Direitos Humanos

Europa

Portugal entre os cinco que pior trata os idosos

2.230
A OMS analisa as agressões a idosos nos últimos cinco anos, num universo de 53 países europeus, e conclui que "Portugal tem um sério problema no que respeita aos maus tratos contra idosos".
Conflito na Síria

Ghouta. 59 civis morreram nas últimas 24 horas 

Aumentou para 59 o número de mortes nas últimas 24 horas em Ghouta oriental, Síria. As ações militares, cada vez mais intensas, já provocaram, desde domingo, 416 mortos, entre os quais 96 menores.
Estados Unidos da América

EUA pede fim do estado de emergência nas Maldivas

A administração norte-americana pediu ao presidente das Maldivas que retire o estado de emergência do país, que foi prolongado no início de fevereiro. EUA dizem que a medida é uma "deceção".
BAFTA

Passadeira vermelha dos BAFTA veste-se de preto

No início de janeiro foram os Globos de Ouro, agora é a gala dos BAFTA em Londres que se vai vestir de negro contra o assédio sexual e a desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Nigéria

Membro do Boko Haram condenado a 15 anos

Um elemento do grupo jihadista nigeriano Boko Haram foi condenado a 15 anos de prisão pela participação no rapto de centenas de raparigas em 2014, num liceu em Chibok, nordeste da Nigéria.
Palestina

Palestina. Deterioração da situação humanitária

Os EUA comunicaram que iam reduzir os fundos que deveriam entregar à Associação para os refugiados palestinianos. As ONG alertam agora para o "impacto humanitário" dessa ação.
Direitos Humanos

Multinacionais devem garantir origem dos diamantes

A Human Rights Watch defende que as multinacionais de joalharia devem garantir que adquirem ouro e diamantes a fornecedores que respeitam os direitos humanos. Nenhuma empresa cumpre estes critérios.
Irão

Protestos contra hijab levam 29 mulheres à prisão

394
Por todo o Irão, as mulheres têm saído à rua em protesto contra o uso obrigatório do lenço na cabeça. A polícia iraniana prendeu 29 mulheres que protestavam em Teerão.
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Amnistia Internacional

Nigéria. Estratégia para conter violência é ilegal

A Nigéria é cenário de violentos confrontos que só este mês fizeram 168 mortos. As autoridades têm levado a cabo raides aéreos sobre vilas e aldeias para tentar conter a violência intercomunitária.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial nega violação de Direitos Humanos

As autoridades da Guiné Equatorial negam ter violado os Direitos Humanos. O parlamento português aprovou um voto de condenação às limitações da liberdade política no país.
Egito

Segundo candidato à presidência do Egito desiste

O segundo candidato à presidência do Egito desistiu da corrida eleitoral. Khaled Ali, um advogado defensor dos direitos humanos, atribuiu a decisão à prisão de alguns membros da campanha.
Fotogaleria

Um ano depois, as mulheres voltaram a marchar 

A sinalizar um ano da Marcha das Mulheres, protesto massivo das mulheres que marcou a tomada de posse de Donald Trump, há um ano, milhares de mulheres voltaram a sair à rua em várias cidades do mundo.
Pais e Filhos

SIC ignora avisos e emite SuperNanny

959
Apesar das críticas e contra recomendações de entidades que defendem os direitos das crianças, a SIC emitiu o programa SuperNanny. Família está a ser acompanhada pela Comissão de Proteção de Crianças.
Presidente Trump

Marchas pela igualdade no dia do 1º ano de mandato

As "Marchas das Mulheres", onde milhares se manifestaram em defesa da igualdade de género, tomaram as ruas das principais cidades dos EUA no dia do primeiro aniversário da presidência de Trump.
Justiça

SuperNanny. Pais podem rescindir contratos com SIC

216
Mais do que a cedência de direitos de imagem, estará em causa o direito à reserva da intimidade na vida privada, que os pais não podem ceder, diz advogado. SIC enfrenta multa se não retirar imagens.
Crimes Sexuais

Quebrar o Silêncio ajuda homens vítimas de abuso 

118
Quebrar o Silêncio é a primeira associação portuguesa que apoia homens abusados sexualmente. Ao fim do primeiro ano, faz um balanço: e revela que um em cada seis homens é vítima antes dos 18 anos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com "dramático declínio de liberdade"

No relatório anual sobre direitos políticos e liberdades civis no mundo, a ONG limita-se a colocar o país, "parcialmente livre", a par de outros cujo índice de liberdades sofreu igual recuo.
Direitos das Mulheres

Sri Lanka proíbe venda de álcool a mulheres

160
Depois de o governo do país ter abolido uma proibição que durou 39 anos, o presidente Maithripala Sirisenaa ordenou a revogação dessa decisão. Mulheres voltam a não poder comprar álcool no país.
Direitos das Mulheres

Fotos. Mulheres sauditas puderam ir ao futebol

878
Pela primeira vez, mulheres puderam entrar num estádio de futebol para ver um jogo. Mas a medida ainda só se aplica a três estádios do país, onde há secções especiais para mulheres.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
Direitos das Mulheres

Arábia Saudita. Mulheres podem ir aos estádios

237
Um momento histórico para a Arábia Saudita vai acontecer esta sexta-feira. As mulheres vão poder assistir a jogos de futebol no estádio. Até aqui, só o podiam fazer através da televisão.
Emmanuel Macron

Macron rejeita dar "lições" à China 

111
O presidente francês recusou dar "lições" à China sobre direitos humanos ou referir o assunto em público. Emmanuel Macron termina esta quarta-feira uma visita de Estado de três dias ao país asiático.
Myanmar

Unicef não sabe de milhares de crianças rohingyas

117
A Unicef não sabe onde estão milhares de crianças rohingya. Desde o início da repressão das forças militares de Myanmar, 620 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Direitos Humanos

Organização pede libertação de ativista tibetano

A Human Rights In China apelou à libertação do tibetano Tashi Wangchuk. O ativista está em risco de ser condenado a 15 anos de prisão por "incitar ao separatismo".
Teatro

Há "150 milhões de escravos" no Teatro da Trindade

137
"150 milhões de escravos" é uma peça densa que pretende pôr as pessoas a pensar além da sua zona de conforto, porque, segundo Maria João Luís, enquanto o conforto lá estiver, não pensamos nisso.
Estados Unidos da América

EUA. Polícia abateu a tiro 987 pessoas em 2017

211
O número de homens negros entre as pessoas mortas por disparos da polícia atingiu um nível desproporcionado. Eles representaram 22% do total das vítimas, segundo o jornal The Washington Post.
Igualdade de Género

Jornalista despede-se por ganhar abaixo dos homens

744
A jornalista Carrie Gracie despediu-se da BBC por ganhar menos do que os homens que ocupam cargos semelhantes ao dela. Gracie trabalhava para a cadeia britânica há mais de 30 anos.
Moçambique

Mais de 50 crianças violadas na quadra festiva

Mais de 50 crianças foram violadas entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, em Moçambique. As autoridades moçambicanas registaram 115 casos de violência sexual, contra 154 do mesmo período do ano passado.
Irão

ONU pressiona Irão a reduzir clima de tensão

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos pressionou o Irão a reduzir o clima de tensão. Zeid Ra'ad Al Hussein defendeu que é necessário investigar as 21 mortes decorrentes das manifestações.
Direitos das Mulheres

"Só eu devo escolher o que vou vestir"

2.828
Anna Muzychuk, a xadrezista que recusou ir ao mundial na Arábia Saudita por não concordar com as regras impostas às mulheres no país, diz que a decisão foi "muito dura", mas que valeu a pena.
Índia

Índia. Proposta de lei do divórcio pode passar

126
A proposta de lei de alteração do divórcio entre muçulmanos, na Índia, está em cima da mesa. Se for aprovada, esta terça-feira, será um enorme passo na conquista dos direitos das mulheres.
Síria

Síria. Dezembro foi o mês de 2017 com menos mortes

Os números foram hoje divulgados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Do número total, 178 pessoas eram menores de idade e 130 eram mulheres.
Igualdade de Género

Paridade de género nas empresas em vigor

1.794
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, explica que a medida aplica-se setor público empresarial, que tem o setor empresarial do Estado e o setor empresarial local.
Índia

Mulheres indianas tratadas "pior do que animais"

148
Mais de 250 mulheres e 48 crianças indianas foram encontradas a viver em propriedades confinadas, sob a organização religiosa Adhyatmik Vishwa Vidyalaya (AVV). São tratadas "pior do que animais".
Conflitos

2017 foi um "Ano pesadelo" para as crianças  

2017 foi um "ano pesadelo" para as crianças que vivem em zonas de conflito. Segundo Manuel Fontaine, diretor da UNICEF, o mundo não pode ficar indiferente a esta brutalidade.
Ucrânia

220 mil crianças vivem sob ameaça de minas

A UNICEF emitiu um apelo para que se cumpram os termos do cessar-fogo previsto nos Acordos de Minsk com vista à paz na Ucrânia, assinados há mais de dois anos e meio e que não têm sido cumpridos.
Direitos Humanos

Alto Comissário da ONU descarta segundo mandato

Zeid Ra'ad Al Hussein tem denunciado abertamente as violações dos direitos humanos a nível mundial e tem sido especialmente crítico do discurso do ódio, da xenofobia e da discriminação.
Myanmar

Myanmar. ONU evoca "genocídio" contra rohingyas

Os Médicos Sem Fronteiras calcularam que pelo menos 6.700 rohingyas foram mortos entre finais de agosto e finais de setembro no decurso da repressão do exército birmanês no Estado de Rakhine.
Myanmar

Denunciada destruição de mais aldeias rohingya

A Human Rights Watch recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas.
Brasil

Brasil: 25% da população vive na pobreza

A linha de pobreza adotada pelo Banco Mundial é de 5,5 dólares diários e 25,4% da população brasileira teve uma renda diária abaixo desse valor.
Hollywood

Assédio. Spielberg chocado, mas não surpreendido

Steven Spielberg não se mostrou surpreendido com as acusações às inúmeras celebridades de Hollywood. Mas admira a coragem das mulheres que estão a denunciar estes comportamentos.
Feminismo

Já há uma palavra do ano: 'Feminismo'

111
2017 fica marcado pela luta pelos direitos das mulheres e pelo silêncio quebrado sobre o assédio sexual. Por isso o dicionário Merriam-Webster escolheu para palavra do ano 'feminismo'.
Assédio Sexual

Mulheres que acusam Trump "devem ser ouvidas"

116
A Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas louvou a coragem de todas as mulheres que estão a quebrar o silêncio, denunciado os casos em que são vítimas de assédio sexual.
Marcelo Rebelo de Sousa

Direitos humanos. Portugal tem "elevado" respeito

158
O Presidente da República deixou uma mensagem no site da Presidência por ocasião do dia mundial dos Direitos Humanos. Marcelo afirma que Portugal é exemplo, mas que há áreas em que tem de melhorar.
Índia

Índia paga para a hindus para casarem com Dalits

100
A casta mais pobre da Índia, a Dalit, não chega a ser considerada casta e os seus membros são muitas vezes apelidados de "intocáveis". O governo quer reverter a situação.
Brasil

Brasil. Ativistas denunciam racismo 

De acordo com os dados, cerca de 23 mil jovens negros são assassinados todos os anos no Brasil. Os ativistas pedem que o governo o enfrente o "racismo estrutural e institucional".
Facebook

Facebook bloqueia contas de mulheres humoristas

296
O Facebook tem vindo a bloquear contas de várias humoristas, por fazerem comentários direcionados aos homens, principalmente devido à onda de acusações de assédio sexual.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Direitos Humanos

Ativistas pedem maior proteção

A Amnistia Internacional alerta para o facto de os Estados não estarem a proteger devidamente aqueles que lutam pelos direitos humanos. Em 2016, pelo menos 281 ativistas foram mortos.
Papa Francisco

Myanmar. Papa incentiva jovens a levar "boa nova"

O papa Francisco apelou esta quinta-feira a milhares de jovens de Myanmar que levem a "boa nova" de Deus àqueles que mais precisam de solidariedade.
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Papa Francisco

Myanmar. Papa pede respeito pelos direitos humanos

170
Ao lado de Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, o Papa Francisco apelou ao "respeito pelos direitos humanos" de "todos aqueles que chamam casa a esta terra", sem nunca utilizar a palavra 'Rohingya'.
China

Comentários condenam taiwanês a 5 anos de prisão

O ativista e professor taiwanês Lee Ming-che foi condenado pelo tribunal chinês por "subversão do poder do Estado" através de opiniões e comentários expressados fora do território do país.
Cova da Moura

Julgamento de 18 polícias decidido em dezembro

A 4 de dezembro a juíza Ana Paula Costa vai decidir se os 18 polícias acusados de agressões a jovens da Cova da Moura vão a julgamento.
Myanmar

'Rohingya'. Bangladesh e Myanmar assinam acordo

O Bangladesh e Myanmar assinaram um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria 'rohingya'. O êxodo dos 'rohingya' começou no final de agosto.
Oceania

Polícia intervém em acampamento de Manus

A polícia da Papua Nova Guiné entrou num acampamento de migrantes de Manus, desencadeando receios de uma evacuação forçada. Centenas de migrantes recusam "passar de uma prisão para outra".
Estados Unidos da América

Transexuais nas Forças Armadas. Trump derrotado

Donald Trump decidiu, em agosto, acabar com a presença de transexuais nas Forças Armadas. Agora chegou uma nova decisão judicial a bloquear a aplicação das normas do presidente.
Zimbabué

Demissão de Mugabe é "oportunidade de ouro"

Redação, 21 nov (Lusa) - A demissão de Robert Mugabe do cargo de Presidente do Zimbabué representa "uma oportunidade de ouro" para promover o respeito pelos Direitos Humanos e pela liberdade no país, defendeu hoje a organização internacional Human Rights Watch.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site