789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mortalidade

25 de Abril

Mortalidade infantil era flagelo na ditadura

"Portugal era o país da União Europeia onde mais crianças morriam com menos de um ano, sendo que, em 2022, ocupava o top 10 dos países com menor taxa de mortalidade infantil", refere a Pordata.
Nações Unidas

Mortalidade materna diminuiu mas com desigualdades

Apesar da diminuição da mortalidade materna global e nascimentos entre meninas dos 15 aos 19 anos desde 2000, o relatório da ONU aponta que as vítimas de racismo e minorias "ficam mais para trás".
Saúde

Mortalidade infantil atingiu mínimos na pandemia

Meses de setembro e outubro de 2021 foram os melhores de que há registo. Explicação pode estar nas medidas sanitárias impostas durante a pandemia, que reduziram as doenças infecciosas.
Mortalidade

INE: número de mortes aumentou 10,5% em janeiro

O número de mortes em Portugal aumentou 10,5% de dezembro para janeiro e 12,5% relativamente a janeiro do ano passado. No entanto, mortalidade caiu 4,8% em 2023 face a 2022.
Mortalidade

Janeiro é mês com mais mortes desde 2021

Portugal registou 13.160 óbitos em janeiro, o pior mês de janeiro desde 2021, no pico da mortalidade da pandemia de Covid-19. Aumento verificou-se sobretudo na primeira semana de 2024.
Mortalidade

Em Portugal morre-se muito e mal

O aumento de 25% na mortalidade em um ano e quase 30% em relação a 2021 reflete a urgência de repensar o sistema de saúde.
Fact Check

Portugal está a bater recordes de mortalidade?

Uma publicação utiliza uma peça da TVI para alegar que o número diário de óbitos registados nos últimos dias de 2023 e nos primeiros dias de 2024 são um recorde em Portugal. Mas a afirmação é falsa.
Noticiário

20h. Montenegro quer apurar causas da mortalidade 

Com criticas ao estado do SNS, o presidente do PSD diz que o país precisa de respostas. Ainda neste jornal, há um segundo caso de sarampo em Portugal.
Vacinas

DGS admite alargar vacinação. Mortalidade preocupa

DGS está preocupada com a atividade gripal intensa e com a mortalidade (nomeadamente a registada em adultos mais velhos) e pondera alargar ainda mais a vacinação. Pneumologistas aplaudem a decisão.
Saúde

Mortalidade entre os 45 e 60 ainda por explicar

Gustavo Tato Borges refere que subtipo do vírus da gripe em circulação, temperaturas baixas e dificuldades no SNS podem explicar aumento da taxa de mortalidade na faixa entre os 45 e 64 anos.
Saúde

Mortalidade excessiva tem de ser "analisada"

Presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública assme que é preciso perceber o número de óbitos excessivo entre os 45 e os 64 anos, começando por perceber se eram doentes.
Mortalidade

"Excesso muito elevado" de mortalidade em Portugal

Portugal é o único membro da rede europeia de mortalidade registado com o nível "excesso muito elevado". Seguem-se Escócia e Grécia com "excesso moderado" e Espanha e Alemanha com "excesso reduzido".
Gripe

Gripe com mortalidade acima do esperado 

A mortalidade por infeções respiratórias estão acima do esperado nas pessoas com mais de 45 anos. Houve um aumento da proporção de casos de gripe, 36 casos reportados na semana 52 de 2023.
Noticiário

22h. Mortalidade. "Espera pode ter influência"  

A mortalidade em Portugal tem vindo a aumentar de forma acentuada nos últimos dias. Vasco Ricoca Peixoto diz que a demora que se faz sentir nas urgências do país é um indicador a ter em conta.
Noticiário

20h. Mortalidade em Portugal tem vindo a aumentar 

Segundo a DGS, desde 24 de Dezembro, que Portugal regista uma mortalidade acima do normal. No espaço de um ano, aumentou 25%.
Mortalidade

Mortalidade atinge nível mais alto em quase 3 anos

Morreram 470 pessoas/dia na última semana de 2023 e mortalidade tem aumentado ainda mais em 2024. O médico de Saúde Pública Tato Borges aponta o tempo frio e a vulnerabilidade dos idosos como causas.
E o vencedor é...

O PS foi ao casino apostar na bolsa

Pedro Nuno dá respostas em passo de corrida e parece que não há problema quando o PS se mete em alhadas. A mortalidade volta a estar acima do normal. A culpa é do frio e da falta de vacinação?
Vacinas

Cobertura vacinal da gripe abaixo do desejável 

Mortalidade em excesso encontra-se acima dos 70 anos e a cobertura vacinal contra a gripe nas pessoas com 60 ou mais anos é de 61,87%. Presidente da ANMSP quer "mais adesão à vacina da gripe".
Mortalidade

Infeções respiratórias fazem aumentar mortalidade 

No dia de Natal morreram 440 pessoas e no dia 26, dia mais mortífero do ano, 470, o número mais elevado dos últimos 10 anos. De 18 a 24 de dezembro identificaram-se 910 casos positivos, 837 do tipo A.
Resposta Pronta

Mortalidade neonatal. "Estatística não é real"

A presidente da Associação Pais Coragem, Leonor Gonçalves, alerta para estatísticas irreais. Neste contexto, "instituições deviam ser mais exigentes" e "SNS precisa urgentemente de reorganização".
Sinistralidade Rodoviária

ANSR: 12 pessoas atropeladas por dia

No primeiro semestre do ano, em média, morreram 12 pessoas atropeladas por dia. Os despistes são a principal causa de mortes. O número de atropelamentos, feridos graves e feridos ligeiros subiu.
Sociedade

INE. Portugal tem em junho excesso de mortalidade

O indicador de excesso de mortalidade calculado pelo Eurostat compara o número de óbitos registado em cada mês nos países da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça com o número médio mensal.
Afogamento

60 pessoas morreram afogadas este ano

A maior parte dos afogamentos ocorreu em rios sem vigilância, durante banhos de lazer. Mais de metade das vítimas eram homens e tinham mais de 40 anos.
Organização Mundial de Saúde

337 milhões de anos foram perdidos com a Covid-19

A OMS estima que houve um excesso de mortalidade de 15 milhões de pessoas, causadas direta ou indiretamente pela pandemia. Segundo a organização, o consumo de álcool diminuiu entre 2010 e 2019.
Noticiário

9h. Alunos portugueses melhoram leitura

O estudo internacional PIRLS avalia a literacia dos alunos e conclui que os alunos portugueses estão melhores na leitura. Ainda neste jornal, OMS alerta que adoçantes podem aumentar a mortalidade.
Mortalidade

Mortalidade em Portugal baixou 12,1% em abril 

A mortalidade em Portugal diminuiu 12,1% em abril, face ao mesmo mês do ano passado, após serem assinalados 8.949 óbitos. Comparativamente a março deste ano, verificou-se igualmente um decréscimo.
Saúde

Mortalidade infantil. Números são "baixíssimos"

Mortalidade infantil aumentou, mas ministro da Saúde entende que números são "baixíssimos". Ordem dos Médicos quer DGS a criar grupo de trabalho para analisar dados.
Crianças

Taxa de mortalidade infantil aumentou em 2022

Com os nascimentos a aumentar 5,1%, em 2022, morreram 217 crianças em Portugal com menos de um ano, traduzindo-se na subida da taxa de mortalidade infantil de 2,4 para 2,6 óbitos por mil nados-vivos.
Macau

Macau. Mortalidade em 2022 foi a maior desde 1991

Em contrapartida a natalidade situou-se em 6,4 (por mil habitantes), sendo a mais baixa desde 1985. o número de nascimentos totalizou no ano passado 4.344, ou seja, menos 682 em termos anuais.
Gripe

Gripe. Excesso de mortalidade acima dos 85 anos

Nas últimas semanas tem-se verificado um aumento dos casos positivos para o vírus da gripe do tipo B e mantém-se a tendência decrescente de internamentos por vírus sincicial respiratório (RSV).
Mortalidade

INSA deteta excesso de mortalidade em dezembro

Instituto Ricardo Jorge confirmou um excesso de mortalidade entre 28 de novembro e 18 de dezembro: morreram mais 1.146 pessoas do que se esperava. Aumento da gripe aconteceu mais cedo e pode explicar.
Saúde Pública

Países Lusófonos diminuem mortalidade infantil 

Dados da ONU mostram que todos os países lusófonos baixaram a taxa de mortalidade mas alguns ainda contribuem para as tendências atuais que levarão à morte de 48 milhões de crianças até 2030.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Mortalidade. Conclusões para quando?

Está a morrer mais gente do que antes da pandemia e muito acima das expectativas das autoridades de saúde. O assunto está a ser estudado mas os resultados tardam em aparecer e as soluções também.
Mortalidade

Houve mais 15 mil mortes do que esperado em 2022

Houve mais 15 mil óbitos ao longo do ano de 2022 do que era esperado pelas autoridades de saúde. No total, morreram quase 125 mil pessoas. É o terceiro ano acima dos 120 mil.
Mortalidade

Dias de dezembro com excesso de mortalidade

Em dezembro deste ano (até dia 21) já morreram mais 593 pessoas do que em período homólogo, o que significa, em média, mais 28 óbitos por dia. O dia 07 foi o que registou maior percentagem de excesso.
União Europeia

UE. Excesso de mortalidade aumentou em outubro

Este indicador havia registado uma quebra em agosto e em setembro, depois de um pico de +17% em julho, o valor mais elevado até ao momento em 2022 e "excecionalmente alto para o mês de julho"
Mortalidade

Mortalidade acima do esperado no Norte e Lisboa  

Dos episódios de urgência por síndrome gripal, 48,7% ocorreram abaixo dos 18 anos, assinalando que os valores apresentados são inferiores aos das épocas anteriores a 2020 em todos os grupos etários.
Mortalidade

Número de mortes em novembro diminiu 2,5%

No mês passado, no qual o número de mortes devido a Covid-19 representou 2,2% do total, o INE registou 10.150 óbitos, mais 632 do que em outubro, mas menos 255 do que em novembro de 2021.
Sida

Sida mata mais de 300 crianças e jovens por dia

Relatório revela ainda que que 310 mil crianças e jovens até aos 19 anos foram infetadas recentemente, elevando para 2,7 milhões o número de menores que vivem com VIH no mundo.
Mortalidade

Número de óbitos aumenta 8,7% em outubro

Nos primeiros 10 meses de 2022 registaram-se 102.272 óbitos, menos 1.036 do que no período homólogo de 2021 (-1,0%). Mas a mortalidade registada em outubro aumentou ligeiramente face a setembro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora