786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aborto

Alemanha

Alemanha. Comissão recomenda legalização do aborto

Especialistas afirmam que a lei que criminaliza as mulheres que optam por interromper a gravidez é insustentável e incompatível com os padrões internacionais, razão pela qual deve ser atualizada.
Aborto

Famílias silenciadas

As Caminhadas pela Vida, realizadas no passado dia 6 em 12 cidades portuguesas, contaram com o apoio dos Bispos e o silêncio quase total da comunicação social.
Parlamento Europeu

Médicos e juristas contra decisão sobre o aborto

As associações católicas de médicos e juristas acusam a resolução de não dedicar "uma palavra às mulheres que são empurradas para o aborto" e de fazer "tábua rasa" da Carta de Direitos Fundamentais.
Noticiário

4h. Juventude. "Não há alterações à lei do aborto"

Margarida Balseiro Lopes assegura que não haverá nenhuma mudança na lei do aborto. A ministra da Juventude criticou o executivo anterior por ter tentado reter os jovens com bilhetes de comboio.
Saúde

CEP: aborto "não pode desconsiderar" criança

Bispo José Ornelas diz não entender como é que "até 'x' semanas não tem problema [em ser realizado o aborto] e no dia seguinte [a criança] já tem todos os direitos".
Parlamento Europeu

Aborto na carta de direitos da União Europeia

O Parlamento Europeu aprovou a inclusão dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, incluindo o direito ao aborto, na carta de direitos fundamentais da UE.
Aborto

Arizona repõe proibição quase absoluta do aborto

Lei só permite abortar caso vida da mãe esteja em risco. Reposição de lei "dormente" acontece após Roe vs Wade ter sido revogada.
Estados Unidos da América

Trump quer deixar estados legislar sobre aborto

Donald Trump pronunciou-se sobre a legislação do aborto: o candidato republicano defende que "os estados devem escolher". Desde 2022, 20 estados proibiram ou restringiram severamente o acesso à IVG.
República Checa

Hospital de Praga pede desculpa por erro "trágico"

Os profissionais do hospital confundiram as pacientes e acabaram por realizar um procedimento de IVG à utente que apenas ia ter uma consulta de acompanhamento da gravidez.
República Checa

Praga: fazem aborto a mulher saúdavel por engano

Uma grávida saudável foi submetida a um aborto depois da equipa médica ter confundido duas pacientes. Barreira linguística estará na origem do engano. Profissionais médicos foram suspensos.
Estados Unidos da América

EUA: Supremo contra restrições à pílula abortiva

Desde junho de 2022, os estados tem plena liberdade para legislar na área do aborto. Cerca de vinte já proibiram a interrupção voluntária da gravidez seja por medicamentos ou cirurgias.
Fact Check

Brasil legaliza aborto até aos nove meses?

Uma publicação alega que o governo de Lula da Silva legalizou o aborto no Brasil até aos nove meses de gravidez. Porém, não é verdade: a medida foi revertida, mas é regresso à legislação de 1940.
Aborto

Afinal as mulheres existem. Não são pessoas que...

O direito das pessoas que menstruam a não serem pessoas que amamentam está ou não em causa? Por outras palavras: o que está a acontecer com as mulheres e o aborto?
França

Macron quer direito aborto na carta da UE

Prensa do século XIX inscreveu na Constituição o direito à interrupção da gravidez, que Macron quer que chegue à carta dos direitos fundamentais da UE. "Não é o fim da história, é o início da luta."
Legislativas 2024

Livre admite pôr direito do aborto na Constituição

Em processo de revisão constitucional, Livre admite refletir sobre colocar o direito ao aborto na Constituição. Rui Tavares aviso ainda que a direita "fará tudo por dificultar" o acesso.
Tira-Teimas

PS vs Chega: aborto e reforma da justiça

Pedro Pinto (CH) admite que o partido é contra a interrupção voluntária da gravidez, apesar de não defender um referendo nesta altura. Já Carlos Pereira (PS) acusa Chega de estar de acordo com CDS.
Aborto

Pode-se fazer, e já é constitucional

Aborto e eutanásia são assuntos fundamentais da presença da Igreja no espaço público e ocupam um lugar central na moralidade cristã, mas ela parece já não ser traduzida nas propostas partidárias.
Aborto

Violência contra as mulheres e IVG

Como é que o Bloco de Esquerda pode considerar que questionar e repensar o tema da IVG é um acto de violência contra as mulheres?
Fact Check

“Não” venceu no referendo ao aborto de 1998?

Paulo Núncio, número 4 da lista da AD a Lisboa, defende novo referendo ao aborto para “ganhar como ganhámos em 1998”. Dirigente centrista diz a verdade? Ou exagerou na dimensão dos números?
Aborto

Então não é que, até para o Chega…?

Como pode o Chega ser nacional se não defende a vida dos portugueses, de todos os portugueses, contra todas as formas de homicídio, incluindo o aborto e a eutanásia?
Serviço Nacional de Saúde

Manifesto quer IVG nos centros de saúde

Manifesto afirma que "é necessário criar condições para efetivação da própria lei do aborto em Portugal", num momento em que "apenas 13% dos obstetras do SNS" estão habilitados para realizar a IVG.
Legislativas 2024

As matérias pró-vida excluídas do programa da AD

Quero uma sociedade que respeite a dignidade da pessoa humana, a dignidade de todas as pessoas qualquer que seja o seu estádio de desenvolvimento, a sua condição económica ou o seu estado de saúde.
Europa

França aprova inclusão do aborto na Constituição

O projeto de lei constitucional inclui "a garantia da liberdade das mulheres de recorrer à interrupção voluntária da gravidez". Votação terminou com 780 votos favoráveis e 80 contra.
Legislativas 2024

Tema do aborto nunca será pacífico ou pacificado

O discurso de que “estamos bem com a Lei atual” também é outra mentira com que nos pretendem tranquilizar e calar. Os que a defendem têm dito que a querem alterar, alargando os prazos da sua aplicação
Aborto

Porquê regressar ao tema do aborto?

O actual discurso, ao focar-se apenas no corpo da mulher, deixou de encarar o aborto como um conflito de direitos e interesses. Um dos lados foi emudecido.
Resposta Pronta

Louçã: AD pode "ter tentação" de reverter aborto

Fundador do BE diz que mesmo depois da garantia de Montenegro, a AD pode recorrer a "jigajoga de truques" para impor barreiras no acesso ao aborto. "Está por ver, já o fizeram quando puderam".
Explicador

Faz sentido reabrir o debate sobre o aborto?

Correia de Campos garante que despenalização do aborto foi importante para reduzir desigualdades entre as mulheres. José Ribeiro e Castro entende que o debate em torno do aborto nunca este fechado.
França

Senado francês aprova aborto na Constituição

Com 267 votos a favor e 50 contra, França vai passar a ser o primeiro país do mundo a inscrever o direito à interrupção voluntária da gravidez na Constituição. Votação final a 4 de março, diz Macron.
Noticiário

20h. Montenegro sobre CDS. "Não há embaraços"

Reação de Montenegro depois de Paulo Núncio ter defendido a realização de um novo referendo ao aborto. Líder da AD rejeita "embaraços" e diz que cada um tem direito à opinião.
Direto ao Assunto

"Aborto? Dossiê não deve ser reaberto de todo"

Muito menos em campanha eleitoral, defende Luís Filipe Pereira, ex-ministro do PSD de Durão Barroso e Santana Lopes. Antigo governante mostra-se "muito preocupado" com SNS e critica Direção Executiva.
Aborto

UMAR quer mais médicos sem objeção de consciência

Obstetras defendem que "o Serviço Nacional de Saúde tem de ser o garante das boas práticas" e que "não é admissível que haja serviços inteiros com objectares de consciência".
Aborto

UMAR quer alargamento do prazo para abortar 

Sendo que OMS recomenda as 12 semanas de prazo para a interrupção voluntária da gravidez, UMAR defende que Portugal devia acompanhar estas decisões e mudar a lei também para as 12 semanas.
Aborto

Podemos falar de causas fraturantes?

Aborto, eutanásia, «identidade de género. Em sociedades democráticas é permitido debater e “andar para trás”, se for a essa a vontade popular. As “causas fraturantes” não são irreversíveis.
Aborto

Organizações pedem aborto até às 12 semanas

Para as organizações, a lei em vigor é restritiva, "por impor um período de reflexão obrigatório [mínimo de três dias] e a intervenção de dois médicos" na realização da IVG.
Legislativas 2024

BE quer aborto medicamentoso nos centros de saúde

Mariana Mortágua considera que o direito à IVG "não está a ser respeitado" "porque nem todos os hospitais fornecem essa possibilidade" e considera que a organização dos serviços deve ser melhorada.
Argentina

Partido de Milei quer criminalizar aborto

A Liberdade Avança quer andar para trás com uma lei aprovada em 2020. Projeto prevê a criminalização do aborto com penas de prisão. Governo garante que esta não é uma iniciativa de Milei.
Aborto

O silêncio do embrião

IVG às dez semanas, quatorze semanas, vinte semanas? Mais um dia? Menos um dia? Deixamos de ver o ser humano quando afunilamos o olhar no calendário.
França

Assembleia francesa aprova aborto na Constituição

Alteração é justificada com a garantia da proteção das mulheres face às regressões registadas noutros países. A ir para a frente, a França será o primeiro país a mencionar a IVG na Constituição.
Eleições

BE critica impossibilidade de IVG nos Açores

Número dois da lista do Bloco pelo círculo de São Miguel explicou que, com o Governo de direita na região, as mulheres que queiram recorrer à IVG são reencaminhadas para o território continental.
Saúde da Mulher

A politização da medicina

Uma posição quanto à interrupção voluntária da gravidez cabe à consciência de cada um, mas as regras que instituem liberdades individuais e a objeção de consciência existem para a garantia de todos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora