Jornalismo

Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. "Região de Leiria" vence óscar do design

1.057
Fotografia do incêndio colocou o Região de Leiria ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times nos prémios que são considerados os "óscares" do jornalismo em grafismo e imagem.
Fotojornalismo

Mário Cruz expõe escravatura infantil no Senegal

377
O fotojornalista Mário Cruz expõe no Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, em Ponta Delgada, um conjunto de fotos onde denuncia a exploração das crianças "talibés".
Turquia

Seis jornalistas condenados a prisão perpétua

Entre os seis condenados a prisão perpétua contam-se três jornalistas de renome na Turquia. São acusados de envolvimento numa alegada tentativa de golpe de Estado, em 2016.
Partidos e Movimentos

Partidos de acordo na violência no namoro

Os partidos estão de acordo nas leis sobre a violência no namoro e a inclusão dos jornalistas nas profissões de proteção acrescida. As propostas ainda têm de ser aprovadas pela Assembleia da República
Observador

O novo projeto do Observador chama-se MAGG

787
É uma magazine digital, chama-se MAGG e está quase a nascer. Trata-se do novo projeto do Observador focado nas preocupações mais comuns no dia a dia. Uma magazine feminina? Também, mas não só.
Observador

Explicador/ MAGG: conheça o nosso novo projeto

1.245
Estará online já em fevereiro e será uma magazine digital pensada para mulheres. Conheça melhor o nosso novo projeto, a equipa e o mais importante: saiba se se lê MÁG ou MÉG.
Assédio Sexual

"É mãos por dentro de saias, mãos em traseiros..."

Um jantar de caridade só para homens. Hospedeiras contratadas para vestirem roupa justa e roupa interior preta. E uma jornalista do Financial Times infiltrada para denunciar o escândalo
Papa Francisco

Papa Francisco: "Fake news" aumentam ódio  

O papa Francisco defende que o jornalista "tem o dever de lembrar que, no centro da notícia, não está a velocidade em comunicá-la nem o impacto sobre a audiência, mas as pessoas".
Fraude

Descubra como pode ser enganado por uma fake news

171
Com uma fake news patrocinada no Facebook mostramos como um link que parece inofensivo pode ser falso. Acredite: um conteúdo pago numa rede social pode enganá-lo. E até burlá-lo.
Presidente Trump

Chegou o dia: Trump anunciou prémios 'Fake News'

271
Donald Trump anunciou os "Fake News Awards", os prémios para aquela a que chama "comunicação social desonesta e corrupta". CNN, Washington Post e e New York Times estão entre os galardoados.
Angola

Jornalistas angolanos levantam boicote

O sindicato dos Jornalistas Angolanos levantou o boicote à cobertura da reunião plenária na Assembleia Nacional. A direção do parlamento "garantiu o acesso dos jornalistas" ao hemiciclo.
Sindicato dos Jornalistas

"Falta de respostas" às necessidades da Lusa  

A reunião com os grupos parlamentares aconteceu devido à saída de jornalistas do quadro e das secções nacional e internacional. A substituição destes jornalistas tem sido "sucessivamente adiada".
Cabo Verde

Jornalistas contra proposta de Código de Ética

A proposta sugere, entre outras coisas, que um jornalista ao seguir a página de um partido político nas redes sociais, tem que seguir as de todos os demais partidos cabo-verdianos.
Teatro

"Portugal em vias de extinção", no Teatro D. Maria

"Jornalismo, Amadorismo, Hipnotismo" é uma peça onde as realidades individuais são utilizadas para discutir como se podem contar histórias. Estreia esta quinta-feira no Teatro D. Maria II.
Myanmar

Jornalistas acusados de violar segredos de Estado

Dois jornalistas da agência Reuters foram formalmente indiciados por violação de "segredos de Estado" no âmbito de uma investigação sobre a situação no oeste do Myanmar.
Jornalismo

1,6 milhões de euros doados a grupos de jornalismo

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood vai doar 1,6 milhões de euros a dois grupos de jornalismo. O donativo foi anunciado durante a gala dos Globos de Ouro deste domingo.
Fotojornalismo

Especial/ Fotos. As tragédias e as alegrias de 2017

187
Uma corrida, um abraço, um cortejo, um fogo, um julgamento, uma urna, uma tragédia, uma vitória, um protesto, uma eleição. As fotos que mostram o que aconteceu em 2017.
Media

Nicolau Santos espera adaptar Lusa aos desafios

Nicolau Santos afirmou que espera contribuir para tornar a agência adaptada aos desafios "que se colocam aos media no século XXI", acrescentando que ponderou muito antes de aceitar o convite.
Observador

Observador vence prémio Arco-Íris

577
O trabalho "Já nasceu (mas não sabemos se é menino ou menina)" sobre questões intersexo foi distinguido pela ILGA Portugal com o Prémio Arco-Íris 2017.
Jornalismo

'Fake news' combatem-se com "notícias verdadeiras"

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que a produção de "mais notícias verdadeiras" são "a melhor maneira de combater as notícias falsas".
Jornalismo

65 jornalistas mortos em todo o mundo em 2017

O ano de 2017 é o ano menos mortífero dos últimos 14 para o jornalismo. Ainda assim, 65 jornalistas morreram este ano em todo o mundo.
IURD

Especial/ A estratégia da IURD para pressionar jornalistas

5.033
A IURD promete "largas dezenas de ações" contra a TVI por causa de 'O Segredo dos Deuses'. A estratégia não é nova. Jornalistas do Brasil que foram perseguidos contam como a igreja ataca a imprensa.
Entrevista

Especial/ Ribeiro Cristóvão: "Olhavam-me de lado na RTP"

371
Podia ter sido padre, mas acabou a fazer relatos de futebol. Primeiro em Angola, para onde embarcou sozinho, aos 16 anos, depois em Portugal, onde criou o mítico Bola Branca.
Jornalismo

Crise no jornalismo? Só na forma como é feito

165
O jornalista argentino Martín Caparrós recusa a ideia de crise no jornalismo, considerando que se trata apenas da "crise de uma forma de fazer jornalismo".
Jornalismo

Observador vence prémio de jornalismo de religião

100
Entrevista de vida ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi distinguida com o prémio de jornalismo Dom Manuel Falcão, atribuído pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Malta

Três acusados de homicídio de jornalista maltesa

Três homens foram acusados pela morte da jornalista Daphne Caruana Galizia. Todos os suspeitos têm antecedentes criminais.
Fotojornalismo

Um ano num mês, a cada dia uma imagem

107
O Observador vai publicar, por ordem cronológica, ao longo de todos os dias do mês de dezembro, uma fotografia marcante do ano de 2017, em Portugal e no mundo.
Jornalismo

Crónica: o Pedro

2.018
"Vai fazer falta à mesa do café, do outro lado do telefone ou de uma mensagem, a dizer 'Bebam por mim, eu respiro na varanda e tenho saudades mil'". Joana Stichini Vilela recorda Pedro Rolo Duarte.
Jornalismo

Pedro Rolo Duarte, "o do programa da montra"

Recorde uma história sobre a verdade, contada pelo jornalista falecido esta sexta-feira - a propósito de um programa que faria sucesso não pelo que ele dizia, mas pelas pessoas que passavam lá atrás
Marcelo Rebelo de Sousa

Especial/ Jornalista-político. Quando Marcelo fazia jornais

177
Numa composição, aos 14 anos, viu na imprensa a sua "sina". Marcelo, que esta semana falou aos jornalistas, inaugurou uma nova forma de fazer notícias políticas. Com muita intriga e loucuras pelo meio
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pinta jornalismo com "cores escuras"

PR entregou os Prémios Gazeta 2016 aos jornalistas distinguidos e pintou cenário negro para a profissão. Ainda assim, garantiu que "o jornalismo não vai morrer nunca". Tal como o direito à liberdade.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Venezuela

Venezuela. Jornalista sequestrado após reportagem

Jesus Medina foi sequestrado durante 72 horas depois de publicar uma reportagem sobre uma prisão venezuelana. Quando foi encontrado, caminhava sozinho numa autoestrada apenas de roupa interior.
União Europeia

Malta. Grandes jornais querem investigação da UE

Diretores de oito prestigiados órgãos de comunicação social pedem uma "investigação exaustiva sobre a independência dos 'media'" em Malta após a morte da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia.
Nações Unidas

Guterres. "Impunidade nos ataques a jornalistas"

O secretário-geral da ONU denunciou a "impunidade" existente nos ataques a jornalistas. Entre 2006 e 2016, foram assassinados 930 jornalistas.
Malta

Jornalista assassinada com bomba no carro em Malta

592
Caruana Galizia revelou vários casos de corrupção no governo de Malta, envolvendo o primeiro-ministro, a sua mulher e vários ministros, resultantes da informação divulgada com o caso Panama Papers.
ERC

PS e PSD chegam a acordo para eleição da ERC

Os dois partidos chegaram a um acordo para a eleição dos elementos do Conselho Regulador da ERC. Além de dois membros indicados por cada partido, o quinto será independente.
Google

Doodle recorda jornalista que anunciou a II Guerra

O Doodle da Google celebra o 106º aniversário da repórter de guerra que anunciou a invasão da Polónia pelas tropas nazis. Clare Hollingworth morreu em janeiro deste ano, em Hong Kong, com 105 anos.
Venezuela

Jornalistas estrangeiros libertados na Venezuela

Os dois jornalistas estrangeiros e o venezuelano detidos na Venezuela enquanto realizavam uma reportagem foram libertados depois de serem presentes a tribunal.
Inteligência Artificial

Estudo. Inteligência artificial ameaça jornalismo

O estudo debruça-se sobre as organizações que já utilizam a inteligência artificial para escrever artigos a partir, por exemplo, de dados como os resultados desportivos e informações financeiras.
António Costa

Os políticos que interromperam entrevistas a meio

Antes de António Costa ter dado abruptamente por concluída uma entrevista à Rádio Renascença, houve outros casos: Santana Lopes, Paulo Portas e Ricardo Rodrigues - que meteu os gravadores no bolso
Jornalismo

Jornalistas. Referendo ao Código em outubro

O referendo ao Código Deontológico dos Jornalistas realiza-se a 26, 27 e 28 de outubro. O referendo tem como universo eleitoral todos os jornalistas com Carteira Profissional.
Eleições na Alemanha

Fake news e fotos adulteradas nas eleições alemãs

Poucos dias antes das eleições, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanhã adulterou uma imagem para voltar a pôr em foco as violações ocorridas em Colónia, na passagem de ano de 2016
Catalunha

El País: "pró-russos" espalham meias verdades

232
Depois de terem interferido nos Estados Unidos, da França da campanha para o Brexit, o El País fala agora de ingerência russa na cobertura jornalística do referendo
Macau

Jornalistas impedidos de entrar em Macau

A Federação Internacional de Jornalistas criticou as autoridades de Macau e condenou "fortemente" a decisão de impedir a entrada de repórteres de Hong Kong no território.
Observador

O Observador mudou (e está melhor)

943
Temos um novo logótipo, novos formatos e novos destaques. E estamos mais rápidos, mais leves e mais fáceis de ler. Não é um site novo - é um site melhor. Veja o que mudou no Observador.
Jornalismo

O coração do Salvador

18.598
Como é que ninguém se põe no papel do Salvador para realizar o choque que é sair à rua e ter em cada esquina uma sentença de morte escrita e publicada em letras garrafais?
Furacão

A cobertura do furacão Irma tem limites?

201
A cobertura jornalística ao furacão Irma tem posto em perigo vários jornalistas norte-americanos. Mas até que ponto essa cobertura não é demais? Os utilizadores questionam-se.
Impresa

Balsemão reúne-se com Sindicato dos Jornalistas

111
O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, agendou para 7 de setembro uma reunião com o Sindicato dos Jornalistas a propósito do futuro das revistas do grupo.
Acidentes de Aviação

Acidente da Caparica na imprensa internacional

Portugal foi notícia em jornais de todo o mundo, na sequência do acidente que aconteceu esta quarta-feira na praia de São João da Caparica, em Almada.
Fogo de Pedrógão Grande

Fotojornalistas entregam donativo a bombeiros

Os resultados da ação "Uma Imagem Solidária", que reuniu 5.286 euros através da troca de fotografias por donativos, vão ser entregues ao comandante dos bombeiros de Castanheira de Pera segunda-feira.
Fotojornalismo

Incêndios. Fotojornalistas angariaram 5000 euros

A ação solidária que um grupo de fotojornalistas e fotógrafos realizou na semana passada na sequência dos incêndios de junho, com a troca de uma fotografia por um donativo, rendeu 5.286 euros.
Fogo de Pedrógão Grande

Venda de fotografias reverte para bombeiros

Na ação "Uma imagem solidária", fotojornalistas colocam fotografias à venda, com os lucros a reverterem para os bombeiros. Evento decorre esta semana no Museu das Telecomunicações, em Lisboa.
Jornalismo

Imprensa une-se para combater Facebook e Google

115
Aliança junta 2 mil publicações dos EUA e Canadá para combater domínio do Facebook e da Google na circulação de notícias e de publicidade online. É o futuro do jornalismo que está em causa, dizem.
Estado Islâmico

27 fotografias de Mossul que ninguém quis comprar

177
O fotojornalista norte-americano Kaiona Little esteve em Mossul, no Iraque, a fotografar os esforços da polícia iraquiana para libertar a cidade. Ninguém lhe quis comprar estas fotografias.
Presidente Trump

Vídeo. Trump volta a meter-se com uma jornalista

116
Ao telefone com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, o presidente Trump falava de uma jornalista que tinha "um sorriso bonito na cara".
Cabo Verde

Presidente da Guiné em conflito com jornalistas

"Vamos fazer como faz Cabo Verde. Se eu falar coisas que coloquem a Guiné-Bissau mal lá fora, cortem", disse o Presidente da Guiné. Os jornalistas de Cabo Verde estão "estupefactos".
CNN

Três jornalistas demitem-se por CNN recusar artigo

A CNN foi apanhada de surpresa depois de três jornalistas se terem demitido. Em causa, está um artigo chumbado pela estação que denunciava um investimento russo com apoio americano.
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

808
Pela terceira vez consecutiva, o Observador ganhou o prémio de jornalismo económico Universidade Nova/Santander Totta na categoria de Mercados Financeiros.
Crónica

As vantagens dos incêndios

A economia daquilo a que chamam tragédias é favorável à comunicação social. Enquanto nos períodos normais, vive de luzes e plumas que tem de pagar, nos desastres tudo é a baixo custo.
Fogo de Pedrógão Grande

Foto Observador. As chamas e as cinzas de Pedrógão

735
A reportagem fotográfica do Observador, em Pedrógão Grande. Veja as imagens do terror vivido durante a noite e as fotos do fogo que continua a lavrar em algumas zonas.
Óbito

Morreu o jornalista Alípio de Freitas

O jornalista Alípio de Freitas, que se destacou na luta pela liberdade e apoio aos movimentos camponeses no Brasil, morreu hoje, em Lisboa, aos 88 anos.
Venezuela

Venezuela. Grupos armados agrediram jornalistas

Grupos dos chamados "coletivos armados", apoiantes do Governo do Presidente Nicolás Maduro, agrediram e ameaçaram vários jornalistas em Caracas quando estes cobriam uma manifestação.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site