Ativismo

Ativismo

Liu Xiaobo em falência respiratória

O ativista chinês Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, sofre de falência respiratória e os médicos pediram para entubá-lo, mas a família rejeitou.
Guiné-Bissau

Sana Canté rejeitou "encontro clandestino"

O ativista guineense Sana Canté, revelou que o Presidente guineense convocou o movimento para "um encontro clandestino" na sequência das manifestações em Bissau, mas a sua proposta foi rejeitada.
Ativismo

Ativista de Cabinda condenado a 5 anos de prisão

O Tribunal de Grande Instância de Paris decretou esta terça-feira uma pena de prisão efetiva de cinco anos para Rodrigues Mingas, no caso do atentado à seleção do Togo em Cabinda, em 2010.
Ambiente

Está aberta a guerra às palhinhas de plástico

286
Movimento começou numa esplanada na Califórnia e estendeu-se ao resto dos EUA (onde se gastam 500 milhões por dia) e do mundo. O objectivo é salvar o ambiente -- uma palhinha de cada vez.
Direitos LGBTI

Homens de mãos dadas contra a homofobia

785
Começou de forma espontânea e em solidariedade para com o casal atacado domingo em Arnhem, na Holanda. Entretanto o hashtag #allemannenhandinhand espalhou-se por todo o mundo: homo e heterossexual.
EMEL

Moradores de Carnide arrancam parquímetros

9.098
As máquinas foram ligadas na sexta-feira e, esta quarta à noite, cerca de 200 carnidenses juntaram-se e trataram de as remover. Garantem que não houve vandalismo. E que vão devolver tudo à EMEL.
Pessoas

O teste que lhe diz se é 'multitasking'

270
Apenas uma pequena percentagem de pessoas consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, e fazê-las bem. Agora existe um teste que prova se as pessoas são, ou não, multitasking - quer saber se também é?
Angola

Ativista angolano Nito Alves libertado

O ativista angolano "Nito Alves", do grupo de 17 jovens condenados por atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, está desde o início da tarde em liberdade provisória.
Angola

Angola: libertação de ativistas a ser analisada

Familiares de ativistas angolanos foram informados pelo presidente do Tribunal Supremo que o pedido de 'habeas corpus' está em análise no Tribunal Constitucional.
Ativismo

Angola: familiares de ativistas questionam Supremo

Familiares de 17 jovens ativistas angolanos deslocam-se quinta-feira ao Tribunal Supremo, em Luanda, para questionar o estado do recurso interposto pela defesa.
Ativismo

Ativista invade Campo Pequeno durante de tourada

554
"Oh, Palhaço! Vai para a tua terra!", diziam alguns elementos do público enquanto o ativista holandês era retirado da arena.
Angola

Manifestação angolana não pega em Bruxelas

Uma manifestação a pedir a libertação de ativistas angolanos conseguiu juntar apenas oito pessoas em Bruxelas. Organização justifica-se com ação "muito rápida" sem tempo para mobilização.
Angola

Luaty Beirão tem malária e não quer ser tratado

O luso-angolano está com malária, mas tem-se recusado a ser tratado. Luaty, preso por “associação de malfeitores" e "rebelião", está em protesto contra as sucessivas transferências entre prisões.
Reino Unido

Deputados "preocupados" com ativistas angolanos

A condenação à prisão de 17 ativistas angolanos têm suscitado reações por todo o mundo. Desta vez foi um grupo de deputados britânicos que considerou a acusação "lamentável".
Angola

Manifestantes contra condenação de activistas

Mais de 60 pessoas exigiram, perante o Consulado Geral de Angola no Porto, "liberdade já" para os 17 ativistas condenados a penas de prisão entre os dois e os oito anos no início da semana em Luanda.
Ativismo

EUA fazem apelo a governo angolano

Estados Unidos da América consideram sentenças aos ativistas angolanas como uma ameaça à liberdade de expressão. Governo americano apelou a Angola para que proteja direito constitucional dos cidadãos
Angola

Morais Sarmento: "Complexo colonial ao contrário"

216
O social-democrata Nuno Morais Sarmento considera que a condenação moral em Portugal da sentença de prisão efetiva atribuída aos 17 activistas em Angola foi "desproporcionada"
Angola

JS repudia condenação de ativistas angolanos

376
A Juventude Socialista revelou hoje, em comunicado, que consideram a condenação dos ativistas angolanos "um insulto ao Estado de Direito" e repudiam a "instrumentalização da Justiça".
Angola

UNITA: julgamento de ativistas é farsa

A UNITA classificou o julgamento e a condenação de 17 jovens ativistas a prisão efetiva como "uma farsa do executivo angolano para coartar liberdades e intimidar a população".
Angola

Ativistas angolanos seguem para a cadeia

Os 17 ativistas angolanos saíram do tribunal de Luanda para a cadeia, para cumprirem penas que só terminam depois das próximas eleições em Angola e que no caso do professor universitário Domingos da Cruz passa os oito anos.
Angola

Moco: Portugal deve refletir sobre condenação

310
O antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco manifestou-se "muito triste" após saber que 17 ativistas angolanos foram condenados por atos preparatórios para uma rebelião e apelou à reflexão em Portugal sobre as relações bilaterais.
Luaty Beirão

Amnistia Internacional quer anulação do julgamento

A Amnistia Internacional pediu a anulação do julgamento dos ativistas angolanos e apelou a Portugal para que "encoraje Angola a fazer justiça". Acrescenta ainda que o julgamento é de "faz-de-conta".
Angola

"Palhaçada" vale expulsão de ativistas do tribunal

O tribunal de Luanda ordenou que 13 dos 17 ativistas que estão a ser julgados por preparem uma rebelião fossem retirados da sala de audiências por apresentarem autocaricaturas como palhaços estampadas nas 't-shirts' que envergavam.
Angola

Luaty Beirão. Tribunal avança para alegações

O tribunal de Luanda que julga os ativistas acusados de preparem uma rebelião decidiu hoje prescindir de ouvir dezenas de declarantes arrolados, dando por concluída a fase de produção de prova, agendando alegações para 14 de março.
Angola

Angola. "Governo de salvação" tinha mais 2 listas

Albano Pedro diz que o "governo de salvação", que serve de prova contra 15 ativistas angolanos, tinha outras duas listas que foram ignoradas pela acusação. Essas tinham nomes "simpáticos" ao poder.
Angola

Ativistas recorrem para o Tribunal Constitucional

A defesa dos ativistas angolanos acusados de atos preparatórios de uma rebelião vai interpor novo recurso, para o Tribunal Constitucional, contra a "ilegal e infundada" em prisão domiciliária dos réus
Angola

Ex-governadores negam envolvimento com ativistas

Dois antigos governadores da província de Luanda, dirigentes do MPLA, recusaram qualquer relação com os ativistas acusados da preparação de uma rebelião, garantindo que nunca foram contactados para integrar um alegado governo de salvação nacional.
Angola

Ativistas angolanos ficam em prisão domiciliária

Os ativistas angolanos acusados de atos preparatórios para uma rebelião vão continuar em prisão domiciliária por decisão do Tribunal de Luanda.
Angola

EUA pedem a Luanda respeito pela democracia

192
O subsecretário adjunto para os Assuntos Africanos do Departamento de Estado norte-americano urgiu o governo angolano a respeitar os princípios democráticos e da desobediência civil desenvolvidos no quadro da Constituição.
Angola

Embaixador compara ativistas a terroristas

929
O embaixador itinerante de Angola Luvualu de Carvalho comparou hoje os 15 ativistas, presos quando estavam reunidos em Luanda, a três norte-americanos que discutiam na Internet o uso de armas de destruição em massa nos Estados Unidos.
Mundo

Sufragistas: os 25 cartazes que elas combatiam

373
Na luta pelo direito ao voto, as mulheres remavam contra a maré. Saiba mais sobre a a história das sufragistas no Ocidente. E conheça a propaganda que elas tiveram de combater.
Cimeira do Clima 2015

França põe 24 ativistas em detenção domiciliária

O Ministério do Interior esclareceu que as medidas visam impedir que os ativistas se manifestassem antes da Cimeira do Clima. Amnistia Internacional acusa França de "abuso do estado de emergência".
Ativismo

Gere: “As mulheres deviam fazer greve sexual"

O ator Richard Gere discursou no Fórum da Nova Economia, em Madrid, onde defendeu o direito a uma casa para os sem-abrigo e apelou ao fim da violência de género.
Angola

Líderes da oposição juntam-se por ativistas

Os presidentes dos seis principais partidos políticos da oposição angolana apelaram, em posição conjunta, à libertação dos 15 ativistas detidos em Luanda.
Angola

Amnistia pede libertação imediata dos 15 ativistas

A Amnistia Internacional pede a libertação imediata e "sem nenhuma condição" dos 15 ativistas angolanos detidos desde junho.
Luaty Beirão

Luaty Beirão. Julgamento arranca a 16 de novembro

Julgamento dos 17 ativistas acusados de prepararem uma rebelião contra o Presidente angolano arranca a 16 de novembro. A UE acompanha o caso de Luaty e pede processos justos para os ativistas.
Índia

Modi: Estrela de rock ou criminoso?

Reportagem do New York Times expõe alegada perseguição de Narendra Modi a uma ativista que tem tentado responsabilizar o atual primeiro-ministro pelos massacres de 2002 em Gujarat.
País

Portugal foi "vendido". PSP está a investigar

310
Depois do Parlamento, várias outras instituições acordaram esta terça-feira com placas onde se lia: "Vendido". Os responsáveis foram novamente os ativistas ligado ao Agir. PSP já está a investigar.
País

"Vendido" Parlamento português

1.184
"Vendido", lia-se no cartaz pendurado na varanda de São Bento. Os responsáveis são ativistas do grupo 'Eu não me vendo', ligado ao Agir, de Joana Amaral Dias. Esta ação será a primeira de muitas.
País

Esta é do caracol! Querem proibir os ditos

2.091
Ao lado da imagem de um caracol, lêem-se nos cartazes: "Gostava de ser cozido vivo? Ele também não". Esta é a campanha da Acção Directa em defesa dos caracóis que está a "deliciar" as redes sociais.
Guerra

Coreia do Norte promete fogo contra ativistas

A Coreia do Norte alertou que vai abrir fogo sobre os balões que ativistas sul-coreanos pretendem lançar na fronteira e que transportam 10.000 cópias do filme satírico " A entrevista que mata".
Direitos das Mulheres

Cinco ativistas chinesas continuam presas

As cinco chinesas detidas a 6 de março continuam presas e com paradeiro desconhecido numa altura em que se debate a Declaração de Pequim, em Nova Iorque. Ondas de apoio às ativistas multiplicam-se.
Dia da Mulher

China prende ativistas dos direitos da mulher

334
Ativistas preparavam campanha contra o assédio sexual para divulgar no Dia da Mulher. Detenções começaram na sexta-feira e cinco das 10 mulheres ainda continuam presas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site