Eutanásia

Eutanásia

Luís Montenegro defende referendo sobre eutanásia

112
O antigo líder parlamentar do PSD defende um referendo sobre a legalização da eutanásia. Luís Montenegro desafiou ainda Rio e Santana a tomarem uma posição sobre a matéria antes da corrida às urnas.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Eutanásia

Austrália. Estado de Victoria legaliza eutanásia

407
O estado australiano de Victoria aprovou a legalização da eutanásia, transformando-se na primeira jurisdição do país a reconhecer o direito de doentes terminais a solicitarem a morte assistida.
Eutanásia

Papa: é "moralmente lícito" suspender tratamentos

164
O papa Francisco admite que é "moralmente lícito" suspender tratamentos desproporcionais em situações de fim de vida, mas rejeita a eutanásia, cujo "objetivo é causar a morte".
Eutanásia

A vida vale a pena

128
Há um provérbio chinês que diz: quando o sábio aponta a lua, o tolo só vê o dedo. Na caminhada para a vida somos sábios. Pedimos aos nossos governantes para não serem os tolos.
Eutanásia

Eu sei, eu vi, eu estive lá

1.890
Não quero médicos que pensem que a minha vida já não vale a pena e se ofereçam para me matar, em vez de me encherem de confiança, esperança e cuidados. Arrepia-me a ideia do negócio à volta da morte.
Ciência

Ao fim de 15 anos, sai de estado vegetativo

2.696
Uma terapia inovadora devolveu sinais de consciência a um homem há 15 anos em estado vegetativo persistente. Investigadores dizem que resultado levanta questões éticas relativamente à eutanásia.
Paula Teixeira da Cruz

Eutanásia "não requer revisão constitucional"

376
Teixeira da Cruz diz que não é preciso mudar Constituição para legalizar eutanásia; para deputado Baptista Leite, médico, um referendo seria "estupidificar debate". Visões diferentes do PSD em debate.
Parlamento

Aprovado projeto de lei do CDS "anti-eutanásia"

1.172
CDS apelou ao consenso “sem preconceitos ideológicos", PSD votou a favor, esquerda criticou "lei anti-eutanásia" mas absteve-se. Diploma é sobre os direitos das pessoas doentes e em fim de vida.
Pena de Morte

150 anos depois ainda somos pela vida?

712
Em 2017, ano em que se discute a legalização da eutanásia e se celebram os 150 anos da abolição da pena de morte e os 10 da legalização do aborto, qual é o exemplo que a nossa sociedade quer seguir?
Constituição da República Portuguesa

Anticonstitucionalissimamente

343
Desenganem-se os que desdramatizam uma eventual descriminalização da eutanásia, porque uma tal lei porá “em causa a sustentação do ordenamento jurídico português e a razão de ser do próprio Estado”.
Presidente da República

Presidente promete silêncio sobre eutanásia

O Presidente da República prometeu esta segunda-feira não falar "em substância" sobre a morte assistida enquanto decorrer o debate sobre o tema e até ao parlamento tomar qualquer decisão.
Eutanásia

Humanidade: uma espécie em vias de extinção

306
Aquilo que provoca o sofrimento deve ser tratado, e isso deve ser feito com todas as forças. Assistir na morte não confere dignidade a quem morre. A dignidade está em assistir o doente até morrer.
Eutanásia

Tenha cuidado, a sua passividade pode matar

702
Uma sociedade que só se mobiliza pelo desporto, festivais de música ou para reivindicar melhores condições de trabalho é tão permeável à promoção de uma cultura de morte como a alemã durante o nazismo
Eutanásia

Se são seres humanos, são como nós

603
Sem o saber, Isabel Moreira escreveu um artigo a defender a vida humana e, por conseguinte, a atacar o aborto, a eutanásia e todas as formas passíveis de incentivar a cultura de morte que apregoa.
PS

PS e BE questionam conselho da Ética

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida está a preparar um ciclo de debates sobre a morte assistida, mas deputados do BE e do PS questionam a sua realização.
Eutanásia

O dilema de Kumagai no Naozane

500
É preocupante quando vemos forças social-nacionalistas montarem em Portugal, perante a indiferença quase geral, novas estruturas sociais de opressão a adicionar às que já existem. Como a eutanásia.
Eutanásia

Juramento de Hipócrates… ou de Hipócritas?

836
A eutanásia é um “verdadeiro retrocesso civilizacional e científico” porque, como denunciaram cinco dos últimos bastonários da Ordem dos Médicos, “não é mais do que tirar a vida”.
Eutanásia

Nova petição pela despenalização da eutanásia

408
Mais uma petição a favor da despenalização da eutanásia. Desta vez, são os profissionais de saúde -- médicos e enfermeiros -- a pedirem condições para "respeitar a vontade dos doentes".
Eutanásia

Ajudar a morrer ou ajudar a viver

128
Quem sofre graves deficiências, e também quem é solidário e lhes presta assistência e apoio, precisa de força, coragem e esperança. É isso que a sociedade lhes deve proporcionar. A morte não é solução
Eutanásia

Uma crise mor(t)al

O PS corre atrás do poder numa questão armadilhada à partida pelo veneno niilista e verdadeiramente mortal do movimento Direito a Morrer com Dignidade e do Bloco de Esquerda.
PS

PS aprova moção para despenalização da eutanásia

865
A Comissão Nacional do PS, órgão máximo entre congressos, aprovou uma moção onde defende a despenalização da eutanásia. Regulamentação da prostituição e legalização das drogas leves também aprovadas.
Eutanásia

PS debate eutanásia. Estatutos ficam para 2018

A Comissão Nacional do PS reúne-se hoje, no Porto, para preparar revisão dos estatutos em 2018 e votar um conjunto de moções "fraturantes", com destaque para a legalização da eutanásia.
Reino Unido

Hospital quer "morte digna" para bebé. Os pais não

200
Charlie nasceu prematuramente em 2016. Sofre de uma doença rara, degenerativa e incurável. Médicos querem desligar suporte de vida. Pais rejeitam tal opção. O caso chegou ao tribunal.
Eutanásia

Suicídio assistido de DJ reabre debate em Itália

961
Sem a possibilidade de uma morte medicamente assistida em Itália, Fabiano Antoniani, mais conhecido por DJ Fabo, atravessou os Alpes e morreu na segunda-feira na Suíça, reabrindo o debate no país.
Política De Saúde

Eutanásia: não em hospitais, defende bastonário

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, defende, numa entrevista ao Diário de Notícias, que é preciso discutir a eutanásia e, se for legalizada, deve ser praticada fora dos hospitais.
Eutanásia

O que defendemos no debate sobre a eutanásia

879
Na Holanda em 2015 praticou-se uma eutanásia a cada hora e meia. De pessoas com doença mental, pessoas que não pediram para morrer, pessoas sem situações de terminalidade, pessoas cansadas de viver.
Eutanásia

BE quer que eutanásia possa ser praticada em casa

O Bloco de Esquerda defende que a morte assistida possa ser praticada num qualquer estabelecimento de saúde ou em casa. Pedido do doente teria de ser avaliado por dois médicos, no mínimo.
Eutanásia

Com a morte não se brinca

284
Quanto ao sofrimento comum a todos nós, doentes ou sadios, faz parte da vida e se, por momentos, nos dá «vontade de morrer», isso é algo sem remédio e, como tal, não é atribuição médica.
Direito

Eutanásia e o «mito da autonomia»

973
A solidariedade é sentida como o primeiro e mais expressivo dever de humanidade. Por isso se rebela a inteligência e o coração contra os muros que se erguem e contra os mortos que ninguém chora.
Eutanásia

Ministro da Saúde evita falar da eutanásia

O ministro da Saúde evitou pronunciar-se sobre a eutanásia, sublinhando que é uma zona que exige "grande reflexão, grande ponderação individual e grande sentido de responsabilidade".
Eutanásia

Eutanásia. PSD não exclui nada, nem referendo

Luís Montenegro pede aos partidos para não acelerarem uma decisão sobre a eutanásia e garante que o PSD não exclui nenhuma possibilidade: contra, a favor ou a ideia de um referendo.
Eutanásia

Eutanásia. PCP considera iniciativas prematuras

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, considerou esta quinta-feira ser prematura qualquer iniciativa legislativa sobre o tema da eutanásia, defendendo um debate amplo, profundo e generalizado.
Eutanásia

PSD vai ter posição oficial sobre eutanásia

O PSD vai ter posição oficial sobre a eutanásia quando o Parlamento for chamado a legislar. Passos Coelho diz que já fez a sua reflexão e pede o mesmo aos deputados. Em caso de dúvida, pede prudência.
Eutanásia

Passos Coelho abre colóquio sobre eutanásia

O presidente do PSD Pedro Passos Coelho vai abrir esta quinta-feira um colóquio organizado pelo grupo parlamentar do partido sobre eutanásia, que juntará médicos, constitucionalistas e peticionários.
Eutanásia

Jorge Soares defende debate sobre eutanásia

O presidente do Conselho Nacional da Ética para as Ciências da Vida defendeu um debate alargado sobre a morte assistida e admitiu que um referendo pode ser importante num tema como este.
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo insiste em debate longo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o debate que está agora a começar sobre a eutanásia é por natureza "exaustivo, longo e sério" e por isso é impossível marcar prazos.
Eutanásia

Eutanásia. Decisão só depois de Papa vir a Fátima

467
Segundo o semanário Expresso, para Marcelo Rebelo de Sousa “é do mais elementar bom senso não receber o Papa com a sociedade portuguesa a discutir a eutanásia”.
Eutanásia

Eutanásia. Verdes, BE e PAN anunciam propostas

CDS antecipou-se à discussão e mudou a agulha: em vez de falar de eutanásia quer falar de direitos em fim de vida. BE "sem pressa" avança com anteprojeto que ficará em debate. PEV e PAN também avançam
Assembleia Da República

Eutanásia: Quem é que decide afinal?

613
A eutanásia não é uma escolha do doente, antes é uma decisão da sociedade, que através da lei define quem pode a ela recorrer, e do corpo clínico, que decide nos casos concretos se estes estão na lei.
Eutanásia

A dúvida: a importância de morrer

Uma lei proibitiva protege-me mais ou menos do que uma lei permissiva? Serei eu livre quando me sentir um peso, estiver desgastado num mês com mais dores ou sem ver os netos emigrados? Não sei.
Eutanásia

Ribeiro e Castro: "Eutanásia é um poço sem fundo"

O antigo líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, defendeu que a eutanásia vai contra a Constituição Portuguesa e que a sua despenalização só seria possível alterando antes a lei fundamental.
Eutanásia

Eutanásia. Debater sim, mas sem pressa

CDS admite referendo, PSD não fecha portas. Bloco de Esquerda tem projeto "ultimado", mas só o apresenta quando tiver "maturidade". Partidos querem discutir eutanásia, mas sem pressa para legislar.
Eutanásia

Carta de Hilarion a Alis, endossada hoje à AR

662
Agora que não há dor que não possa ser dominada com cuidados paliativos adequados, fica a dúvida se o que se pretende não será o “progresso” para uma sociedade sem piedade para com os mais fracos.
Assembleia Da República

Quais as consequências de legalizar a eutanásia?

3.130
Ao dessacralizar a vida humana, através da legalização da eutanásia, o Estado pode restringir, por exemplo, o acesso a um tratamento oneroso como é o caso da hemodiálise a doentes com mais de 80 anos.
Eutanásia

Especial/ Os argumentos a favor e contra a eutanásia

658
O Parlamento discute, esta quarta-feira, a despenalização da morte assistida. Em breve, BE e PAN apresentarão projetos sobre o tema e o CDS admite referendo. Conheça os argumentos a favor e contra.
Eutanásia

Marcelo reserva opinião sobre eutanásia

O Presidente da República afirmou que tem "uma opinião" sobre a questão da eutanásia, mas voltou a reservá-la para mais tarde, para "não crispar" um debate que quer "amplo e profundo".
Eutanásia

Assunção Cristas admite referendo à eutanásia

338
A presidente do CDS-PP não excluiu a realização de um referendo à morte assistida, argumentando que o tema merece um debate na sociedade portuguesa e no parlamento.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer debate amplo sobre morte assistida

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu um debate amplo e o mais participado possível sobre a morte assistida e recusou pronunciar-se neste momento sobre o tema.
Eutanásia

Uma sociedade que abdica ou que se dedica?

503
Temos direito a morrer pacificamente, com o mínimo de dor, e a sociedade deve proporcionar os meios para isso. Mas teremos o direito de pedir (ou de exigir) que acabem ativamente com a nossa vida?
Politicamente Correto

As palavras tornaram-se na nossa prisão

549
Patrão. O plano. Eutanásia. As pessoas grávidas. As palavras tornaram-se na nossa prisão. E um dia vão perguntar-nos como foi possível deixarmo-nos manipular assim. Mas agora é nisto que estamos.
Eutanásia

Inconstitucionalissimamente

114
Para discutir a eutanásia será necessário, antes de mais, discutir a Constituição da República e promover a sua revisão o que não é compatível com uma iniciativa legislativa avulsa como a do Bloco.
Religião

Cardeal-patriarca defende "sociedade paliativa" 

D. Manuel Clemente disse que a sociedade tem que se tornar uma "sociedade paliativa" para aliviar quem sofre, estando presente e próxima, reiterando que a Igreja Católica está contra a eutanásia.
Holanda

Eutanásia. Deputado holandês morre junto à mulher

174
Franz e Gonnie van der Heijden sofriam de doenças incuráveis, mas apenas a mulher teve acesso à eutanásia. Para morrerem juntos, ele suicidou-se juntamente com ela. E reabriu uma velha discussão.
Eutanásia

Alguns abutres hão-de pairar

837
Enquanto não assegurarmos cuidados paliativos para todos, não podemos discutir a boa morte para alguns. Se começarmos pelo fim, teremos a certeza de que haverá abutres a pairar sobre as nossas cabeças
Eutanásia

Bastonários da Ordem dos Médicos contra eutanásia

578
O actual bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, e os seus antecessores, assinam esta segunda-feira uma carta na qual se manifestam contra a eutanásia, o suicídio assistido e a distanásia.
Bélgica

Eutanásia praticada a um menor pela primeira vez

447
A eutanásia foi praticada pela primeira a um menor na Bélgica no âmbito da lei adotada no país em 2014. A Bélgica é o único país no mundo que permite eutanásia sem limite de idade.
Eutanásia

Morte assistida será discutida no Parlamento

A petição pela despenalização da morte assistida será discutida obrigatoriamente em plenário, por reunir mais de quatro mil assinaturas. Relatório do grupo de trabalho deverá estar pronto em setembro.
Direitos Humanos

A eutanásia e o referendo

528
Pior do que referendar um direito fundamental seria permitir que, pela eutanásia, se negasse o direito à vida aos pobres, velhos e doentes, por arbitrária decisão de uma ocasional maioria parlamentar.
Rio 2016

A atleta que quer morrer depois dos Paralímpicos

531
Marieke sofre de uma doença degenerativa que a deixou paralisada da cintura para baixo. É campeã paralímpica dos 100 metros em cadeira de rodas. Depois dos Jogos Paralímpicos do Rio, quer morrer.
Eutanásia

Homem belga pede eutanásia porque não quer ser gay

262
Um homem belga quer recorrer a essa opção por não conseguir lidar com a sua homossexualidade. Na Bélgica a eutanásia é legal desde 2002, se três médicos estiverem de acordo.
Eutanásia

Parlamento do Canadá aprova lei da eutanásia

O Canadá legalizou na sexta-feira a eutanásia após a votação no Senado de um controverso projeto de lei, que foi criticado tanto pelos defensores da morte assistida como pelos seus contestatários.
Eutanásia

Eutanásia na Capela do Rato: sim ou não?

Dois médicos, Ana Félix Pinto e Pedro Ponce estarão frente esta terça-feira noite, pelas 21h00, na Capela do Rato num diálogo moderado por Maria João Avillez para debater a questão da eutanásia.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site