Jornalismo

Jornalismo

Observador vence prémio de jornalismo de religião

100
Entrevista de vida ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi distinguida com o prémio de jornalismo Dom Manuel Falcão, atribuído pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Malta

Três acusados de homicídio de jornalista maltesa

Três homens foram acusados pela morte da jornalista Daphne Caruana Galizia. Todos os suspeitos têm antecedentes criminais.
Fotojornalismo

Um ano num mês, a cada dia uma imagem

107
O Observador vai publicar, por ordem cronológica, ao longo de todos os dias do mês de dezembro, uma fotografia marcante do ano de 2017, em Portugal e no mundo.
Jornalismo

Crónica: o Pedro

2.018
"Vai fazer falta à mesa do café, do outro lado do telefone ou de uma mensagem, a dizer 'Bebam por mim, eu respiro na varanda e tenho saudades mil'". Joana Stichini Vilela recorda Pedro Rolo Duarte.
Jornalismo

Pedro Rolo Duarte, "o do programa da montra"

Recorde uma história sobre a verdade, contada pelo jornalista falecido esta sexta-feira - a propósito de um programa que faria sucesso não pelo que ele dizia, mas pelas pessoas que passavam lá atrás
Marcelo Rebelo de Sousa

Especial/ Jornalista-político. Quando Marcelo fazia jornais

177
Numa composição, aos 14 anos, viu na imprensa a sua "sina". Marcelo, que esta semana falou aos jornalistas, inaugurou uma nova forma de fazer notícias políticas. Com muita intriga e loucuras pelo meio
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pinta jornalismo com "cores escuras"

PR entregou os Prémios Gazeta 2016 aos jornalistas distinguidos e pintou cenário negro para a profissão. Ainda assim, garantiu que "o jornalismo não vai morrer nunca". Tal como o direito à liberdade.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Venezuela

Venezuela. Jornalista sequestrado após reportagem

Jesus Medina foi sequestrado durante 72 horas depois de publicar uma reportagem sobre uma prisão venezuelana. Quando foi encontrado, caminhava sozinho numa autoestrada apenas de roupa interior.
União Europeia

Malta. Grandes jornais querem investigação da UE

Diretores de oito prestigiados órgãos de comunicação social pedem uma "investigação exaustiva sobre a independência dos 'media'" em Malta após a morte da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia.
Nações Unidas

Guterres. "Impunidade nos ataques a jornalistas"

O secretário-geral da ONU denunciou a "impunidade" existente nos ataques a jornalistas. Entre 2006 e 2016, foram assassinados 930 jornalistas.
Malta

Jornalista assassinada com bomba no carro em Malta

592
Caruana Galizia revelou vários casos de corrupção no governo de Malta, envolvendo o primeiro-ministro, a sua mulher e vários ministros, resultantes da informação divulgada com o caso Panama Papers.
ERC

PS e PSD chegam a acordo para eleição da ERC

Os dois partidos chegaram a um acordo para a eleição dos elementos do Conselho Regulador da ERC. Além de dois membros indicados por cada partido, o quinto será independente.
Google

Doodle recorda jornalista que anunciou a II Guerra

O Doodle da Google celebra o 106º aniversário da repórter de guerra que anunciou a invasão da Polónia pelas tropas nazis. Clare Hollingworth morreu em janeiro deste ano, em Hong Kong, com 105 anos.
Venezuela

Jornalistas estrangeiros libertados na Venezuela

Os dois jornalistas estrangeiros e o venezuelano detidos na Venezuela enquanto realizavam uma reportagem foram libertados depois de serem presentes a tribunal.
Inteligência Artificial

Estudo. Inteligência artificial ameaça jornalismo

O estudo debruça-se sobre as organizações que já utilizam a inteligência artificial para escrever artigos a partir, por exemplo, de dados como os resultados desportivos e informações financeiras.
António Costa

Os políticos que interromperam entrevistas a meio

Antes de António Costa ter dado abruptamente por concluída uma entrevista à Rádio Renascença, houve outros casos: Santana Lopes, Paulo Portas e Ricardo Rodrigues - que meteu os gravadores no bolso
Jornalismo

Jornalistas. Referendo ao Código em outubro

O referendo ao Código Deontológico dos Jornalistas realiza-se a 26, 27 e 28 de outubro. O referendo tem como universo eleitoral todos os jornalistas com Carteira Profissional.
Eleições na Alemanha

Fake news e fotos adulteradas nas eleições alemãs

Poucos dias antes das eleições, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanhã adulterou uma imagem para voltar a pôr em foco as violações ocorridas em Colónia, na passagem de ano de 2016
Catalunha

El País: "pró-russos" espalham meias verdades

232
Depois de terem interferido nos Estados Unidos, da França da campanha para o Brexit, o El País fala agora de ingerência russa na cobertura jornalística do referendo
Macau

Jornalistas impedidos de entrar em Macau

A Federação Internacional de Jornalistas criticou as autoridades de Macau e condenou "fortemente" a decisão de impedir a entrada de repórteres de Hong Kong no território.
Observador

O Observador mudou (e está melhor)

943
Temos um novo logótipo, novos formatos e novos destaques. E estamos mais rápidos, mais leves e mais fáceis de ler. Não é um site novo - é um site melhor. Veja o que mudou no Observador.
Jornalismo

O coração do Salvador

18.598
Como é que ninguém se põe no papel do Salvador para realizar o choque que é sair à rua e ter em cada esquina uma sentença de morte escrita e publicada em letras garrafais?
Furacão

A cobertura do furacão Irma tem limites?

201
A cobertura jornalística ao furacão Irma tem posto em perigo vários jornalistas norte-americanos. Mas até que ponto essa cobertura não é demais? Os utilizadores questionam-se.
Impresa

Balsemão reúne-se com Sindicato dos Jornalistas

111
O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, agendou para 7 de setembro uma reunião com o Sindicato dos Jornalistas a propósito do futuro das revistas do grupo.
Acidentes de Aviação

Acidente da Caparica na imprensa internacional

Portugal foi notícia em jornais de todo o mundo, na sequência do acidente que aconteceu esta quarta-feira na praia de São João da Caparica, em Almada.
Fogo de Pedrógão Grande

Fotojornalistas entregam donativo a bombeiros

Os resultados da ação "Uma Imagem Solidária", que reuniu 5.286 euros através da troca de fotografias por donativos, vão ser entregues ao comandante dos bombeiros de Castanheira de Pera segunda-feira.
Fotojornalismo

Incêndios. Fotojornalistas angariaram 5000 euros

A ação solidária que um grupo de fotojornalistas e fotógrafos realizou na semana passada na sequência dos incêndios de junho, com a troca de uma fotografia por um donativo, rendeu 5.286 euros.
Fogo de Pedrógão Grande

Venda de fotografias reverte para bombeiros

Na ação "Uma imagem solidária", fotojornalistas colocam fotografias à venda, com os lucros a reverterem para os bombeiros. Evento decorre esta semana no Museu das Telecomunicações, em Lisboa.
Jornalismo

Imprensa une-se para combater Facebook e Google

115
Aliança junta 2 mil publicações dos EUA e Canadá para combater domínio do Facebook e da Google na circulação de notícias e de publicidade online. É o futuro do jornalismo que está em causa, dizem.
Estado Islâmico

27 fotografias de Mossul que ninguém quis comprar

177
O fotojornalista norte-americano Kaiona Little esteve em Mossul, no Iraque, a fotografar os esforços da polícia iraquiana para libertar a cidade. Ninguém lhe quis comprar estas fotografias.
Presidente Trump

Vídeo. Trump volta a meter-se com uma jornalista

116
Ao telefone com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, o presidente Trump falava de uma jornalista que tinha "um sorriso bonito na cara".
Cabo Verde

Presidente da Guiné em conflito com jornalistas

"Vamos fazer como faz Cabo Verde. Se eu falar coisas que coloquem a Guiné-Bissau mal lá fora, cortem", disse o Presidente da Guiné. Os jornalistas de Cabo Verde estão "estupefactos".
CNN

Três jornalistas demitem-se por CNN recusar artigo

A CNN foi apanhada de surpresa depois de três jornalistas se terem demitido. Em causa, está um artigo chumbado pela estação que denunciava um investimento russo com apoio americano.
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

808
Pela terceira vez consecutiva, o Observador ganhou o prémio de jornalismo económico Universidade Nova/Santander Totta na categoria de Mercados Financeiros.
Crónica

As vantagens dos incêndios

A economia daquilo a que chamam tragédias é favorável à comunicação social. Enquanto nos períodos normais, vive de luzes e plumas que tem de pagar, nos desastres tudo é a baixo custo.
Fogo de Pedrógão Grande

Foto Observador. As chamas e as cinzas de Pedrógão

735
A reportagem fotográfica do Observador, em Pedrógão Grande. Veja as imagens do terror vivido durante a noite e as fotos do fogo que continua a lavrar em algumas zonas.
Óbito

Morreu o jornalista Alípio de Freitas

O jornalista Alípio de Freitas, que se destacou na luta pela liberdade e apoio aos movimentos camponeses no Brasil, morreu hoje, em Lisboa, aos 88 anos.
Venezuela

Venezuela. Grupos armados agrediram jornalistas

Grupos dos chamados "coletivos armados", apoiantes do Governo do Presidente Nicolás Maduro, agrediram e ameaçaram vários jornalistas em Caracas quando estes cobriam uma manifestação.
Estados Unidos da América

Político que agrediu jornalista pede desculpas

O republicano Greg Gianforte, que agrediu um jornalista do The Guardian no mês passado, emitiu um pedido de desculpas formais e doou 50 mil dólares para o Comité de Proteção dos Jornalistas.
Timor-Leste

Jornalistas timorenses absolvidos de "denúncia"

Dois jornalistas timorenses foram esta quinta-feira absolvidos pelo Tribunal de Díli do crime de "denúncia caluniosa" de que foram acusados por um artigo publicado que visava o primeiro-ministro.
Saúde

Observador vence prémio de Jornalismo em Saúde

O trabalho "Temos médicos a menos ou a mais?" venceu o prémio de Jornalismo em Saúde, na categoria de jornalismo digital, atribuído pela APIFARMA e pelo Clube de Jornalistas.
Observador

O Observador fez três anos e fizemos a festa

Na companhia de uma centena de convidados, o Observador festejou três anos de vida no Olivier Avenida, em Lisboa.
Eleições

Foi eleito o republicano que agrediu um jornalista

O candidato norte-americano ao Congresso, Greg Gianforte, foi eleito esta quinta-feira depois de ter agredido um jornalista do jornal The Guardian, Ben Jacobs, na sede de campanha na quarta-feira.
Estados Unidos da América

Jornalista agredido por candidato republicano

Um repórter norte-americano foi agredido pelo candidato republicano Greg Gianforte esta quarta-feira, depois de ter feito uma pergunta que o político não gostou de ouvir.
Terrorismo

"Um ataque à inocência". As capas dos jornais

"O dia em que a música morreu" ou "As raparigas que não voltam para casa". Dois dias depois do atentado que vitimou 22 pessoas em Manchester, reunimos as primeiras páginas da imprensa internacional.
Presidente da República

Marcelo. Jornalismo é contra a indiferença

O Presidente da República defendeu que o jornalismo "digno desse nome" é sempre contra a indiferença, após entregar o prémio de jornalismo da AMI a jornalistas do Público e da SIC.
Narcotráfico

Javier Valdez foi executado com 12 tiros

429
O jornalista mexicano Javier Valdez, especialista em narcotráfico, foi abordado pelos assassinos, obrigado a ajoelhar-se e executado com 12 tiros, revelam testemunhas da investigação.
Observador

Três anos. Já três anos!

397
Sabemos que continuaremos a surpreender e a inovar. E a desiludir os que sentenciam a morte do jornalismo ou, sobretudo, aceitam a sua submissão a agendas particulares ou a financiamentos misteriosos.
Observador

Nova revista para celebrar três anos de Observador

548
Esta sexta-feira, dia 19, o Observador comemora o seu terceiro aniversário. A prenda: uma revista de 140 páginas com o melhor jornalismo e a melhor opinião publicada no último ano. Por 3,90 euros.
México

México. Crime organizado mata Javier Valdez

O jornalista Javier Valdez, premiado pelo seu trabalho sobre o narcotráfico e o crime organizado, foi morto a tiro esta segunda-feira no estado de Sinaloa.
Presidente Trump

Jimmy Wales: "Trump declarou guerra ao jornalismo"

104
O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, apresentou o seu novo projeto de fact cheking e descreveu o presidente norte-americano, Donald Trump, como sendo "o típico troll".
Jornalismo

Longe da vista, longe do coração

320
Com tanta dispersão, perdeu-se de vista os milhares a morrer no Mediterrâneo ou a lutar em Caracas. Eis o jornalismo a esquecer a sua missão: formar opinião pública na defesa dos valores democráticos.
RTP

RTP quer agressão a jornalistas como crime público

Os conselheiros da redação da RTP reivindicam a equiparação dos jornalistas a vários outros profissionais, como membro de órgão de soberania, de organismo ou serviço que exerça autoridade pública.
Justiça

Eu não dou para o peditório de São Dias Loureiro

2.726
É preciso muita lata para Dias Loureiro se apresentar como um mártir da Justiça. E muito despudor e desconhecimento da lei para se condenar a PGR por causa do despacho de arquivamento do inquérito.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: pobres e isolados longe da festa

575
Um fotojornalista da AFP esteve na Coreia do Norte para as celebrações do "Dia do sol" e fotografou a população que se encontrava nas margens do rio Yalu, bem longe da opulência da festa do regime.
Jornalismo

Observador vence prémio de Jornalismo em Saúde

164
O trabalho "Temos médicos a menos ou a mais?" venceu o prémio de Jornalismo em Saúde, na categoria de jornalismo digital, atribuído pela APIFARMA e pelo Clube de Jornalistas.
Jornalismo

Observador recebe menção honrosa da LPCC

O artigo "Cancro. As últimas descobertas valem mesmo tanta euforia?", da jornalista Vera Novais, recebeu uma menção honrosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Fotografia

O fotojornalismo premiado chega à Estação Imagem

313
Encontro de fotografia de referência em Portugal, acontece anualmente em Viana do Castelo e a edição 2017 vai de 3 a 9 de abril. Apresentamos as principais exposições que inauguram esta semana.
México

Méxicos. Jornalistas protestam por morte de colega

Centenas de jornalistas manifestaram-se no domingo na cidade de Guadalajara pelo homicídio de três colegas durante o mês de março, o que evidenciou a vulnerabilidade da imprensa no México.
Turquia

Erdogan sobre repórter: "Graças a Deus foi preso"

Mais uma mossa nas relações diplomáticas entre a Alemanha e a Turquia. O presidente Erdogan deu graças a Deus pela prisão de um "espião", mes esse "espião" é um repórter turco-alemão.
Fotojornalismo

Time. Fotojornalista portuguesa entre os melhores

A jornalista portuguesa Violeta Santos Moura está entre as 34 mulheres fotojornalistas, escolhidas por um painel de especialistas designado pela revista Time, para selecionar "34 vozes de todo o mundo".
Espanha

Jornalistas denunciam pressão do Podemos

2.645
Associação de Imprensa denuncia clima de medo provocado por pressões do Podemos a jornalistas. Partido de Pablo Iglesias é acusado de fazer "campanha inaceitável" que limita liberdade de informação.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site