Direitos Humanos

Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Direitos Humanos

Angola. Melhorias em direitos humanos reconhecidos

A diplomacia angolana considera a eleição do país para o Conselho de Direitos Humanos da ONU como um "reconhecimento" internacional das "melhorias" em matéria de direitos humanos em Angola.
Nações Unidas

Angola eleita para Conselho de Direitos Humanos

3.336
Angola foi eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre 2018 e 2020. O país vai centrar-se na agenda do desenvolvimento.
Guiné-Bissau

ONG da Guiné-Bissau não têm financiamento

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou a ausência de financiamento das ONGs por parte do Estado. Contudo, afirma que as organizações conquistaram o seu espaço no país.
Sociedade

Portugal no fundo da tabela da igualdade de género

452
Portugal está no fundo da tabela no ranking dos países da Europa a 28 sobre igualdade de género, tendo subido uma posição e estando agora em 21º.
Catalunha

Europa pede investigação à atuação policial

O comissário dos Direitos Humanos instou o ministro do Interior espanhol a levar a cabo "uma investigação rápida, independente e eficaz" sobre as denúncias contra a atuação policial na Catalunha.
Turquia

Procurador turco pede prisão de ativistas

O procurador de Istambul pediu entre sete anos e meio a 15 anos de prisão para 11 militantes dos direitos humanos acusados de ligações com uma "organização terrorista".
Afeganistão

Samim, o afegão que teima em não ser deportado

Só tem 23 anos mas a sua história está a colocar pressão sobre a Administração Interna britânica. Se os taliban o ameaçaram de morte, porque foi Samim Bigzad enviado de volta para o Afeganistão?
Arabia Saudita

Mulheres ao volante terá impacto na economia

Empresários já rejeitaram a ideia de que autorizar as mulheres sauditas a conduzir poderia ser encarada como uma ameaça para alguns setores da economia.
Arabia Saudita

Arábia Saudita vai deixar mulheres conduzir

1.702
As mulheres vão passar a poder conduzir na Arábia Saudita. A medida foi anunciada esta terça-feira mas não vai ser implementada para já.
Papa Francisco

Papa lança campanha mundial a favor dos refugiados

O Papa Francisco lança esta quarta-feira a campanha "Partilhar a viagem", que visa estabelecer relações entre migrantes e refugiados e as comunidades que os recebem. A Cáritas juntou-se à iniciativa.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Suécia

Neste festival sueco, homens não entram

960
Depois do cancelamento de um dos festivais mais conhecidos do país, uma influente locutora de rádio teve a ideia de organizar um festival sem homens. A primeira edição é já em 2018.
Crise dos Refugiados

Já morreram 4 mil migrantes desde o início do ano

Os números mostram uma redução face ao mesmo período do ano passado. A maioria das mortes aconteceu nas rotas migratórias do Mediterrâneo.
Venezuela

ONU acusa Venezuela de violar Direitos Humanos

149
O país sul-americano surge pela primeira vez na lista que inclui nações como Egito, Eritreia, Ruanda, Arábia Saudita e Sudão do Sul.
Moçambique

Dois linchamentos por semana em Moçambique

Em 2016, 27 pessoas morreram devido a linchamentos. A Procuradora-Geral da República moçambicana diz que esta é já uma prática da realidade do país.
Myanmar

De Nobel da Paz a cúmplice de limpeza étnica?

161
Depois de ser conhecida como a maior figura contra a ditadura militar na antiga Birmânia, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi está a ser acusada de ser complacente com a limpeza étnica dos Rohingya.
Direitos Humanos

Amnistia exige libertação de Idil Eser

O secretário-geral da Amnistia Internacional visitou Idil Eser, a responsável da organização na Turquia que foi detida, juntamente com outros ativistas dos direitos humanos, no passado mês de julho.
Alemanha

Supermercado quase vazio em campanha anti-racismo

1.756
Cartazes espalhados e prateleiras esvaziadas. Esta foi a forte mensagem de um supermercado em Hamburgo, Alemanha, que quer combater a xenofobia e o racismo.
Irão

Irão. Limites à pena de morte por tráfico de droga

O parlamento iraniano aprovou uma emenda que reduz as possibilidades de aplicação da pena de morte em caso de tráfico de droga. A emenda à lei terá aplicação retroativa.
Igualdade de Género

Mulheres no Parlamento: que míngua!

Na União Europeia da segunda década do século XXI ainda há países onde o acesso aos cargos parlamentares não anda longe de refletir a ideia apresentada no livro A República, escrito no século IV a.C.
França

Teve de pagar limpeza da piscina por usar burkini

2.922
Um proprietário de uma piscina em Marselha exigiu que uma mulher muçulmana que usou burkini enquanto nadava, pagasse a limpeza. O caso foi denunciado pelo Coletivo contra a Islamofobia.
Direitos Humanos

"Sexo aos 50 já não é importante" vale condenação

187
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou Portugal por discriminação sexual, por ter baixado a indemnização a uma mulher vítima de negligência médica numa cirurgia ginecológica.
Sociedade

Esquerda e instrumentalização da homossexualidade

806
Os liberais devem defender os direitos dos homossexuais e lutar, contra os ataques das esquerdas radicais, por uma sociedade assente na família tradicional. A maioria dos portugueses terá esta posição
Direitos Humanos

Foi libertada a mulher detida por usar minissaia

A mulher detida na Arábia Saudita, esta terça-feira, por usar uma minissaia que se via num vídeo foi libertada esta quarta-feira sem acusações.
Irão

Iranianas querem deixar de usar hijab nos carros

264
O interior dos automóveis é considerado, pelas autoridades iranianas, espaço público e, por essa razão, as mulheres são obrigadas a usar o hijab enquanto conduzem.
Direitos Humanos

Bélgica. Tribunal Europeu valida proibição do véu

3.535
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos confirmou a proibição, na Bélgica, do uso de qualquer véu feminino que cubra, mesmo que parcialmente, o rosto em público.
Violência Doméstica

Juiz condenado por agredir e recusar sexo à mulher

2.650
O Tribunal da Relação de Guimarães condenou um juiz por violência doméstica. Há 11 anos que se recusava a manter relações sexuais com a companheira, o que configura "maus-tratos físicos e psíquicos".
Direitos das Mulheres

Vítima de violaçao presa por ter nado morto

118
Uma jovem vítima de violação foi condenada a 30 anos de prisão no El Salvador por ter tido um bebé que já nasceu sem vida. O país tem a mais punitiva lei anti-aborto.
Amnistia Internacional

Polícia turca deteve vários ativistas

Sete ativistas dos direitos humanos e o diretor da Amnistia Internacional foram detidos pela polícia turca. Não são conhecidas as razões para as detenções.
Síria

Síria. 11 civis mortos por bombardeamentos

Pelo menos 11 civis, incluindo três menores, morreram esta noite na cidade síria de Raqqa, numa ofensiva liderada por milícias curdas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Direitos Humanos

Van Dunem frisa que direitos humanos não são luxo

235
A ministra da Justiça que os direitos humanos não são um luxo nem é aceitável que os países com dificuldades económicas aleguem que a abolição da pena de morte depende do desenvolvimento.
Direitos Humanos

Rússia. Lei anti-gay é "discriminatória"

105
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou esta terça-feira como discriminatória e promotora da homofobia a legislação russa que proíbe "propaganda" gay.
Human Rights Watch

Ex-presidente do Egito está isolado na prisão

O ex-presidente do Egito está isolado na prisão, sem visitas de advogados ou familiares. A Human Rights Watch denunciou as condições a que Mohamed Morsi tem estado sujeito.
Facebook

Facebook. Nova reação para celebrar o orgulho LGBT

317
Um novo botão de reação surgiu no Facebook para marcar os festejos do mês Pride. A bandeira arco-íris vai estar acessível durante o mês de junho, mas quem o quer utilizar está sujeito a uma condição.
Papa Francisco

Papa quer mais participação de mulheres

O papa Francisco pediu esta sexta-feira que seja defendido e protegido, se necessário por meios legais, o direito das mulheres a participar em todas a áreas da sociedade.
Reino Unido

May promete alterar Convenção dos Direitos Humanos

784
Se for eleita primeira-ministra nas eleições, o combate ao terrorismo será um dos seus objetivos. Theresa May quer fazê-lo mesmo que isso implique mudar as leis que acolhem direitos humanos.
Estado Islâmico

Estado Islâmico assassinou 163 pessoas

O grupo Estado Islâmico assassinou pelo menos 163 pessoas para as impedir de fugir de Mossul, norte do Iraque, confirmou o Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Hussein.
Amnistia Internacional

"Queremos que Macron faça pressão sobre Putin"

A Amnistia Internacional colocou dois casais de homens abraçados junto à Torre Eiffel para pedir a Macron "pressão" sobre Putin, de visita a Paris, para pôr fim "à homofobia na Chechénia".
Saúde da Mulher

PAN quer terceira pessoa no parto ao lado de casal

2.251
O PAN vai propor uma alteração à lei para que o pai não seja considerado um acompanhante e possa haver uma terceira pessoa presente no parto.
Human Rights Watch

Ativistas denunciam perseguição a homossexuais

A organização Human Rights Watch confirma, num relatório divulgado esta sexta-feira, a perseguição de dezenas de homossexuais ou bissexuais na Chechénia. A Rússia está a investigar.
Amnistia Internacional

Turquia acusada de demissões arbitrárias

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional acusou a Turquia de proceder a despedimentos "arbitrários, injustos e politicamente motivados".
Tribunal

ONG acusam Chechénia de genocídio

Três organizações francesas apresentaram queixa no Tribunal Penal Internacional contra o presidente da Chechénia, Ramzan Kadyrov, por perseguições aos homossexuais.
Amnistia Internacional

Campanha global pelos direitos humanos

Amnistia Internacional anunciou o lançamento de uma nova campanha global, que designou como Brave, para pôr fim à ofensiva em curso contra os defensores dos direitos humanos em todo o mundo.
Maternidade

Mães que trabalham

1.591
Enquanto as mulheres forem financeiramente prejudicadas na sua carreira por terem filhos, é bom que a comunidade que beneficia da existência de crianças dê bonificações fiscais às mães com profissão.
Brasil

Lançada campanha para reduzir homicídios no Brasil

Grupos de defesa dos direitos humanos lançaram, esta segunda-feira, uma campanha para reduzir drasticamente os homicídios no Brasil.
Prisões

Prisões com "condições absolutamente indignas"

A maioria das prisões em Portugal está sobrelotada e tem condições pouco dignas para os reclusos, violando a lei dos direitos do Homem, alertou a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso.
Human Rights Watch

Regime sírio usou gases neurotóxicos em 4 ataques

O exército sírio usou gases neurotóxicos no presumível ataque em Khan Cheikhoun e em três outras ofensivas que lhe são imputadas, afirmou a Human Rights Watch.
Direitos das Mulheres

Ivanka defende que Trump é feminista e é apupada

124
"Ele defendeu isso [igualdade de género] nas primárias. Isto é algo de que me orgulho", começou por dizer Ivanka Trump, sendo depois apupada na cimeira W20, a decorrer em Berlim.
Nações Unidas

Meninas, raparigas e mulheres deixadas para trás

2.466
Não se esquece nunca mais na vida, quando se assiste a uma morte de uma mulher saudável no momento em que está a dar à luz. Uma morte evitável. Eu, pelo menos não esqueço. É desumano.
Direitos Humanos

Quando o relativismo é uma forma de absolutismo

476
O universalismo dos direitos humanos não incita os seres humanos a abdicarem da sua cultura. Diremos mais: a diversidade cultural é enriquecedora para a concetualização dos direitos humanos universais
Igualdade de Género

'Menina sem medo' fica mais um ano em Wall Street

870
A estátua da menina foi colocada durante as comemorações do Dia da Mulher, em março, em frente à bolsa de Nova Iorque. Mas tornou-se um sucesso e vai ficar mais um ano a enfrentar o popular 'Bull'.
Prostituição

Um trabalho para as filhas dos outros

1.163
Quando se fala na legalização da prostituição como se de um qualquer outro trabalho se tratasse (o “trabalho sexual”), ninguém certamente pensa nas suas filhas, pensa sempre nas filhas dos outros.
Timor-Leste

Timor. Governo aceitou recomendações da ONU

O governo da República Democrática de Timor-Leste aceitou a maioria das 154 recomendações feitas por 59 delegações que participaram na Revisão Periódica Universal do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, rejeitando apenas oito.
Conflito na Síria

Conflito transformou Síria numa "câmara de tortura

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos alertou que um "maremoto de derramamento de sangue" ao longo de mais de seis anos transformou a Síria numa "câmara de tortura".
António Guterres

Guterres: mulheres sofrem "ataques à dignidade"

Guterres considerou que as mulheres estão a sofrer "novos ataques à segurança e dignidade" em todo o mundo, apontando os extremistas que as subjugam e os governos que restringem as liberdades.
Turquia

Turquia condena relatório da ONU

Os dirigentes da Turquia condenaram um relatório da ONU, pelo seu "enviesamento", por acusar as forças de segurança turcas de cometerem sérios abusos.
Direitos das Mulheres

1917. Quando elas faziam "trabalho de homem"

218
Quando a I Guerra levou todos os homens para a frentes de batalha, elas é que herdaram os postos de trabalho reservados eles. A luta que as mulheres travaram há 100 anos ia além das trincheiras.
Igualdade de Género

Islândia vai exigir prova de igualdade salarial

2.782
A Islândia vai ser o primeiro país do mundo a obrigar os empregadores a provar que pagam o mesmo salário para trabalho igual, independentemente do género, etnia, sexualidade ou nacionalidade, anunciou o governo.
Dia da Mulher

Dia da Mulher não é em todo o mundo

182
Dia 8 de março é Dia Internacional da Mulher, mas não em todo o mundo. Há comunidades em que abusar das mulheres ainda é um direito e onde é preciso a autorização de um homem para quase tudo
Igualdade de Género

Quotas para mulheres em empresas privadas? Nim

191
Governo quer quotas para obrigar empresas cotadas em bolsa a incluir 33,3% de mulheres nos seus quadros, mas a proposta não é consensual. Uma constitucionalista, mulher, fala mesmo em "ingerência".
Violência Doméstica

Brasil. 500 mulheres foram agredidas a cada hora

Mais de 500 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no Brasil em 2016, segundo uma pesquisa da empresa Datafolha, que foi encomendada e divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
António Guterres

Guterres pede prioridade no "poder das mulheres"

262
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu que o "poder feminino" se transforme numa prioridade internacional para que seja alcançada a paz e uma maior proteção dos direitos humanos em todo o mundo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site