Protestos

Manifestações

Itália. Manifestantes tomam as ruas do país

Itália viveu um dia de marchas e concentrações de antifascistas e de forças da extrema-direita, a pouco mais de uma semana das eleições legislativas.
Lesados do BES

Lesados do BES vão protestar até Estrasburgo

Cerca de meia centena de lesados do papel comercial pelo antigo BES e elementos do grupo "Os Inconformados" garantiram que vão prosseguir com os protestos até ao Parlamento Europeu.
CTT

Perto de 2.000 pessoas na manifestação dos CTT 

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de 2.000 pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500.
Protestos

Motociclistas recebidos pelo Governo após protesto

345
Milhares de motociclistas iniciaram na tarde deste domingo concentrações em várias cidades do país, em protesto contra "a farsa das inspeções às motos". No final, foram recebidos pelo Governo.
Prisão

Guardas exigem demissão do diretor das cadeias 

Cerca de 400 guardas prisionais de vários estabelecimentos do país estão em protesto esta sexta-feira e pedem a demissão do diretor-geral, Celso Manata, devido aos novos horários de trabalho.
Venezuela

Venezuela. Janeiro foi o mês com mais protestos

O mês de janeiro registou o maior número de protestos de sempre na Venezuela. Em 31 dias, ocorreram 714 protestos e 141 saques.
Londres

Filme inspira protesto em Londres

O filme "Três Cartazes à Beira da Estrada" inspirou um protesto em Londres. O grupo Justice4Grenfell pede detenções e responsabilidades no caso do incêndio da Grenfell Tower, que matou 71 pessoas.
Frente Comum

Frente Comum anuncia manifestação a 16 de março

A Frente Comum anunciou uma manifestação nacional para 16 de março. Ana Avoila não descarta a hipótese de avançar com uma greve.
Trabalhadores

Trabalhadores da distribuição protestam em Lisboa

Sindicalistas e trabalhadores do setor da distribuição manifestaram-se junto ao Ministério do Trabalho, onde decorria uma reunião de conciliação entre representantes das empresas e dos trabalhadores.
CTT

Utentes protestam em Lisboa contra fecho de postos

Dezenas de utentes das freguesias de Aldeia de Paio Pires e de Camarate e Apelação manifestaram-se à porta da sede dos CTT, em Lisboa, contra o fecho das respetivas estações dos correios.
Incêndios

Incêndios. Ministro vê protesto com "estupefação"

667
Sobre o protesto dos lesados dos incêndios, agendado para esta tarde, o ministro da agricultura afirma que visa "denegrir a imagem do Governo e o enorme esforço" feito "para compensar os prejuízos".
Lesados do BES

Lesados do BES acusam PS de "mentir"

O porta-voz do grupo de lesados reiterou que os lesados foram "vítimas de uma burla" e exigiu o recurso à provisão de 1.837 milhões de euros que o Banco de Portugal terá "ordenado" que o BES criasse.
Irão

Irão: estrangeiro influenciou protestos sem véu

A procuradoria geral do Irão atribuiu uma influência estrangeira ao movimento de protesto dos últimos dias, quando diversas mulheres têm saído à rua sem o obrigatório véu islâmico.
Trabalhadores

Trabalhadores da Mitsubishi Fuso em protesto 

103
Os trabalhadores da Mitsubishi Fuso juntaram-se em protestos esta sexta-feira. Em causa estão o aumento da carga horária e a limitação do tempo de descanso dos trabalhadores.
Trabalhadores

Trabalhadores da Mitsubishi Fuso em protesto

196
Os trabalhadores da fábrica no Tramagal vão concentrar-se em protesto contra a alegada "tentativa da administração em impor-lhes um horário de trabalho que põe em causa os seus direitos fundamentais".
CTT

Trabalhadores da CTT marcam greve e manifestação

Os trabalhadores do grupo CTT estão contra a redução de pessoal e o encerramento de postos de atendimento. A greve e manifestação estão marcadas para dia 23 de fevereiro.
Trabalhadores

Triumph. Trabalhadoras em manifestação

As trabalhadoras da fábrica da antiga Triumph têm estado em vigília à porta da empresa. A concentração desta segunda-feira é mais uma tentativa para que a situação das trabalhadoras se resolva.
PT

PT. Trabalhadores em plenário e vigília em Lisboa

Os trabalhadores da PT Portugal realizam esta segunda-feira, em Lisboa, um plenário e uma vigília para protestar e exigir uma gestão que "respeite os trabalhadores" e garanta a estabilidade.
Autoeuropa

Autoeuropa. Protesto só mobilizou 20 trabalhadores

109
Duas dezenas de trabalhadores da Autoeropa, acompanhados de alguns familiares, protestaram este domingo junto aos portões da fábrica de Palmela contra o novo horário imposto pela administração.
Protestos

Honduras. Protestos contra reeleição do presidente

Centenas de manifestantes bloquearam estradas e entraram em confronto com a polícia no sábado, nas Honduras, em protestos contra a tomada de posse do presidente do país, Juan Orlando Hernandez.
Sociedade

Trabalhadores da Triumph dão lingerie ao Governo

Os trabalhadores da antiga fábrica da Triumph entregaram uma peça de lingerie na Presidência do Conselho de Ministros como protesto contra o encerramento da fábrica em Loures.
Lisboa

Moradores em protesto contra fecho dos CTT

Vários moradores juntaram-se em protestos contra o encerramento dos CTT da Junqueira e Socorro. A maioria alega que o serviço será retirado a uma população envelhecida e em condições debilitadas.
Hong Kong

Joshua Wong condenado a três meses de cadeia

Joshua Wong, de 21 anos, deu-se como culpado por não ter respeitado uma ordem judiciária que exigia o fim de um acampamento erguido durante as manifestações na antiga colónia britânica.
Ucrânia

Confrontos em Kiev devido a nova lei

Centenas de pessoas concentraram-se frente ao parlamento de Kiev em protesto contra uma nova lei relacionada com as regiões do leste do país sob controlo dos separatistas.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
CTT

Protestos contra fecho dos CTT no Socorro, Lisboa

Cerca de três dezenas de pessoas estão esta sexta-feira em protesto junto à loja dos CTT no Socorro, em Lisboa, que vai fechar. À ação juntaram-se Ricardo Robles, João Ferreira e Mariana Mortágua.
Peru

Indulto concedido a Fujimori gera protestos

Milhares de peruanos manifestaram-se contra o indulto concedido ao antigo Presidente Alberto Fujimori, que cumpria uma pena de prisão de 25 anos por crimes contra a humanidade.
Venezuela

Quatro mortos em protestos na Venezuela

Pelo menos quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas na quinta-feira na Venezuela, durante manifestações e pilhagens ocorridas no estado de Mérida, a sudoeste de Caracas.
Brasil

Protesto contra aumentos nos transportes no Brasil

Centenas de brasileiros protestaram contra o aumento dos preços nos transportes públicos em São Paulo, no Brasil, numa iniciativa que terminou com alguns incidentes.
Tunísia

Tunísia. Mais de 200 detidos após confrontos

Na Tunísia, pela segunda noite consecutiva, houve confrontos na sequência de protestos contra as medidas de austeridade. Mais de 200 pessoas foram detidas e dezenas de outras ficaram feridas.
CTT

Seixal. Protestos contra fecho dos CTT 

Centenas de pessoas protestaram esta terça-feira no Seixal, contra o fecho dos CTT de Paio Pires. À manifestação juntou-se também o Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.
CTT

40 pessoas contra fecho de loja no Porto

Cerca de 40 pessoas concentraram-se de manhã junto aos CTT - Galiza, no Porto numa manifestação promovida pelo PCP/Porto contra o encerramento do posto, que consideram "imprescindível".
Irão

Irão. Guterres volta a pedir o fim da violência

O secretário-geral da ONU voltou a pedir calma no Irão e pediu às autoridades que respeitem o direito de manifestação. Desde quinta-feira já morreram 21 pessoas nos protestos no Irão.
Irão

ONU pressiona Irão a reduzir clima de tensão

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos pressionou o Irão a reduzir o clima de tensão. Zeid Ra'ad Al Hussein defendeu que é necessário investigar as 21 mortes decorrentes das manifestações.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Irão

Rohani espera que protestos acabem em poucos dias

O Irão é palco, desde 28 de dezembro, de grandes manifestações contra a má situação económica do país. O presidente, Hassan Rohani, disse a Erdogan esperar que os protestos acabem em "poucos dias".
Irão

Protestos no Irão já fizeram mais de 20 mortos

Manifestações anti-governo no Irão fizeram mais de 20 mortos e 450 detidos, avançam os media iranianos. Teerão avisou os manifestantes que vão pagar o preço, mas os protestos não param.
Cabo Verde

Cabo Verde. Manifestações de polícias são ilegais

A Direção da Polícia cabo-verdiana e a Câmara Municipal de Praia defendem que as manifestações de polícias durante a greve dos últimos dias foram ilegais. A paralisação durou três dias.
Peru

Peru. Manifestações contra perdão de Fujimori

Milhares de peruanos manifestam-se esta sexta-feira para expressar a indignação pelo facto de o presidente Pablo Kuczynski ter perdoado a Fujimori, quando este ainda tinha 25 anos de pena por cumprir.
Venezuela

Pernil de porco. Venezuelanos culpam Governo

196
Várias pessoas manifestaram-se esta quinta-feira contra o Governo de Maduro, acusando-o por não ter cumprido a promessa de distribuir pernil de porco na época de Natal e outros produtos alimentares.
Jerusalém

Dois palestinianos mortos em manifestações

Novos protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel causaram esta sexta-feira dois mortos e vários feridos nos territórios palestinianos.
América

ONU denuncia mortes e detenções nas Honduras

A morte de 12 pessoas e a detenção de centenas de outras resultaram de manifestações de protesto pela reeleição controversa do presidente Juan Orlando Hernandez em novembro.
Universidade de Lisboa

"Marcelo anda cá ver o estado em que isto está"

461
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi fechada pelos alunos. Queixam-se de incumprimento do Regulamento de Avaliação. O Diretor diz que alguma da contestação não diz respeito à direção.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Manifestação da oposição proibida

135
Segundo o Procurador-Geral guineense, Bacari Biai, a Constituição do país "não prevê a realização de manifestações a qualquer momento".
G20

G20. Polícia procura suspeitos por distúrbios

A polícia alemã lançou uma operação de busca a 24 casas e edifícios para encontrar os responsáveis pelos distúrbios durante a cimeira do G20, em julho. Mais de 60 processos já foram instaurados.
Austrália

Austrália. Visita de Yiannopoulos gera confrontos

Visita do escritor de extrema-direita Milo Yiannopoulos ao parlamento australiano motivou confrontos entre grupos antifascistas e xenófobos nas ruas de Melbourne.
Greve

Madrid: taxistas em greve contra Uber e Cabify

211
Os taxistas em Espanha estão em protestos contra os serviços prestados pela Uber e Cabify e reivindicam uma maior fiscalização da atividade concorrente.
Paquistão

Paquistão. Ministro da Justiça demite-se

O ministro da Justiça do Paquistão demitiu-se na sequência de protestos que bloquearam Islamabad durante 20 dias e causaram seis mortos e centenas de feridos, anunciou a rádio estatal paquistanesa.
Lesados do BES

Grupo de lesados do BES em manifestação

Um grupo dos lesados do BES concentra-se esta quinta-feira no Porto para exigir soluções. Esta é a segunda manifestação que se realiza este mês.
Guiné-Bissau

Manifestação em Bissau decorre sem incidentes

A manifestação dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau contra o chefe de Estado decorreu sexta-feira sem registo de qualquer incidente e com a presença discreta das forças de segurança.
França

França. Manifestações contra as reformas de Macron

A polícia diz que a manifestação desta quinta-feira em Paris teve oito mil pessoas. O sindicato CGT diz que foram 40 mil pessoas. Estão previstas 170 manifestações em todo o país.
Guiné-Bissau

Guiné. "Intervenção excessivamente violenta"

A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou a "intervenção excessivamente violenta" da polícia contra manifestantes. 14 pessoas foram detidas e mais de uma dezena teve de ser assistida.
Guiné-Bissau

Dez feridos em protesto democrático em Bissau

Pelo menos 10 feridos deram entrada no hospital Simão Mendes, em Bissau, depois de o protesto do coletivo dos partidos políticos da Guiné-Bissau ter sido dispersado pela polícia com gás lacrimogéneo.
Guiné-Bissau

Bissau. Polícia usa gás lacrimogéneo em marcha

A polícia da Guiné-Bissau dispersou com gás lacrimogéneo uma marcha de partidos democráticos, depois de manifestantes tentarem invadir a Praça do Império, onde está situada a Presidência da República.
Guiné-Bissau

Polícia afasta manifestantes com gás lacrimogéneo

A polícia da Guiné-Bissau dispersou esta quinta-feira, com gás lacrimogéneo uma marcha do coletivo de partidos democráticos, depois de os manifestantes tentarem invadir a Praça do Império em Bissau.
Professores

"É como se estivesse no primeiro ano da carreira"

668
Cerca de 10 mil professores (contas da Fenprof) protestaram esta manhã em Lisboa, em frente ao Parlamento. Muitos dão aulas há mais de dez anos, mas recebem como se estivessem em início de carreira.
Polónia

Polónia. Marcha junta mais de 100 mil pessoas

288
A marcha de comemoração do Dia Nacional da Polónia juntou mais de 100 mil pessoas nas ruas de Varsóvia, durante o fim de semana. "Europa branca de nações eternas" era um dos muitos slogans existentes.
UGT

Governo tem de reunir, "se não vai ter guerra"

594
Secretário-geral da UGT diz que vai estar ao lado da CGTP no protesto marcado pela Fenprof. Carlos Silva ameaça com "guerra sem tréguas" se Governo não se sentar à mesa para negociar com professores.
Protestos

Motoristas contra aumento da idade de reforma

Os motoristas de pesados de passageiros e mercadorias voltaram esta sexta-feira a reivindicar ao Governo a reposição do limite da idade para o exercício da atividade nos 65 anos.
Médicos

Adesão à greve é maior que em protestos anteriores

Os sindicatos médicos que promovem a greve que decorre desde esta quarta-feira revelaram que a adesão ao protesto é maior do que a registada nos anteriores.
Soares da Costa

Soares da Costa. Trabalhadores em manifestação

Cerca de uma centena de trabalhadores da Soares da Costa concentraram-se esta terça-feira diante do Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia e prometem ir para a porta do primeiro-ministro.
Presidente Trump

Ciclista que mostrou o dedo do meio foi despedida

1.288
Há pouco mais de uma semana, uma ciclista decidiu mostrar o "dedo do meio" a Donald Trump, na Virgínia, quando este abandonava um dos seus campos de golfe. O gesto provocador valeu-lhe o despedimento.
Manifestações

Manifestantes pediram 1% do orçamento para cultura

Cerca de cem pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, no Campo das Cebolas, em Lisboa, exigindo 1% do Orçamento do Estado para a cultura.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site