Civilização

Civilização

O homem que matou Liberty Valance

A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Civilização

“Silêncio” não é “um retrato histórico”

2.260
A nossa grande falha civilizacional é epistemológica. Já não se acredita que a realidade seja percetível objetivamente. Vivemos tempos em que todos somos Pilatos, prontos a ripostar “o que é verdade?"
História

Moral coletiva: a vantagem civilizacional europeia

Certo, certo é que todos perderão se os europeus ocidentais não aprenderem a respeitar-se mais a si mesmos, tanto quanto sempre aprenderam com a história a respeitar os outros povos.
Civilização

Sete cidades antigas submersas pelo mar

1.927
Algumas das maiores cidades da civilização passaram da imponência terrena para o fundo do mar, grande parte devido aos desastres naturais que as arrastaram para a água. Conheça sete delas.
Páscoa

Crónica de Páscoa: e se não houvesse religiões?

O ser humano precisa de transcendente, repito. Precisa de uma fé que lhe dê esperança e o justifique, e tanto mais quanto mais miserável for a sua vida.
Educação

‘O mal-estar na civilização’ e Marx: o fado dos pr

O que parece contar é alunos e famílias, por atacado, valerem em número muitíssimos votos e popularidade. Agora e no futuro. Nada como seduzi-los atacando o seu suposto inimigo classe, os professores.
Civilização

As relações humanas

Uma alternativa a tratar toda a gente da mesma maneira é tratar as pessoas de maneiras diferentes; mas a alternativa decente a tratar toda a gente da mesma maneira é não tratar ninguém mal.
Segurança Rodoviária

Idiotas com rodas

223
Desde o minuto que entramos dentro dos nossos veículos, ficamos convencidos de que a rua é a nossa e que temos o direito sagrado de chegar ao nosso destino o mais rapidamente possível
Civilização

Fujam do Professor Boaventura! Freud explica

A África atual, povoada por universidades patrocinadas por uma certa intelectualidade europeia, norte-americana e sul-americana, labora num equívoco sobre a relação entre as sociedades e a violência
Racismo

Racismo, futebol & bananas

Jamais vamos perceber no que o mundo se tornou enquanto persistirmos em recorrer a velhos rótulos. O racismo é um caso típico de preguiça e dissimulação intelectuais universalmente partilhadas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site