789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Reportagem

Comentário

"Ambiente atroz, carros blindados e ambulâncias"

Ambiente "bastante tenso", de "constantes bombardeamentos" e uma "correria brutal de carros blindados nas principais avenidas". Relato de João Porfírio, enviado especial do Observador, sobre Bakhmut.
Reportagem Observador

Quando Nabeiro conquistou um bairro de contrabando

Nos anos 50, antes de ser comendador, Rui Nabeiro auxiliava-se de contrabandistas espanhóis para levar café para lá da fronteira. No fim, levou mais do que isso, dizem os netos dos contrabandistas.
Empresas

Os netos do contrabando que não esquecem Nabeiro

Uma linha de comboio junto à fronteira, um empresário com olho para o negócio e um bairro com urgência em sobreviver. Nos anos 50 e 60, Rui Nabeiro moldou o bairro do Gurugú e a herança ainda perdura.
Reportagem Observador

Porto. Poesia a bordo de um autocarro

No Dia Mundial da Poesia, os versos estão nas ruas e viajam a bordo de um autocarro -- que em abril vai passar pelos bairros. Há ainda poesia lida no metro e um concerto na Biblioteca Almeida Garrett.
Índia

Governo indiano baniu reportagem da BBC sobre Modi

Governo indiano fala em "propaganda de ódio" contra Narenda Modi, líder do executivo. Reportagem chama-se "Índia: A Questão de Modi", e o próprio poder pediu às redes sociais que retirassem conteúdo.
Atualidade

Mãe e filho entre Portugal e a guerra: o filme

Yulia e o filho viveram sob bombas e fugiram da Ucrânia para Portugal. Depois decidiram voltar. O Observador fez com eles a viagem de regresso, que resultou num documentário. Veja-o aqui na íntegra.
Reportagem

De Leiria a Ourém, as chamas passam, mas regressam

Desta vez, nem a noite ajudou. A dança do fogo tirou o sono a Maria, mas deu-lhe “uma genica que não sabe de onde vem". Há vários idosos retirados de casa pela segunda vez que só pensam em voltar.
Atualidade

Como Vitalii viveu um mês de ocupação russa

Teve de se esconder quando lhe ocuparam a casa. A família viveu ameaçada e um oficial russo queria violar a sua filha. Vitalii, defensor da aldeia, reconstitui um mês de ocupação russa em Andriivka.
Atualidade

Grande reportagem: uma aldeia sob ocupação russa

O que aconteceu em Andriivka foi consequência do falhanço russo na tomada de Kiev. A história de uma aldeia que esteve um mês sob ocupação, numa grande reportagem multimédia, brevemente no Observador.
Atualidade

Silêncio, sirenes e nervos. Observador em Kiev

A capital ucraniana continua a preparar-se para a aproximação dos russos. O comércio não essencial fechou. Os nervos palpáveis. Às crianças, explicam que as sirenes "são os maus a mexer em botões".
Observador na Ucrânia

"Várias colunas de fumo intenso e negro em Kiev"

Um dos enviados especiais do Observador, Pedro Jorge Castro, relata as últimas horas de confinamento em Kiev. O fumo pode ser resultado de uma "contra-ofensiva ucraniana a ser preparada", explica.
Açores

Capelinhos. As vidas e a ilha que o vulcão mudou 

Esteve ativo 13 meses, obrigou a evacuações, destruiu casas, acrescentou terra à ilha e fê-la perder metade da população — mas não matou ninguém. A história do vulcão dos Capelinhos por quem o viveu.
Coronavírus

O cerco dos anti-vacinas ao vice-almirante

No dia em que o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu um DJ para marcar o arranque da vacinação dos adolescentes, Gouveia e Melo foi recebido por manifestantes. Polícia teve de intervir.
PSP

Lisboa. Como a PSP evitou novos ajuntamentos

Com o Bairro Alto e o Cais do Sodré repletos de jovens noctívagos, a PSP teve de formar um cordão de 20 agentes para evitar ajuntamentos no miradouro de São Pedro Alcântara.
Reportagem Observador

Porto. 15 anos de história em cassetes encontradas

Durante 15 anos, Pedro Augusto recolheu pedaços de fita magnética - e memórias - em cassetes que encontrou nas ruas do Porto. A exposição está no Gabinete do Tempo. Reportagem de Ana Catarina Peixoto.
Recuperados

Dois encontros inesperados, antes e depois do coma

Hélder Gomes, 47 anos, ficou 52 dias em coma. Antes de ficar inconsciente, reconheceu a voz de uma enfermeira que não via há 30 anos. Depois, ficou no quarto de um colega de trabalho.
Reportagem Observador

Hélder reencontrou a colega de liceu antes do coma

Hélder Gomes tem 47 anos. Por causa da Covid-19, esteve 52 dias em coma. Antes de ficar inconsciente, reconheceu a voz de uma enfermeira que não via há 30 anos. E nas palavras dela encontrou apoio.
Recuperados

A videochamada que deu força para Manuel recuperar

Quando o pastor evangélico Manuel Pinto acordou do coma, perceberam que tinha tido um AVC. Tem 45 anos, sem doenças de risco. Tenta agora recuperar das sequelas. "Dependo da minha mulher para tudo".
Recuperados

"O que está a acontecer? Estamos em guerra?"

Paula Godinho, enfermeira, despertou do coma e surpreendeu-se com o país em confinamento, com as aulas online da filha e com a difícil recuperação: "Como é que não consigo pegar num talher?
Reportagem Observador

"Quando acordei, achei que estávamos em guerra"

Paula Lopes Godinho é enfermeira. Em março de 2020, foi internada com Covid-19. Esteve 40 dias em Cuidados Intensivos. Quando voltou a ver notícias, achou que o país tinha entrado em guerra.
Recuperados

Acordou do coma e soube que o pai tinha morrido

José Pereira tem 59 anos e é empresário em Braga. Foi um dos primeiros doentes em Portugal internados com Covid-19. Deixou de conseguir andar, mas hoje já faz 20 quilómetros de bicicleta.
Reportagem Observador

"Foi como chegar em primeiro lugar à Sra da Graça"

José Pereira tem 59 anos. Nunca tinha tido problemas de saúde e fazia desporto regularmente. A Covid-19 deixou-o em coma. Agora já voltou a fazer 20 km de bicicleta.
Covid-19 na Suécia

Como é a vida de um infetado na Suécia 

É preciso ter uma app para pedir os testes à Covid, que são feitos pelos próprios doentes. Só no início de dezembro é que a quarentena profilática se estendeu às crianças com menos de 13 anos.
Covid-19 na Suécia

Economia. O que correu mal na estratégia da Suécia

PIB terá caído menos mas comércio está em dificuldades e taxa de desemprego não era tão alta desde 1998. Economista Lars Calmfors junta número de mortos à equação e fala em "prejuízo económico enorme”
Reportagem

Sem-abrigo. As ruas de Lisboa nunca ficam vazias

Manel sofre de esquizofrenia. Quando a pandemia começou nem sabia o que estava a acontecer: "Não se via ninguém". Luis saiu da prisão em abril. Foi para um hostel, onde nem sempre vai dormir.
Discriminação

Vídeo do Observador vence Prémio APAV

A reportagem "Acontece todos os dias" reúne dez relatos sobre discriminação em Portugal. Foi escolhida unanimemente pelos membros do júri do Prémio da Associação de Apoio à Vítima para o Jornalismo.
Reportagem

O grito de Chelas: "Não nos tirem a identidade"

Os "filhos de Chelas" estão revoltados, não aceitam ver as suas raízes desaparecerem aos poucos. Quem ali vive reconhece os problemas, mas rejeita que a mudança do nome do bairro os resolva.
Investigação

O mistério das festas de sexo da Purilia

Um casal pagou 3 mil euros e nunca foi a uma festa. Pretensos patrocinadores nunca foram contactados. Empresários e frequentadores do meio garantem: ninguém conhece quem tenha ido a uma festa Purilia.
Reportagem

Legionella. "Disto não nos sabemos defender"

A população de Fajozes, em Vila do Conde, vive preocupada com toda a incerteza acerca da origem e propagação da legionella na zona Norte. "É Covid de um lado, é legionella do outro", desabafam.
Almada

Bairro Amarelo. A vista é boa, o pior é o resto

Presidente da câmara disse que se mudaria para lá, os moradores do bairro garantem: a vista não é tudo. No Bairro Amarelo há droga, lixo, tiros e corridas de motas. "E as casas estão todas rebentadas"
Coronavírus

Lar de Reguengos. Relatos de "caos" e "terror"

Utentes sem água e medicamentos. Funcionários sem qualificações a mudar pensos e algálias. Infetados e saudáveis separados — mas a utilizar o mesmo wc. O surto do lar de Reguengos por quem o viveu.
Reportagem

França. Emigrantes hesitam em viajar para Portugal

Há vontade de viajar mas na hora de decidir o meio de transporte (carro, comboio ou avião) a hesitação vem ao de cima. Empresas de transporte antecipam verão difícil.
Reportagem

Reportagem no bairro social que a Covid duplicou

Segundo Torrão da Trafaria já seria o maior bairro precário da região de Lisboa mas com a pandemia está a crescer ainda mais. Moradores queixam-se de insegurança, ocupação de casas e falhas de energia
Explicador

As duas primeiras semanas depois da reabertura 

E depois do desconfinamento? Retrato de uma loja de rua ao fim de duas semanas de reabertura e nas vésperas da entrada na nova fase.
Reportagem

Bebés abandonados com dias de vida. Como C.

Abandonado pouco depois de nascer, com problemas graves de saúde, C. viveu no hospital até fazer um ano. Casos como o dele são cada vez mais raros, mas em 2018 o número de bebés abandonados aumentou.
Incêndios

“Se não fossem os bombeiros, isto não se salvava"

Há 16 anos, um fogo arrasou as florestas de Mação, Vila de Rei e Sertã. Em 2017, as chamas voltaram aos mesmos locais. Este ano, muitos pensaram estar a reviver o mesmo pesadelo. Reportagem em Mação.
Educação

Ensino doméstico. Aqui, a professora chama-se mãe

Fazem-no porque procuram alternativas à escola, por motivos religiosos ou por terem filhos com necessidades especiais. Há um boom do ensino doméstico e cada vez mais mães ensinam os filhos em casa.
Educação

Em Lousada, os alunos também mandam na escola

O projeto chama-se República dos Jovens e faz com que esta escola funcione de forma semelhante à Assembleia da República. Todos têm voz e a opinião dos alunos influencia as decisões da direção.
Iraque

Iraque. O drama de ser cristão em terras da Bíblia

Cenário de alguns dos principais episódios bíblicos e casa dos primeiros cristãos, o Iraque é hoje um lugar perigoso para o Cristianismo. Reportagem com os cristãos que resistem na planície de Nínive.
Morte

Profissão: tanatopractor. Ele cuida dos mortos

Vive entre urnas, sangue, frigoríficos e frascos de formol. Ricardo Morais é tanatopractor, o homem a quem os vivos confiam os mortos para que os seus corpos possam partir serenos. Nem sempre é fácil.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora