775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alergias

Saúde

Toblerone avisa pessoas alérgicas ou intolerantes 

Aviso remete para unidades de Toblerone Leite 100g com nougat de mel e amêndoas de lotes com o código de barras 7614500010013 e cuja validade termina em 8 e 25 de dezembro ou 3 de fevereiro de 2025.
Saúde

Alergias afetam o desenvolvimento do cérebro

Objetivo da investigação foi "estudar a interação da resposta alérgica no cerebelo, que é uma região que se desenvolve essencialmente no período pós-natal", diz João Peça, da Universidade de Coimbra.
Alergias

Alta concentração de pólen prevista até 25 de maio

Portugal terá uma alta concentração de pólen atmosférico devido à oliveira, mas na próxima semana talvez diminua um pouco, se se confirmar a previsão de chuva.
Alergias

Nível muito elevado de pólenes em Portugal

Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar elevados e muito elevados em Portugal continental devido ao pico polínico proveniente da oliveira. Nos arquipélagos também se verifica a polinização.
Alergias

Portugal com nível elevado de pólen na atmosfera

Até 27 de abril, Portugal continental vai registar níveis muito elevados de pólen na atmosfera. Para prevenir as alergias, as atividades ao ar livre devem ser evitadas nos picos de concentração.
Alergias

Atmosfera: nível elevado de pólen até 20 de abril

Esta elevada concentração representa um "risco para as pessoas que são alérgicas a estes pólenes" e que podem desenvolver queixas de renite alérgica, como espirros, lacrimejos e queixas oculares".
Lifestyle

Tem tido alergias? Respire fundo e leia isto.

Se sofre frequentemente de alergias, rinite alérgica ou asma, fique a saber que o ar condicionado pode ser o seu melhor amigo - para o nariz, para o ambiente e para a carteira.
Clima

Portugal com concentrações elevadas de pólen 

Portugal continental vai estar até quinta-feira com níveis muito elevados de pólen na atmosfera. Devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.
Estudo Científico

Ter cão ou gato causa menos alergias alimentares

Estudo revela que as crianças com contacto dentro de casa com cães e gatos têm menos probabilidade de sofrer de alergias alimentares, especificamente a ovos, leite e nozes.
Animais

Crianças com cães têm menos alergias alimentares

Os animais domésticos estão associados a menos alergias alimentares em crianças com até 3 anos, mesmo quando expostas a estes animais antes do nascimento, refere um estudo hoje divulgado.
Alergias

Alergias têm impacto negativo nos estudos

O estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto foi levado a cabo junto de 2.000 pacientes de 27 países, através dos registos efetuados por cada jovem numa aplicação de saúde móvel.
Universidade do Porto

Projeto quer mitigar impacto do clima na rinite

Faculdade vai "coordenar o desenvolvimento, validação e implementação de modelos de previsão e monitorização que permitam alertar precocemente os doentes" para "determinadas condições ambientais".
Alergias

Concentração de pólen elevada no Norte e Centro

As regiões do Norte e Centro do continente vão continuar com concentrações elevadas a muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Clima

Norte e Centro com elevadas concentrações de pólen

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica pede para se evitarem as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas e recorrer a medicação se necessário.
Alergias

Norte e Centro com elevadas concentrações de pólen

Pelo menos até à próxima quinta-feira, esperam-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera nas regiões do Norte e Centro do continente. Recomenda-se evitar as atividades ao ar livre.
Alergias

Há mais alergias e é preciso diagnóstico correto

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica reconhece que há mais casos de alergias e lembra a necessidade de fomentar um diagnóstico correto.
Clima

Portugal mantém níveis de pólen muito elevados

Portugal continental vai continuar, pelo menos até quinta-feira, com níveis muito elevados de pólen. Devem evitar-se atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.
Alergias

Portugal com concentrações de pólen elevadas

Devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações de pólen estiverem muito elevadas, avança a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Alergias

Concentrações de pólen muito elevadas em Portugal

Portugal continental vai manter concentrações de pólen muito elevada que, com a chuva tem tendência a diminuir, e alerta que a prevenção "poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas".
Alimentação

Estudo revela forma de superar alergia a amendoim

O estudo envolveu crianças entre os 0 e 3 anos e descobriu que o tratamento de habituação oral, por um período de dois anos e meio, permite a remissão da alergia a amendoins.
Aprender a Comer

Queijo: Como contornar a intolerância e alergias?

A nutricionista Mariana Chaves explica quais os queijos que podem provocar alergias ou indigestões. Cada pessoa pode reagir de forma diferente e por isso “há que experimentar".
Alergias

Doença rara pode ser confundida com alergias

A preocupação incide sobre o diagnóstico do angioedema hereditário, a falta de uma proteína. Sem ela, as pessoas incham sem razão aparente, muitas vezes na sequência de traumatismos ou infeções.
Alergias

Exposição à vegetação reduz alergias nas crianças

Investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto conclui que exposição a espaços com maior vegetação é protetora contra as alergias nas crianças.
Coronavírus

Há alérgicos que esperam meses para ser vacinados

Uma pessoa de 41 anos teve uma reação alérgica na toma da primeira dose, há quatro meses, o que fez com que ficasse a meio do processo, e continua sem ser contactada. Não é o único caso.
Saúde

Diagnosticar e tratar a alergia alimentar 

A propósito do Dia Mundial da Alergia, 8 de julho, é fundamental avisar que a alergia aos alimentos é cada vez mais responsável por casos clínicos graves, potencialmente fatais.
Saúde

Como evoluiu a asma em tempos de pandemia?

Em Portugal, o grande desafio que ainda existe é o elevado número de doentes asmáticos, que ou não tem esse diagnóstico ou não está a fazer a medicação adequada.
Alergias

Porto. Projeto para promover tolerância a alergias

O Instituto de Saúde diz que o projeto pretende "inspirar portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida", bem como promover o diagnóstico e tratamento precoce de alergias.
Saúde

Imunologia: porque é importante?

No Dia Internacional da Imunologia, que se assinala a 29 de abril, é fundamental lembrar que o sistema imunitário tem de ser cuidado, protegido e acarinhado, para assim podermos ser mais saudáveis.
Coronavírus

Alérgicos podem tomar vacina contra a Covid-19

De acordo com especialistas da área Imunoalergologia, nenhuma doença alérgica contraindica de forma absoluta a toma da vacina. No entanto, alguns doentes deverão fazer a toma sob vigilância.
Alterações Climáticas

Alergias sazonais cada vez mais prolongadas 

As alergias sazonais são cada vez mais prolongadas e intensas devido às alterações climáticas. A época de maior concentração de pólen dura atualmente mais 20 dias.
Hospitais

Hospitais com falta de anticorpos para tratamento

A terapêutica substitutiva com imunoglobulina destina-se a pessoas que sofrem de défice de produção de anticorpos, o que aumenta riscos de infeções respiratórias, intestinais ou sistémicas.
Saúde

Previna doenças respiratórias e alergias em casa

Evidências científicas revelaram haver uma relação significativa entre a humidade encontrada em ambientes residenciais e o crescimento de fungos, asma e sintomas respiratórios.
Coronavírus

Quem tem alergias não pode usar máscara?

Filipe Froes, pneumologista, diz que não há motivo para os que sofrem de alergias, como rinite ou sinusite, não usar máscara. Estas até podem ser úteis, filtrando os alérgenos.
Resposta Pronta

Alergias. "Consultas com redução acentuada" 

No Dia Mundial da Alergia, Ana Margarida Pereira, imunoalergologista, explica cuidados a ter no verão e alerta para redução de consultas durante confinamento. Alternativa, diz, foram as teleconsultas.
Coronavírus

Pessoas mais expostas à poluição interior 

A Organização Mundial da Alergia advertiu que o confinamento em casa expõe mais as pessoas à poluição interior e que agressão dos pólenes será mais intensa quando saírem de casa.
Coronavírus

Covid-19. Alérgicos não são mais suscetíveis

Quem está mais vulnerável à infeção pelo coronavírus são os asmáticos, que devem observar mais estritamente as recomendações de isolamento. Sintomas de alergias e de covid-19 são diferentes.
Morte

Tondela. Picada de vespa pode ser causa de morte

A GNR de Viseu suspeita que a picada de uma vespa-asiática seja a causa de morte de um homem, mas não conseguiu confirmar se o indivíduo de 38 anos foi efetivamente picado.
Saúde Pública

Vespas-asiáticas são mais perigosas que as outras?

Três mortes por picadas lançaram o alerta, mas nem todas foram causadas pela vespa-asiática. Esta espécie é, de facto, mais agressiva, mas só corre risco quem for alérgico ao veneno.
Alergias

Homem morre em Guimarães após picada de vespa

Um homem de 32 anos morreu em Guimarães depois de uma possível reação alérgica à picada de uma vespa. Vítima entrou em paragem cardiorrespiratória. A espécie da vespa não é conhecida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora