Acidente Nuclear

Fukushima

Descoberto combustível nuclear em Fukushima

As primeiras imagens de depósitos de combustível nuclear derretido, em Fukushima, Japão, foram capturadas u
Sismo

Sismo de magnitude 5,6 em Fukushima

Um sismo de magnitude de 5,6 na escala aberta de Richter abalou esta quinta-feira a região de Fukushima e o nordeste do Japão. O sismo foi registado às 1h11, hora de Lisboa.
Fukushima

Fukushima. Ex-dirigentes da central julgados

Três antigos dirigentes da operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi começaram a ser julgados em Tóquio por alegada negligência. Este é o primeiro processo penal relacionado com a tragédia.
Acidente Nuclear

Fukushima. Tribunal responsabiliza Tóquio

Um tribunal japonês decidiu que o Governo de Tóquio tem responsabilidades no desastre nuclear de Fukushima, em 2011, exigindo-lhe, e à operadora da central, o pagamento de indemnizações.
Japão

Japão age para que Fukushima não afete Tóquio2020

O Governo do Japão e a operadora da central nuclear de Fukushima afirmaram estar a trabalhar no desmantelamento da central para que as consequências do acidente nuclear não afetem Tóquio2020.
Acidente Nuclear

Flamanville. O que sabemos e não sabemos

126
Não é a primeira vez que a central de Flamanville levanta preocupações. A explosão no reator não é um acidente nuclear, mas representa um "problema técnico significativo". O que se sabe e não se sabe.
Acidente Nuclear

Reator nuclear belga parou automaticamente

O reator nuclear belga Doel 4, localizado próximo da fronteira com a Holanda, parou de funcionar automaticamente após um incidente na central nuclear que provocou um ferido.
Fukushima

Desmantelar Fukushima pode custar 170 mil milhões

O custo estimado para desmantelar a central nuclear japonesa de Fukushima, compensar residentes e descontaminar o ambiente após o acidente de 2011 pode ultrapassar os 170 mil milhões de euros.
Acidente Nuclear

Chernobyl. Arco para proteger as próximas gerações

Um arco gigante, destinado a cobrir lixo radioativo do acidente nuclear de Chernobyl de 1986, começou a ser colocado no local, com o objetivo de proteger gerações futuras.
Fukushima

Japão. 27 imagens da zona proibida de Fukushima

202
Um fotógrafo natural da Malásia escapou à polícia e conseguiu entrar na zona proibida de Fukushima. Sentiu os químicos no ar. E entrou nos supermercados, onde tudo estava parado desde 2011. Veja aqui.
Fukushima

Reino Unido vai voltar a vender arroz de Fukushima

O Reuni Unido vai voltar a vender arroz de Fukushima, cinco anos depois de a região ter sido palco de uma catástrofe nuclear. O arroz tem de ser verificado no Japão e no país a que se destina.
Ucrânia

Segurança nuclear nunca é "dado adquirido" 

A segurança nuclear nunca é um "dado adquirido", lembrou o secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano, a propósito do 30.º aniversário da catástrofe de Chernobyl.
Acidente Nuclear

Especial/ E a União Soviética a radiação levou

137
No dia 26 de abril de 1986, uma explosão no reator 4 da Central Nuclear de Chernobyl chegou a colocar a vida de toda a Europa em risco. E terá provocado a queda da Unão Soviética, 5 anos mais tarde.
Acidente Nuclear

Chernobyl. Milhares desmantelam central

Milhares de trabalhadores continuam a entrar todos os dias na central de Chernobyl, na Ucrânia, 30 anos depois do pior acidente nuclear da história, para desmantelar e construir um novo sarcófago.
Mundo

María mora há 30 anos com a radiação de Chernobyl

105
Teve de deixar a casa onde morava na altura do acidente nuclear de Chernobyl. Mas voltou pouco depois para ali ficar nos últimos 30 anos. Agora não quer partir: diz que a radiação é uma mentira.
Natureza

A vida selvagem que prospera em Chernobyl

402
Trinta anos depois do maior acidente nuclear da História, o ecossistema já mostra sinais de reequilíbrio. Em Chernobyl, as águias já voam e os lobos já caçam. A vida resurge, 30 anos depois.
Acidente Nuclear

Japão recebe a ajuda para desmantelar Fukushima

O Governo do Japão vai trabalhar com os Estados Unidos e a França para desenvolver as tecnologias necessárias para retirar o combustível fundido da central nuclear de Fukushima.
Japão

5 anos Fukushima."Todas as centrais deviam fechar"

Cinco anos volvidos do desastre nucelar de Fukushima, o ex-primeiro-ministro Naoto Kan, defende o fecho de todas as centrais. Milhares de pessoas continuam a viver em abrigos temporários.
Fukushima

Fukushima: Diretor da central nuclear pede perdão

O presidente da empresa proprietária da central nuclear de Fukushima, pediu perdão pela resposta da empresa durante o desastre de 2011,afirmando que a gravidade da situação foi substimada.
Japão

Três ex-dirigentes de Fukushima acusados

Três antigos dirigentes da operadora da central nuclear japonesa de Fukushima foram formalmente acusados hoje de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear de 2011.
Livros

Chernobyl: a catástrofe que matou o comunismo

277
No dia 29 a Elsinore publica "Vozes de Chernobyl", de Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura de 2015. Personagens verdadeiras num inferno real, que nos chega pouco antes dos 30 anos da tragédia
Japão

Detetado aumento de radiação em Fukushima

A proprietária da central nuclear de Fukushima detetou índices de radiação 4.000 vezes superiores aos do ano passado na água de um túnel subterrâneo.
Japão

Fukushima: detritos contaminados ainda por tratar

No total, 166 mil toneladas de detritos radioativos, que incluem cinzas de material incinerado, permanecem em armazéns temporários divididos por 12 municípios.
Japão

Fukushima. Primeiro caso de cancro confirmado

Trabalhador esteve nas operações de limpeza da central nuclear e arredores, que envolveram quase 45 mil pessoas. Outros três doentes aguardam confirmação semelhante para terem apoio do governo.
Acidente Nuclear

Japão reativa 2º reator nuclear após Fukushima

O Japão reativou o reator 2 da central nuclear de Senda, a segunda unidade que começa a operar sob a nova normativa de segurança aprovada devido ao acidente de Fukushima em 2011.
Japão

Cidade junto a Fukushima já é habitável

A cidade japonesa de Naraha, na região de Fukushima, foi declarada oficialmente habitável, após o levantamento da ordem emitida após o acidente nuclear de 11 de março de 2011.
Fukushima

Ex-trabalhador processa central de Fukushima

Um antigo trabalhador da central nuclear de Fukushima denunciou a empresa e pediu uma indemnização, afirmando que esteve durante vários anos exposto a níveis de radiação elevados.
Japão

Japão. Alerta de vulcão ao pé de central nuclear

332
O vulcão fica a 50 quilómetros de uma central nuclear que foi reativada esta semana -- a primeira desde a tragédia de Fukushima. Alerta de nível 4 numa escala que vai até 5.
Energia Nuclear

Japão relança nuclear 4 anos depois de Fukushima

A decisão não é pacífica. Cerca de 200 pessoas concentraram-se junto à central de Sendai, no extremo Sul da ilha de Kyushu, e protestaram contra a reativação.
Japão

Retiradas toneladas de resíduos em Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima anunciou hoje ter conseguido extrair 20 toneladas de resíduos que bloqueavam o acesso ao tanque de combustível do reator 3.
Tecnologia

Robô-Escorpião vai explorar Central de Fukushima

Um robô em forma de escorpião vai entrar na câmara principal do reator de Fukushima, no Japão, para explorar as vias de acesso e localizar a posição de eventuais objectivos caídos na central nuclear.
Japão

Quase 10.000 pessoas processaram de Fukushima

Quase 10.000 pessoas processaram a empresa proprietária da central de Fukushima pelo acidente ocorrido na central em 2011, segundo dados disponibilizados por uma associação japonesa.
Acidente Nuclear

29 anos depois de Chernobil: homenagem da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente ucraniano, prestou este domingo homenagem à vítimas do maior desastre nuclear da história da humanidade: Chernobil.
Acidente Nuclear

Excessivos níveis de radiação encerram parque

As autoridades encerraram um parque de Tóquio após terem sido detetados excessivos níveis de radiação, que se suspeita proceder de alguma material enterrado no recinto, informa hoje a imprensa local.
Acidente Nuclear

Fukushima: robô encontra água verde radioativa

O 2º robô enviado para o reator da central de Fukushima capturou imagens de uma estranha superfície verde fluorescente. A operadora da central diz tratar-se de água com níveis altos de radioatividade.
Acidente Nuclear

Robô entra em Fukushima e morre após 3 horas

203
Após ter entrado na central de Fukushima, na passada sexta-feira, um robô "morreu" após 3 horas. A experiência revelou que a radiação da central é suficiente para matar um ser humano em 1 hora.
Acidente Nuclear

Robô entra no reator da central de Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima informou hoje que enviou um segundo robô controlado remotamente para explorar o interior do reator 1. O primeiro desapareceu na semana passada.
Japão

Tribunal trava reativação de 2 reatores nucleares

Um tribunal japonês pronunciou-se hoje contra a reativação de dois reatores nucleares, apesar de a central ter luz verde do regulador para retomar a atividade, noticiam as agências internacionais.
Fukushima

Radiações de Fukushima chegam ao Canadá

Foram detadas radiações do desastre nuclear de Fukushima ao largo da costa canadiana. Esta é a primeira vez que são identificadas na costa da América do Norte.
Japão

Fukushima. Retirado combustível da 2ª central

A elétrica Tokyo Electric Power completou a retirada das 2.500 barras de combustível que estavam nos reatores 1, 2, 3 e 4 na central de Fukushima Daini.
Japão

O homem radioativo que vive para os animais

631
A zona em redor de Fukushima está deserta e não há lá nenhuma infraestrutura a funcionar. Mas um homem decidiu voltar e, quatro anos depois do terramoto, é o único a viver por lá.
Acidente Nuclear

Fukushima. Quatro anos depois, ainda há riscos

O presidente da Autoridade de Regulação Nuclear de Japão (NRA) disse no quarto aniversário do acidente nuclear em Fukushima, que a central nuclear ainda representa "inúmeros riscos".
Acidente Nuclear

Japão assinala quarto aniversário do tsunami

O Japão prepara-se para assinalar hoje o quarto aniversário do sismo seguido de tsunami que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e desencadeou a crise nuclear de Fukushima.
Japão

Fukushima: Governo vai demolir um milhar de casas

O Governo japonês decidiu demolir 1.080 casas na prefeitura de Fukushima devido ao seu estado de deterioração e apesar de os imóveis terem sido descontaminados, informa hoje a imprensa local.
Acidente Nuclear

Coreia do Sul.Obra em central nuclear faz 3 mortos

Três trabalhadores morreram alegadamente devido a uma fuga de nitrogénio numa conduta subterrânea, enquanto participavam na construção dos novos reatores da central nuclear de Gori.
Ucrânia

Ucrânia:Acidente nuclear na maior central europeia

821
O primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, confirmou esta quarta-feira que houve um acidente num reator nuclear da central de Zaporizhye, a maior em toda a Europa.
Fukushima

Adiada remoção de capa em reator de Fukushima

A central nuclear de Fukushima adiou por um ano a retirada da capa protetora de um dos reatores danificados devido ao risco de contaminação radioativa, o que pode atrasar o processo de desmantelamento
Mundo

Tufão aumenta radiação em Fukushima

O nível de contaminação radioativa detetado nas águas subterrâneas perto da central nuclear de Fukushima disparou na sequência das chuvas torrenciais provocadas pela passagem de um tufão
Energia

Fukushima já lá vai, central de Sendai está apta

Após o acidente nuclear de Fukushima a estação de Sendai está apta para a reativação, o que irá acontecer nos próximos meses.
Acidente Nuclear

Japão retoma exportações de arroz de Fukushima

O Japão vai retomar, esta semana, a venda a Singapura de arroz produzido na região de Fukushima, naquela que será a primeira exportação daquele cereal cultivado na zona desde o desastre nuclear.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site