775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mutilação Genital Feminina

Saúde da Mulher

Mutilação genital: risco de 1.200 casos diários

A ONU pediu "que os esforços e investimentos sejam redobrados para defender os direitos das mulheres" e que se acelere o fim desta prática. Guterres alerta para os danos físicos e mentais nas vítimas.
Mutilação Genital Feminina

223 casos de mutilação genital feminina em 2023/24

Número de casos representa um crescimento de 17,3% face ao registo de 2022, onde já tinha havido uma subida. Dados da DGS revelam que a idade média da prática foi de seis anos.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação: assistência social sem acesso a registo

Assistentes sociais são responsáveis por detetarem "37% dos casos" de mutilação genital feminina na Maternidade Alfredo da Costa, mas, depois, não os podem registar diretamente.
Mutilação Genital Feminina

Governo apoia projetos contra mutilação genital

Para além desse apoio, o Governo abriu também concursos para organizações de mulheres, com uma verba total de 200 mil euros, e para organizações que promovam os direitos dos LGBTI+, com 80 mil euros.
Mutilação Genital Feminina

Houve mais 24% casos de mutilação genital feminina

Nos 190 casos de mutilação genital feminina registados em 2022, 49% incluíram remoção parcial ou total do clítoris e dos pequenos lábios, de acordo com a DGS e mais de metade houve complicações.
Mutilação Genital Feminina

Registados 433 casos de Mutilação Genital Feminina

Desde 2018 até 2021, foram registados um total de 433 casos de mutilação genital feminina, que consiste na retirada total ou parcial de partes genitais, em Portugal, de acordo com a DGS.
Mutilação Genital Feminina

Angola. Mutilação genital é praticada numa região

Dirigente do INAC alertou para a prática de mutilação genital feminina em algumas comunidades em Angola e explicou que existem registos de meninas entre 12 e 15 anos submetidas à prática.
União Europeia

UE quer erradicar mutilação genital feminina

Comissão Europeia fala de "firme compromisso" para erradicar a mutilação genital feminina. É um crime "horrível"e uma "violação dos direitos humanos". Covid abrandou os esforços.
Mutilação Genital Feminina

Nova pós-graduação em Mutilação Genital Feminina

Lacerda Sales "o papel dos profissionais de saúde é imprescindível para acabar com a dor e sofrimento de quem sofre de Mutilação Genital Feminina".
Guiné-Bissau

18 comunidades declaram fim da mutilação genital

18 comunidades anunciaram publicamente que vão abandonar a MGF, não vão permitir o casamento precoce, forçado, infantil ou combinado e ainda não permitir a escolarização das suas raparigas.
Serviço Nacional de Saúde

A culpa é do Passos

Se o PSD ganha, o País piora. É tão cristalino que nem merece discussão. Pelo menos nos meios da esquerda. Não há pira de Pedrogão nem SNS entupido que os faça mudar de opinião.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital em alguns currículos

O Governo quer introduzir a temática da excisão de raparigas na formação dos trabalhadores e no ensino superior. Estima-se que em Portugal vivam 6.500 mulheres excisadas, na maioria da Guiné-Bissau.
Mutilação Genital Feminina

UE: há mais meninas em risco de mutilação genital 

As estimativas revelam um aumento na União Europeia do número de meninas oriundas de países com mutilação genital feminina em risco de serem sujeitas à prática.
Mutilação Genital Feminina

Apoio contra a mutilação genital de 50 mil euros 

O Governo lançou uma linha financeira de 50 mil euros para apoiar o combate à mutilação genital feminina. Estima-se que em Portugal vivam 6.500 mulheres excisadas.
Mutilação Genital Feminina

Erradicar mutilação genital. AR aprova projeto

A Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do PAN que recomenda ao governo um conjunto de medidas que visam erradicar a mutilação genital feminina no país.
Mutilação Genital Feminina

101 casos de mutilação genital feminina em 2020

Foram detetados 101 casos de mutilação genital feminina em 2020, crime que obteve recentemente e pela primeira vez sentença condenatória em Portugal.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. A história da 1.ª condenação

Mulher foi condenada a 3 anos de prisão por ter sujeitado a filha bebé à mutilação genital, que é crime em Portugal desde 2015. Caso foi descoberto no centro de saúde e há outros dois em investigação.
Comentário

Primeira condenação por mutilação genital feminina

Tribunal de Sintra condena mulher a três anos de prisão pela mutilação genital da filha. Criança será indemnizada em 10 mil euros. Ouça aqui a jornalista Carolina Branco, que acompanhou o julgamento.
Mutilação Genital Feminina

Prisão para mãe que autorizou mutilação genital

É inédito em Portugal. Pela primeira vez, uma pessoa foi condenada por mutilação genital feminina desde que a prática se tornou crime em Portugal, em 2015. Vítima deste caso foi bebé de um ano e meio.
Mutilação Genital Feminina

Primeiro julgamento de mutilação genital feminina

Uma cidadã guineense residente em Portugal é acusada de ter submetido a filha (agora com 3 anos), durante uma estadia de três meses na Guiné-Bissau, em 2019, à prática de mutilação genital feminina.
Mutilação Genital Feminina

Mãe que mutilou genitais da filha enfrenta prisão

A arguida de 20 anos não tem antecedentes criminais. O MP justificou o pedido de prisão com a "gravidade extrema" do crime, "violação de direitos humanos" para a qual se impõe "tolerância zero".
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital chega a tribunal pela 1ª vez

Em 2015, foi autonomizado o crime de mutilação genital feminina. Cinco anos depois, em Sintra, o primeiro caso chega a tribunal. A acusada é uma jovem mãe que terá permitido a mutilação da filha.
Mutilação Genital Feminina

Mulher acusada de mutilação feminina na Amadora

Mulher é acusada de mutilação feminina da filha, uma criança que nasceu em 2017. Crime aconteceu entre 4 de janeiro e 15 de março de 2019. A arguida encontra-se a aguardar o julgamento em liberdade.
Mutilação Genital Feminina

ONU: erradicação de mutilação genital em 10 anos

Um relatório da ONU estima que dentro de dez anos será possível eliminar o casamento infantil e a mutilação genital feminina, uma luta que está a ser atrasada pela pandemia de Covid-19.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. Lisboa regista mais casos

Foram registados 129 casos de mutilação genital feminina em 2019, um aumento para o dobro em relação a 2018. Aumento reflete o sucesso do projeto que visa capacitar profissionais para diagnósticos.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. 4 milhões de raparigas em risco

Cerca de 200 milhões de raparigas e mulheres vivas foram submetidas a mutilação genital e continuam em risco mais de quatro milhões de raparigas. Número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030.
Mutilação Genital Feminina

OMS explica custos da Mutilação Genital Feminina

Para além de prejudicar "significativamente a saúde física e mental de milhões de meninas e mulheres", a OMS afirma que a mutilação genital feminina "é também um esgotamento dos recursos económicos".
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana"

Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Mutilação Genital Feminina

Aumentam casos de mutilação genital feminina 

Foram detetados 54 casos de mutilação genital feminina em Portugal, quase tantos como em 2018, na sequência do projeto Práticas Saudáveis, de prevenção e combate ao fenómeno.
Mutilação Genital Feminina

Condenada por mutilação genital da filha de 3 anos

Foi a primeira vez que uma pessoa foi condenada no Reino Unido por esta prática. A motivação parece ter sido "feitiçaria". A juíza lembrou: "É um fardo para a vida" que a criança terá de carregar.
Mutilação Genital Feminina

60 milhões de raparigas em risco de mutilação

Esta prática vitimou até hoje mais de 200 milhões de meninas e mulheres. O Governo português lança nova campanha para erradicar a mutilação genital feminina e alertar jovens.
Guiné-Bissau

Mutilação genital feminina: ativista pede apoio

Fatumata Djau Baldé afirmou que existe um grande trabalho de mudança de mentalidade e a consciencialização sobre as consequências nefastas da prática da mutilação genital feminina.
Angola

Mutilação genital pode surgir com fluxo migratório

Apesar da "inexistência" de dados oficiais sobre casos de mutilação genital feminina no país, Angola vai passar a criminalizar a prática com pena de até dez anos de prisão.
Mutilação Genital Feminina

Projeto sobre excisão feminina arranca em Lisboa

Cinco agrupamentos de centros de saúde em Lisboa vão coordenar ações na área da mutilação genital feminina, nomeadamente formação, para prevenir, detetar casos e conhecer melhor o fenómeno.
África

Mutilações sexuais estão a diminuir em África

As excisões e mutilações genitais, ainda largamente praticadas em África, reduziram-se "significativamente" entre as raparigas até aos 14 anos graças às campanhas de sensibilização, segundo estudo.
Mutilação Genital Feminina

80 casos de mutilação genital feminina em Portugal

No espaço de um ano, 80 mulheres foram vítimas de mutilação genital em Portugal. A mutilação genital feminina é um ato violento que causa infeções, doenças, complicações no parto e até mesmo a morte.
Mutilação Genital Feminina

80 casos em Portugal no último ano

O número de casos demonstra que o trabalho realizado para combater esta prática está a resultar, disse à Lusa a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Mutilação Genital Feminina

Três associações premiadas por defesa das mulheres

Filhos e Amigos de Farim, Mulheres sem Fronteiras e Movimento Musqueba - Associação de Promoção e Valorização da Mulher Guineense são as vencedoras da terceira edição do prémio.
Quénia

Para evitar excisão meninas passam Natal na escola

Centenas de raparigas quenianas preparam-se para passar o Natal nas escolas, e não com as famílias, para evitar que os pais as sujeitem à mutilação genital feminina durante as férias.
Mutilação Genital Feminina

Guiné-Bissau abandona Mutilação Genital Feminina

A população de 40 aldeias do sul da Guiné-Bissau decidiu publicamente abandonar a prática de Mutilação Genital Feminina, anunciou esta quarta-feira Fatumata Djau Baldé.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora