Centros de Saúde

Ministério da Saúde

Unidades de saúde carenciadas vão ter mais médicos

O Ministério das Finanças autorizou a contratação de 290 médicos para unidades de saúde carenciadas. O despacho identifica os estabelecimentos considerados carenciados em medicina familiar e geral.
Saúde

Marcação de consultas a partir da Linha Saúde 24

Os portugueses vão passar, a partir do fim do verão, a poder marcar consultas nos centros de saúde através da Linha Saúde 24.
Serviço Nacional de Saúde

Doentes vão poder marcar consultas pela televisão

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão passar a poder marcar uma consulta através da televisão de casa, um projeto que o Ministério da Saúde está a preparar para iniciar a partir de 2018 ou 2019.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Telemóveis para médicos e enfermeiros

625
Médicos e enfermeiros dos centros de saúde vão ter telemóveis de serviço a partir de 2018/2019, o que pode facilitar contactos com utentes em caso de necessidade e se os médicos assim o quiserem.
Função Pública

Greve encerra escolas e centros de saúde em Lisboa

A greve da Função Pública desta sexta-feira está a ter efeitos diferentes na região de Lisboa, com várias escolas encerradas, centros de saúde e hospitais com constrangimentos.
Centros de Saúde

6.500 doentes tratados por dentistas desde julho

Quase 6.500 doentes foram tratados por médicos dentistas nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, integrados desde julho num projeto-piloto que será agora alargado.
Centros de Saúde

Lisboa vai ter 14 novos centros de saúde

131
Lisboa vai ter 14 novas unidades de saúde que, até 2020, irão substituir centros de saúde em prédios de habitação frequentados por 300 mil utentes.
Guiné-Bissau

Guiné. Reabilitação de 45 centros de saúde

200
O Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau anunciou que vai reabilitar 45 centros de saúde do interior do país, numa iniciativa orçada em 1,4 mil milhões de francos CFA (2,1 milhões de euros).
Centros de Saúde

ARS Norte quer investir em centros de saúde

A Administração Regional de Saúde do Norte avançou que prevê investir este ano em uma dezena de centros de saúde e confirmou o investimento no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho.
Centros de Saúde

OCDE defende abertura de centros de saúde à noite

Para tentar evitar idas desnecessárias à urgência, a OCDE aconselha os países a abrirem os centros de saúde até mais tarde, num relatório onde aponta ainda soluções para reduzir o desperdício.
Centros de Saúde

Mem Martins. Protesto contra falta de médicos

Utentes do centro de saúde de Algueirão-Mem Martins realizaram uma vigília contra a falta de médicos, em frente desta unidade do concelho de Sintra, que dizem funcionar sem condições.
Centros de Saúde

ARS-Norte alarga horários dos centros de saúde

A Administração Regional de Saúde do Norte alargou o horário dos centros de saúde do Porto, Braga, Guimarães, Gaia, Maia/Valongo/Ermesinde, Espinho, Vila Real devido ao aumento da atividade gripal.
Algarve

Centros de saúde com horário alargado no Algarve

Cinco centros de saúde algarvios vão funcionar em horário alargado, até às 22h, durante o período de inverno, para reforçar o atendimento em caso de um eventual surto de gripe.
Gripe

46 centros de saúde abertos na passagem de ano

Quarenta e seis centros de saúde estarão abertos no próximo sábado e 19 no domingo, na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, para responderem ao aumento da procura devido à gripe.
Hospitais

Hospitais beneficiados em função do atendimento

Os hospitais e centros de saúde vão passar a ser financeiramente penalizados ou beneficiados em função dos seus espaços de atendimento.
Centros de Saúde

Enfermeiro de família. Fim das experiências-piloto

1.194
O Ministério da Saúde decidiu acabar com as experiências-piloto dos enfermeiros de família. A partir de janeiro arranca processo para a criação da especialidade de enfermagem de saúde familiar.
Centros de Saúde

6.000 utentes com médico de família em outubro

Mais de 6.000 utentes vão ter médico de família a partir de 1 de outubro, quando entrarem em funcionamento as novas 14 USF, modelo B.
Serviço Nacional de Saúde

90 centros de saúde com consultas dentárias grátis

Mais de 90 centros de saúde passarão a ter consultas dentárias gratuitas no âmbito de projetos piloto em desenvolvimento, medida que juntamente com os rastreios oftalmológicos e a contratação de médicos aposentados vai custar ao Estado 176 milhões de euros.
Centros de Saúde

Centros de Saúde. 15 milhões para obras

1.253
O Governo autorizou a construção ou remodelação de vários centros de saúde nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém, cujas obras ascendem a mais de 15 milhões de euros.
Serviço Nacional de Saúde

Faltam mais de 600 médicos de família

O Ministério da Saúde fez as contas e percebeu que são necessários mais 600 médicos de medicina geral e familiar para dar um médico de família a todos os portugueses e anuncia alterações aos concursos
Orçamento do Estado

Utentes isentos de pagar 1ª consulta no hospital

Ir ao médico vai ficar mais barato em 2016 e haverá menos utentes a pagar. A proposta de Orçamento do Estado aumenta número de isentos e isenta mais consultas e exames.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer pagar mais a médicos reformados

156
O Ministério da Saúde quer pagar a pensão e o salário por completo aos médicos reformados que aceitem voltar ao Serviço Nacional de Saúde. Solução está a ser trabalhada com as Finanças.
Função Pública

Hospitais e escolas preocupados com 35 horas

410
As 35 horas voltam a 1 de julho e há serviços que estão a antecipar problemas. Contratar pessoal ou recorrer a horas extra são hipóteses, mas o programa de Governo impede aumento de custos.
Centros de Saúde

Governo acaba com taxas de "urgência" nos SAP

O valor das taxas moderadoras cobradas nos Serviços de Atendimento Permanente vai ser sempre igual, independentemente do horário das consultas. Será sempre de 5 euros.
Serviço Nacional de Saúde

Portugueses estão a ir mais ao médico

Mais idas aos centros de saúde e aos hospitais. Nos primeiros quatro meses do ano, realizaram-se mais de 14 milhões de consultas no Serviço Nacional de Saúde e mais 2.707 cirurgias.
Serviço Nacional de Saúde

Lisboa vai ter mais privados a fazer colonoscopias

Ministro da Saúde não fica "contente" com as filas para marcar colonoscopias e diz que prestadores privados, em Lisboa, deverão passar de cinco para 16, assim que o concurso terminar.
Aborto

Centros de Saúde devem fazer abortos

A Associação para o Planeamento da Família quer que os centros de saúde realizem interrupções de gravidez medicamentosas, para dar resposta às mulheres que vivem em zonas do país onde apenas um hospital tem esse serviço.
Serviço Nacional de Saúde

OCDE. Sistema de saúde respondeu bem à crise

297
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico considera que o sistema de saúde português respondeu bem à pressão financeira nos últimos anos, mas é preciso garantir qualidade para todos.
Saúde

Há 169 médicos reformados a trabalhar no SNS

Há 169 médicos aposentados que continuam a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, ao abrigo do regime criado em 2010, pelo antigo Governo e que tem sido estendido pelo atual Executivo.
País

35 centros de saúde já têm enfermeiros de família

175
As experiências piloto já arrancaram em 35 unidades de saúde neste início de ano. O Governo irá avaliar os resultados ao longo dos próximos dois anos. Objetivo é melhorar os resultados em saúde.
Saúde

Incentivos para médicos com mais 600 doentes

O Ministério da Saúde confirma a intenção de aumentar o número de utentes por médico de família de 1.900 para 2.500 em zonas onde existe uma grande carência de profissionais de saúde.
Esclerose Lateral Amiotrófica

Lóbi a favor de nova droga para ELA pressiona FDA

1.194
Pode vir a ser um balde de água fria. Há um novo e promissor medicamento para a esclerose lateral amiotrófica, mas a FDA ainda não autorizou a utilização extraordinária.
Cuidados de Saúde

Quanto tempo pode esperar por consulta?

180
Os tempos máximos de resposta dos serviços de saúde por consulta, algumas cirurgias e exames estão bem definidos na lei. Mas será que os utentes os conhecem?
Centros de Saúde

500 mil utentes vão ter médico de família este ano

O ministro da Saúde disse que os concursos que estão a decorrer vão permitir atribuir médico de família a 500 mil utentes até ao final do ano. Sobre as inspeções às mortes nas urgências, nada de novo.
Centros de Saúde

Só 3 doentes por dia no horário prolongado

Os 63 centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo que alargaram os horários atenderam, nas últimas oito semanas, mais de 9000 doentes com sintomas gripais, à noite ou ao fim de semana.
Centros de Saúde

28.880 portugueses não querem médico de família

Dos 10,2 milhões de utentes inscritos nos centros de saúde portugueses, perto de 1,3 milhões não têm médico de família porque não lhes foi atribuído e 28.880 não têm porque não querem.
Centros de Saúde

Costa quer suspender taxas moderadoras

292
O líder do PS propõe que, durante o período agudo de gripe, os centros de saúde não cobrem a taxa moderadora. Atualmente, a taxa é de cinco euros e mais de metade da população está isenta.
Gripe

Centros de saúde abertos até mais tarde

Uns vão estar abertos até às 22 horas, outros até às 24 horas e haverá até centros de saúde abertos ao domingo para enfrentar o aumento da procura. Mas para já só na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Saúde

35 centros de saúde com enfermeiros de família

O Governo já escolheu os 35 centros de saúde onde a figura do enfermeiro de família vai ser implementada. Experiências piloto tiveram início a 2 de janeiro e vão desenvolver-se por dois anos.
Explica-me

Explica-me: como evitar a ressaca?

575
Saiba o que pode fazer para reduzir ao máximo os sintomas de ressaca depois de uma noite de excessos.
2015-2016

Centros de saúde abertos até mais tarde

Centros de saúde poderão ficar abertos, no mínimo, até às 22 horas esta terça, quarta e sexta-feira. Medida não será suficiente para impedir eventual repetição do caos no Amadora-Sintra.
Saúde

DECO denuncia pouca resposta dos centros de saúde

Associação de defesa dos consumidores fez inquérito onde se conclui que aumentou o número de doentes que vai ao hospital por não conseguir ser atendido nos centros de saúde.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site