Organização Mundial de Saúde

Organização Mundial de Saúde

OMS quer mais esforços no combate a doenças

A Organização Mundial da Saúde apelou a um maior esforço no combate às doenças não transmissíveis, a maior causa de morte no planeta, considerando que "o mundo não está no bom caminho".
Organização Mundial de Saúde

Casos de cólera no Iémen ultrapassaram meio milhão

O número de casos de cólera já ultrapassou o meio milhão no Iémen, país onde a epidemia causou perto de 2.000 mortos desde o final de abril. Mais de um quarto dos mortos são crianças.
Doenças

Há uma vacina que poderá travar "super-gonorreia"

A Organização Mundial de Saúde mostrou-se preocupada com um surto de gonorreia cuja bactéria é super-resistente a antibióticos. Mas pode haver uma solução para a travar: a vacina contra a meningite B.
Organização Mundial de Saúde

OMS: gonorreia está a ficar cada vez forte

191
Infeção por gonorreia está a ganhar cada vez mais resistência aos antibióticos e já há relatos de casos de tratamento impossível entre os países mais desenvolvidos e ricos.
Organização Mundial de Saúde

Iémen. Número de mortos por cólera sobe para 1.500

A Organização Mundial de Saúde elevou este sábado para 1.500 o número de mortos por cólera no Iémen, entre 246.000 infetados, desde que se detetou o primeiro surto, a 27 de abril.
Organização Mundial de Saúde

OMS prepara-se para declarar surto de Ébola

Mais de 30 milhões de pessoas foram vacinadas contra o Ébola, a maioria em Angola e na República Democrática do Congo. O surto epidémico deverá ser declarada na próxima semana.
Organização Mundial de Saúde

Epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo

164
A epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo, com 5.000 novos doentes diários e um total que ultrapassa dos 200.000 casos em dois meses, referiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Organização Mundial de Saúde

20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao tabaco

172
Quase 20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao consumo de tabaco, segundo estimativas da OMS, que quer ver proibida a promoção de produtos de tabaco e o aumento dos preços como forma dissuasora.
Organização Mundial de Saúde

Tabaco mata sete milhões por ano. OMS quer medidas

O consumo de tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, alertou a organização Mundial de Saúde, apelando para a proibição da sua promoção e ao aumento das taxas e do preço dos produtos.
Organização Mundial de Saúde

Combate à mortalidade materna é prioridade

A redução da mortalidade materna e o combate à desnutrição crónica devem merecer maior atenção em Moçambique, defende a representante da OMS no país.
Organização Mundial de Saúde

OMS gasta mais em viagens do que no combate à SIDA

915
A Organização Mundial de Saúde (OMS) gasta em viagens cerca de 200 milhões de dólares por ano, mais do que despende no combate a alguns dos maiores problemas de saúde como a SIDA.
Obesidade

Portugal é o 5.º país com mais crianças obesas

363
Menos doces,menos refrigerantes e mais atividade física. Há menos crianças obesas em Portugal, mas, mesmo assim, são das mais obesas da Europa.
Organização Mundial de Saúde

1,2 milhões de adolescentes com mortes "evitáveis"

Mais de 3.000 adolescentes morrem todos os dias em todo o mundo, num total de 1,2 milhões de mortes por ano, de causas quase todas evitáveis, segundo um novo relatório da OMS.
Coimbra

ESTeSC é primeira escola no mundo a ser Centro OMS

154
A ESTeSC de Coimbra é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.
Malária

OMO pede esforços contra a malária

A Organização Mundial de Saúde desafiou os países a acelerarem e a ampliarem os esforços para prevenir a malária e salvar vidas, principalmente em África.
Saúde

OMS testa nova vacina da Malária em África

A mais avançada vacina contra a malária, mas que tem eficácia limitada, vai ser testada em grande escala no Quénia, no Gana e no Malaui, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.
Doenças

500 casos de sarampo registados na Europa este ano

Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos a Alemanha, França, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e a Ucrânia.
Vacinas

Vacina pode reduzir mortes por diarreias em África

Uma nova vacina contra rotavírus, vírus que causa diarreias e gastroenterites, pode ser mais eficaz e mais barata, reduzindo substancialmente as doenças nos países em desenvolvimento.
Organização Mundial de Saúde

OMS publica lista de superbactérias

100
A Organização Mundial da Saúde instou o mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis.
Poluição

Poluição atmosférica causa nascimentos prematuros

Dos 15 milhões de nascimentos prematuros todos os anos, 3,4 milhões podem ser consequência da poluição atmosférica. O alerta é da Organização Mundial de Saúde.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Organização Mundial de Saúde

Angola e Moçambique: Malária atinge 7% das pessoas

Moçambique e Angola estão entre os oito países com mais mortes por malária no mundo e representam 7% do peso global da doença. Mas é a Nigéria que aparece no topo desta lista.
VIH

40% desconhecem que estão infetados por VIH

Quatro em cada dez pessoas infetadas com o VIH não sabem que têm o vírus, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende uma aposta no autodiagnóstico.
Organização Mundial de Saúde

OMS adverte para financiamento insuficiente

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, advertiu que o orçamento da organização não pode ser completamente financiado sem novas contribuições, situação que o seu sucessor, que assumirá o cargo em 2017, terá de enfrentar.
Angola

Angola com 42 "casos prováveis" de febre-amarela

Angola registou 42 "casos prováveis" de febre-amarela nas últimas quatro semanas, indica um relatório semanal da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução da epidemia, que salienta ser necessária a comprovação laboratorial dos sintomas.
Organização Mundial de Saúde

Tuberculose. 10 milhões de novos casos em 2015

OMS estima que em 2015 tenham surgido 10,4 milhões de novos casos de tuberculose no mundo e alerta que, embora a incidência e a mortalidade estejam a cair, é preciso acelerar o ritmo.
Angola

Angola investiga mais de 30 casos de febre-amarela

Angola registou mais "casos prováveis" de febre-amarela no mês de setembro, indica um relatório semanal da OMS sobre a evolução da epidemia. Desde dezembro de 2015 há mais de 4 188 casos de suspeita.
Angola

Angola: novos casos de febre-amarela confirmados

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, foram registados como positivos quatro casos suspeitos, mas dois foram descartados por terem sido "vacinados recentemente".
Angola

Angola e Congo com vacinação contra febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a campanha de vacinação de emergência contra a febre-amarela iniciada em Angola e Congo como uma das maiores alguma vez realizadas em África.
Organização Mundial de Saúde

Angola com mais 123 novos casos de febre-amarela

Angola contabilizou mais 123 casos suspeitos de febre-amarela na terceira semana de julho, face aos consecutivos indicadores semanais em queda da OMS, segundo dados compilados pela agência Lusa.
Organização Mundial de Saúde

China "eficaz" na saúde, diz OMS

As alterações no sistema de incentivos financeiros e a liberalização da indústria dos medicamentos foram medidas que "provaram ser eficazes".
Crimes Sexuais

Mil milhões de crianças sofreram abusos em 2015

304
A Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresentou hoje um conjunto de medidas para acabar com a violência infantil pelo mundo, declarou que, em 2015, mil milhões de crianças sofreram abusos físicos, sexuais e psicológicos.
Zika

Especial/ Portugal tem baixo risco para surto de zika

As recomendações em relação ao zika mudaram desde o início do surto no Brasil e continuarão a mudar à medida que se vai fazendo mais investigação científica sobre o vírus.
Ébola

OMS declara fim do surto de ébola na Libéria

146
Esta é já a quarta vez que a Organização Mundial de Saúde declara o fim do surto de ébola na Libéria. Em todas os momentos anteriores houve um reaparecimento de casos de infeção com o vírus.
Organização Mundial de Saúde

Zika deve-se ao fim das políticas anti-mosquito

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde acredita que o surto do vírus zika na América Latina deve-se ao abandono das políticas anti-mosquito em 1970.
Organização Mundial de Saúde

Portugal: um dos países onde se vive acima dos 80

403
Portugal está no grupo de 29 países do mundo com uma esperança média de vida de 80 anos ou mais, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Organização Mundial de Saúde

Esperança média de vida aumentou cinco anos

A Organização Mundial de Saúde informou que ainda existem grandes desigualdades. A esperança média de vida de uma criança nascida em 2015 era de 71,4 anos, mais cinco do que em 2000.
Álcool

Álcool. Portugal entre os 10 maiores consumidores

334
Segundo a OMS, em Portugal foram consumidos 12,5 litros de álcool per capita em 2015. Portugal ficou em oitavo lugar no relatório, sendo o país com maior consumo de álcool a Moldávia.
Angola

Mortalidade infantil põe Angola na cauda da OMS

Por cada mil nados vivos em Angola, morrem 156 crianças até aos cinco anos, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde. A esperança média de vida no país é de 52,4 anos.
Saúde

Cabo Verde e Timor capazes de eliminar malária

261
Vinte e um países, incluindo Cabo Verde e Timor Leste, estão em condições de eliminar o paludismo nos próximos cinco anos, disse a Organização Mundial de Saúde, para assinalar Dia Mundial da Malária.
Organização Mundial de Saúde

Uma em cada cinco crianças sem vacinação

Quase um quinto das crianças em todo o mundo está excluída da vacinação de rotina para doenças evitáveis como a difteria, a tosse convulsa ou o tétano, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diabetes

Partidos querem reforço do combate à diabetes

Estas serão duas das medidas em debate no parlamento, esta quarta-feira. As medidas são apresentadas pela coligação de esquerda. O PS quer ainda implementar um programa de prevenção.
Diabetes

Morrem 12 portugueses por dia com diabetes

A Organização Mundial de Saúde divulgou um comunicado onde afirma que cerca de 952 mil portugueses é afetado pela doença. A OMS afirmou que por ano morrem cerca de 4.500 pessoas devido à doença.
Diabetes

Número de adultos com diabetes quadruplicou

A Organização Mundial de Saúde revelou que existem mais de 422 milhões de pessoas com diabetes no mundo inteiro. Em 2014, cerca de 3,7 milhões de pessoas terão morrido devido à doença.
Vacinas

Necessárias vacinas para 20 milhões em Angola

A Organização Mundial de Saúde afirmou que é necessário proceder à vacinação de 18,3 milhões de angolanos para travar febre-amarela. A epidemia da doença provocou mais de 1.500 casos suspeitos.
Ébola

Ébola: OMS decreta fim de emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que a epidemia do vírus ébola na África ocidental deixou de ser uma situação de emergência de saúde pública internacional.
Zika

Mães com zika com 1% de risco de terem bebé doente

Mulheres infetadas com zika durante a gravidez têm 1% de risco de terem bebé com microcefalia. OMS recomenda a mulheres grávidas que se protejam de picadas de mosquitos.
Saúde

Mau ambiente causou 12 milhões de mortes

A Organização Mundial de Saúde revelou um estudo que revela que em 2012 ocorreram 12 milhões de mortes devido a causas ambientais.
Zika

OMS. Grávidas não devem viajar para zonas com zika

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as grávidas não viagem para as regiões afetadas com o surto de zika pelo risco para o feto. A OMS quer apostar na investigação relacionado com o vírus.
Mundo

Angola chega aos 1.210 casos de lepra notificados

Existem 1.210 casos de lepra notificados pelas autoridades de saúde de Angola, essencialmente concentrados em Luanda e no centro do país. O Governo tem um plano estratégico de 5 anos contra a doença.
Zika

Zika: 50 milhões da OMS para combater vírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano global para orientar a resposta internacional à propagação do vírus Zika e as malformações neonatais associadas a ele no valor de 50 milhões de euros (56 milhões de dólares).
Zika

OMS avisa que 4 milhões poderão ficar infetados

O aviso foi deixado pela Organização Mundial de Saúde que considerou também o aumento de casos de microcefalia em bebés como uma emergência de saúde pública internacional.
Zika

Países europeus devem ajudar no controlo do Zika

O departamento para a Europa da Organização Mundial de Saúde pediu aos países europeus que tomassem medidas para impedir a propagação do vírus Zika, para o qual não existe tratamento.
Zika

A longa lista da OMS para combater o zika

O Comité de Emergência pediu maior coordenação internacional na investigação e no controlo do mosquito que transmite o vírus, entre outras recomendações que pode ver aqui. A CE também já falou.
Zika

Zika. OMS declara emergência de saúde pública

Depois de reunir com uma equipa de 18 especialistas, a diretora-geral da OMS declarou o surto de zika uma emergência de saúde pública, não por causa da infeção, mas por causa da microcefalia.
Tabaco

OMS pede bola vermelha para filmes onde se fuma

736
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos estados-membros que classifiquem os filmes e séries onde aparecem cenas com tabaco como "filmes para adultos".
Zika

OMS. Zika pode ser mais perigoso que o ébola

Especialistas receiam o rápido aumento de doentes em diversas regiões do mundo, mas reconhecem a dificuldade em produzir uma vacina para combater o vírus.
Zika

Como o zika está a assustar o mundo. Em imagens

No Brasil, o país mais afetado, há duas mil pessoas a dar explicações, casa a casa. Militares na rua. Técnicos a pulverizar locais emblemáticos, como o Sambódromo. E pais, muitos pais, a chorar.
Saúde

Brasil. Militares mobilizados contra o vírus zika

O ministro da Saúde brasileiro anunciou que, no dia 13 de fevereiro, mais de 200 mil militares foi andar pelas ruas sensibilizar e esclarecer os cidadãos em relação à prevenção contra o vírus zika.
Saúde

Zika poderá espalhar-se pelo continente americano

A Organização Mundial de Saúde alertou que o vírus zika vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.
Ébola

Ébola: Serra Leoa investiga morte suspeita

A Serra Leoa investiga a morte de uma mulher após um primeiro teste positivo ao Ébola na quinta-feira. Isto poucas horas depois de a OMS ter declarado o fim da epidemia na África Ocidental.
Crise dos Refugiados

UE: migrantes não são risco de saúde para europeus

A UE e a OMS defendem que não existem provas da associação entre a migração e as doenças infecciosas. Os migrantes não constituem um risco maior do que qualquer outro viajante internacional.
Ébola

OMS declara fim da epidemia do ébola na Guiné

118
A Guiné também já está livre da epidemia do ébola. A notícia foi avançada, esta terça-feira, pela Organização Mundial de Saúde, que avisa que os próximos meses serão "críticos".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site