Aborto

Aborto

Francisco George: lei do aborto foi um sucesso

948
A um mês de terminar a carreira de 44 anos, o diretor-geral da Saúde falou sobre a lei do aborto. Francisco George considera que foi um plano de sucesso e que veio resolver um grande problema.
Aborto

Trump. Suécia corta financiamento a ONG

As ONG que deixem de dar ajuda e aconselhamento sobre aborto e contraceção, como sugeriu o presidente Donald Trump, não serão financiadas pela Suécia.
Direitos das Mulheres

Vítima de violaçao presa por ter nado morto

118
Uma jovem vítima de violação foi condenada a 30 anos de prisão no El Salvador por ter tido um bebé que já nasceu sem vida. O país tem a mais punitiva lei anti-aborto.
Pena de Morte

150 anos depois ainda somos pela vida?

712
Em 2017, ano em que se discute a legalização da eutanásia e se celebram os 150 anos da abolição da pena de morte e os 10 da legalização do aborto, qual é o exemplo que a nossa sociedade quer seguir?
França

Morreu Simone Veil

921
Morreu Simone Veil, sobrevivente do Holocausto, primeira mulher presidente do Parlamento Europeu e antiga ministra da Saúde francesa, que despenalizou o aborto em 1975. Tinha 89 anos.
Angola

Parlamento angolano volta a permitir o aborto

Os deputados ao parlamento angolano voltaram atrás na decisão de criminalização total do aborto, aprovada em março, e a nova proposta do Código Penal repõe algumas exceções.
Irlanda

Leo Varadkar: o político-revolução

É a cara de uma nova Irlanda, que, ainda presa ao seu passado conservador, está a deixar cair alguns tabus. Leo Varadkar é homossexual, defende a descriminalização do aborto e é filho de imigrantes.
Eutanásia

Se são seres humanos, são como nós

603
Sem o saber, Isabel Moreira escreveu um artigo a defender a vida humana e, por conseguinte, a atacar o aborto, a eutanásia e todas as formas passíveis de incentivar a cultura de morte que apregoa.
Irlanda

Aborto na Irlanda. Comité de cidadãos pede mudança

Pode estar perto de mudar uma das leis mais controversas em um dos países mais católicos do mundo. Um comité de 99 cidadãos votou em sábado a favor de uma mudança constitucional
MPLA

Aborto. MPLA quer solução "equilibrada e realista"

O MPLA não se compromete para já com uma nova versão do Código Penal, no que toca à criminalização total do aborto, admitindo que o assunto necessita de uma solução "equilibrada e realista".
Angola

Bispos angolanos falam sobre aborto com Presidente

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abordaram com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, questões sociais, entre as quais a polémica em torno da proibição do aborto.
Angola

Moçambique. Adiada a votação sobre o aborto

A votação final e global da proposta de Lei do Código Penal angolano, prevista para quinta-feira, foi adiada por falta de consenso à volta das exceções para a realização do aborto.
Aborto

A exportação do Individualismo

756
É absolutamente condenável o apoio do Governo português à iniciativa She Decides e consequentemente à cultura de morte e individualismo que esta pretende propagar.
Angola

Mulheres angolanas querem discussão sobre aborto

Mulheres de vários estratos sociais pediram esta quinta-feira, em Luanda, o aprofundamento das discussões à volta do aborto que criminaliza em absoluto esta prática.
Angola

Código penal angolano proíbe em absoluto o aborto

O novo Código Penal angolano proíbe, sem qualquer tipo de exclusão, o aborto, como avançada a proposta inicial, anunciou o ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola.
Aborto

Trump corta apoios. Europa contra-ataca

117
A iniciativa "Ela Decide" já recolheu 40 milhões de euros para as organizações que realizam abortos e que foram afetadas pela medida anti-aborto adoptada por Donald Trump.
Moçambique

Suécia ajuda Moçambique no acesso ao aborto

O Governo sueco anunciou uma ajuda de 4,7 milhões de euros para apoiar um programa de acesso ao aborto seguro em Moçambique, no âmbito da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.
Aborto

Maria vai com as outras ou Ela Decide?

1.173
Os nossos impostos não podem servir para matar inocentes lá fora, além dos que já morrem cá dentro com medidas idênticas. Nem pode isso ser imposto aos portugueses por um governo minoritário.
Guatemala

Guatemala ordena expulsão do "barco do aborto"

A Guatemala ordenou a expulsão do "barco do aborto" da organização não-governamental holandesa "Women on Waves", que oferece serviços de aborto a mulheres de países em que o procedimento é ilegal.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1.358
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Aborto

Abortos por opção da mulher em queda desde 2012

As interrupções da gravidez por opção da mulher atingiram, em 2015, o número mais baixo desde 2008, primeiro ano completo desde que entrou em vigor a lei que despenalizou o aborto.
Aborto

Educar não é formatar. O ME e a educação sexual

113
Se esta imposição do Ministério da Educação viesse a ser implementada, seria manifestação do Estado como “um aparelho de dominação”, desrespeitando não só os alunos e famílias, como os demais cidadãos
Educação

Consultas públicas em vésperas de Natal

1.063
A consulta pública do ministro da Educação acaba domingo de Natal, dia espectacularmente adequado para fazer consultas sobre matérias tão complexas, delicadas e sensíveis como o aborto. Bonito serviço
Aborto

Aborto nas aulas do segundo ciclo: sim ou não?

174
Os ministérios da Saúde e da Educação aconselham que se explique a interrupção voluntária da gravidez a alunos com 10 e 11 anos mas há uma petição contra que já tem mais de 7.000 assinaturas.
Trissomia 21

Sociedade “down free”?

217
Todo este clima não encoraja, certamente, as famílias que, “contra a corrente”, decidem acolher estas crianças e todas as pessoas que se esforçam pela plena integração social de quem tem trissomia 21.
Aborto

IVG no programa escolar do 2º ciclo gera protestos

464
O governo quer ver explicada no programa da Educação Sexual dos 5º e 6º anos a questão da Interrupção Voluntária da Gravidez. Mas já há mais 5000 assinaturas contra.
França

Proibido não adorar o aborto

1.867
Repugnam-me as decisões francesas e a proposta dos ministérios da Saúde e da Educação que pretendem impor a glorificação do aborto e a equivalência moral entre abortar ou manter uma gravidez.
Trissomia 21

Uma evidente violação da liberdade de expressão

1.292
A decisão censória do governo francês está bem distante do sofrimento das pessoas e das angústias de uma mãe ao saber que o seu bebé tem trissomia 21. O vídeo “Querida futura mãe” não propaga mentiras
Papa Francisco

Padres vão poder absolver mulheres que abortem

290
No encerramento do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco assinou uma nova carta apostólica em que prolonga a faculdade de os padres católicos de perdoar os pecados mais graves.
Polónia

Parlamento polaco chumba proibição total do aborto

A proposta foi rejeitada por 352 deputados da maioria conservadora e também da oposição. Apenas 58 votaram a favor da proposta, enquanto 18 se abstiveram.
Polónia

Mulheres em greve contra proibição do aborto

279
Um protesto levado a cabo por milhares de mulheres polacas paralisou o país esta segunda-feira. As mulheres vestiram-se de preto e fizeram greves em protesto contra a proibição do aborto.
Aborto

Número de abortos por opção diminuiu desde 2008

Em 2015, as interrupções voluntárias da gravidez diminuíram 1,9% face a 2014. O número é o mais baixo alguma vez registado desde 2008, altura em que se despenalizou o aborto.
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Parlamento

Diplomas sobre IVG e adoção já enviados a Cavaco

Os diplomas que confirmam as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e a possibilidade de adoção por casais homossexuais foram enviados para promulgação na quarta-feira, indica o "site" do parlamento.
Eutanásia

Aborto e adoção gay. Parlamento precipitou-se

498
O ex-reitor da Católica critica o "vanguardismo legislativo" do Parlamento e a forma precipitada como decidiu sobre duas matérias "sensíveis". Eutanásia pode ser o próximo erro, teme o sociólogo.
Assembleia Da República

Assembleia confirma adoção por casais homossexuais

567
Leis sobre a revogação de taxas moderadores no aborto e adoção por casais do mesmo sexo foram novamente aprovadas na Assembleia. Diplomas serão enviados "rapidamente" para o Presidente.
Zika

Zika. ONU pede revisão de aborto e contraceção 

A ONU pediu aos países atingidos pelo vírus Zika, suspeito de provocar malformações congénitas, que autorizem o acesso das mulheres à contraceção e ao aborto.
Peru

Mulher indeminizada por lhe ser recusado um aborto

O seu feto tinha uma anomalisa grave (anencefalia), mas o aborto medicamente assistido foi-lhe recusado no Peru. 15 anos depois é finalmente indemnizada, depois de uma longa batalha jurídica.
ADN

Carreira, abuso e aborto: três tabus das mulheres

As médicas são um dos problemas do SNS britânico porque preferem a família ao trabalho. Ser mãe de uma filha implica comprar uma arma por causa do abuso sexual. E o aborto pode não ser entendido.
Presidenciais 2016

IVG e adoção gay. Marcelo já disse o que pensa

209
Foi confrontado com ambos temas no debate com Marisa Matias. Defende que a "proteção da criança" é o que importa num processo de adoção, seja por casal gay ou não, e na IVG não é pró-penalização.
Demografia

Parlamento de Pequim quer casais com segundo filho

A Assembleia Nacional Popular chinesa abriu a sua sessão bimestral, que debaterá uma alteração na política de filho único e o incentivo aos casais chineses para terem uma segunda criança.
Parlamento

É final. Parlamento aprovou alterações à IVG

A Assembleia da República aprovou hoje em votação final global a revogação à lei da interrupção voluntária da gravidez que tinha introduzido taxas moderadoras.
Aborto

Tentou abortar e está acusada de tentar homicídio

Anna Yocca, uma norte-americana de 31 anos, tentou abortar sozinha em casa com recurso a um cabide. Foi levada para o hospital, os médicos efetuaram o parto e o bebé nasceu com vida.
Austrália

Lei limita manifestações antiaborto na Austrália

Quem se manifestar a menos de 150 metros de uma clínica onde se pratique aborto pode incorrer em pena de prisão até 12 meses ou uma multa de até 50 mil euros. A medida foi proposta pelo Sex Party.
Assembleia Da República

Adoção homossexual aprovada por ampla maioria

5.432
Adoção de crianças por casais gay foi aprovada com votos de toda a esquerda. Direita dividiu-se: 19 deputados votaram a favor. No aborto e adoção, Paula Teixeira da Cruz esteve ao lado da esquerda.
Parlamento

Alterações à lei do aborto dão hoje 1º passo

A maioria de esquerda na Assembleia leva hoje a plenário a discussão de iniciativas para revogar as alterações à lei da IVG aprovadas por PSD e CDS-PP no último plenário da legislatura anterior.
Assembleia Da República

Parlamento vai debater feriados, aborto e adoção

725
Reposição dos feriados, lei do aborto e adoção por casais homossexuais vão ser debatidos no Parlamento dia 19 e 20. Governo prepara-se para dar entrada com propostas financeiras.
Partidos e Movimentos

BE quer "Rasgar a indecorosa lei do aborto"

Catarina Martins prometeu que esta será a primeira iniciativa do próximo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
Saúde da Mulher

Petição acusa Estado de violência contra mulheres

UMAR, Civitas e a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas estão entre os 28 signatários da petição entregue ao Provedor de Justiça. Protestam contra as alterações feitas à lei sobre a IVG.
Legislativas 2015

Temas fraturantes? Ainda os há em 2015

234
Legalizar o trabalho sexual? Abrir a discussão sobre a eutanásia? Reforçar o regime de identidade de género? Alargar o voto aos jovens com 16 anos? Os temas fraturantes não se esgotam.
Aborto

Taxa moderadora do aborto entra em vigor dia 1

O pagamento de taxas moderadoras para interrupção voluntária da gravidez entra em vigor a 1 de outubro, segundo legislação publicada em Diário da República.
Partidos e Movimentos

Costa promete revogação das taxas moderadoras no aborto

987
O secretário geral do PS afirmou que, uma vez no Governo, vai revogar de imediato as taxas moderadoras no aborto. Para António Costa, as taxas são uma marca "vexatória" da coligação.
Aborto

Aborto. PR promulga taxas moderadoras e consultas

O Presidente da República promulgou as taxas moderadoras a aplicar ao aborto e as consultas obrigatórias no pré e pós-aborto.
Vaticano

Papa pede a padres para perdoarem aborto

189
Papa Francisco pediu hoje a todos os padres para durante o “jubileu da misericórdia”, que começa em dezembro, perdoarem a todos os católicos que abortaram ou provocaram o aborto.
Aborto

Histerismos, hitlerismos

547
A questão do aborto é dada a histerismos. Dos que, com muito orgulho mas pouca caridade, consideram assassinas as mulheres que abortam. E também dos que defendem que deve ser subsidiado e incentivado.
Saúde

Taxa moderadora no aborto será de 7,75 euros

227
O valor da interrupção voluntária da gravidez será equivalente a uma consulta de especialidade. Caso a mulher não tenha condições económicas, ficará isenta.
Aborto

Chile aceita debater a despenalização do aborto

O Congresso do Chile deu o primeiro passo rumo à despenalização do aborto em alguns casos, uma prática proibida há décadas no país socialmente conservador.
Aborto

IVGismos (parte 2)

Haver apoio às mulheres que decidem abortar (aconselhamento, esclarecimento, alternativas) é razoável e desejável. Já não é legítimo que esse apoio seja compulsivo. Ao contrário das taxas moderadoras.
Parlamento

Ao som de gritos, AR muda lei do aborto

2.783
Os deputados despediram-se para férias no dia em que o tema 'aborto' regressou em força ao Parlamento. Gritos de protesto e trocas acesas de acusações marcaram uma tarde longa de votações.
Aborto

Ida ao psicólogo obrigatória antes de um aborto

PSD e CDS-PP entregaram uma proposta de alteração à iniciativa legislativa de cidadãos pelo "direito a nascer" tornando obrigatórias as consultas de acompanhamento social e psicológico.
Saúde da Mulher

Parlamento volta a adiar iniciativa anti-aborto

Maioria tinha decidido baixar à comissão, sem votação, a iniciativa legislativa de cidadãos "pelo direito a nascer" e agora deputados voltam a adiar discussão. Primeiro, vão ouvir várias entidades.
Aborto

Oposição unida contra alterações à lei do aborto

A oposição uniu-se contra a iniciativa legislativa de cidadãos pelo "direito a nascer" e contra o projeto de lei da maioria PSD/CDS-PP para introduzir taxas moderadoras na IGV.
Taxas Moderadoras

IVGismos

Princípios à parte, é evidente que não é a isenção de taxas moderadoras no aborto que afunda os orçamentos do SNS. E o número de abortos até está a descer. Há assuntos mais importantes para discutir.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site