Despedimentos

Estados Unidos da América

General Motors despede mil trabalhadores nos EUA

O fabricante automóvel General Motors anunciou o despedimento de mil pessoas na sequência da eliminação de um turno de produção numa fábrica em Kansas City, nos Estados Unidos.
Nova Zelândia

Fábrica de Chocolate angaria 3,3 milhões

Uma campanha de crowdfunding, que angariou 3,3 milhões de dólares em dois dias, evitou o encerramento de uma fábrica de chocolates da Cadburry, na Nova Zelândia.
Hospitais

Demissões no Hospital Amadora-Sintra

305
A direção clínica e diretores de serviço do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) decidiram demitir-se em protesto contra as dificuldades na contratação de profissionais.
Despedimentos

Cortes nos colégios trazem despedimentos

A associação que representa os colégios privados diz que os novos cortes nos contratos de associação vão levar 6 mil alunos a mudar de escola e mais de 600 professores e funcionários ao desemprego.
Despedimentos

Seguradoras Unidas acusadas de demissões coletivas

Os trabalhadores da Seguradoras Unidas acusam a empresa de tentar "desencadear um verdadeiro despedimento coletivo", exigindo que o Ministério do Trabalho trave a saída de 380 funcionários do grupo.
Banca

Mais de 2.000 pessoas saíram dos bancos em 2016

No ano passado saíram quase o dobro das pessoas em comparação com 2015. O Novo Banco foi o que registou mais saídas, seguido do BPI e Caixa Geral de Depósitos.
Indemnizações

Lei devia ser clara no cálculo de indemnizações

Garcia Pereira defende que a lei laboral devia ser mais clara nos casos de indemnizações por despedimento, para impedir que os patrões excluam da base de cálculo as componentes extra salariais.
Construção

Teixeira Duarte também pede exceção para rescindir

A construtora Teixeira Duarte fez um pedido de empresa em reestruturação ao Governo, que está a ser analisado, e que poderá levar à saída de cerca de 300 trabalhadores em três anos.
BCP

BCP cortou 126 postos de trabalho

O BCP reduziu o quadro de pessoal em 126 trabalhadores entre setembro de 2015 e setembro de 2016, fechando 45 agências durante esse período e vai fechar até ao máximo de 20 balcões até dezembro.
Base das Lajes

Redução da força laboral nas Lajes concluída

A Comissão Representativa dos Trabalhadores portugueses da base das Lajes teme novos despedimentos. Esta sexta-feira, saem os últimos dos 450 trabalhadores que assinaram rescisões por mútuo acordo.
Porto

Despedimento na Portway não chega ao Porto

O despedimento coletivo da Portway não vai abranger o aeroporto do Porto uma vez que o número de rescisões voluntárias ultrapassou o número de saídas planeadas pela empresa de assistência em terra.
Despedimentos

Centena de trabalhadores contra fecho da Impormol

Cerca de 100 trabalhadores manifestaram-se em Lisboa contra o encerramento da empresa de peças automóveis Impormol. Administração da empresa comunicou que iria avançar para um processo de insolvência.
Sindicatos

Portway: Sindicato chama despedimentos "seletivos"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos condenou o processo de despedimento coletivo da empresa Portway no aeroporto de Faro, que disseram ter sido "seletivo".
Novo Banco

PS chama Stock da Cunha para explicar despedimento

Socialistas querem ouvir no Parlamento o presidente do Conselho de Administração do Novo Banco e da comissão de trabalhadores para explicar despedimentos. E pede documentos sobre Banif.
Media

João Soares solidário com jornalistas

O ministro da Cultura, João Soares, que tutela a comunicação social, manifestou "profunda solidariedade" para com "os profissionais da informação" portugueses que se confrontam com situações de desemprego
Comunicação Social

Jornais Sol e i. Newshold sai e despede 2/3

601
Newshold vai sair da estrutura acionista dos dois jornais, que perdem agora 120 trabalhadores. Sindicato diz a jornalistas para "não assinarem quaisquer documentos que lhes sejam apresentados".
Cimpor

Cimpor: reunião decisiva com trabalhadores

A Comissão de trabalhadores da Cimpor vai reunir-se esta quinta-feira com a empresa para discutir a situação do despedimento coletivo de 25 funcionários dos quadros superiores.
Despedimentos

Fábrica de bolachas Triunfo vai encerrar

435
A fábrica de bolachas Triunfo, em Mem Martins, em Sintra, vai encerrar em 2016. A produção da empresa Mondeléz vai ser transferida para a República Checa e deixar cerca de uma centena sem emprego.
Desemprego

Trabalhadores da Unicer procuram soluções

Os trabalhadores da Unicer em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, aprovaram hoje uma moção na qual se mostram disponíveis para encontrar soluções que evitem despedimentos na empresa, decisão que repudiam e dizem não compreender.
Economia

Somague vai despedir de 273 trabalhadores

A Somague vai despedir 273 trabalhadores. "O setor da construção sofreu uma paragem significativa nestes mercados, o que obrigou a ajustar a estrutura." Sindicato receia mais despedimentos.
Emprego

Caterpillar vai eliminar 10 mil postos de trabalho

A Caterpillar anunciou que extinguirá 10 mil postos de trabalho em todo o mundo, até 2018. Só no próximo ano sairão cerca de 5 mil trabalhadores ligados à empresa americana.
Nova Constituição

Os funcionários públicos podem ser despedidos?

Esta é a 16.ª das 50 perguntas sobre a Constituição que iremos colocar diariamente, enquanto durar o novo projeto do Observador. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Macroeconomia

Três propostas do PS que podem ir ao TC

Manutenção de cortes salariais na função pública em 2016 e despedimentos por "razões económicas" levantam dúvidas de constitucionalidade. Convergência de pensões também pode voltar a ir parar ao TC.
PT

O ebay pode ter de despedir 3000 pessoas

O ebay vai separar-se da PayPal no final de 2015. Analistas financeiros dizem que as primeiras alterações se vão traduzir em numerosos despedimentos.
Sindicatos

UGT teme despedimentos de funcionários públicos

Carlos Silva teme a possibilidade de 12.000 trabalhadores serem enviados para a requalificação. UGT acredita que isso levará "ao despedimento".
Tecnologia

Criadora de Angry Birds despede 130 pessoas

A empresa finlandesa que criou o jogo para smartphones mais vendido de sempre (diz a própria) anunciou que vai despedir 130 pessoas. Porquê? O sucesso não foi o esperado.
Jornalismo

New York Times vai despedir 100 jornalistas

129
O jornal norte-americano também anunciou que vai descontinuar a aplicação móvel, recentemente lançada, New York Times Opinion, devido a não estar a ter a adesão esperada.
Despedimentos

Jornalistas da Controlinveste ameaçam fazer greve

Os jornalistas aprovaram uma moção em que exigem a suspensão do processo de despedimento coletivo. Se tal não se verificar, avançam para uma greve de 24 horas.
Despedimentos

BBC vai despedir 200 pessoas até 2017

Serão suprimidos imediatamente 65 empregos, o que significa uma poupança de 38 milhões de libras.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site