Doenças

IPSS

Raríssimas. Delgado nega relação com presidente

697
Em entrevista à TVI, Manuel Delgado negou qualquer relação de caráter pessoal com Paula Brito e Costa. A reportagem divulga inúmeras fotos dos dois, em viagens alegadamente pagas pela Raríssimas.
Ciência

Descobertas moléculas que retardam Parkinson

130
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto descobriram um conjunto de moléculas que podem ajudar a retardar a progressão da doença de Parkinson quando associadas à Levadopa.
IPSS

Viagens com fundadora levam a demissão no Governo

8.137
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, terá deixado o cargo depois de ser confrontado com perguntas "comprometedoras" sobre viagens que terá feito com a presidente da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas: das origens até ao escândalo

228
O drama familiar que levou Paula Brito e Costa a fundar a Raríssimas e o apoio fundamental da madrinha da instituição, Maria Cavaco Silva, para a fazer crescer. Até ao escândalo revelado pela TVI
Doenças raras

Petição. 1600 pessoas pedem demissão da presidente

3.865
Uma petição pública online, que pede a demissão da presidente da Associação Raríssimas, reuniu em duas horas 1600 assinaturas. Os autores pedem ao Presidente da República que assine o texto.
Doenças raras

Deputada diz que viagem foi paga à Raríssimas

4.901
A deputada socialista Sónia Fertuzinhos, que viajou para uma conferência na Suécia a expensas da Raríssimas, diz que a IPSS foi reembolsada e nega ter uma "relação formal" com a organização.
IPSS

Página da Raríssimas inundada de comentários

2.960
Na sequência das denúncias sobre a atuação da presidente da Raríssimas, o Facebook foi invadido de comentários negativos e críticas a Paula Brito Costa. Já existe a hashtag #paulabritocostanaprisao.
IPSS

Raríssimas diz que acusações são "insidiosas"

3.344
A Associação Raríssimas afirma que as denúncias sobre a utilização de dinheiro em proveito próprio por parte da presidente são "insidiosas" e que os documentos estão "descontextualizados".
IPSS

Presidente com vida de luxo à conta da Raríssimas

75.684
Uma reportagem da TVI conta como Paula Brito Costa pode ter usado dinheiro da Raríssimas, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para fazer compras e uma vida de luxo.
Cinema

"120 batimentos por minuto" estreia esta quinta

O filme "120 batimentos por minuto", do realizador Robin Campillo, estreia esta quinta-feira. O filme recorda o trabalho ativista de uma associação francesa na luta contra a sida, nos anos 90.
Visão

Pausas de 20 minutos para quem usa computadores

334
Evitar estímulos de computadores, tablets e telemóveis entre meia a uma hora antes de deitar é um dos conselhos dados, uma vez que a luz dos ecrãs provoca um sono irrequieto.
Sida

Realizador francês quer mais luta contra a SIDA

O realizador de "120 batimentos por minuto" retrata, no filme, a geração que, nos anos 90, lutava contra a SIDA. Robin Campillo diz que agora o ativismo é diferente.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde quer tratar doentes em casa

2.578
Em 2018 os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para o domicílio, onde terão mais conforto, estando longe das infeções hospitalares.
Sida

Mundo vai no bom rumo para eliminar Sida até 2030

O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que que "o mundo vai numa boa direção" para acabar com a epidemia em 2030. Declaração assinala Dia Mundial da Sida.
Cabo Verde

Cabo Verde quer ser país sem VIH entre mãe e filho

Cabo Verde vai candidatar-se à certificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre de transmissão de VIH entre mãe e filho, anunciou o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
VIH

Especial/ A portuguesa na frente da cura do VIH

3.230
E se fosse possível às pessoas infetadas com o VIH viver sem os medicamentos? A investigadora Susana Valente explica como se pode chegar à cura funcional do VIH: é como tirar a gasolina de um carro.
VIH

Resistência a medicamentos contra VIH/sida aumenta

A resistência a medicamentos contra VIH/sida está a aumentar em África, na Ásia e na América Latina. A maioria dos seropositivos que apresenta resistência já foi exposto a antirretrovirais.
Saúde

Sida. 18 crianças infetadas por hora

A cada hora que passa 18 crianças são infetadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana, responsável pela morte de 120 mil crianças em 2016, segundo as estatísticas da Unicef.
VIH

2.250 doentes com VIH fora do SNS identificados

O ministério da Saúde anunciou que já identificou 2.250 infetados com VIH que não são acompanhados pelo SNS. O número corresponde a 25% dos doentes cujo paradeiro é desconhecido.
Sida

Sida matou 12 mil angolanos em 2016

Angola registou 22 mil novos casos de VIH/Sida nos primeiros seis meses do ano, 13 mil dos quais crianças. Em 2016, a doença provocou a morte de 12 mil angolanos.
VIH

Nove mil doentes com VIH desaparecem do sistema

Nove mil pessoas infetadas com VIH não são seguidos nos hospitais e desconhece-se o seu paradeiro. O presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos alerta para o risco de descontrolo da epidemia.
Mundo

Malária volta a aumentar à escala global, em 2016

O número de casos de malária registados em 2016 em todo o mundo subiu 5 milhões, atingido os 216 milhões. O continente africano continua a ser aquele onde se observam maior número de casos.
Cancro

Diabetes e obesidade juntas podem potenciar cancro

Um estudo do Imperial College of London concluiu que a diabetes e a obesidade juntas são responsáveis por 800 mil casos de cancro. Os fatores de risco são mais comuns nas mulheres do que nos homens.
VIH

Metade dos diagnósticos de VIH é feita tardiamente

A região europeia apresenta um aumento do número de novos infetados com o vírus VIH, sobretudo na zona Este. Em Portugal, são sobretudo os adultos acima de 50 anos que recebem o diagnóstico tarde.
Saúde

Pneumonia mata quase um milhão de crianças por ano

129
A cada minuto, duas crianças menores de cinco anos morrem no mundo de pneumonia, uma enfermidade que mata quase um milhão de crianças por ano.
Brasil

Brasil. Diagnósticos de sida aumentaram 18%

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou esta sexta-feira que nos últimos quatro anos se registou um aumento de 18% no número de diagnósticos de sida.
Serviço Nacional de Saúde

Arnaut e Semedo querem rever SNS

A proposta da nova Lei de Bases da Saúde, de António Arnaut e João Semedo, defende a revisão do valor e das modalidades do financiamento do Serviço Nacional de Saúde.
Saúde

Doenças respiratórias matam 22 mil por ano

As doenças respiratórias são a causa de mais de 22 mil mortes por ano em Portugal. São a terceira principal causa de morte do país.
Guiné-Bissau

Guiné. 30 milhões para combater tuberculose e sida

O Fundo Global e a Guiné-Bissau assinaram esta quarta-feira uma subvenção no valor de 30 milhões de euros para combater a sida, a malária e a tuberculose no país.
Saúde Pública

Confirmado. Bactéria causou morte a menina da Maia

814
A morte da menina de sete anos na Maia deveu-se a uma bactéria com origem numa fonte alimentar, confirmou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Saúde Pública

Não se sabe se uma bactéria matou menina

107
Joana Teixeira morreu por falência dos rins, mas ainda não se sabe se a doença foi causada por uma bactéria ou mesmo se a doença foi transmitida pelo seu hamster de estimação.
Prisão

Prisões vão ter histórico clínico de reclusos

Os profissionais de saúde nas cadeias vão passar a ter acesso ao histórico clínico dos reclusos, de forma a poderem dar continuidade a tratamentos de saúde necessários.
Legionela

Legionela: dois doentes nos cuidados intensivos

O surto de legionela, que se iniciou no Hospital S. Francisco Xavier, infetou sobretudo pessoas com idade igual ou superior a 70 anos (67%). Desde o dia 15 não há registo de novos casos.
Saúde Pública

Menina morre devido a bactéria de hamster

2.454
Joana Teixeira, de 7 anos, morreu de falência renal após infeção com uma alegada bactéria. A Autoridade de Saúde já garantiu que não há motivo para interromper as normais atividades escolares.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. Sida já não passa para filhos

O representante para São Tomé e Príncipe da Unicef garantiu esta segunda-feira que no país "é praticamente impossível uma mãe grávida portadora de VIH/Sida contaminar o seu filho".
Saúde

VIH. Estado vai poupar 3 mil euros por doente

A descida dos preços dos tratamentos de doentes com VIH/sida ou hepatite C permitem poupar três mil euros por paciente. O Governo quer aumentar as primeiras consultas e reduzir o número de urgências.
Legionela

Ontem foi o primeiro sem novos casos de legionela

Esta quinta-feira não se registou um único caso de legionela. O surto, que se iniciou no Hospital São Francisco Xavier, causou a morte a cinco pessoas.
Legionela

Legionella: é preciso esperar inquérito, diz Costa

António Costa considera necessário aguardar pela conclusão do inquérito para apurar responsabilidades sobre a falha que estará na origem do surto de legionella no Hospital de São Francisco Xavier.
Diabetes

Diabetes 2017: para mudar todos temos que agir

283
Mensagens simples são eficazes: consumo de água em vez de bebidas açucaradas; consumo equilibrado de fruta fresca; consumo de álcool com moderação; restrição no consumo de gorduras insaturadas.
Saúde

Diabetes mata mais de dez portugueses por dia

Entre dez a 12 portugueses morrem a cada dia, em média, por diabetes, uma doença que afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal, segundo um relatório nacional divulgado terça-feira.
Diabetes

Estado comparticipa medidor de glicose sem picada

4.679
O Estado vai comparticipar a aquisição de um medidor de glicose que evita picadas a cerca de 15 mil diabéticos. Todas as crianças com mais de quatro anos vão ser abrangidas.
Ciência

As ovelhas e a luta contra a doença de Huntington

Ovelhas conseguiram distinguir a face de várias celebridades com precisão quase humana, algo que pode vir a ser valioso no desenvolvimento do tratamento da doença de Huntington.
Brasil

São Paulo. Há dez casos suspeitos de febre amarela

Dez casos suspeitos de febre amarela estão a ser investigados pela Secretaria de Saúde de São Paulo, a maior cidade do Brasil, segundo informações oficiais divulgadas esta quarta-feira.
Solidariedade

Castelos na areia, no ar ou de sonhos?

Há muitas crianças portadoras de doenças crónicas muito graves e penosas espalhadas pelos internamentos dos Serviços de Pediatria dos hospitais, que não são o local ideal para se sentirem felizes.
Angola

Angola. EUA e Unitel juntos no combate à malária

O Governo norte-americano anunciou uma parceria com a Unitel para sensibilizar a população, através de mensagens grátis, para a importância do uso de mosquiteiros no combate à malária.
Cabo Verde

Cabo Verde. 425 casos de paludismo em 2017

Cabo Verde registou 425 casos de paludismo, também conhecido como malária, desde o início do ano, 137 dos quais em outubro, que se tornou no pior mês em número de infeções.
Angola

Funcionários públicos vão a julgamento

192
O início do julgamento de três funcionários do Ministério da Saúde angolano, acusados do desvio de quase 400 milhões de kwanzas do programa de combate à malária, está agendado para segunda-feira.
Angola

Angola recebe exercício conjunto médico-militar

Angola vai acolher um exercício conjunto médico-militar com a Sérvia e os Estados Unidos. Tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta a doenças contagiosas, como o ébola.
Saúde

DGS vê fim da imunidade a sarampo com naturalidade

A diretora-geral da Saúde disse encarar "com toda a naturalidade" os resultados do inquérito que aponta para o fim da imunidade contra o sarampo, lembrando a ocorrência este ano de dois surtos.
Doenças

DSTs afetam mais de 2% da população

Mais de 2% da população portuguesa com 18 ou mais anos está infetada com clamídia ou tem sífilis, segundo um novo Inquérito Serológico Nacional que analisou doenças sexualmente transmissíveis.
Doenças

Imunidade de grupo contra o sarampo acabou

A imunidade de grupo contra o sarampo, que protege vacinados e não vacinados, já não existe em Portugal devido à diminuição do número de pessoas imunes à doença nos últimos 14 anos.
Doenças

60 mil euros para estudar esclerose múltipla

5.236
Adelaide Fernandes ganhou prémio no valor de 60 mil euros para tentar encontrar um alvo terapêutico para o tratamento dos sintomas físicos e psiquiátricos associados à esclerose múltipla.
Saúde

Especialista defende novas medidas para tratar AVC

A coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, defendeu "um acesso mais rápido" a tratamentos e "medidas de reorganização" dos recursos.
Saúde

O estranho caso da jovem italiana que sua sangue

218
Uma jovem italiana recorreu a dois dermatologistas para que descobrissem a causa daquilo que a atormentava há três anos: suava sangue. A doença chama-se hematidrose.
Terceira Idade

Idade trará incapacidade à terceira idade em 2047

Um quarto das mulheres e um sexto dos homens com mais de 65 anos na Europa terão uma incapacidade física em 2047, segundo um estudo. O número deve aumentar à medida que a população envelhece.
Cabo Verde

Cabo Verde. Mais de 300 casos de paludismo em 2017

Os casos de paludismo registados em Cabo Verde desde o início do ano ultrapassam já os 300, mas o número de diagnósticos caiu no mês de outubro relativamente a setembro, o pior mês do ano.
Governo

Governo aperta fiscalização às baixas por doença

A fiscalização às baixas por doença vai ser melhorada e haverá novos critérios de controlo para melhorar o combate à fraude. O Governo diz que não está satisfeito com os resultados nesse combate.
Brasil

Temer sofre de doença cardíaca

O Presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou que lhe foi diagnosticada uma obstrução parcial da artéria coronária, mas garantiu que o problema não o impede de desempenhar as suas funções.
Saúde

Madagáscar. Epidemia de peste faz 94 mortos

A epidemia de peste em Madagáscar já fez 94 mortos, em mais de 1.100 casos, e o mais provável é que surjam mais. 70% dos casos são pulmonares, a versão mais mortífera da doença.
Saúde

DGS alerta para mosquitos infetados em Itália

A DGS recomenda a consulta do viajante para quem pretenda viajar para a região de Lázio, no centro de Itália, por causa de um surto de uma doença transmitida por mosquitos infetados.
Moçambique

Moçambique. Cólera matou 108 pessoas este ano

108 pessoas já morreram este ano vítimas de cólera. Este número contrasta com o do mesmo período do ano passado, em que foram registadas 306 mortes.
Obesidade

Perder 10% do peso reduz em 50% risco de diabetes

106
O tratamento da obesidade não se deve fixar só na perda de peso e a meta do "peso ideal" pode nem fazer sentido, defende o autor do primeiro manual de orientações para o tratamento da obesidade.
Taxas Moderadoras

Isenção nos cuidados paliativos a 1 de novembro

A partir de 1 de novembro, os doentes que necessitem de cuidados paliativos e aqueles referenciados para consulta depois de um rastreio, não pagam taxas moderadoras.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site