Liberdade de Expressão

Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Mundo

Mugabe cria ministério da cibersegurança

351
A internet está a chamar-lhe o "Ministério do WhatsApp" e foi criado pelo líder do Zimbabué, Robert Mugabe para lidar com "uma ameaça emergente para o estado".
Estados Unidos da América

Trump ameaça punir NBC por "fake news"

A NBC News noticiou que o presidente norte-americano pediu um aumento do arsenal nuclear do país. Donald Trump não gostou e ameaçou retirar as licenças do canal por causa do que diz serem "fake news".
Democracia

O retrocesso da razão

532
Identificar “xenofobia” em Passos Coelho ou “fascismo” em Henrique Raposo serve o mesmo propósito que os “factos alternativos” de Trump – sobrepor a emoção às evidências e intoxicar o debate público.
Liberdade de Expressão

A geringonça gosta da censura

2.775
A censura aos livros escolares serviu também para as esquerdas mostrarem que sabem usar o poder com a brutalidade que for necessária. A censura funciona sempre como um aviso para todos.
Liberdade de Expressão

A censura, a javardice e o politicamente correcto

12.506
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice
Liberdade de Expressão

O humor nunca é tão negro quanto o futuro

4.110
Ninguém se incomoda com insultos a europeus ou a cristãos. Porém, dia após dia, surge um “escândalo” alusivo ao que X disse da maravilhosa “cultura” cigana, ou Y disse da “comunidade LGBTQRONVS§#™‰*$”
Liberdade de Imprensa

Valham-nos os jornais

544
O que se saberia sobre Pedrógão Grande ou favorecimentos políticos sem (entre outras) as reportagens de Público, Expresso e Observador? É a imprensa portuguesa quem ainda oferece dignidade ao regime.
Isabel Moreira

Basta! Venha lá o louvor a Gentil Martins

16.859
Isabel Moreira tem-se especializado em perseguir e ordenar perseguições a cidadãos e profissionais com base nas suas convicções, opiniões e afirmações, o que era uma das tarefas da Gestapo e da Stasi.
Liberdade de Expressão

Não chamem a polícia por causa de Gentil Martins

338
"Prefere-se perseguir, proibir, castigar, calar. Mas a criminalização das opiniões pode ser contraproducente. Ficamos mais fracos no confronto de ideias", comenta Rui Ramos.
Liberdade de Expressão

A ignorância é uma arma

907
Como se não lhes bastasse o controlo hegemónico das salas de aula, programas como o Fórum TSF, Antena Aberta ou Opinião Pública permitem ver como a brigada fundamentalista toma de assalto o pluralismo
Liberdade de Expressão

Introdução às regras do bom debate público

1.114
Os socialistas são uma bênção. Além de recorrentemente assegurarem paz social e progresso económico, ou vice-versa, ainda querem devolver-nos à época feliz do final do século XIX, início do século XX.
Liberdade de Expressão

Um par de bofetadas

509
Ameaças de violência são a antítese de solidariedade e inclusividade, são ataque à racionalidade e à democracia e, feitas contra quem expõe um argumento, são um ataque direto à liberdade de expressão.
Espanha

Espanha. Jovem condenada por tweets sobre atentado

Em causa estão 13 tweets sobre o assassinato de Carrero Blanco, em 1973. A situação está levantar questões sobre a liberdade de expressão em Espanha. "É vergonhoso", diz Pablo Iglesias, do Podemos.
Liberdade de Expressão

FCSH. Confrontos verbais levam a reforço policial

Confrontos verbais entre apoiantes do PNR e os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas obrigaram a um reforço policial, que chegou ao local cerca das 18h30. A manif terminou às 20h09.
Liberdade de Expressão

Especial/ FCSH. Viagem a uma faculdade em confronto

942
Numa faculdade historicamente de esquerda, um nacionalista quis fazer um evento e foi cancelado. Hoje, há duas manifestações no sítio onde se lutou contra propinas — e onde há quem admire Salazar.
Liberdade de Expressão

Cansado de ser Charlie

604
Graças ao episódio, qualquer saudoso do antigo regime sabe onde achar os pares ideológicos. Espero que aprendam, mas se a burrice matasse o Bloco perderia pelo menos 24 votos nas próximas eleições.
Maioria de Esquerda

Debates inconsequentes

172
Eis um efeito da actual preponderância do parlamento: a exclusão das instituições e a submissão dos temas nacionais às máquinas partidárias. Só se investiga, discute e conclui o que satisfaz PS-PCP-BE
Liberdade de Expressão

Liberdade e a ideia de Universidade

180
A liberdade de expressão não depende do número de pessoas que querem proibir uma opinião, nem de quantas a subscrevem. A missão da Universidade não deriva da opinião ou de modas passageiras dos alunos
Liberdade de Expressão

O triunfo da vontade

2.767
A cada mentira, segue-se a impunidade, a cada impunidade segue-se um novo avanço no controlo de um país apático. A “tenebrosa máquina de propaganda” não é particularmente sofisticada. Mas é suficiente
Liberdade de Expressão

«Olhe que não, senhor dr., olhe que não!»

2.097
Uma conclusão inquietante: em pleno Estado Novo, o Dr. Álvaro Cunhal foi melhor tratado pela Universidade de Lisboa do que, em democracia, o Dr. Jaime Nogueira Pinto pela Universidade Nova.
Liberdade de Expressão

Quem tem medo da Democracia?

Em Portugal tem de se poder falar em Salazar e em Cunhal sem medo e sem restrições. Existiram, foram atores da nossa vida política e moldaram o pensamento de muitas gerações.
Liberdade de Expressão

Mais Liberdade 43 anos depois

43 anos depois do momento histórico que abriu as portas à Liberdade e à Democracia em Portugal é triste assistir a momentos como este. Tenha sido por mera censura ou por algum medo.
Liberdade de Expressão

Lenine explica

455
Ninguém está a ver Catarina a criar um Gulag na Serra da Estrela. Eu também não. Até nem é preciso. O leninismo, um oportunismo elevado a condição transcendental da política, permite muitas variações.
Jaime Nogueira Pinto

Caso Nogueira Pinto. "Não estamos no PREC",diz CDS

1.805
Deputados do CDS exigem que Governo esclareça o cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova e diga como vai evitar novos "ataques à liberdade de expressão".
Liberdade de Expressão

Não foram as ameaças. Foi o medo

3.983
Qual o poder da tribo ululante que impediu a conferência de Jaime Nogueira Pinto na hora de se decidirem avaliações, projectos de investigação e contratações?
Comunicação Social

Angola. Influência nos media em Portugal preocupa

O relatório mundial da Freedom House demonstra preocupação sobre a influência de Angola nos meios de comunicação social portugueses atingindo jornalistas e provocando casos de autocensura.
Crónica

Os mártires mentais

151
A marca infalível do estúpido é achar que é inteligente; e a marca infalível do muito estúpido é achar que faz parte de uma reduzida minoria de pessoas inteligentes.
Liberdade de Expressão

A florescente indústria dos “ismos” e das fobias

1.195
Não tenho dúvidas de que estamos menos livres e a censura nos programas de humor é apenas parte do problema. Os activismos de combate a isto e àquilo tornaram-se em polícias e juízes em causa própria.
Human Rights Watch

Legislação angolana ameaça liberdade de imprensa

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou que a nova legislação para a comunicação social em Angola ameaça a liberdade de imprensa e apelou ao presidente para que não a promulgue.
Liberdade de Expressão

A heteronormatividade do virgem ofendido

1.336
Os tribunais são useiros e vezeiros em sentenças que limitam a liberdade de expressão e são repetidamente contrariados pelo TEDH. Se precisar, recorra a crowdfunding. Muitos, como eu, contribuirão.
Turquia

Turquia. ONU pede respeito por direitos na Turquia

Nações Unidas consideraram que o respeito por direitos fundamentais como a liberdade de expressão e processos judiciais justos são cruciais para preservar a democracia na Turquia.
Liberdade de Expressão

Por uma conversação livre e civilizada

Timothy Garton Ash assume um “ponto de vista firme” que se orgulha de chamar liberal e que, assentando na tradição ocidental, dirige-se a todas a culturas e é aberto ao diálogo com visões diferentes.
Política

A difícil relação das esquerdas com a liberdade

2.038
O que une a recusa pelas esquerdas da possibilidade de as famílias escolherem a escola dos seus filhos a uma condenação em tribunal por "ofensas" a Manuel Alegre? A mesma falta de amor pela liberdade.
Crónica

A minoria silenciosa

A troca de opiniões é considerada um bem dos maiores e uma actividade nobre. Mas dada a oportunidade de nos expressar, todos acabamos por dizer coisas muito parecidas sobre quase todos os assuntos.
Redes Sociais

Os inimigos da liberdade (dos outros)

407
Nas redes sociais, perigosos não são os que gritam. São os que se calam, que resumem tudo a um “ele pôs-se a jeito” ou que aceitam a violência desde que os violentados pensem de forma distinta da sua.
Bloco de Esquerda

Fanfarronice do Bloco. E a liberdade de expressão.

520
A defesa da liberdade de expressão do BE foi tanto mais valente pelos bravos paladinos que se levantaram por ninguém ter atentado contra ela. Defender algo que não está em perigo até dá boa imprensa.
António Costa

O socialismo ama a liberdade de expressão

1.834
Era o que faltava a comunicação social querer dar notícias que contem verdades. E que permitam às mentes maldosas criar a ideia de que há quem à esquerda não saiba lidar com a liberdade de expressão.
Imprensa

O fim dos jornais

104
Por vezes sentimos isso. Pensamos neles. Mas às vezes, outras vezes, reflectimos sobre o futuro do quarto poder. A independência dos jornais é atributo fundamental dos regimes livres.
Debate

Os pólos do ódio

Soluções razoáveis para os problemas deste mundo não vão ser encontradas com raiva.
Angola

Angola e os livros que beliscam o poder

1.314
Desde sábado, 20 ativistas foram detidos em Angola por lerem um livro com soluções de luta pacífica contra o regime. "A questão não é judicial, é política", diz ao Observador o advogado de três deles.
Reino Unido

A verdade (ilustrada) a que temos direito

3.790
Nos jornais reina a hipocrisia e quando a realidade não é compatível com a ideologia omite-se. Mete-se em letras pequeninas. Arruma-se num cantinho. Faz-se quase de conta que afinal não aconteceu nada
Nova Constituição

Posso fazer uma paródia ao hino nacional?

Até dia 3 de Junho, iremos apresentar diariamente uma pergunta sobre a Constituição, partindo sempre de uma perspectiva muito prática. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Nova Constituição

Posso queimar a bandeira nacional?

110
Até dia 3 de Junho, iremos apresentar diariamente uma pergunta sobre a Constituição, partindo sempre de uma perspectiva muito prática. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Parlamento

Constitucionalistas: "É ideia altamente perigosa"

Segundo constitucionalistas do PS e PSD, a proposta sobre cobertura jornalística das campanhas eleitorais é "altamente perigosa" e "vai contra os próprios ideais de democracia".
Futuro da Grécia

O ministro que processa jornalistas por escreverem

150
Processou um jornalista por ter escrito um artigo político e agora quer receber um milhão de euros. É um ministro da extrema-direita num governo de esquerda e está a dar que falar.
Julgamentos

Tinta da China oferece livro de Rafael Marques

O jornalista começa esta terça-feira a ser julgado por causa de algumas conclusões a que chegou e que publicou no livro "Diamantes de Sangue".
Islamismo

A liberdade depois de Charlie Hebdo

112
Quando somos incapazes de nomear o Estado Islâmico e quando abolimos os nossos valores para não ferir os das comunidades muçulmanas, temos mesmo razões para nos sentirmos livres?
Liberdade de Expressão

"Os defensores da liberdade têm de ganhar a luta!"

A líder do grupo feminista FEMEN testemunhou, e viveu, o ataque de Copenhaga. Agora escreveu um texto poderoso onde recorda não só o que se passou, como dá um testemunho de vida. Leia-o na íntegra.
Liberdades

A palavra em tempos de cólera

O peso da liberdade de expressão faz-se sentir onde a mensagem provoque ofensa, perturbação, choque, irritação, repugnância, rejeição, revolta. Essa liberdade é o escudo protector do uso da palavra.
Liberdade de Expressão

Crime de difamação deve estar fora da lei?

Instituto Internacional de Imprensa tentou convencer deputados de que criminalizar a difamação não está em conformidade com as normas internacionais por fragilizar a liberdade de expressão.
Atentados de Paris

Dom Manuel Clemente: liberdade é responsabilidade

200
O Patriarca de Lisboa disse não pôr em causa a liberdade de expressão, mas lembrou que liberdade implica responsabilidade, especialmente no que toca às convicções dos outros.
Liberdade de Expressão

Leviathan, o filme russo que incomoda o Kremlin

148
O filme russo, nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro, tem recebido fortes críticas das autoridades políticas e religiosas russas, mas muitos russos indentificam-se com o que mostra o filme
Atentados de Paris

Tchetchénia saiu à rua contra o Charlie Hebdo

Balões, cartazes, lágrimas, orações. A manifestação organizada na capital da Tchetchénia contra o Charlie Hebdo teve tudo isto. E críticas à Europa.
Charlie Hebdo

D. Duarte: Charlie Hebdo é “um pasquim nojento"

1.687
Pretendente ao trono português considerou “não fazerem sentido nenhum, essas homenagens aos jornalistas”. E acrescentou que insultar as pessoas tem consequências.
Liberdade de Expressão

Especial/ Afinal, somos mesmo todos Charlie?

Como seria se o Charlie Hebdo fosse um jornal português? Há espaço em Portugal para abordagens mais ousadas? O humor português é disciplinado e "mariquinhas", acredita quem o faz.
Atentados de Paris

Defender a liberdade, sim; ser Charlie, não

114
Se alguém pensa que basta a ordem jurídica para que numa Sociedade Civil se viva em boa paz e cooperação, em segurança e em solidariedade — em suma, em justiça, paz e progresso —, está muito enganado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site