Acidentes e Desastres

Incêndios

Marta Soares saúda demissão de presidente da ANPC

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considera que a demissão do presidente da Proteção Civil era esperada, foi a melhor solução e revela a "dignidade e o caráter".
Acidentes e Desastres

Português morre em acidente em Espanha

Um português, de origem ucraniana, morreu e a mulher, também com dupla nacionalidade, ficou ferida num acidente de viação na região de Cáceres, Espanha, que envolveu 36 viaturas.
Incêndios

Especial/ Relato. "Cavámos um buraco para podermos respirar"

1.339
"Estávamos rodeados de chamas, com uma parede de fogo sobre nós. Estivemos uns 40 minutos isolados de todos e durante 10 a 15 minutos ficámos sem comunicações". Um bombeiro conta o que viveu em Leiria
Incêndios

Mata Nacional da Margaraça ardeu mais de 70%

171
Cerca de 70% a 80% da Mata Nacional da Margaraça, classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, ardeu face ao incêndio de domingo, estimou o presidente da Câmara de Arganil.
Incêndios

PGR. Lista de mortos não prejudica investigação

PGR diz que as investigações estão em marcha e por isso não divulga lista de mortos, mas dá luz verde a que outras "entidades oficiais" o façam. Proteção Civil diz que é preciso esperar por autópsias.
Incêndios

Presidente da Proteção Civil demitiu-se

Atualizado 1.150
O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, apresentou a sua demissão. O pedido, "com efeitos imediatos", foi formalizado na quarta-feira. António Costa já aceitou.
Incêndios

Costa. União vai avaliar bolsa permanente de meios

O primeiro-ministro assegurou esta quinta-feira que Bruxelas demonstrou abertura para estudar a criação de uma bolsa permanente de meios aéreos para combate a incêndios.
Incêndios

Marcelo quer que pessoas não sejam esquecidas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que é preciso tomar decisões e não esquecer as pessoas que sofreram com a tragédia dos incêndios que assolaram o país.
Incêndios

Portugal vai jogar nos distritos mais afetados

A seleção portuguesa vai disputar os particulares de novembro, frente a Arábia Saudita e Estados Unidos, em Viseu e Leiria, dois dos distritos mais afetados pelos incêndios este ano.
Incêndios

Incêndios. Número de vítimas mortais sobe para 43

Atualizado
Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, confirmou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Incêndios

Pessoas continuam sem eletricidade em 8 concelhos

Em pelo menos oito concelhos da zona centro e norte do país há povoações que continuam sem acesso à rede elétrica, depois do incêndio do último fim de semana, confirmaram as autarquias ao Observador.
Incêndios

Especial/ "O Pinhal de Leiria está morto há 12 anos"

506
Voltámos ao Pinhal de Leiria com o homem que em agosto avisou da possibilidade de uma catástrofe. Gabriel Roldão diz que dos quatro milhões que o Pinhal rende, só 6% são gastos ali.
Incêndios

Governo prepara apoio financeiro para agricultores

113
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma linha de apoio para os agricultores que perderam potencial produtivo durante os incêndios deste fim de semana.
Incêndios

Especial/ Vitória. A história da bebé que afinal não morreu

1.186
Vitória nasceu há um mês e meio. No drama dos incêndios de domingo, uma confusão com o nome dos avós deu-a como desaparecida - e depois como oficialmente morta. Encontrámo-la tranquila ao colo da mãe.
Incêndios

SIRESP "nunca funcionou" no concelho de Tábua

O SIRESP "nunca funcionou" durante o combate às chamas no domingo em Tábua, distrito de Coimbra, afirmou o presidente do município.
Incêndios

Fotos do fogo: "A zona industrial foi dizimada"

Dezenas de empresas em Oliveira de Frades ficaram reduzidas a cinzas. "E agora?", "como é que consigo pagar aos meus empregados?", "como é que tenho dinheiro para comer?". As fotografias do fogo.
Incêndios

Tábua. 54 casas de primeira habitação destruídas

O fogo que deflagrou no domingo destruiu 54 casas de primeira habitação no concelho de Tábua e provocou "feridos, alguns em estado grave", disse o presidente da Câmara de Tábua.
Incêndios

Incêndios. Empresas podem recorrer a 'lay-off'

Pedro Marques disse em Monção que os postos de trabalho em risco por interrupção da atividade das empresas afetadas pelos incêndios podem ser "salvaguardados" através do recurso ao 'lay-off'.
Incêndios

Futuro da ANPC: as Forças Armadas dão o exemplo

882
Em manifesto contraciclo com o que se passa na maioria dos países, o Estado português tem vindo a afastar as suas Forças Armadas do comando da proteção civil e deste tipo de missões.
Incêndios

Moção do CDS desafia esquerda a avaliar falhas

O líder parlamentar do CDS-PP desafiou esta quinta-feira os partidos que apoiam o governo a avaliar as falhas nos incêndios. Nuno Magalhães afirmou que a moção de censura "não é calculista".
Incêndios

Mação formaliza participação contra Proteção Civil

A participação foi formalizada na Inspeção Geral da Administração (IGAI) na quarta-feira. Mação exige o "apuramento de responsabilidades" em relação ao incêndio que assolou o município em julho.
Incêndios

Incêndios. Tondela precisa de mais de 1,5 milhões

O presidente da Câmara de Tondela declarou que são necessários mais de 1,5 milhões de euros para reconstruir as mais de 120 casas que arderam este domingo. O município criou uma conta solidária.
Incêndios

Oliveira do Hospital lamenta "informação errada"

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pediu desculpa por ter passado a informação errada de que duas pessoas tinham morrido no hospital. O balanço total do número de mortos mantém-se nos 42.
Incêndios

Macron diz-se solidário com "amigos portugueses"

155
O Presidente francês dirigiu uma "palavra de solidariedade aos amigos portugueses" e pediu à União Europeia que se empenhe "no apoio à criação de uma força de proteção civil europeia".
Incêndios

Arganil pede moderação no consumo de água

A Câmara Municipal de Arganil pede moderação no consumo de água nos concelhos que já a têm, já que a falta de energia não permite restabelecer o abastecimento a algumas populações.
Incêndios

Segurança Social prestou apoio a 2.431 pessoas

Entre 15 e 18 de outubro, os técnicos da Segurança Social prestaram apoio a 2.431 pessoas, distribuídas por 33 postos de evacuação. Nos mesmos dias, a linha de emergência recebeu mais de 500 chamadas.
Incêndios

Incêndios. Mais de 2.400 pessoas ajudadas

A Segurança Social já apoiou mais de 2.400 das pessoas que foram retiradas das suas casas na sequência dos incêndios deste fim de semana. E recebeu mais de 500 chamadas de ajuda.
Incêndios

Marcelo visita concelhos afetados pelos incêndios

280
Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar, ao longo dos próximos dias, os concelhos afetados pelos incêndios de domingo. Durante a manhã desta quinta-feira, o Presidente da República esteve em Vouzela.
Incêndios

Futuro ministro admite: Governo está fragilizado

Pedro Siza Vieira, que será Adjunto de António Costa, reconhece que o Estado falhou e que " temos um Governo fragilizado". Futuro ministro diz ao Eco que aceitou o cargo porque está motivado.
Incêndios

Despesas dos incêndios podem ser "excecionais"

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas "circunstâncias excecionais".
Incêndios

Fogos. Fundos do Plano Juncker podem ser usados

Os fundos do Plano 'Juncker' podem ser usados para corrigir os danos causados pelos incêndios em Portugal nos últimos meses, não sendo porém "a melhor ferramenta de financiamento".
Incêndios

Fogos. Seia tem a funcionar dois pontos de recolha

A Câmara Municipal de Seia tem a funcionar dois pontos de recolha de bens não alimentares destinados a ajudar as vítimas dos "incêndios devastadores" que atingiram o concelho.
Incêndios

Polícia Judiciária detém incendiário em Cinfães

257
A PJ deteve um pastor, de 36 anos, suspeito de ter ateado o fogo que consumiu várias dezenas de hectares de floresta no município de Cinfães. O homem vai ser presente a um primeiro interrogatório.
Incêndios

Autarca anuncia mortes mas depois desmente

655
Câmara de Oliveira do Hospital diz que informação divulgada durante a manhã não está certa e pede desculpa. Desmentido surge depois da Proteção Civil ter negado o aumento do número de mortos para 44.
Incêndios

Proteção Civil desviou meios do incêndio de Mação

1.316
Rui Esteves ordenou a saída do Grupo de Reforço para Incêndios Florestais do teatro de operações, contrariando o comando distrital. O incêndio de Mação, em julho, consumiu 18 mil hectares de floresta.
Incêndios

Mensagens de leitores: "Meu querido Portugal..."

213
Ao longos dos últimos dias recebemos no Observador textos de leitores que são, simultaneamente, testemunhos, desabafos, apelos. Deixamos aqui três deles, começando pelo de uma leitora de 20 anos.
Acidentes e Desastres

Dois mortos em colisão perto de Almancil

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas depois de dois carros terem colidido na Estrada Nacional 125 perto de Almancil, distrito de Faro. O trânsito encontra-se condicionado.
Governo

O amigo de Costa que se se dá mal com Centeno

419
Costa chama um dos seus para a pasta mais afetada pelos fogos trágicos do verão, a Administração Interna. Eduardo Cabrita é um ministros que se dá melhor com Costa e pior com Centeno.
António Costa

Um homem, de facto, muito perigoso

1.481
Há uma explicação para o grotesco. Costa ocupa simultaneamente dois cargos. Primeiro, é sócio-gerente da empresa Geringonça. Depois, é primeiro-ministro de Portugal. A ordem aqui não é arbitrária.
Incêndios

Uma tragédia escolhida por nós

3.571
António Costa é responsável por políticas que queremos e por isso a tragédia dos incêndios é também um peso para a nossa consciência. Fomos nós que escolhemos abandonar aquelas pessoas.
Incêndios

Especial/ Fact Check. Indemnizações, menos meios e eucalipto

209
António Costa virou a casaca a respeito das indemnizações das vítimas? O dispositivo contra os incêndios tinha menos gente e menos meios em outubro? E Assunção Cristas liberalizou mesmo os eucaliptos?
Incêndios

Prejuízos apurados em "duas a três semanas"

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse que o levantamento dos prejuízos causados pelos incêndios que deflagraram domingo deverá estar concluído dentro de "duas a três semanas".
Incêndios

Especial/ O que produzir quando tudo arde?

1.383
Depois do fogo, a zona industrial de Oliveira de Frades parece arrasada por uma bomba. “O Estado tem de fazer alguma coisa por nós”, dizem os empresários, enquanto os trabalhadores desesperam em casa.
Fact Check

Fact Check/ Incêndios. Governo recuou nas indemnizações?

O líder parlamentar do PSD acusou Costa de desautorizar Carlos César e de recuar ao criar um mecanismo mais rápido para indemnizar as vítimas mortais. Está Costa a fazer o que o PSD pede há meses?
Fact Check

Fact Check/ Houve redução de meios de combate aos incêndios?

Assunção Cristas acusou António Costa de "incúria" depois de o Governo ter permitido, apesar dos avisos, a redução de meios de combate ao incêndio no final de setembro. A líder do CDS terá razão?
Incêndios

Fact Check/ Cristas responsável por liberalizar eucalipto?

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse no debate quinzenal que Assunção Cristas foi responsável pela “liberalização total da expansão do eucalipto”. Será mesmo assim?
Incêndios

O banho de humildade de António Costa

A magistratura de interferência de Marcelo, a fragilidade de António Costa e o fantasma da ex-ministra. A capitulação do primeiro-ministro num BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Vítor Matos
Debate Quinzenal

Três recuos de Costa e os dois desafios do debate

159
Em 24 horas loucas, Costa recuou na demissão da ministra e admitiu que a queria manter até sábado, acelerou indemnizações e admitiu abrir cordões à bolsa. PSD desafiou-o a lançar moção de confiança.
Incêndios

Fogos. Estádio às escuras homenageia vítimas

6.881
O Estádio da Juventus apagou-se para homenagear as vítimas dos incêndios de domingo em Portugal. Houve escuridão, silêncio e a bandeira portuguesa iluminada nos ecrãs. Depois, foi cantado o hino.
Incêndios

Solução para concelhos será a mesma de Pedrógão

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu que o Governo pode desencadear mecanismos semelhantes aos de Pedrógão Grande para os concelhos afetados pelos incêndios de domingo.
Incêndios

Sobe para 42 número de mortos dos incêndios

112
O número de mortos dos incêndios deste fim de semana continua a subir. São já 42, confirmou a comandante adjunta da Proteção Civil à Lusa.
Incêndios

Fogos.pt precisa da Google, mas apoio não chega cá

112
As quotas do Google Maps foram ultrapassadas nos últimos dias. Para resolver o problema, João Pina tentou integrar o programa sem fins lucrativos da empresa, mas não está disponível para Portugal.
Incêndios

Mais de 500 mil hectares. É a maior area ardida 

104
Sistema de informação europeu indica que área ardida em Portugal ultrapassa 500 mil hectares. Não há dados oficiais, mas 2017 terá sido o pior ano de sempre. No domingo ardeu mais do que num ano.
Incêndios

Prejuízos vão superar os de Pedrógão Grande

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural afirmou que os prejuízos nos incêndios de domingo e segunda-feira devem superar os registados no fogo de Pedrógão Grande.
Incêndios

PJ já deteve 107 incendiários. Metade ficou presa

212
Este ano a PJ já deteve 107 suspeitos de fogo posto, mais 21 que em igual período do ano anterior, mas só 59 ficaram em prisão preventiva e em domiciliária. Todos os outros permaneceram em liberdade.
Incêndios

Relatórios: Gestão do Pinhal de Leiria adequada

O ministro da Agricultura afirmou que tinha indicação de que a gestão do Pinhal de Leiria é adequada, mas admitiu que aquela mata nacional possa vir a ser gerida de outra forma.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Governo assume compensação às vítimas

O governo vai assumir as compensações pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande através de um mecanismo extrajudicial. A associação dos familiares das vítimas reuniu com o primeiro-ministro.
Incêndios

28 casas e 6 mil hectares arderam em Penacova

Os incêndios de domingo atingiram total ou parcialmente 28 habitações permanentes, cerca de uma dezena de empresas e queimaram seis mil hectares de floresta no concelho de Penacova.
Incêndios

Oleiros. Fogo destruiu 70 casas e 15 mil hectares

228
A Câmara de Oleiros anunciou que o fogo destruiu 15 mil hectares de floresta e 70 casas, 20 das quais de primeira habitação. O autarca diz que é preciso "enfrentar o problema de frente".
Incêndios

Incêndios. Veterinários pedem comida para animais

1.265
A Ordem dos Veterinários está a pedir palha, feno e comida para os animais afetados pelos incêndios deste fim-de-semana. Foi criada uma conta solidária para a compra de alimentos e medicamentos.
Incêndios

Grupo junta 20 mil em defesa do Pinhal de Leiria

3.531
Seis leirienses empenhados na reflorestação do Pinhal do Rei criaram um movimento, ainda embrionário, que pretende "fazer reerguer o Pinhal de Leiria, após o incêndio que devastou este património".
PSD

Passos Coelho pede demissão de Costa

3.070
Foi o que ficou subentendido nas suas palavras duras: "Tenho vergonha", "não merece uma segunda oportunidade", "não tem condições para inspirar confiança". PSD vai aprovar moção de censura ao Governo.
Incêndios

As 25 frases de Constança de Pedrógão à demissão

108
Do incêndio de Pedrógão Grande ao pedido formal de demissão passaram quatro meses. Das recusas de demissão, às explicações, recorde aqui 25 frases da ministra Constança Urbano de Sousa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site