Discriminação

Presidente Trump

Vídeo. Eminem "destrói" Trump

2.769
O rapper gravou um vídeo de quatro minutos e meio em que improvisa e tece duras críticas a Donald Trump. Charlottesville, Coreia do Norte, NFL, Porto Rico e Las Vegas: está lá tudo.
Publicidade

A modelo negra do anúncio polémico da Dove falou

331
Lola Ogunyemi é modelo, nigeriana, nasceu em Londres e vive em Atlanta. Tornou-se esta semana a cara da discriminação. A modelo negra do anúncio polémico da Dove diz que não é uma vítima.
Publicidade

Dove. Post "racista" leva a pedido de desculpas

332
Partilha no Facebook que mostrava uma mulher negra a tirar o top e a "transformar-se" numa mulher branca gerou um grande número de críticas por parte dos utilizadores. A Dove já pediu desculpa.
Autárquicas 2017

As eleições de André Ventura

1.709
Não há no que André Ventura afirmou qualquer vestígio de “racismo” ou “xenofobia”. Mas este Verão, a nossa oligarquia política precisava de inventar um Trump de palha, desse por onde desse.
Trabalho

Trabalhadores do Pingo Doce protestam 

131
Trabalhadores e dirigentes sindicais da loja de Espinho do Pingo Doce concentram-se na manhã desta segunda-feira. Protestam contra a discriminação salarial e as várias tabelas de pagamento.
Presidente Trump

Donald Trump condena supremacistas brancos

Donald Trump assinou um texto que condena os supremacistas brancos, o Ku Klux Klan, os neonazis e todos os grupos de ódio. A resolução surge depois dos confrontos em Charlottesville, a 12 de agosto.
Racismo

A racialização de Portugal

1.057
O aumento da dívida pública é grave, mas talvez a cínica divisão dos portugueses em grupos de interesse e em "raças" opostas ainda venha a ser reconhecida como a mais nefasta herança deste governo.
Lisboa

Especial/ Discotecas. “Pretos é difícil. Ciganos não entram"

2.166
É um facto: há pessoas “barradas” em discotecas – por vezes, com violência. Há acusações de racismo, mas os gerentes dizem que “não é pela cor” que as pessoas ficam à porta.
Polémica

Lidl apaga cruz para ser "religiosamente neutra"

4.585
Cadeia de supermercados escolheu fotografia de igreja em Santorini para a imagem de uma linha de produtos gregos. Detalhe: apagou a cruz para garantir que se mantinha "religiosamente neutra".
Estados Unidos da América

Padre afastado por apoiar movimentos anti-racistas

Um descendente do general Robert E Lee, apoiante da segregação racial nos Estados Unidos, demitiu-se da função de padre depois de se ter manifestado a favor dos movimentos anti-racistas.
Governo

Governo quer combate à discriminação nas escolas

465
Ministro adjunto diz que comunidades cigana e de afrodescendentes têm menor participação social e política e apela ao debate. Projeto-piloto contra a discriminação arranca já este ano em 200 escolas.
Racismo

Loures: a xenofobia e o racismo em questão

Dos 150 alunos dos PALOP inquiridos, malgrado 26% se considerarem bem integrados e 52,7% razoavelmente integrados, apenas 17 consideraram que não havia racismo em Portugal.
Estados Unidos da América

Daryl Davis, o negro que faz amigos do KKK

Daryl Davis foi vítima de racismo mas só percebeu o que era isso após a morte de Martin Luther King. Não aceitou e, em mais de 30 anos, este músico de blues "retirou" 200 pessoas do Ku Klux Klan.
Discriminação

Requiem pelo racismo?

536
Há coisas em que acreditamos com o coração e depois há a ciência. E os factos mostram que, seja por telefone, por carta ou em pessoa, os negros são mesmo mais mal tratados do que os brancos.
Presidente Trump

Trump criticado por perdão a ex-xerife

O presidente da Câmara dos Representantes criticou Trump por ter perdoado um ex-xerife num caso de discriminação racial, lembrando a responsabilidade da polícia de "respeitar os direitos de todos".
Bloco de Esquerda

Marisa Matias acusa Passos de discurso racista

1.449
A bloquista acusou o líder social-democrata de estar a trazer para o debate político o "discurso de extrema-direita", ensaiando uma política "racista e xenófoba", que revela falta de vergonha.
Autárquicas 2017

Candidata recua. Pedroso não votaria PS em Loures

1.308
Sónia Paixão tenta recuar no que disse ao Observador. Ex-ministro não votaria PS em Loures por candidata admitir coligação com André Ventura. CDS exige que Costa retire confiança. BE critica PS e CDU.
Autárquicas 2017

Loures. Candidata do PS admite aliança com Ventura

5.270
A socialista Sónia Paixão admite ter como vereador André Ventura, o candidato do PSD acusado de racismo e xenofobia. A CDU remete para o pós-eleições a decisão de se coligar com o social-democrata.
Alemanha

Supermercado quase vazio em campanha anti-racismo

1.756
Cartazes espalhados e prateleiras esvaziadas. Esta foi a forte mensagem de um supermercado em Hamburgo, Alemanha, que quer combater a xenofobia e o racismo.
Presidente Trump

ONU critica resposta de Trump a protestos racistas

Um comité das Nações Unidas emitiu um raro aviso prévio aos EUA sobre as crescentes manifestações racistas em território americano e diz que a administração Trump falhou em condenar os extremistas.
Terrorismo

Se Mandela fosse do PSD, o BE chamava-lhe racista

4.499
A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de “neo-liberais”, agora com o labéu de “racistas”.
Discriminação

O currículo "anónimo" acaba com a discriminação?

354
Um currículo onde se omitem informações pessoais, para não influenciar a seleção de candidatos, está a ser adotado por várias empresas de recrutamento. Mas será suficiente para evitar discriminações?
Pedro Passos Coelho

Antirracismo: uma patologia necrófila

1.294
Os heróis multiplicam-se porque, como é habitual entre cobardes, o fenómeno histórico do racismo deixou de existir nas sociedades maioritariamente brancas ocidentais. É apenas um cadáver em putrefação
Estados Unidos da América

EUA. Centenas manifestam-se contra racismo

Centenas de pessoas manifestaram-se no sábado em Venice Beach, um bairro de Los Angeles, na Califórnia, com bandeiras e mensagens contra o fascismo, o racismo e o Ku Klux Klan.
Presidente Trump

Trump: retirada das estátuas é "triste"

286
A retirada das estátuas da Confederação é "triste" para a América. Trump fala em património e cultura, mas os grupos supremacistas falam em racismo. O assunto divide a América.
Estados Unidos da América

Ex-presidentes Bush rejeitam o racismo e violência

188
Os dois antigos presidentes George H.W. Bush e George W. Bush apelaram esta quarta-feira aos Estados Unidos para "rejeitarem o racismo, o antissemitismo e o ódio sob todas as suas formas".
Redes Sociais

Charlottesville. Tweet de Obama bate recorde

957
Publicação no Twitter de Barack Obama a condenar o racismo já é o post com mais 'likes' de sempre. As declarações surgem no seguimento da manifestação de extremistas em Charlottesville.
Racismo

O Presidente cujo único foi derrotar uma mulher

516
Os trumpistas do lado esquerdo poderão continuar a chamar racista sem medo do ridículo, nem percebem que a gritaria de ‘racista’ os faz parecer maluquinhos quando o visado é casado com uma guineense.
Pedro Passos Coelho

Consegue o PSD descer ainda mais?

2.455
Agora, à homofobia, juntam o racismo e a xenofobia. Nunca o PSD desceu tanto e fê-lo com Passos Coelho na liderança.
Racismo

Gente como nós

Cada vez mais pessoas, em mais países, e Portugal não é excepção, adoptam a retórica da “gente como nós”. Uma sigla, em português, resume o fenómeno: são “gcn”, ou, inversamente, não são como nós.
Estados Unidos da América

EUA. Quem são os extremistas de Charlottesville

172
A marcha prometia "unir a direita", já que são vários os movimentos supremacistas que existem nos EUA. Há ligações a Trump, movimentos históricos como o KKK e outros mais recentes, como a alt-right.
Estados Unidos da América

Quem guiava o carro em Charlottesville?

134
Em Charlottesville, um carro avançou em direção a um grupo que se manifestava contra a marcha de extrema-direita. Ao volante ia um jovem de 20 anos. Quem é James Alex Fields?
Presidente Trump

Trump criticado por não acusar extrema-direita

141
Donald Trump está a ser criticado por não ter referido o homicídio em Charlottesville como um "atentado interno" de "supremacistas brancos". Mayor da cidade diz que Casa Branca e Trump têm culpa.
Estados Unidos da América

Ivanka reage contra racismo e supremacia branca

257
Ivanka Trump denunciou "o racismo, a supremacia branca e os neonazis". A filha do Presidente, que é sua conselheira, afasta-se da reação de Trump face à manifestação de extrema-direita na Virginia.
Discriminação

A ditadura da juventude

2.249
Tudo é discriminação à excepção do afastamento por idade. Bali Padda foi afastado porque tem 61 anos. E ninguém se indignou. Patrões e sindicatos fazem da exclusão dos não jovens um sinal de sucesso.
Estados Unidos da América

Um morto nos protestos de Charlottesville

Um carro avançou em direção a um grupo de manifestantes na cidade de Charlottesville. A primeira vítima mortal está confirmada, disse o presidente da Câmara Mike Signer. Há 20 pessoas feridas.
Estados Unidos da América

Confrontos na marcha de supremacistas brancos

232
A cidade de Charlottesville declarou estado de emergência local para receber os mais de 6.000 manifestantes que chegam este sábado, para uma das maiores demonstrações de supremacistas brancos
Google

Funcionário da Google faz discurso polémico

154
Um discurso anti-diversidade no trabalho, feito por um funcionário da Google, foi revelado e originou várias críticas internas e externas. Muitos estão a descrever as declarações como "sexistas".
Discriminação

O racismo é culpa de todos

A culpa não é daquelas comunidades, de uma raça, de uma nacionalidade, de etnia ou religião, de um sexo ou género. A culpa é de quem governa. nós, E de todos nós que não nos temos sabido organizar.
PSD

André Ventura. "CDS em Loures vai ser prejudicado"

709
Candidato do PSD diz que é ameaçado de morte todos os dias, mas que não se arrepende e acusa o CDS-PP de cálculo político: "vai ser prejudicado com a situação", antecipa.
Minorias

Não deixes para amanhã o que podes discutir hoje

1.259
Há 45 anos, ciganos e cabo-verdeanos colocaram a Amadora em pé de guerra. Na época culpou-se a censura pela ausência de notícias. E agora culpa-se quem?
PSP

Agentes acusados de racismo continuam em funções

223
Os 18 polícias que foram acusados, de forma inédita, pelo Ministério Público dos crimes de tortura e sequestro agravados por ódio e racismo continuam a exercer funções. Quatro estão na mesma esquadra.
PSP

INEM registou violência mas nunca foi ouvido

No caso da agressão da PSP a jovens da Cova da Moura, o INEM diz ter enviado relatório com nota de "agressões" à PJ, apesar de nunca ter sido ouvido pela Inspeção-Geral da Administração Interna.
Cova da Moura

Chefes da PSP defendem expulsão dos 18 polícias

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP defendeu que os polícias acusados no caso das agressões a jovens da Cova da Moura devem ser expulsos da instituição caso se prove a culpa.
PSP

Agentes da PSP acusados de racismo e tortura

1.279
Ministério Público concluiu que seis jovens negros, da Cova da Moura, foram vítimas de racismo e tortura: 18 agentes da PSP vão ser acusados. Processos policiais contra os jovens foram arquivados.
Psicologia

Quintino Aires não deverá ser expulso da Ordem

1.866
Quintino Aires, psicólogo e comentador da TVI, disse que 75% dos consumidores de cannabis têm relações homossexuais. É mais uma polémica, mas a Ordem dos Psicólogos não pensa em expulsá-lo.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.
Racismo

Mãe canadiana exige "médico branco" para o filho

429
Uma mãe canadiana criou confusão num posto médico quando começou a exigir que o seu filho fosse visto por um "médico branco" e sem "dentes amarelos".
Concertos

Neonazis interrompem concerto com frases xenófobas

158
Um grupo de neonazis interrompeu o concerto da cantora Mia Magma, em Palma de Maiorca, e gritaram frases xenófobas como "fora estrangeiros". O vídeo do acontecimento já se tornou viral.
Terrorismo

Portland. 530 mil euros para ajudar famílias

Mais de 530 mil euros foram angariados para as famílias das vítimas do ataque de Portland, que morreram ao defender uma rapariga muçulmana e uma amiga, num comboio.
México

Russo quase linchado no México vai ser deportado

Aleksei Makeev vai ser deportado para a Rússia depois de quase ter sido linchado por populares no México. Acusações de racismo e incentivo ao ódio estarão na motivação do ataque.
Discriminação

Portugal denuncia na ONU modelos de discriminação

462
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, defendeu em Nova Iorque que "o mundo continua a insistir em modelos sociais que toleram a discriminação contra mulheres".
Enfermeiros

Enfermeiros discutem pagamento de trabalho extra

258
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a analisar formas de luta contra a discriminação de profissionais no pagamento do trabalho extraordinário decidido pelo Ministério da Saúde.
Tesla

Sexismo na Tesla? O que o Guardian não escreveu

A marca liderada por Elon Musk reagiu à notícia avançada pelo jornal britânico The Guardian, com uma declaração onde procura esclarecer a acusação da engenheira que, diz a empresa, não é engenheira.
Igualdade de Género

PSD quer listar empresas que discriminem mulheres

970
Sociais-democratas querem que empresas que discriminam mulheres através do salário constem de uma "lista negra" colocada online. Propõem ainda alterações à lei para acabar com diferenças salariais.
Racismo

SOS Racismo apresenta queixa contra João Braga

968
A SOS Racismo vai apresentar queixa contra João Braga, depois de o fadista ter escrito que "basta ser-se preto ou gay para ganhar os Óscares". Artista já se defendeu: "Pus aquilo em tom irónico".
Crónica

Você é mais privilegiado do que eu?

229
Para os adeptos da teoria do "privilégio", devíamos passar o tempo a contabilizar as desvantagens históricas do grupo a que pertencemos, e a compará-las com as dos outros, para saber quem vale mais.
Imprensa

A vaga

442
Vai ser o milagre da multiplicação do racismo, dos euros e dos comissários. O combate às discriminações é uma espécie de parceria público-privada com rendas prometidas e boa imprensa garantida.
Hungria

Vila na Hungria rejeita muçulmanos

237
Uma vila na Hungria quer manter-se "intacta", fiel às suas tradições, e de preferência sem residentes de outras culturas. Especialmente muçulmanos. É proibido o uso de burka e a chamada para oração.
Racismo

Pais negros ensinam filhos a lidar com a polícia

"Porque é que um agente da polícia assumiria que fizeste algo mau? Talvez pela minha cor de pele" é uma das frases do vídeo que mostra pais negros a explicar aos filhos como lidar com a polícia.
Presidente Trump

Como Shia LaBeouf calou supremacista branco

395
Shia LaBeouf, participava num protesto contra Trump, quando um supremacista branco se infiltrou na manifestação. Ao aperceber-se da situação, o ator mandou calá-lo, aos gritos. Mais tarde foi detido.
Estados Unidos da América

Supremacista Dylann Roof foi condenado à morte

Dylann Roof, o jovem de 22 anos que matou nove pessoas numa igreja nos Estados Unidos, foi esta terça-feira condenado à morte sem mostrar quaisquer remorsos pelos 33 crimes que cometeu.
Estados Unidos da América

Dylann Roof declarado culpado de 33 crimes

O supremacista branco de 22 anos que matou nove pessoas numa igreja frequentada por afro-americanos foi declarado culpado de 33 crimes. A sentença pode chegar à pena de morte.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site