Liberdade de Imprensa

Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Liberdade de Imprensa

O PS e a ameaça de Sócrates à democracia

1.641
Os ataques de Costa à PT, depois da compra da Media Capital (é importante sublinhar) e os comentários de Ferro Rodrigues sobre a justiça são sinais de que os velhos vícios não desapareceram.
Liberdade de Imprensa

Valham-nos os jornais

544
O que se saberia sobre Pedrógão Grande ou favorecimentos políticos sem (entre outras) as reportagens de Público, Expresso e Observador? É a imprensa portuguesa quem ainda oferece dignidade ao regime.
Crónica

Liberdade de Impressão

Na maioria dos casos, as outras pessoas não costumarem ficar impressionadas com as nossas opiniões; ocupadas com o que haverão de dizer, não mostram no geral interesse por aquilo que nós temos a dizer
Presidente Trump

Albright "triste e perturbada" com Trump

A antiga chefe da diplomacia norte-americana Madeleine Albright disse-se "muito perturbada e triste" com a abordagem política de Donald Trump. "O jornalismo é a resposta", disse.
Liberdade de Imprensa

Trump cria "incerteza" sobre liberdade de imprensa

Trump criou um ambiente de "ansiedade e incerteza" sobre a liberdade de imprensa devido às ameaças e ataques contra os media nos EUA, refere relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa.
Comunicação Social

Liberdade de imprensa e ciclos eleitorais

100
Há imenso trabalho científico sobre a correlação fortíssima entre a saúde da democracia e a liberdade de imprensa. E com uma imprensa mais livre a capacidade de manipulação das contas públicas diminui
Estados Unidos da América

Trump. McCain defende liberdade de imprensa

1.005
Em entrevista à NBC, o senador do Arizona disse temer que, sem a liberdade de imprensa, "percamos muitas das nossas liberdades individuais ao longo do tempo". "É assim que os ditadores começam."
Comunicação Social

Angola. Influência nos media em Portugal preocupa

O relatório mundial da Freedom House demonstra preocupação sobre a influência de Angola nos meios de comunicação social portugueses atingindo jornalistas e provocando casos de autocensura.
Liberdade de Imprensa

Liberdade de expressão: Portugal condenado de novo

5.222
Portugal voltou a ser condenado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem num caso de liberdade de expressão. Em causa um editorial de José Manuel Fernandes, no Público, sobre Noronha do Nascimento.
Jornalismo

Um terço dos jornalistas diz ser alvo de pressões

127
Um estudo realizado por um investigador da Universidade de Coimbra conclui que 35,7% dos jornalistas inquiridos são alvo de pressões externas.
Human Rights Watch

Legislação angolana ameaça liberdade de imprensa

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou que a nova legislação para a comunicação social em Angola ameaça a liberdade de imprensa e apelou ao presidente para que não a promulgue.
Liberdade de Expressão

A heteronormatividade do virgem ofendido

1.336
Os tribunais são useiros e vezeiros em sentenças que limitam a liberdade de expressão e são repetidamente contrariados pelo TEDH. Se precisar, recorra a crowdfunding. Muitos, como eu, contribuirão.
Liberdade de Imprensa

Caso Visão/Santana Lopes. Governo estuda recurso

Depois de ter visto o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a condenar o Estado a pagar uma indemnização à revista Visão, o Ministério da Justiça está a avaliar se existem fundamentos para recorrer.
Liberdade de Imprensa

Estado obrigado a indemnizar semanário Expresso

224
O Estado português vai ter de indemnizar o semanário Expresso depois de a Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) ter recusado o pedido de autorização para uma entrevista a José Sócrates.
Brexit

Especial/ “Viram o Brexit? Não se iludam: Trump pode ganhar”

2.196
Timothy Garton Ash fez campanha pelo Remain e discutiu com eleitores do Leave, pelo que avisa em entrevista a José Manuel Fernandes: os derrotados da globalização estão receptivos à mensagem de Trump.
Caixa Geral de Depósitos

Sonhadores, ridículo e princípio de realidade

221
João Galamba disse que não percebia a intenção de PSD e CDS com o inquérito à Caixa. Então não viam que isso chamuscaria os três partidos? Raras vezes se viu tanta franqueza. Ou desprezo pelo cidadão.
Liberdade de Imprensa

Timor pressionado a parar processo a jornalistas

Quatro organizações internacionais de jornalismo escreveram o primeiro-ministro timorense a apelar para que retire um processo criminal por difamação contra dois jornalistas e um jornal timorenses.
Podemos

Jornalistas deixam Pablo Iglesias a falar sozinho 

1.030
Numa conferência universitária, o líder do Podemos referiu-se por diversas vezes a um jornalista específico. "Isto não é uma conferência de imprensa, é uma universidade", justificou.
Redes Sociais

Os inimigos da liberdade (dos outros)

407
Nas redes sociais, perigosos não são os que gritam. São os que se calam, que resumem tudo a um “ele pôs-se a jeito” ou que aceitam a violência desde que os violentados pensem de forma distinta da sua.
China

Polícia admite ter preso livreiros de Hong Kong

A polícia da província chinesa de Guangdong confirmou pela primeira vez que três livreiros de Hong Kong, desaparecidos desde outubro, estão sob sua custódia e a ser investigados na China continental.
Venezuela

Parlamento acusa governo de pressionar media

O parlamento venezuelano acusou o Governo do Presidente Nicolás Maduro de "ameaçar" duas estações de televisão e limitar o acesso dos jornais a papel para imprimir, para condicionar a liberdade de imprensa.
China

Hong Kong procura cinco livreiros desaparecidos

O desaparecimento de cinco livreiros em Hong Kong associados à publicação de obras críticas do PC da China tem desencadeado uma onda de revolta preocupação e suspeitas.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

137
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Liberdade de Imprensa

Comissário europeu ameaça Polónia

O comissário europeu Gunther Oettinger ameaçou iniciar um procedimento inédito contra a Polónia, depois de o governo polaco ter tomado o controlo dos meios de comunicação estatais.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo: edição especial um ano após ataque

O jornal satírico francês Charlie Hebdo anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro aniversário do atentado, que fez 12 mortos.
Direitos Humanos

China aprova leis contra terrorismo

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou a primeira lei antiterrorista da história do país e uma inédita legislação sobre violência doméstica.
Liberdade de Imprensa

Jornalista francesa expulsa da China

171
A correspondente do L'Obs em Pequim escreveu um artigo sobre a repressão das autoridades a uma minoria étnica muçulmana e recusou pedir desculpa por isso.
Media

Alibaba compra o jornal South China Morning Post

O gigante chinês da Internet Alibaba vai pagar 242,1 milhões de euros pelo South China Morning Post, publicado em Hong Kong. Analistas defendem que operação pode afetar independência editorial.
Caso José Sócrates

As 10 vezes em que a juíza se contradiz

429
Por 10 vezes a juíza Florbela Lança diz que não proibiu os órgãos da Cofina de publicar notícias sobre a Operação Marquês. E por 10 vezes diz que não podem revelar as provas contra Sócrates.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas inseguros no Brasil

O Brasil foi um dos países "menos seguros" para os jornalistas nos últimos anos, informou a ONU, que exige proteção para os profissionais da área depois do homicídio de dois este mês.
Espanha

NYT e El País: uma guerra silenciosa de gigantes

Primeiro, uma reportagem do New York Times. Depois, um comunicado dos jornais espanhóis. Na quinta, o fim de uma longa parceria. Sexta, a polémica. Será que os jornais de Espanha são livres?
Liberdade de Imprensa

Vistos Gold. Informação vs segredo de justiça

DIAP de Lisboa invoca condenações de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por restrições de liberdade de imprensa para arquivar suspeitas contra jornalistas,
Mundo

700 jornalistas mortos na última década

Na última década registaram-se 700 mortes de profissionais de imprensa, alerta a organização Repórteres sem Fronteiras. Os números revelam que é cada vez mais arriscado ser jornalista.
Turquia

Administradores já controlam media da oposição

A polícia turca tinha invadido na véspera a sede de um grupo de media ligado à oposição. Esta quinta-feira, os novos administradores já tomaram posse. Ameaçaram e despediram vários jornalistas.
Reino Unido

Polícia britânica apreende PC de jornalista da BBC

106
As forças de segurança refugiaram-se nas leis antiterrorismo para apreender computador portátil de um jornalista da BBC, para acederem às comunicações com um alegado jihadista do Estado Islâmico.
Caso José Sócrates

Proibição de noticiar "abre grave precedente"

1.503
O Sindicato dos Jornalistas diz que a decisão judicial que impede a Cofina de publicar notícias sobre o caso Sócrates "abre um grave precedente" e coloca "constrangimentos" no direito de informar.
Turquia

Polícia turca invade dois canais de televisão

A polícia turca invadiu esta quarta-feira a sede de duas televisões afetas ao líder religioso Fethullah Gülen, muito crítico do regime turco. Esta operação acontece a quatro dias das eleições.
Diplomacia

EUA pedem liberdade de expressão à Arábia Saudita

Os Estados Unidos pediram à Arábia Saudita que respeite a liberdade de expressão dos seus cidadãos, depois de várias detenções de defensores dos direitos civis.
Petro Poroshenko

Presidente da Ucrânia contra liberdade de imprensa

107
Se a Ucrânia pretende construir uma democracia madura, aderir à União Europeia, o melhor caminho não é, certamente, criar listas negras de jornalistas estrangeiros.
Moçambique

Tribunal absolve académico e jornalista moçambican

O Tribunal Judicial do Distrito de Kampfumo, em Maputo, absolveu o académico moçambicano Nuno Castel-Branco e o jornalista Fernando Banze.
Angola

Ana Gomes critica silêncio da UE sobre Angola

Ana Gomes acusa a União Europeia de permitir o silenciamento de "práticas corruptas gritantes em Angola".
Mercados Financeiros

Caos na bolsa de Xangai? A culpa foi do jornalista

126
Pronto, já se sabe quem é o culpado. A queda abrupta das ações na Bolsa de Xangai foi provocada pelas notícias "especulativas" de um jornalista. Pelo menos é esta a versão dos media oficiais.
Egito

Três anos de prisão para jornalistas da Al-Jazeera

Um tribunal do Egito condenou três jornalistas da estação de televisão Al-Jazeera a três anos de prisão efetiva. A estação de televisão do Qatar fala em ataque à liberdade de imprensa.
Timor-Leste

Jornalistas proibidos de ver posse de ministros

O gabinete de imprensa da Presidência da República timorense impediu hoje os jornalistas de acompanhar a tomada de posse dos novos membros do executivo timorense, alegando falta de espaço.
México

Morte de fotógrafo e 4 mulheres incendeia México

Várias cidades do México foram palco de protestos após o assassínio de um fotojornalista e de quatro mulheres, encontrados sem vida num apartamento, na sexta-feira.
Media

Moçambique. Jornalista e académico julgados

O editor do diário moçambicano Mediafax, Fernando Banze, e o académico Carlos Nuno Castel-Branco serão julgados por uma opinião sobre o ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza.
Direitos Humanos

Egito. Desaparecimentos forçados e detenções ilegais

A organização de defesa dos direitos humanos HRW denunciou o desaparecimento forçado e detenção "à margem da lei" de dezenas de pessoas no Egito.
Justiça

Marido de Maria Luís julgado por 5 crimes

304
Cinco crimes de injúria, difamação e tentativa de coacção: esta é a acusação que cai sobre António Albuquerque - o ex-jornalista que lidou mal com o se escreveu sobre a mulher, ministra das Finanças.
Human Rights Watch

Balcãs. A imprensa livre está ameaçada, diz a HRW

Human Rights Watch pede à Bósnia, Kosovo, Sérvia e Montenegro ação rápida para resolver os problemas da segurança dos jornalistas e denuncia restrições à liberdade de imprensa.
Media

Diretores mais próximos do projeto do PS

Diretores de jornais, rádios e televisões portugueses manifestaram preferência pelo projeto do PS para alterar a lei eleitoral, por entenderem que permite "uma aplicação objetiva" agora e no futuro.
Liberdade de Imprensa

Observador: um ano de serviço público

228
Há um vasto segmento de portugueses que cada vez menos se revê e identifica no paradigma mediático dominante do politicamente correcto, da pretensa superioridade moral das ideologias intervencionistas
Media

Diretores de informação reúnem com PSD e CDS

Um grupo de 20 diretores editoriais foi explicar aos partidos da maioria as objeções ao novo projeto de lei que define as regras para a cobertura noticiosa das campanhas eleitorais.
PS

Costa diz que polémica sobre SMS é "não assunto"

731
O secretário-geral do PS classificou como "não assunto" a controvérsia sobre o SMS que enviou ao diretor adjunto do Expresso e defendeu que a liberdade de imprensa não exclui o direito ao protesto.
Liberdade de Imprensa

O SMS de António Costa é inaceitável

3.656
Nos últimos anos, muitos casos foram severa e justamente criticados nos jornais e na opinião pública enquanto atentados à liberdade de imprensa. À excepção de um: o SMS de António Costa.
Manifestações

Exército israelita afasta protestos palestinianos

Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, jornalistas palestinianos manifestaram-se contra a prisão de colegas em Israel.
País

SMS furioso de Costa a diretor-adjunto do Expresso

8.220
SMS foi enviado na noite de 25 de abril a João Vieira Pereira, acusando-o de fazer "julgamentos de caráter". Jornalista ainda pensou tratar-se de um "engano", como revelou esta sexta-feira no jornal.
Liberdade de Imprensa

Jornais contra regras noticiosas durante eleições

Alguns órgãos de comunicação social, incluindo o Observador, consideram a proposta de regras da cobertura noticiosa em período eleitoral "uma ingerência inaceitável e perigosa".
Governo

Libertade de imprensa é "direito intocável"

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse esperar que "impere o bom senso", num comentário à proposta de PSD, CDS e PS de cobertura jornalística das eleições.
Liberdade de Imprensa

Explicar devagarinho, para os deputados entenderem

1.525
Liberdade é liberdade, e quando se tenta controlá-la de forma administrativa, quem acaba a perder é a igualdade e a equidade. Sendo isso ignorado na casa da democracia, surgem aberrações como esta lei
Media

Irão vai julgar jornalista do Washington Post 

O jornalista está detido há cerca de nove meses no Irão e vai ser julgado agora por "espionagem e colaboração com governos hostis".
Imprensa

Amigos querem Ordem da Liberdade para Tolentino

Amigos defendem a atribuição da Ordem de Liberdade, a título póstumo, ao jornalista Tolentino de Nóbrega, falecido no passado 7 de abril, com 63 anos, no Funchal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site