflação agravou o saldo global em 3.386 milhões de euros até ao final de outubro.
E o vencedor é...

Truss tornou real o filme "Nove Semanas e Meia"

45 dias no cargo, ou seja, seis semanas e meia. Mancha de Truss ficará sempre. Gato Larry é o vencedor: já vai no 5.º PM. Bancos em baixo no dia de receber 125 euros? Não, não somos um país precário.
O Bom, o Mau e o Vilão

Estão a esconder-nos alguma coisa sobre a TAP?

A UTAO (que faz um alerta orçamental), o bispo da Guarda (que fez uma má escolha) e Mariana Vieira da Silva (que devia olhar melhor para o Estado) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Orçamento do Estado

Cativações do Governo afetam qualidade de serviços

A UTAO tem alertado para os elevados níveis de cativações. Volta a criticar este instrumento que diz estar agravado na proposta de Orçamento para 2023.
Orçamento do Estado

Energia. Falta impacto de apoio de 3.000 milhões 

A UTAO considera que não existe informação sobre o impacto orçamental do apoio de 3.000 milhões de euros para a energia. Contabiliza em mil milhões efeito em 2022 depois de trabalho de detetive.
Orçamento do Estado

UTAO critica secretismo sobre TAP e Novo Banco

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental questiona a falta de informação na proposta de Orçamento do Estado para 2023 sobre a TAP e o Novo Banco.
UTAO

É preciso mudar forma "hipócrita" como se fazem OE

"Da classe política ativa infelizmente não encontrei ainda sinais de interesse em discutir estes problemas estruturais", condena Rui Nuno Baleiras, coordenador da UTAO.
E o vencedor é...

UTAO tem razão. Estado não vai salvar toda a gente

Rui Baleiras, da UTAO, conseguiu atenuar o vazio de bom senso e transparência. ANA coloca toda a inflação nos preços. Uma nota para o Bispo do Porto: além da obrigatoriedade legal, existe a moral.
UTAO

Inflação: "Há histeria enorme no discurso público"

Rui Nuno Baleiras diz que "seria uma loucura quereremos fazer em Portugal o que o governo britânico está a fazer" e é "insano pretender que a política orçamental seja a salvadora de todos".
Noticiário

7h. Orçamento. Estado não pode "salvar todos"

Em dia de discussão da proposta do OE 2023, Rui Baleiras avisa para "restrição" das contas certas. Inflação, o que pode comprar com 50€? E ainda, míssil norte-coreano sobrevoa Japão e faz soar alarmes
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa é assim e só se deixa enganar quem quer

O coordenador da UTAO (que lança alertas), a Fenprof (que já fala em greves) e António Costa (que critica nos outros aquilo que ele próprio faz) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Inflação

Rui Baleiras: É pior descer IVA do que dar cheques

Em entrevista, Rui Baleiras diz que o cheque de 125 euros não vai alimentar a inflação — valor é demasiado "pequeno" face à perda salarial. E sugere ao Governo guardar dinheiro para um novo layoff.
Noticiário

13h. Inflação. UTAO critica plano do Governo

Rui Baleiras defende que o cheque de 125 euros é um valor demasiado pequeno face à perda salarial. Ainda neste jornal, a Federação Académica de Lisboa prevê problemas com alojamentos para estudantes.
Programa de Estabilidade

UTAO diz que PE não cumpre requisitos legais

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que o Programa de Estabilidade (PE) 2022-2026 "surpreende por ter sido submetido por um Governo que não o iria poder executar".
UTAO

OE não pode ser fechado em cima do fim do prazo

A UTAO diz que a aprovação do Orçamento tem decisões até à última hora, alerta que a política orçamental deve evitar a inflação nos preços e critica a falta de informação do Ministério das Finanças.
UTAO

Estado diminui endividamento em 2.900 milhões

"No exercício económico de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 13.892 milhões de euros, um valor que se situa abaixo do registado em 2020."
Economia

IVAucher fica a menos de um quarto do orçamentado

De acordo com o relatório da UTAO, as despesas do Estado com o IVAucher no ano passado ascenderam a 47,5 milhões de euros e um "grau de execução de 23,8%".
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Orçamento do Estado

UTAO alerta para riscos no PIB e no OE

Risco do crescimento económico assenta no "controlo da pandemia", na "escassez de matérias-primas", nos "custos de transporte" e ainda nos "custos da transição energética".
Orçamento do Estado

UTAO. Estado endividou-se em mais 2.377 milhões

Nos primeiros 4 meses de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 6.493 milhões, um valor acima do registado entre janeiro e abril de 2020 em 2.377 milhões.
Novo Banco

UTAO. TAP e Novo Banco "incontornáveis" até 2025

Responsabilidades contigentes, onde constam a TAP e Novo Banco, serão "tema incontornável nos próximos quatro anos" devido à acumulação "muito expressiva de riscos para o equilíbrio orçamental".
TAP

Plano para a TAP é risco "orçamental considerável"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisou o Programa de Estabilidade 2021-2025 e vê riscos na reestruturação da TAP, sobretudo devido à incerteza com a pandemia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos