Associações Empresariais

Economia

Internacionalização da economia até ao fim do ano

A partir de outubro começa a recolher contributos das associações empresariais, é aprovado até ao final do ano e posto em prática em 2018. Um dos objetivos é aumentar as exportações nacionais.
Calçado

Sapatos portugueses viram-se para oriente

O porta-voz da associação portuguesa dos industriais do calçado, APICCAPS, revelou que este será um ano difícil para o setor no mercado europeu, razão pela qual os empresários querem reforçar a aposta em países como China e Austrália.
TAP

Calçado apreensivo com fim do voo TAP Porto/Milão

Associação dos Industriais de Calçado está a acompanhar "com apreensão" o eventual fim das ligações Porto/Milão pela TAP, que foi sempre "a companhia de excelência" destas empresas.
Economia

Caldeira Cabral: Sapatos ajudam a vender Portugal

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje que o "calçado português" é uma marca "que ajuda a vender as empresas" nacionais e representa um setor que deve servir de exemplo.
Orçamento do Estado

Governo garante benefício às transportadoras

Pedro Marques garantiu o benefício fiscal para compensar as transportadoras pelo aumento do imposto sobre combustíveis e mostrou-se disponível para "continuar a dialogar" com o setor.
Transportes

Taxistas querem aumento brutal de multas

A Federação do Táxi defendeu hoje o aumento de multas de 200 para 4.000 euros para os transportadores "clandestinos", salientando que a proposta "não é um fato feito à medida para a aplicação Uber", mas também para taxistas ilegais.
Orçamento do Estado

Governo está a usar preço do petróleo barato 

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) afirmou que o Governo está a aproveitar a redução do custo do petróleo para fazer com que o aumento do imposto sobre combustíveis não seja notado pelos portugueses.
Auto

Venda de automóveis subiria 6%. Antes do OE

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou uma estimativa de crescimento para este ano de 6% das vendas de veículos automóveis e de 4% em 2017. Mas ainda sem os impostos previstos no OE.
Desporto

Benfica pede adesão à Confederação da CPLP

O Sport Lisboa e Benfica pediu a adesão à Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), revelou o secretário-geral da instituição.
Economia

Grupos portugueses de têxteis expõem em Frankfurt

Mais de 70 empresas portuguesas de têxteis-lar participam desta terça-feira a sexta-feira em Frankfurt, Alemanha, na principal feira internacional do setor.
BES

Lesados do BES elogiam solução de capitalização

A Associação dos Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES congratulou-se com a solução encontrada para recapitalização do Novo Banco, considerando legítimo que os investidores não institucionais sejam discriminados positivamente porque ignoravam o risco dos respetivos investimentos.
Novo Banco

Investidores contestam decisão de capitalização

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais pode vir a contestar em tribunal dos investidores contra a ilegalidade que consideram ser a capitalização do Novo Banco.
Espanha

Salário mínimo em Espanha sobe para 655 euros

O Governo espanhol em funções vai aprovar terça-feira o aumento do salário mínimo nacional, subindo-o de 648,80 para 655,08 euros (1%) mensais, valor muito inferior ao defendido pelos sindicatos.
Comércio

Comerciantes otimistas com vendas Natal

Há alguns indícios positivos que permitem antever alguma recuperação nas vendas neste Natal em relação a 2014. Mas os níveis ainda estão longe dos tempos anteriores à crise.
Obras Públicas

Mercado de obras públicas em mínimos históricos

O número de concursos públicos lançados e de contratos celebrados teve em novembro o pior registo mensal, apontando 2015 como o pior ano de sempre em termos de investimento público em Portugal.
Concertação Social

CIP propõe salário mínimo "inferior a 530 euros"

450
O líder dos patrões afirmou que vai propor na reunião de concertação social um aumento do salário mínimo para um valor inferior aos 530 euros propostos pelo Governo, escusando-se a revelar o montante.
Governo

Criticas "positivas" da CIP "são bem-vindas"

Manuel Caldeira Cabral afirmou que as críticas positivas da CIP "são sempre bem-vindas" e realçou a necessidade de haver um diálogo e trabalho conjunto durante a legislatura.
Economia

Economistas esperam PIB abaixo das previsões

A economia portuguesa deverá crescer abaixo da meta inscrita no orçamento para este ano, mas menos do que o esperado pelo anterior Governo de Passos Coelho.
Turismo

Atentados não podem ser vistos como "vantagem"

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou hoje que acontecimentos como os atentados terroristas em Paris, a 13 de novembro, "nunca podem ser vistos como uma vantagem para algum país".
IRS

Governo mentiu "intencionalmente" no IRS 

979
O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingos Azevedo, acusou o Governo de mentir intencionalmente sobre a devolução da sobretaxa de IRS para ganhar as eleições e disse não serem esperadas mais receitas fiscais que permitam essa devolução.
Turismo

Empresários dos 'tuk tuk' criticam Câmara

A Associação Nacional de Empresários de Tuk Tuk (Astuk) criticou o "instinto abusivo" da Câmara de Lisboa por querer licenciar e limitar o número de veículos turísticos, medidas que são aplaudidas pelo setor dos táxis.
Transportes

Greve "irracional" dos estivadores pode durar

165
Ao mesmo tempo que o sindicato de estivadores admite fazer "greves contínuas", os operadores afirmam que ainda estão a recuperar de paralisações grandes em 2012 e 2013.
Governo

Cavaco Silva recebe hoje a CGTP e a UGT

Presidente da República continua hoje a ouvir os parceiros sociais. Estão agendadas audiências com a CGTP-IN, a UGT e o presidente do Conselho Económico e Social, entre outras organizações.
Governo

Cavaco ouve hoje os patrões

Lisboa, 12 nov (Lusa) -- O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai receber hoje em audiência as confederações do comércio e serviços, dos agricultores e do turismo, assim como a confederação empresarial, segundo a agenda divulgada por Belém.
Economia

Défices em períodos expansionistas sem redução

Portugal, a Grécia e a Irlanda não reduziram o seu rácio do défice sobre o PIB nos períodos de expansão económica e, em alturas de contração, as correções orçamentais "tornaram-se mais dispendiosas".
Turismo

Portugueses fazem mais férias

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) estima que as viagens turísticas dos portugueses no verão tenham crescido cerca de 10%, em linha com aquela que vai ser a recuperação do ano.
Startups

Encontro internacional com 5 startups portuguesas

As cinco 'startups' selecionadas, das 15 propostas pela ANJE a um painel de "experts" de Silicon Valley, são a Glexyz, Lapa, Movvo, Stuk.io e a Wiseconnect, e vão representar o país em Bratislava.
Montepio

Novo diploma pode tirar Montepio aos associados

União das Mutualidades Portuguesas (UMP) contesta um diploma que, dizem, dá poder ao Banco de Portugal (BdP) para transformar uma caixa económica, como o Montepio, em sociedade anónima.
PT

Recorde: 93 empresas de calçado português em Milão

470
Entre segunda e sexta-feira, Portugal está representado na maior feira de calçado do mundo, em Milão, com uma comitiva recorde de 93 empresas. É a segunda maior delegação estrangeira na feira.
Hotelaria

Turismo: "Há mercado para todos" em Lisboa

O centro da cidade encheu-se de turistas que, em pleno agosto, calcorreiam em grupo as ruas estreitas de Alfama ou tiram "selfies" na Brasileira. Só este ano vão abrir 23 hotéis na capital.
Startups

ANJE procura startups para encontro

319
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) está até ao final de agosto à procura das melhores startups portuguesas para participarem na estreia nacional no TechMatch Global.
Angola

Empresas de 40 países na maior feira de Angola

Cerca de 800 expositores de 40 países estão a partir de hoje em Luanda na maior feira intersectorial de Angola. Portugal volta a repetir a maior representação nacional.
Pesca

Pescadores de sardinha "não aceitam" quota

O presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco diz que o setor não vai aceitar a quota de 1.587 toneladas para a sardinha em 2016.
Açores

Suspensão da pesca do goraz. Pescadores pedem apoio

Uma "delegação de armadores/pescadores" da ilha de São Miguel vai entregar ao Governo Regional dos Açores um documento a pedir a "aplicação de apoios" na sequência da suspensão da pesca do goraz durante 15 dias.
Consumo

Venda de combustíveis para particulares cai 10,7%

Os portugueses consumiram menos combustível no primeiro trimestre deste ano, uma quebra de 10,7% face a igual período de 2014, com os postos de combustível dos hipermercados a liderarem a preferência.
Terrorismo

Turismo para Tunísia "vai recuperar"

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo acredita que, se mais nada acontecer na Tunísia, vai haver condições para que as operações ainda previstas se façam, com o mercado a recuperar rapidamente.
Associações Empresariais

Prazos de pagamento diminuíram de 90 para 83 dias

O IAPMEI e as associações empresariais Acege, CIP e Apifarma, fundadores do Compromisso Pagamento Pontual, consideram que o Estado e as empresas estão a dar mais importância aos prazos de pagamento.
Turismo

Turismo. Empresas estão otimistas face a 2015

Barómetro do IPDTA mostra que as empresas de turismo estão confiantes quanto à evolução do setor em 2015, acreditando que valores das receitas e números de afluência vão ultrapassar os de 2014.
Viagens

Setor das viagens prevê forte crescimento

Agências de viagens e operadores de turismo acreditam que a operação vai crescer "dois dígitos" no Verão, indicam os resultados de um inquérito da associação empresarial do setor.
Vinicultura

Viticultores fecham a cadeado Casa do Douro

131
Viticultores e dirigentes associativos fecharam a cadeado a porta da sede da Casa do Douro, na Régua, para simbolicamente impedirem a entrada da nova gestão privada da instituição representativa da lavoura duriense.
Vinicultura

Casa do Douro: Vitivinicultores manifestam-se

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro promove hoje uma concentração contra a entrega da gestão privada da Casa do Douro à Federação Renovação do Douro.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara de Lisboa criticada por prédio desocupados

A Associação Lisbonense de Proprietários afirmou que a carga fiscal elevada está a prejudicar o mercado do arrendamento, principalmente em Lisboa.
Turismo

Douro chega ao Brasil com vinhos e turismo

770
Região vai organizar três ações de promoção dos vinhos, turismo e cultura no Brasil que visam atrair mais visitantes e mais investimentos.
Conselho Económico E Social

CES: novo presidente pede diálogo tripartido

"O CES tem um papel único para que as leis não sejam injustas e cegas", salientou por sua vez Assunção Esteves, a presidente da Assembleia da República.
PT

Trabalhar em contact centers com formação superior

130
Quase metade dos trabalhadores empregados por 'contact centers', analisados num estudo da KPMG sobre a atividade deste setor em Portugal, têm formação superior.
Diplomacia

Portugal e Arábia Saudita sem dupla tributação

Portugal e a Arábia Saudita assinaram um protocolo para o fim da dupla tributação de impostos entre os dois países no âmbito de um encontro entre Paulo Portas e o ministro do Comércio saudita.
Energia

Produtores africanos de petróleo querem acordo

A Associação de Produtores Africanos de Petróleo defende que a produção de petróleo deve ser reduzida à escala global, apoiando uma concertação entre a OPEP e os outros países para estabilizar preços.
Açores

Liberalização das linhas aéreas gera oportunidades

Secretário de Estado das Infraestruturas considerou que mais importante do que discutir a paternidade do novo modelo de transporte aéreo para os Açores são as oportunidades que vão ser geradas.
Media

Pinto Balsemão apela à união do sector dos media

Francisco Pinto Balsemão, presidente do conselho geral da Plataforma de Media Privados (PMP), apelou à união do setor dos media e à abolição das regras de cobertura das campanhas eleitorais.
Parlamento

AR vota perdão de juros a quem deve portagens

A Assembleia da República discute hoje seis diplomas, de todos os partidos, que pretendem alterar o regime de sanções aplicável a quem não pagou portagens nas antigas Scut.
Angola

'Rating' de Angola baixa de Estável para Negativo

A agência de notação financeira Moody's argumenta a decisão com os riscos económicos decorrentes da descida dos preços do petróleo.
Media

Informação sobre donos dos media deve ser pública

"Sempre que está em causa a propriedade, fluxos financeiros, dependência económica, entendemos que deve haver transparência para o público", disse Carlos Tavares.
AICEP

2015 será um "ano positivo" para as exportações

Miguel Frasquilho afirma que 2015 será "um ano positivo para as exportações", destacando o contributo do setor do calçado, que disse ser um "excelente exemplo".
Sindicatos

Revisão de suplementos "tira mais" ao trabalhador

Ana Avoila, da Frente Comum, disse que a revisão da tabela de suplementos remuneratórios "peca por ser discricionária". Governo tem 60 dias para rever os suplementos e decidir os que se mantêm.
Obras Públicas

Concursos de obras públicas cairam 6% em 2014

A abertura de concursos de obras públicas caiu 6% em 2014, para 1.586 milhões de euros, de acordo com o barómetro da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.
PT

Indústria de moldes não regista desemprego

O presidente da Associação Nacional da Indústria de Moldes disse que o setor não regista desemprego e continua a precisar de mais técnicos qualificados, área que é a “principal carência do sector".
Agricultura

Pescadores do Norte sem alternativa à sardinha

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, João Almeida, disse não haver alternativa à pesca da sardinha para as embarcações do cerco.
Economia

Isabel dos Santos não pode retirar OPA sobre PT

Associação de investidores e analistas técnicos enviou um requerimento ao presidente da CMVM em que considera que Isabel dos Santos não pode retirar a oferta sobre a PT SGPS.
Cuba

Voo direto entre Cuba e Portugal é "essencial"

A criação de um voo de avião direto entre Portugal e Cuba é "essencial" e tem "todas" as possibilidades para ser um sucesso, afirmou hoje à Lusa a embaixadora da ilha em Portugal.
Auto

Portugal exporta 96,5% dos carros que produz

A produção de veículos automóveis aumentou 7,1% até novembro, 154.805 unidades, mas caiu 1,5% para 14.120 unidades comparativamente a igual mês de 2013, indicou a Associação Automóvel.
Restauração

Bares do Bairro Alto. Farra até às 04h00

A Câmara de Lisboa autorizou excepcionalmente o fecho dos bares e restaurantes do Bairro Alto às 04h00 neste sábado. A autorização vem a propósito da comemoração dos 501 anos do bairro.
Vinicultura

Japão e Singapura na mira dos vinhos portugueses

Suíça, Rússia, Polónia, Coreia do Sul e Moçambique são outros dos potenciais clientes da entidade que está encarregue da promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro. Finlândia foi o mercado que caí
Bens de Consumo

Aumentam vendas de chocolate

As vendas de chocolate deverão crescer 4% em 2014 face ao ano anterior, repetindo a tendência de 2013, apesar do efeito negativo da crise sobre outros produtos, prevê a ACHOC, associação do setor.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site