Sexismo

Ténis

Mulheres substituem bolas no sorteio da ATP

'Sexista', foi assim que foi chamado o sorteio dos grupos para o torneio Next Gens Finals em ténis. As habituais bolas utilizadas nos sorteios de grupos foram substituídas por mulheres.
Celebridades

Alec Baldwin. "Fui muito sexista com as mulheres"

272
O ator Alec Baldwin não foi acusado de nada, mas esta quinta-feira pediu desculpas publicamente por já ter tratado as mulheres de forma sexista. "Já fiz bullying e subestimei as mulheres"
Sexismo

Especial/ "Infiltrada" revela assédio nas universidades

4.006
Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Sexismo

Incursão da Ordem dos Médicos pela misoginia

578
O parecer da Ordem dos Médicos é filho dileto de sexismo puro e retinto. Pior: é misoginia. Mas vamos lá ignorá-lo e concentrarmo-nos no escândalo com o alegado sexismo do caracolinhos holandês.
Uber

Executivos da Uber em bar de acompanhantes

Travis Kalanick era um dos executivos que, em 2014, fez parte de um grupo da Uber que visitou um bar de acompanhantes em Seul. A revelação é feita agora pela ex-namorada do presidente da empresa.
Feminismo

Fernanda Torres e a polémica do elogio ao piropo

Fernanda Torres está farta da "vitimização feminista", diz que assédio é um "poder admirável", simpatiza com piropos e garante que "reclamar do homem é inútil". Depois da polémica, as desculpas.
Amor e Sexo

As piores frases de engate de sempre

1.105
Antes de haver namoros, há conquistas. Ou pelo menos, tentativas. Nas vésperas de mais um Dia de São Valentim, reunimos as piores dicas de engate já ouvidas. Se está solteiro, pode riscá-las da lista.
Sexismo

Donald Trump volta a atacar Megyn Kelly

A guerra entre o candidato republicano e a jornalista da Fox começou em agosto de 2015. E não parece ter fim à vista: esta quinta-feira, Donald Trump voltou a atacar Megyn Kelly.
Alemanha

Especial/ A noite que mudou a Alemanha e o amanhã de Merkel

Os crimes de Colónia puseram a política de portas abertas de Merkel em causa. A direita populista cresce e culpa muçulmanos e refugiados. Mas há feministas que preferem culpar o sexismo alemão.
Código Penal

O piropo não foi criminalizado. Graças a Adónis

335
Agora que está resolvida – oh alívio – a questão do piropo (livre, agradeçamos aos elfos) e do assédio sexual verbal de rua (criminalizado), podemos atender a assuntos mais gravosos para as mulheres.
ADN

E se fossem elas a lançar piropos a eles?

175
A criminalização do piropo sexual é o tema do dia. Há meninas de 12 anos a sofrerem com o assédio. Há namorados que ficam chocados. E há quem ache que um piropo é elogio. E se fosse elas a dizê-los?
País

Piropos já valem pena de prisão até três anos

10.432
Os piropos com teor sexual já podem valer pena de prisão até três anos, fruto das alterações ao Código Penal estabelecidas em agosto.
Brasil

Ministra atira copo de vinho a senador no Brasil

Num jantar de senadores, em Brasília, um senador chamou a ministra da Agricultura de "namoradeira". Em resposta, Kátia Abreu atirou-lhe um copo de vinho. "Fiz o que qualquer mulher honrada faria".
Reino Unido

"Carruagens sem homens" para travar assédio sexual

427
A existência de carruagens "sem homens" está em debate no Reino Unido. O objetivo do político britânico Jeremy Corbyn é reduzir os crimes sexuais contra as mulheres criando um "espaço seguro".
ADN

Mas qual é o problema de Donald Trump?

399
Os comentários misóginos do potencial candidato republicano estão a afastar as eleitoras. Assessor já se demitiu. Trump fez referências infelizes à amamentação e menstruação.
Igualdade de Género

As mulheres que não querem ser "troféus"

Uma marca de roupa colocou a palavra "troféu" numa t-shirt feminina. Alguns clientes falam em "sexismo" e já há uma petição para o fim da venda. "Esta palavra encoraja a cultura de violação", dizem.
Igualdade de Género

Mulheres em notas. Há sexismo no dinheiro?

Nos EUA, há uma campanha para incluir o retrato de uma mulher nas notas de 20 dólares. A iniciativa não é única e o tema não é novo. Por cá os euros não têm figuras humanas. Mas os escudos tinham.
Sexismo

Abre a porta do carro a uma senhora? É sexista!

1.199
É daquele tipo de homem que gosta de comprar flores a uma mulher e cobri-la com o seu casaco na rua quando está frio? Então é sexista. Simpático, mas sexista. A conclusão é de um estudo.
Feminismo

E proibido a homens, pode ser?

675
A única consolação que temos no caso da barbearia é a esperança de o legislador não atribuir muita importância à expulsão do belo sexo das barbearias e não correr a proibi-lo por lei.
Piropos

Piropo: problema de gente sem problemas

829
Do que vejo, as raparigas e as mulheres têm medo de assaltos e de violações, mas não conheço uma única que tenha os seus movimentos constrangidos por correr o risco de levar com um piropo.
Assédio Sexual

'Hey baby!' 10 horas de piropos em Nova Iorque

129
Um passeio de dez horas, em silêncio, pelas ruas de Nova Iorque, valeu a Shoshana B. Roberts todo o tipo de piropos. O vídeo de dois minutos quer ajudar a Hollaback! a lutar contra o assédio na rua.
Discriminação

Quantas vezes foi alvo de sexismo no trabalho?

Ouvir a frase "estás menstruada?" ou ser discriminada pelo "risco de engravidar" são algumas das atitudes sexistas que as mulheres mais sentem no trabalho. Quem o diz é o Everyday Sexism Project.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site