Protestos

Manifestações

Franceses saem à rua contra reforma laboral

Milhares de pessoas manifestaram-se novamente contra a reforma das leis do trabalho em França. No manifesto participaram 16 mil pessoas segundo a polícia, e 55 mil manifestantes segundo os sindicatos.
Catalunha

As imagens que estão a marcar os protestos

Depois de 14 detenções e 41 buscas, os catalães saíram à rua para lutar pela existência do referendo de 1 de outubro. As imagens falam por si.
PT

Trabalhadores da PT/Meo voltam aos protestos

Os trabalhadores vão concentrar-se em Lisboa, Porto e Funchal. Na capital, vão reunir em frente à Assembleia da República, enquanto decorre a discussão dos projetos de lei relativos à empresa.
Manifestações

Protesto dos enfermeiros enchem ruas de Lisboa

208
As vozes de descontentamento de milhares de enfermeiros encheram várias ruas de Lisboa, esta sexta-feira, num protesto que os profissionais consideram como sinal de união e de mobilização da classe.
Enfermeiros

Enfermeiros. 5 mil pessoas esperadas no protesto

São esperados 5 mil enfermeiros no protesto desta sexta-feira em Lisboa, que assinala o último dia dos cinco de greve. A adesão à paralisão tem estado entre os 80 e os 90%.
França

França. Mais de 4.000 greves esta terça-feira

130
Transportes públicos, hospitais, correios, setor energético, tráfego aéreo: vai tudo parar esta terça-feira. França está em estado de sítio e Emmanuel Macron nem sequer está no Eliseu.
Enfermeiros

Adiamentos e protestos na greve dos enfermeiros

O primeiro de cinco dias de greve dos enfermeiros fica marcado por adiamentos de cirurgias e manifestações em frente a hospitais. A adesão a nível nacional ronda os 85%.
Manifestações

Cem professores manifestam-se em Matosinhos

Cerca de 100 professores dos quadros estão hoje concentrados em frente ao centro de congressos de Matosinhos para protestar contra um concurso que consideram "injusto e ilegal".
Coreia do Sul

Instalado sistema antimíssil na Coreia do Sul

Apesar dos protestos, os últimos quatro intercetores do sistema antimíssil THAAD foram instalados "temporariamente". Uma medida necessária de defesa contra as ameaças da Coreia do Norte.
Enfermeiros

150 enfermeiros estão prontos a entregar títulos

Cerca de 150 enfermeiros especialistas de Saúde Materna, de um universo de mil, estão prontos a entregar o seu título de especialidade em protesto pelo reconhecimento de carreiras.
PT

PT. Trabalhadores em defesa dos postos de trabalho

Os órgãos representativos dos trabalhadores da PT/MEO realizam esta quinta-feira uma concentração no Porto, “pela defesa dos postos de trabalho e da estabilidade social e laboral".
Protestos

Enfermeiros regressam ao protesto

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia regressam a partir desta quinta-feira ao protesto que pode afetar blocos de parto e maternidades.
Enfermeiros

Enfermeiros voltam a protesto que afeta partos

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia vão voltar quinta-feira de manhã a interromper as suas funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades.
Porto

Trabalhadores da PT/MEO marcam concentração

Os órgãos representativos dos trabalhadores da PT/MEO vão concentrar-se na quinta-feira, no Porto "pela defesa dos postos de trabalho e da estabilidade social e laboral na empresa".
Estados Unidos da América

EUA. Centenas manifestam-se contra racismo

Centenas de pessoas manifestaram-se no sábado em Venice Beach, um bairro de Los Angeles, na Califórnia, com bandeiras e mensagens contra o fascismo, o racismo e o Ku Klux Klan.
Angola

Emigrantes angolanos dizem-se discriminados

Angolanos emigrados em Lisboa reclamaram o direito de voto nas eleições presidenciais, queixando-se de serem discriminados por parte do governo de Luanda.
Greve

Protestos. Trabalhadores do Dia barram camiões

A greve dos trabalhadores de um armazém da empresa proprietária dos supermercados Dia/Minipreço no Porto, tem uma adesão de 50%, e uma concentração de funcionários parou camiões.
PT

Trabalhadores da PT voltam a manifestar-se

Várias organizações representativas dos trabalhadores da PT e Meo vão voltar a protestar esta tarde. Os trabalhadores estão contra a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas.
Protestos

Trabalhadores ferroviários voltam a protestar

Dirigentes sindicais e representantes dos dez trabalhadores precários dispensados da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário exigem a reintegração de funcionários.
Catalunha

Especial/ Espanha. Quem é que anda a amedrontar os turistas?

1.002
A história do Arran entrelaça-se com a história da esquerda dura catalã: resistência à propriedade privada e ao domínio do governo espanhol na Catalunha. O aumento do turismo é a sua nova luta.
Protestos

Venezuela. Mais de mil pessoas continuam detidas

O Foro Penal Venezuelano indicou que 5.326 pessoas foram detidas na Venezuela, no âmbito de protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, permanecendo presas 1.048.
Estados Unidos da América

Suspeito de homicídio em Charlottesville detido

162
Suspeito de atropelar contra-manifestação anti-racista, matando uma mulher de 32 anos, viajou 900 quilómetros. Disse à mãe que ia participar em protesto que "tinha a ver com Trump".
Estados Unidos da América

Confrontos na marcha de supremacistas brancos

232
A cidade de Charlottesville declarou estado de emergência local para receber os mais de 6.000 manifestantes que chegam este sábado, para uma das maiores demonstrações de supremacistas brancos
Lesados do BES

Momentos de tensão no protesto dos lesados do BES

Dezenas de manifestantes lesados do BES estão a levar a cabo uma manifestação junto à sede do Novo Banco, em Lisboa. O protesto já teve alguns momentos de tensão com grades a serem projetadas.
Lesados do BES

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar

126
Os emigrantes lesados portugueses vão protestar junto à sede do Novo Banco, reivindicando em Lisboa uma proposta para todos os que perderam dinheiro. O protesto tem início marcado para as 11h30.
Protestos

PT/Meo. Trabalhadores tentam falar com Costa

Os trabalhadores e sindicalistas da PT/Meo voltam a tentar ser recebidos pelo primeiro-ministro, em protesto contra a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas.
Protestos

Trabalhadores contestam dispensa de precários

Cerca de duas dezenas de trabalhadores e sindicalistas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário estão em protesto contra a dispensa de funcionários com vínculos precários.
Manifestações

Brasileiros exigiram destituição de Temer

252
Ao som de gritos de "Fora Temer!", cerca de 20 brasileiros a viver em Portugal manifestaram-se esta quarta-feira no Largo Camões, em Lisboa, para exigir a demissão do presidente em funções.
Altice

PT. Trabalhadores prometem luta depois das férias

Dezenas de funcionários da PT Portugal participaram num protesto, em Aveiro, contra a transferência de trabalhadores e deixaram a promessa de agravar as formas de luta depois das férias.
Venezuela

Maduro rejeita sanções norte-americanas

225
O Presidente da Venezuela rejeita as sanções que lhe foram impostas pelos Estados Unidos, na sequência da eleição da Assembleia Constituinte, cujos protestos terão feito, pelo menos, dez mortos.
Protestos

Marcha lenta no Porto termina sem incidentes

237
O trajeto, marcado para hora de ponta, subiu a Avenida da Boavista e acaba de chegar aos Aliados. Percurso durou hora e meia e decorreu sem incidentes. Taxistas esperam ser recebidos por Rui Moreira.
Venezuela

Venezuela. Oposição inicia 3 dias de protesto

A oposição venezuelana inicia esta sexta-feira uma "tomada" do país que se vai prolongar durante três dias. O objetivo é aumentar a pressão contra as eleições da constituinte.
Venezuela

Venezuela. Prisão para quem perturbe eleições

O Governo venezuelano proibiu a realização de manifestações a partir de sexta-feira e advertiu sobre penas de prisão de cinco a dez anos para quem perturbe as eleições da Assembleia Constituinte.
Israel

Videovigilância na Esplanada das Mesquitas

Israel tomou a decisão de retirar os detetores de metais e substitui-los por câmaras de vigilância avançadas. Os palestinianos contestam e preferem rezar nas ruas.
Venezuela

Venezuela. Três mortos em repressão a protestos

Três pessoas morreram, várias ficaram feridas e pelo menos 82 foram detidas, na repressão contra opositores na Venezuela. Há cada vez mais denúncias da violência das forças de segurança.
Greve

PT. Cerca de 40 pessoas em greve junto à sede 

A greve dos trabalhadores da PT teve início às 00h00 desta sexta-feira, com aproximadamente 40 pessoas. O protesto fez-se contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações.
Protestos

Frente Comum "acampa" junto às Finanças

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realiza na sexta-feira uma ação de luta em frente ao Ministério das Finanças. O protesto decorre entre as 16h30 e as 21h30.
Bolsas de estudo

Abaixo-assinado pede contratação de doutorados

Uma petição que pede a contratação de doutorados será entregue ao reitor da Universidade de Lisboa. O abaixo-assinado foi subscrito por investigadores, professores e técnicos da universidade.
China

China. Protestos por Liu Xiaobo começam no mar

Vários ativistas estão a manifestar-se em homenagem a Liu Xiaobo. Os manifestantes dizem não haver local de culto e por isso os protestos estão a ser feitos junto ao mar.
Protestos

Alfredo da Costa só recebe grávidas em emergência

A maternidade Alfredo da Costa informou esta terça-feira o INEM que só pode receber grávidas em situação de emergência. Na origem estão os protestos  dos enfermeiros especialistas.
Protestos

Trabalhadores da PT protestam em Faro

Cerca de 80 trabalhadores de telecomunicações concentraram-se esta segunda-feira junto às instalações da PT/MEO, em Faro. Em causa estão as transferências para empresas do grupo Altice e Visabeira.
Protestos

Reclusos incendeiam prisão na Guiana

Dezenas de reclusos incendiaram uma prisão de máxima segurança na capital da Guiana no domingo, enquanto trocavam tiros com a polícia, matando pelo menos um agente, informaram as autoridades.
Venezuela

Oposição venezuelana assinala 100 dias de protesto

A oposição venezuelana saiu este domingo à rua em várias cidades para assinalar 100 dias de protestos contra o regime do Presidente Nicolás Maduro, que responsabilizam pela crise económica no país.
Turquia

Marcha pela justiça juntou milhares de pessoas

O líder da oposição turca foi recebido este domingo por centenas de milhares de pessoas, em Istambul, assinalando o fim da "marcha pela justiça", iniciada em Ancara a 15 de junho.
Manifestações

G20. Número de detidos sobe para 143

O número de detidos nos distúrbios ocorridos em Hamburgo, durante a cimeira do G20, subiu para 143, informaram as autoridades, que alertaram para o risco de novos confrontos no último dia da cimeira.
G20

G20: as imagens dos protestos em Hamburgo

Cem mil pessoas manifestaram-se em Hamburgo durante a cimeira do G20. 44 pessoas foram detidas e 111 agentes ficaram feridos durante os protestos
G20

Polícia responde a protestos com canhões de água

A polícia está a responder aos protestos na cimeira do G20 com canhões de água. A cimeira decorre em Hamburgo, na Alemanha, entre sexta e sábado e reúne os mais importantes líderes mundiais.
Venezuela

Incidente na ação de solidariedade com a Venezuela

Cerca de 200 pessoas participaram numa "ação de solidariedade com o povo da Venezuela", em Lisboa, que foi marcada por um incidente com um cartaz "pela liberdade".
Venezuela

Venezuela. 90 pessoas assassinadas desde abril

145
90 pessoas foram assassinadas na Venezuela desde abril deste ano, na sequência de protestos a favor e contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro. 4.658 pessoas foram processadas.
Protestos

Oficiais vão depor espadas em Belém em protesto

2.306
O protesto contra a demissão de cinco comandantes, na sequência do roubo de armas em Tancos, está marcado para quarta-feira. A Associação de Oficiais das Forças Armadas não se vai juntar ao protesto.
Presidente Trump

Trump pode fazer visita-relâmpago ao Reino Unido

Manifestantes anti-Trump estão preparados para entrar em ação com brevidade caso o presidente norte-americano visite o Reino Unido de surpresa - e tudo indica que o fará nas próximas duas semanas.
Hospital Amadora-Sintra

Enfermeiros apoiam protesto no Amadora-Sintra

184
Vários enfermeiros estão desde as 8h desta segunda-feira a apoiar colegas que estão em protesto no Hospital Amadora-Sintra. Os profissionais recusam prestar cuidados diferenciados sem pagamento.
Venezuela

4 mortos em protestos contra governo na Venezuela

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de protestos antigovernamentais no centro da Venezuela, elevando para 86 o número de mortes desde o início das manifestações há três meses.
Manifestações

Polícias em manifestação contra o Governo

286
Centenas de polícias iniciaram esta quarta-feira nos Restauradores, em Lisboa, uma manifestação nacional de protesto contra o Governo, que vai culminar no Ministério da Administração Interna.
Manifestações

Polícias manifestam-se esta quarta-feira

Os polícias realizam, esta quarta-feira em Lisboa, uma manifestação em Lisboa. Entre as principais reivindicações está o cumprimento na totalidade do estatuto profissional da PSP.
Londres

Seis polícias feridos em protestos

Seis agentes ficaram feridos e quatro pessoas foram presas na sequência de uma manifestação em Londres, no domingo à noite, contra a morte do português Edir da Costa.
Protestos

Não podem usar calções? Então vestem saias

1.284
Uma escola em Exeter proibiu os alunos de usar calções e eles vestiram saias para protestar contra a regra. Durante a onda de calor, os condutores de autocarros de Nantes tiveram a mesma ideia.
Venezuela

Venezuela. Oposição apoia procuradora-geral

A oposição venezuelana anunciou uma manifestação de apoio à procuradora-geral, vista pelos chavistas como uma "traidora" depois das críticas contra o projeto de assembleia constituente de Maduro.
Venezuela

Já morreram 74 pessoas em protestos desde abril

O Ministério Público da Venezuela confirmou esta quarta-feira que 74 pessoas morreram em 80 dias de protestos, no âmbito de manifestações contra o regime do Presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Supremo Tribunal e banco incendiados em Caracas

Um grupo de encapuzados incendiou a Direção Executiva da Magistratura do Supremo Tribunal da Venezuela, Caracas. Foram queimados escritórios do BBVA, no primeiro piso do mesmo edifício.
Marrocos

Marrocos. Milhares manifestam-se contra corrupção

Milhares de pessoas saíram às ruas da capital marroquina para protestarem contra a corrupção e abuso de poder que atravessa o poder político. Manifestação ocorreu de forma pacífica e ordeira.
Augusto Santos Silva

Governo apoia quem regresse da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que há planos de contingência para a Venezuela, mas que, para já, basta "estar preparado" e apoiar os emigrantes que regressaram a Portugal.
Venezuela

Mais de 3 mil detidos em protestos na Venezuela

Pelo menos 3.106 pessoas foram detidas desde 1 de abril deste ano na Venezuela, na sequência de protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site