Doenças

Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

184
Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia
Inteligência Artificial

Foca que ajuda doentes com demência em Portugal

121
Usada já em cerca de 30 países, a foca robô é usada em hospitais ou lares de idosos como uma ferramenta para tentar melhorar a qualidade de vida de pessoas internadas.
DGS

DGS recomenda vacinação contra sarampo

A DGS recomendou os portugueses a vacinarem-se contra o sarampo, lembrando que esta é a melhor forma de prevenir a doença que pode até ser mortal. Na Europa morreram 35 pessoas, em 2017, com a doença.
Cancro

Coimbra. Cancros infantojuvenis aumentaram em 2017

Em 2017 foram registados 70 novos casos de cancro no Hospital Pediátrico de Coimbra. Todos os anos cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticadas com cancro em Portugal.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
África do sul

Epidemia de listeriose mata 172 pessoas

Um total de 172 pessoas morreram de listeriose nos últimos 13 meses na África do Sul, que enfrenta a pior epidemia deste tipo de que há registo, de acordo com um relatório divulgado pelo Governo.
Depressão

Antidepressivos são mais eficazes que o placebo 

148
Um estudo publicado na revista 'The Lancet" mostra que os antidepressivos funcionam, apresentando melhores resultados do que o placebo na cura dos sintomas de depressão aguda em adultos.
Cancro

Há entre 350 a 400 casos de crianças com cancro

Em Portugal surgem, por ano, entre 350 e 400 casos de cancro em idade pediátrica. Os tumores mais comuns são a leucemia, seguidos de outros como os do sistema nervoso central e os linfomas.
Autismo

Autismo poderá ser detectado em urina e sangue

Uma equipa de cientistas da universidade britânica de Warwick diz ter encontrado uma relação entre as doenças do espectro do autismo ao analisarem o sangue de crianças diagnosticadas com as doenças.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Doenças

Triplicaram casos de sarampo na Europa em 2017

Mais de 14 mil casos de sarampo foram notificados em 30 países europeus no ano passado, triplicando o número registado em 2016. Portugal teve dois surtos com 29 casos e a morte de uma jovem.
Brasil

Febre amarela já fez 154 mortos no Brasil

Desde julho de 2017, a febre amarela já provocou a morte a 154 pessoas no Brasil. Desde essa altura até fevereiro de 2018, foram confirmados 464 casos de infeção pela doença.
Gripe A

Gripe A faz terceira vítima mortal na Madeira

Uma mulher de 63 anos morreu vítima de ripe A e aumentou para três o número de vítimas mortais da doença na Madeira. Atualmente, sete pessoas permanecem internadas com gripe A.
Hepatite C

Mais de 15 mil doentes com Hepatite C tratados

513
Desde que foi firmado o acordo para utilização dos primeiros medicamentos antivíricos de ação direta aprovados em Portugal, foram concluídos mais de 12 mil tratamentos e 8.870 doentes ficaram curados.
Chile

Eutanásia. "Ela tem tanta dor que só quer morrer"

365
Paula Díaz, 19 anos, está a pedir à presidente do Chile que a deixe morrer. Sofre de uma doença rara que os médicos não conseguiram ainda diagnosticar e diz que não suporta mais viver assim.
Brasil

Febre amarela. Menos de 20% tomou vacina

Menos de 20% da população-alvo brasileira tomou a vacina contra a febre amarela. A doença já fez 118 mortos em todo o país.
Zika

Antioxidante evita transmissão sexual do Zika

Os cientistas descobriram que um antioxidante evitou a transmissão sexual do vírus Zika em ratos. A investigação é de uma equipa de Taiwan.
Angola

1.300 angolanos morreram de tuberculose em 2017

Em 2017, mais de 56 mil angolanos tiveram tuberculose e 1.300 acabaram por morrer. A doença é considerada pelas autoridades de Luanda um caso sério de saúde pública.
Moçambique

Fundação Ecobank faz doação para erradicar malária

A Fundação Ecobank doou 750 mil dólares ao Ministério da Saúde de Moçambique para apoiar os programas de erradicação da malária no país, indicou a instituição.
Brasil

Brasil. Febre amarela faz 98 mortos em sete meses

Nos últimos sete meses, morreram no Brasil 98 pessoas devido à febre amarela. O Ministério da Saúde brasileiro garante que não existe febre amarela urbana e que todos os casos são rurais.
Cabo Verde

1,2 milhões para reforçar saúde pública

A Organização Mundial de Saúde disponibilizou 1,2 milhões de euros para Cabo Verde reforçar a saúde pública.A verba vai servir para combater doenças e investir na saúde escolar.
Ciência

Espécies de formigas produzem antibióticos

Tal como os humanos, há formigas que lidam com as doenças e combatem bactérias produzindo os seus próprios antibióticos, o que sugere que estas podem ajudar na luta contra as doenças nos humanos.
Cancro

Cancro causou 27.900 mortes em 2016 em Portugal

Em 2016, morreram em Portugal 27.900 pessoas vítimas de cancro. O cancro do pulmão foi o que mais matou, seguido do carcinoma do cólon e do reto.
Saúde da Mulher

Grávidas com medicamento para doença reumática

A Agência Europeia do Medicamento vai permitir a potencial utilização de Cimzia durante a gravidez e amamentação. Os estudos concluíram que a passagem do medicamento para o bebé é mínima.
Angola

Surto de cólera já afetou mais de 500 pessoas

O surto de cólera que afeta a cidade angolana de Uíge desde dezembro já atingiu mais de 500 pessoas. 10 dos infetados acabaram por morrer.
Alimentação

Especial/ O leite faz mal ou é um alimento obrigatório?

14.337
O consumo de leite caiu um milhão de litros/ mês. É moda dizer mal do leite? Faz mesmo mal, ou é um alimento obrigatório? O que diz a ciência no desempate entre detractores e defensores do leite?
Nações Unidas

Lepra. ONU quer agir no Brasil e Moçambique

Brasil e Moçambique estão entre os países onde a ONU considera prioritário intervir, para combater a lepra, uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos, com mais de 200 mil novos casos por ano.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Gripe

A nova plataforma revolucionária que vigia a gripe

O Instituto Ricardo Jorge criou uma plataforma "revolucionária para vigilância" da gripe. O sistema online vai permitir analisar o genoma completo do vírus da gripe.
Cabo Verde

Cabo Verde pede participação no combate à malária

A Delegada de Saúde disse que apesar de ter havido "uma grande capacidade de organização e gestão da epidemia" há necessidade de maior participação e envolvimento de entidades não ligadas à Saúde.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos em Portugal são insuficientes

120
Em Portugal, "71% das mortes de adultos e 33% das mortes de crianças devem-se a doenças que necessitam de cuidados paliativos". É urgente avaliar a sustentabilidade do modelo utilizado atualmente.
Ciência

Vacina oferece proteção universal contra gripe

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer proteção universal contra os vírus da gripe tipo A. Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura.
Brasil

DGS aconselha vacina contra febre amarela

Quem viaja para o Brasil deve marcar uma Consulta do Viajante pelo menos quatro semanas antes da partida e deve ser vacinado contra a febre amarela. Só o ano passado morreram 36 pessoas com a doença.
São Paulo

Morte de macaco com febre-amarela fecha zoológico

A morte de um macaco infetado pelo vírus da febre-amarela levou as autoridades de saúde do estado brasileiro de São Paulo a decretar hoje o encerramento do zoológico e do jardim botânico.
Doenças raras

Especial/ “Uma mãe atenta pode fazer a diferença”

299
Margarida Amaral recebe contactos de todo o mundo. Os doentes querem perceber se já existem medicamentos eficazes para tratar a mutação rara que têm para a fibrose quística.
Cancro

Novo teste ao sangue pode detetar cancro mais cedo

337
Os investigadores creem que o teste Cancer Seek vai salvar milhares de vidas e que poderá estar disponível dentro de alguns anos. Ainda está a ser testado, mas o entusiasmo já é grande.
Alimentação

Padarias que reduzam sal terão selo de qualidade

288
A lei atual impõe como limite máximo de sal no pão 1,4 gramas por cada 100 gramas de produto. As padarias que reduzirem esse valor para um grama, até 2021, terão um selo de qualidade.
Guiné-Bissau

Primeira-dama no combate à malária e à SIDA

A primeira-dama da Guiné-Bissau disponibilizou-se para participar no combate à malária, à tuberculose e à SIDA. Maria Rosa Vaz alertou para a necessidade do "financiamento doméstico" das três doenças.
Brasil

Avanço da febre amarela por falta de prevenção

O surto de febre amarela que começou em dezembro de 2016 no Brasil tem vindo a agravar-se devido a falta de ações preventivas. Até agosto de 2017, morreram 261 pessoas com a doença.
Japão

91 mil aves abatidas em surto de gripe aviária

Um surto de gripe aviária numa quinta de Kagawa já levou ao abate de 91 mil galinhas. O vírus encontrado é uma variante altamente patogénica do vírus da gripe das aves.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebeu nova presidente da Raríssimas

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta quinta-feira Sónia Margarida Laygue, a nova presidente da associação Raríssimas, que tomou posse a 5 de janeiro.
Saúde

26 infetados com sarna no Hospital de Barcelos

Um surto de sarna infetou 26 profissionais do Hospital de Barcelos, mas não foi detetada qualquer sintomatologia nos doentes, informou o Conselho de Administração daquela unidade.
Bial

Bial: medicamento contra Parkinson entra na China

310
A farmacêutica Bial vai comercializar o Ongentys, um medicamento para a doença de Parkinson, na China. O fármaco foi aprovado em junho de 2016 pela Comissão Europeia.
Angola

Cólera já matou oito pessoas no Uíge

113
O número de vítimas mortais provocadas pelo surto de cólera na cidade do Uíge, no norte de Angola, aumentou para oito, divulgaram as autoridades daquela província.
Angola

Angola. Surto de cólera matou sete pessoas em Uíge

Um surto de cólera matou sete pessoas, entre 178 casos notificados nas últimas duas semanas, na cidade do Uíge, no norte de Angola, divulgaram as autoridades da província.
Saúde

Fica doente sempre que vai de férias?

Se costuma queixar-se de ficar doente sempre que vai de férias, nada tema: não é o único. Mas a verdade é que pode ser apenas a sua memória a pregar-lhe uma partida.
Reino Unido

Doença de Crohn ou uma saqueta de ketchup?

145
Uma mulher que pensava sofrer de doença de Crohn tinha, afinal, uma saqueta de ketchup a perfurar-lhe o intestino. Depois de a saqueta ser removida, os sintomas desapareceram.
Saúde

Saúde. Cuidados Continuados reforçados

291
Vão ser celebrados contratos-programa com 45 instituições da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que são de "extrema relevância" para o funcionamento da RNCCI.
Gripe

Horários de centros de saúde alargados

Os horários de alguns centros de saúde em Lisboa vão alargar devido à gripe. Os profissionais de saúde vão dar prioridade a estes casos, sendo que algumas consultas vão ter de ser adiadas.
Urgências

Urgências. Pico devido a infeções respiratórias

As urgências tiveram um pico nesta quarta-feira. As infeções respiratórias são a principal causa de afluência aos hospitais, devido ao grande número de população idosa, que é mais frágil no inverno.
Saúde

Aulas de mergulho a utentes com paralisia cerebral

143
Uma vez por mês, um grupo de utentes da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, em Gondomar, tem aulas de mergulho na piscina da instituição. 1.500 pessoas são acompanhadas nesta instituição.
País

A Gripe está a chegar: Proteja-se

205
O frio veio para ficar e com ele chega também a gripe. Nunca é demais lembrar os sintomas da doença e como a podemos prevenir, nomeadamente através da vacinação.
Animais

Empresa chinesa está a clonar cães

103
Uma empresa chinesa está a clonar cachorros para estudar formas de tratar doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo. A PETA condena a utilização dos animais como cobaias.
Óbito

Morreu jogador do Boavista Edu Ferreira de 20 anos

2.734
Edu Ferreira, jogador do Boavista, de 20 anos, morreu este domingo. Tinha-lhe sido diagnosticado um tumor no fémur em novembro de 2016. "Edu partiu, mas nunca nos vai deixar", escreveu o clube.
Iémen

Iémen. Casos de cólera atingem um milhão

Os casos de cólera no Iémen atingiram a barreira de um milhão e 80% da população do país, em guerra desde 2014, precisa de ajuda humanitária urgente.
Coimbra

Coimbra. Morreu doente internado com legionela

Segundo o gabinete de relações públicas da Administração Regional de Saúde, aguarda-se agora "a realização de autópsia médico-legal para determinação da causa da morte" do paciente.
Medicina

A família italiana que não sente a dor

379
Aquilo que poderia ser uma bênção pode na verdade ser um grave problema de saúde: por causa de uma analgesia congénita, há uma família italiana em que três gerações não sentem a dor.
Estados Unidos da América

Cruzeiro: 332 pessoas afetadas por norovírus

Nos EUA, 332 passageiros de um cruzeiro foram afetados por um norovírus, dois dias depois de o navio ter saído de Miami. Este já não é o primeiro caso que acontece na Royal Caribbean.
Zika

Bebés com microcefalia não seguem sons nem objetos

Sabia-se que as crianças com microcefalia teriam dificuldades no desenvolvimento. Agora, foi possível perceber quais. Crianças de dois anos têm um desenvolvimento inferior ao de um bebé de seis meses.
Saúde

Novo antibiótico evita infeções hospitalares

507
Médicos de Barcelona descobriram uma nova combinação de antibióticos que permite tratar 60% das pneumonias hospitalares. Estudo foi publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.
IPSS

Mais duas denúncias contra Paula Brito e Costa

281
A TVI dá conta de mais duas denúncias apresentadas contra a ex-presidente da Raríssimas, desta vez junto do IEFP e da Autoridade para as Condições do Trabalho no passado mês de novembro.
Brasil

Michel Temer teve alta hospitalar 

Michel Temer teve alta hospitalar, depois de ter sido internado quarta-feira para ser submetido a uma cirurgia de desobstrução da uretra.
Infeções

Infeções hospitalares baixaram em Portugal

278
A percentagem de infeções hospitalares baixou de 10,5% em 2012 para 7,8% em 2017 e 73% dos profissionais já lavam as mãos. Mas ainda há falhas nos programas de apoio à prescrição de antibióticos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site