Politicamente Correto

Politicamente Correto

É difícil comer cabrito vivo

4.914
Estava a perceber quando terão os trabalhadores do sector privado as suas 35 horas e eis que constato que a Nação se mobiliza contra uma ignomínia: a morte de um cabrito num congresso de cozinheiros
Politicamente Correto

Chamem a polícia…

318
Usam-se as bandeiras da indignação e mobilizam-se os exércitos dos que, em rebanho, se juntam aos defensores da causa, seja ela qual for. Há uma expressão para isso e é “mais papista do que o Papa”.
Assédio Sexual

O sexo politicamente incorrecto

375
O alegado comportamento de Harvey Weinstein e Kevin Spacey só é possível numa cultura onde o assédio sexual pôde passar por um “pecadilho” menor. E a chamada "libertação sexual" contribuiu para isso.
Politicamente Correto

Os autocarros do amor

1.284
Felizmente, à revelia da propaganda que tanta “vender” os transportes públicos a título de amigos do ambiente ou da circulação urbana, há jornalistas sem medo de os denunciar como os amigos do deboche
Politicamente Correto

Especial/ A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Politicamente Correto

O homem unidimensional

Basta ler aqui e ali alguma prosa que se produz para se perceber que por detrás da encenada sofisticação está a mais fanática regressão à unidimensionalidade do pensamento e à crença mágica primitiva.
Educação

O enjoo do anti-‘politicamente correto’

238
O uso e abuso do termo ‘eduquês’ – por leviandade, ignorância ou falta de coragem – responsabiliza os críticos por terem deixado escapar uma rara oportunidade histórica de mudar o destino coletivo.
Politicamente Correto

Que fazer perante o politicamente correcto?

1.301
O politicamente correcto é uma batota, um jogo viciado, que as suas vítimas estão condenadas a perder. O ponto, portanto, é não jogar. Não pedir desculpa, não se justificar, não ceder, não alinhar.
Politicamente Correto

O meu mundo não é deste reino

4.230
Do outro lado da guerra cultural não há voz nem vontade. O comprometimento deixou de ter significado e perdeu poder de convocatória? Não sei, mas a fractura é grande.
Liberdade de Expressão

A geringonça gosta da censura

2.775
A censura aos livros escolares serviu também para as esquerdas mostrarem que sabem usar o poder com a brutalidade que for necessária. A censura funciona sempre como um aviso para todos.
Igualdade de Género

Especial/ Falsificações científicas e guerra dos géneros

3.192
O pénis é uma construção social? Há uma perspectiva machista dos icebergs? Um ensaio de Mário Amorim Lopes discute a "ciência" que pretende sustentar a guerra dos géneros e o politicamente correcto.
Politicamente Correto

Meninos, meninas, medricas e outras mariquices

4.541
Dantes um dos critérios do sucesso público era a eficácia com que se escondia a cama. Hoje é muito útil trazê-la para a rua e mudar os lençóis na cara dos transeuntes. A alteração é boa? Má? É o que é
Politicamente Correto

A lógica civilizacional do politicamente correcto

1.957
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico
Politicamente Correto

Retorno a Laputa e a Lagado

113
O que fazer por estes dias em que tagarelas autoritários furiosos de intensidade apaixonada procuram a todo o custo regular todas as formas de expressão e limitar os princípios de comunicação humana?
Igualdade de Género

Sobre a liberdade de ser menina (ou menino)

4.611
O problema não está na ditadura do politicamente correcto. Está na incapacidade de ter políticas que promovam a igualdade. Falar, criticar, perseguir ou censurar é fácil mas apenas agrava os problemas
Liberdade de Expressão

A censura, a javardice e o politicamente correcto

12.506
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice
Politicamente Correto

Uma forma comum de ignorância

118
Se uma pessoa se define inteiramente como “anti” qualquer coisa (“anti-racista”, por exemplo), tende a encontrar racistas em todo o lado. O macartismo é uma disposição de espírito fácil de adquirir.
Discriminação

A ditadura da juventude

2.249
Tudo é discriminação à excepção do afastamento por idade. Bali Padda foi afastado porque tem 61 anos. E ninguém se indignou. Patrões e sindicatos fazem da exclusão dos não jovens um sinal de sucesso.
Donald Trump

A maldição do politicamente correto

560
Uma sociedade que é obrigada a autocensurar-se acumula ressentimentos entre grupos sociais. Muitos. E mais tarde ou mais cedo esses ressentimentos vão ter consequências políticas.
Politicamente Correto

A moral e a razão

A moral está para além da razão, não é um produto dela. A moral é como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades.
Minorias

O machismo militante da histeria anti xenofobia

1.534
Os que gritam xenofobia perante a mais leve crítica a certas comunidades onde os maus tratos a mulheres são inerentes à cultura que tanto defendem, fizeram a sua escolha: apoiar a opressão de mulheres
Politicamente Correto

Livros para férias (II): Em defesa do Ocidente

Uma proposta de três livros tranquilos que partilham a confiança na civilização europeia e ocidental e na legitimidade do sentimento nacional, conceitos sob fogo das patrulhas “politicamente correcto”
Politicamente Correto

Os donos ideológicos disto tudo

2.417
Os donos ideológicos disto tudo monitorizam a sociedade, à imagem de um sistema imunitário, vigilantes, à cata de algum infiel que ouse expressar uma opinião contrária à verdade por eles estabelecida.
Politicamente Correto

A ditadura da ideologia de género

2.730
Não basta votar para dizer que vivemos numa sociedade livre, essa é apenas uma das expressões de liberdade, as restantes estão a ser combatidas pelos promotores da ideologia de género.
Maioria de Esquerda

As palavras

113
A comunidade de pensamento da maioria que apoia o Governo exprime uma concepção autoritária da sociedade que vai contra uma concepção liberal que deveria ser partilhada pela esquerda e pela direita.
Politicamente Correto

O fim do sexo

2.998
Somos, machos e fêmeas, biologicamente diferentes. Os cérebros funcionam de forma distinta, as hormonas não coincidem, os órgãos do corpo não são iguais. Quem ignora isto ou é lírico ou é ignorante.
Politicamente Correto

Eu sou Gentil Martins!

24.541
Nem todos falam como Gentil Martins, poucos hoje dizem o que pensam. Vivemos no tempo onde este fascismo higiénico travestido de liberdade intimida, condiciona e persegue por delito de opinião.
Politicamente Correto

Anomalias democráticas

2.854
Gentil Martins, médico, não pode falar como cidadão e dar a sua opinião. Mas Ferro Rodrigues, presidente da AR, pode ter “posições pessoais” com críticas ao Ministério Público. Algo não bate certo.
Politicamente Correto

O que será feito da deputada cigana?

2.105
Em meados de Junho no tempo em que tudo corria bem rebentou a crise da deputada cigana. Depois aconteceram Pedrogão e Tancos e o caso da deputada cigana foi encerrado. Agora é a vez de Gentil Martins
Politicamente Correto

Conversa da treta

550
A mutilação genital que passou a corte por causa do multiculturalismo. O presidente que acha que as mulheres podem cobrir as cabeças para combater a islamofobia... O que vem a seguir?
Politicamente Correto

Nem politicamente correto histérico nem boçalidade

328
A esquerda desvaloriza a violência sexual quando é cometida pelo ‘outro’ exterior ao Ocidente. Não precisamos do mesmo à direita, tipo Milo Yiannopoulos. Felizmente por cá ainda não ocorreu o contágio
Politicamente Correto

As palavras tornaram-se na nossa prisão

549
Patrão. O plano. Eutanásia. As pessoas grávidas. As palavras tornaram-se na nossa prisão. E um dia vão perguntar-nos como foi possível deixarmo-nos manipular assim. Mas agora é nisto que estamos.
Politicamente Correto

Pela liberdade, resistir ao lobby LGBT

2.279
O ódio que move os radicais do lobby LGBT deve aliás começar por enojar e causar repulsa às próprias pessoas com tendências homossexuais que não partilham do radicalismo dos activistas.
Politicamente Correto

A invasão do espaço

O policiamento da linguagem não é certamente o único modo como o tempo é reprimido. A vigilância das imagens também, dos cigarros de Malraux e Lucky Luke à destruição dos brasões da Praça do Império.
Politicamente Correto

Je suis ninguém

3.795
Um comerciante português, para mais emigrado na Venezuela (ainda se fosse na Inglaterra pós-brexit) não tem perfil para vítima. Pode ser assassinado e decapitado. Ninguém se indigna ou comove.
Politicamente Correto

Um país onde se fala ao contrário

1.391
Falar ao contrário implica treino diário. Esta semana treinámos os seguintes conceitos: opositor à guerra a que se chamava colonial, escola privada, barrigas de aluguer e golpes. Para a semana há mais
Crianças

Há canções infantis que estão a ser censuradas

1.392
Algumas canções infantis tradicionais têm sido adaptadas para eliminar referências violentas ou discriminatórias. Fará sentido adaptar essas letras, ou será um exagero do politicamente correto?
Jogos

Fotogaleria: Sim, sobrevivemos à nossa infância

1.902
Não experimentem oferecer estes brinquedos. Mas acreditem: eles fizeram as delícias dos adultos de hoje. Que por estranho que possa parecer, sobreviveram às suas infâncias.
Politicamente Correto

Alquimia da estupidez: princípios básicos

As verdades seletivas ou parciais são poderosíssimas. Mesmo que essas meias-verdades conduzam a grandes mentiras, nunca será implicado em qualquer fraude. Nunca mentiu.
Politicamente Correto

Saudades do tempo em que éramos livres e não sabía

1.142
Também a mim me apetece dizer que tenho saudades do tempo em que acreditámos que combater aquilo com que não concordávamos era apenas isso: combater aquilo com que não concordávamos.
Liberdades

A polícia do espírito

Não há filmes, romances, ensaios, simples artigos de jornal fora dos lugares-comuns sobre o Estado Novo que a saliva corrosiva da elite bem-pensante, a polícia do espírito, não tente matar à nascença.
Estado Social

Pobreza? Tenham decência, nem sabem do que falam

8.827
Quem teve de viver na miséria, na diferença racial, como eu vivi, ou que se viu forçado a recomeçar do nada sabe o cuidado, o recato, a ponderação exigíveis quando se mexe em dignidades esfrangalhadas
Politicamente Correto

Pensamento Positivo School of Political Science

123
Um caso evidente deste tratamento português suave reservado aos protegidos da Pensamento Positivo School of Economics and Political Science é o do Syriza cujo programa parece que nenhum repórter leu.
Banda Desenhada

Deixem o Capitão Haddock beber

496
A obsessão pela tolerância (sob a máscara do politicamente correcto) tornou, em muitos aspectos, a nossa sociedade mais intolerante. O Capitão Haddock que o diga.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site