Direitos Humanos

Assédio Sexual

Mulheres que acusam Trump "devem ser ouvidas"

A Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas louvou a coragem de todas as mulheres que estão a quebrar o silêncio, denunciado os casos em que são vítimas de assédio sexual.
Marcelo Rebelo de Sousa

Direitos humanos. Portugal tem "elevado" respeito

128
O Presidente da República deixou uma mensagem no site da Presidência por ocasião do dia mundial dos Direitos Humanos. Marcelo afirma que Portugal é exemplo, mas que há áreas em que tem de melhorar.
Índia

Índia paga para a hindus para casarem com Dalits

100
A casta mais pobre da Índia, a Dalit, não chega a ser considerada casta e os seus membros são muitas vezes apelidados de "intocáveis". O governo quer reverter a situação.
Brasil

Brasil. Ativistas denunciam racismo 

De acordo com os dados, cerca de 23 mil jovens negros são assassinados todos os anos no Brasil. Os ativistas pedem que o governo o enfrente o "racismo estrutural e institucional".
Facebook

Facebook bloqueia contas de mulheres humoristas

296
O Facebook tem vindo a bloquear contas de várias humoristas, por fazerem comentários direcionados aos homens, principalmente devido à onda de acusações de assédio sexual.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Direitos Humanos

Ativistas pedem maior proteção

A Amnistia Internacional alerta para o facto de os Estados não estarem a proteger devidamente aqueles que lutam pelos direitos humanos. Em 2016, pelo menos 281 ativistas foram mortos.
Papa Francisco

Myanmar. Papa incentiva jovens a levar "boa nova"

O papa Francisco apelou esta quinta-feira a milhares de jovens de Myanmar que levem a "boa nova" de Deus àqueles que mais precisam de solidariedade.
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Papa Francisco

Myanmar. Papa pede respeito pelos direitos humanos

170
Ao lado de Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, o Papa Francisco apelou ao "respeito pelos direitos humanos" de "todos aqueles que chamam casa a esta terra", sem nunca utilizar a palavra 'Rohingya'.
China

Comentários condenam taiwanês a 5 anos de prisão

O ativista e professor taiwanês Lee Ming-che foi condenado pelo tribunal chinês por "subversão do poder do Estado" através de opiniões e comentários expressados fora do território do país.
Cova da Moura

Julgamento de 18 polícias decidido em dezembro

A 4 de dezembro a juíza Ana Paula Costa vai decidir se os 18 polícias acusados de agressões a jovens da Cova da Moura vão a julgamento.
Myanmar

'Rohingya'. Bangladesh e Myanmar assinam acordo

O Bangladesh e Myanmar assinaram um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria 'rohingya'. O êxodo dos 'rohingya' começou no final de agosto.
Oceania

Polícia intervém em acampamento de Manus

A polícia da Papua Nova Guiné entrou num acampamento de migrantes de Manus, desencadeando receios de uma evacuação forçada. Centenas de migrantes recusam "passar de uma prisão para outra".
Estados Unidos da América

Transexuais nas Forças Armadas. Trump derrotado

Donald Trump decidiu, em agosto, acabar com a presença de transexuais nas Forças Armadas. Agora chegou uma nova decisão judicial a bloquear a aplicação das normas do presidente.
Zimbabué

Demissão de Mugabe é "oportunidade de ouro"

Redação, 21 nov (Lusa) - A demissão de Robert Mugabe do cargo de Presidente do Zimbabué representa "uma oportunidade de ouro" para promover o respeito pelos Direitos Humanos e pela liberdade no país, defendeu hoje a organização internacional Human Rights Watch.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
República Centro Africana

Vítimas de crimes de guerra pedem indemnizações

Mais de cinco mil vítimas de crimes de guerra, cometidos pelo antigo vice-presidente congolês Jean-Pierre Bemba, pedem indemnizações individuais.
Fome

África subsariana: 224 milhões passam fome

Na África subsariana 224 milhões de pessoas passam fome, 12% a mais que aos números relatados em 2016. Ali, a fome tem aumentado nos últimos tempos, tal como noutras partes do globo.
Violência Doméstica

PSP e GNR vão ter salas de apoio a vítimas

342
Todas as esquadras da PSP e postos da GNR vão passar a ter postos de atendimento às vítimas de violência doméstica no próximo ano. Uma proposta apresentada pelo BE e que foi aprovada pelo governo.
Nações Unidas

"Temos de privilegiar defesa dos direitos humanos"

O secretário-geral da ONU defende que a estratégia anti-terrorismo tem de respeitar os direitos humanos. António Guterres falou na importância da cooperação internacional e de uma maior prevenção.
Guiné-Bissau

Guiné. "Intervenção excessivamente violenta"

A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou a "intervenção excessivamente violenta" da polícia contra manifestantes. 14 pessoas foram detidas e mais de uma dezena teve de ser assistida.
Venezuela

Ex-PGR pede ordem de prisão contra Maduro

A ex-Procuradora-Geral da República da Venezuela Luisa Ortega Díaz pediu ao Tribunal Penal Internacional de Haia que emita uma ordem de captura para o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Direitos LGBTI

LGBT: na China ainda há terapia de conversão

A China despenalizou a homossexualidade há 20 anos, mas ainda há jovens que continuam a ser submetidos a terapias de conversão, principalmente devido à pressão dos pais e da sociedade.
País

Rosário Farmhouse é a nova presidente da CPCJ

Rosário Farmhouse é a nova presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, substituindo no cargo o juiz conselheiro Armando Leandro.
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Direitos Humanos

Trabalho infantil: há 152 milhões de vítimas

Há 152 milhões de menores vítimas de trabalho infantil no mundo inteiro. Quase metade faz trabalhos perigosos que colocam em risco a sua saúde e segurança.
Migrantes

ONU considera que cooperação UE/Líbia é desumana

O Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos criticou a deterioração das condições de detenção dos migrantes na Líbia, considerando desumana a cooperação da UE com este país.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Catalunha

Catalunha. Queixa ao Tribunal dos Direitos Humanos

Carme Forcadell e Carles Puigdemont apresentaram queixas contra Espanha no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos devido aos acontecimentos na Catalunha.
Direitos LGBTI

Timor. Comunidade LGBTI sofre violência

A maioria da comunidade LGBTI em Timor-Leste sofreu violência e abuso psicológico e físico, incluindo casamentos forçados e violações para 'corrigir' a identidade sexual.
Human Rights Watch

Índia. Vítimas de violação sexual sem apoios

As sobreviventes de violações sexuais e de rapto na Índia enfrentam "barreiras significativas" ao recorrerem à Justiça ou a importantes serviços de apoio no país, segundo Human Rights Watch (HRW).
Egito

Apresentadora presa por falar sobre mães solteiras

1.452
Doaa Salah tinha um programa de televisão. Decidiu falar sobre maternidade fora do casamento. Foi acusada de "ofender a decência pública" e condenada a três anos de prisão.
Justiça

Prisão "não é a solução para violência doméstica"

365
Juíza do Tribunal de Execução de Penas admite que poucos agressores são presos mas defende que penas pesadas não são a solução. "Está provado que a prisão, por si só, não vai reinserir ninguém", diz.
Mundo

Mugabe cria ministério da cibersegurança

351
A internet está a chamar-lhe o "Ministério do WhatsApp" e foi criado pelo líder do Zimbabué, Robert Mugabe para lidar com "uma ameaça emergente para o estado".
Tráfico Humano

Portugueses detidos por tráfico de seres humanos

Um português e o filho lusodescendente foram detidos na cidade de Lyon, em França, por suspeitas de tráfico de seres humanos, entre outros crimes. A investigação começou em 2015.
Violência Doméstica

Adultério desculpa agressão? Já há queixas

4.718
Juiz do Porto justificou pena suspensa para homem que agrediu a mulher com moca de pregos com o facto de a vítima ter cometido adultério. Associações de mulheres já estão a apresentar queixas.
Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Direitos Humanos

Angola. Melhorias em direitos humanos reconhecidos

A diplomacia angolana considera a eleição do país para o Conselho de Direitos Humanos da ONU como um "reconhecimento" internacional das "melhorias" em matéria de direitos humanos em Angola.
Nações Unidas

Angola eleita para Conselho de Direitos Humanos

3.353
Angola foi eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre 2018 e 2020. O país vai centrar-se na agenda do desenvolvimento.
Guiné-Bissau

ONG da Guiné-Bissau não têm financiamento

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou a ausência de financiamento das ONGs por parte do Estado. Contudo, afirma que as organizações conquistaram o seu espaço no país.
Sociedade

Portugal no fundo da tabela da igualdade de género

452
Portugal está no fundo da tabela no ranking dos países da Europa a 28 sobre igualdade de género, tendo subido uma posição e estando agora em 21º.
Catalunha

Europa pede investigação à atuação policial

O comissário dos Direitos Humanos instou o ministro do Interior espanhol a levar a cabo "uma investigação rápida, independente e eficaz" sobre as denúncias contra a atuação policial na Catalunha.
Turquia

Procurador turco pede prisão de ativistas

O procurador de Istambul pediu entre sete anos e meio a 15 anos de prisão para 11 militantes dos direitos humanos acusados de ligações com uma "organização terrorista".
Afeganistão

Samim, o afegão que teima em não ser deportado

Só tem 23 anos mas a sua história está a colocar pressão sobre a Administração Interna britânica. Se os taliban o ameaçaram de morte, porque foi Samim Bigzad enviado de volta para o Afeganistão?
Arabia Saudita

Mulheres ao volante terá impacto na economia

Empresários já rejeitaram a ideia de que autorizar as mulheres sauditas a conduzir poderia ser encarada como uma ameaça para alguns setores da economia.
Arabia Saudita

Arábia Saudita vai deixar mulheres conduzir

1.702
As mulheres vão passar a poder conduzir na Arábia Saudita. A medida foi anunciada esta terça-feira mas não vai ser implementada para já.
Papa Francisco

Papa lança campanha mundial a favor dos refugiados

O Papa Francisco lança esta quarta-feira a campanha "Partilhar a viagem", que visa estabelecer relações entre migrantes e refugiados e as comunidades que os recebem. A Cáritas juntou-se à iniciativa.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Suécia

Neste festival sueco, homens não entram

960
Depois do cancelamento de um dos festivais mais conhecidos do país, uma influente locutora de rádio teve a ideia de organizar um festival sem homens. A primeira edição é já em 2018.
Crise dos Refugiados

Já morreram 4 mil migrantes desde o início do ano

Os números mostram uma redução face ao mesmo período do ano passado. A maioria das mortes aconteceu nas rotas migratórias do Mediterrâneo.
Venezuela

ONU acusa Venezuela de violar Direitos Humanos

149
O país sul-americano surge pela primeira vez na lista que inclui nações como Egito, Eritreia, Ruanda, Arábia Saudita e Sudão do Sul.
Moçambique

Dois linchamentos por semana em Moçambique

Em 2016, 27 pessoas morreram devido a linchamentos. A Procuradora-Geral da República moçambicana diz que esta é já uma prática da realidade do país.
Myanmar

De Nobel da Paz a cúmplice de limpeza étnica?

161
Depois de ser conhecida como a maior figura contra a ditadura militar na antiga Birmânia, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi está a ser acusada de ser complacente com a limpeza étnica dos Rohingya.
Direitos Humanos

Amnistia exige libertação de Idil Eser

O secretário-geral da Amnistia Internacional visitou Idil Eser, a responsável da organização na Turquia que foi detida, juntamente com outros ativistas dos direitos humanos, no passado mês de julho.
Alemanha

Supermercado quase vazio em campanha anti-racismo

1.756
Cartazes espalhados e prateleiras esvaziadas. Esta foi a forte mensagem de um supermercado em Hamburgo, Alemanha, que quer combater a xenofobia e o racismo.
Irão

Irão. Limites à pena de morte por tráfico de droga

O parlamento iraniano aprovou uma emenda que reduz as possibilidades de aplicação da pena de morte em caso de tráfico de droga. A emenda à lei terá aplicação retroativa.
Igualdade de Género

Mulheres no Parlamento: que míngua!

Na União Europeia da segunda década do século XXI ainda há países onde o acesso aos cargos parlamentares não anda longe de refletir a ideia apresentada no livro A República, escrito no século IV a.C.
França

Teve de pagar limpeza da piscina por usar burkini

2.922
Um proprietário de uma piscina em Marselha exigiu que uma mulher muçulmana que usou burkini enquanto nadava, pagasse a limpeza. O caso foi denunciado pelo Coletivo contra a Islamofobia.
Direitos Humanos

"Sexo aos 50 já não é importante" vale condenação

187
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou Portugal por discriminação sexual, por ter baixado a indemnização a uma mulher vítima de negligência médica numa cirurgia ginecológica.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site