IPSS

IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

2.377
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1.346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
IPSS

Explicador/ O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1.519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1.561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Observador

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5.672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
PS

Raríssimas. Viagem de deputada do PS investigada

613
Os inspetores querem perceber se a viagem da deputada socialista Sónia Fertuzinhos à Suécia foi paga com recursos da Raríssimas. Em causa, suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
IPSS

Raríssimas. Ex-presidente constituída arguida

659
A PJ realizou cinco mandados de busca na manhã de quinta-feira. No terreno estiveram 29 elementos da PJ e dois magistrados do Ministério Público. Paula Brito e Costa já foi constituída arguida.
IPSS

Raríssimas. Os dois lados de Paula Brito e Costa

525
Há quem conte que exigia vénias. Mas também há quem garanta que só se tem visto o lado mau. O que se diz na Raríssimas da mulher que forrou paredes e portas com a própria imagem.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
IPSS

Como Paula Brito e Costa deixou a Casa dos Marcos 

1.334
A presidente demissionária já saiu da Casa dos Marcos, ao lado do marido, completamente disfarçado. Cerca de 50 funcionários da Raríssimas estavam concentrados à porta das instalações em protesto.
Facebook

As 10 histórias que mais indignaram os leitores

É o balanço de 2017 que os leitores do Observador fizeram sem saber, quando reagiam no Facebook com surpresa, adoro, riso ou tristeza. Veja o top 10 da ira: Raríssimas, fogos e outros escândalos.
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
IPSS

Especial/ Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas: a linguagem corporal dos visados

1.380
Que gestos mostram stress, raiva, medo ou desconforto? As entrevistas de Manuel Delgado à TVI e de Paula Brito e Costa à RTP, analisadas por um especialista em linguagem corporal
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Galamba ataca jornais que o citaram

2.182
Porta-voz do PS explicou-se no Facebook, acusando o Observador e o Jornal Económico, que reproduziram as suas declarações ao Canal Q sobre o papel dos tesoureiros, de não serem sérios.
Bloco de Esquerda

Bloco: Raríssimas mostra "enorme confusão"

331
A coordenadora do BE considera que o caso Raríssimas mostra a "enorme confusão" que existe entre políticos e responsáveis das IPSS e exige um esclarecimento sobre envolvimento de Vieira da Silva.
IPSS

Raríssimas. IEFP analisa queixa de irregularidades

O IEFP confirmou ter recebido na quinta-feira uma denúncia proveniente de "grupo de associados" da Raríssimas sobre alegadas irregularidades em estágios profissionais.
IPSS

Marcelo. Manter Raríssimas é questão de bom senso

314
Presidente da República considera uma "questão de bom senso" manter a Raríssimas em funcionamento salientando que as crianças e adultos da instituição "não têm culpa".
IPSS

"Sinto-me muito magoada com o meu país"

13.232
Fundadora da Raríssimas garante nunca ter usado dinheiro público e explica que vestidos eram "farda" para eventos da associação. Paula Brito e Costa diz que ministro soube de irregularidades em junho.
IPSS

Assessora da Raríssimas deixa buraco na SPEM

992
A atual coordenadora jurídica da Raríssimas terá deixado um buraco de 144 mil euros na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Manuela Duarte Neves diz estar a ser alvo de "cabala imoral".
IPSS

O Estado, essa doença comum

1.483
Fora do manicómio em que saltita boa parte da “opinião”, o problema da Raríssimas não é ser “particular” na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática.
IPSS

"Quando se vai à rainha temos de levar farda"

1.613
Paula Brito e Costa explica despesas com cartão de crédito da Raríssimas. Vestido era "farda" para estar com Letízia. "Alérgica" a marisco, comprou gambas para jantar com parceiros da associação.
IPSS

Especial/ Como Paula Costa construiu uma rede de influências

1.044
Nestes 15 anos, a fundadora da Raríssimas tentou sempre mover influências ao mais alto nível para conseguir fazer crescer a sua obra. À esquerda e à direita, eis como conquistou a atenção do poder.
IPSS

Trabalhadores pedem demissão de presidente

547
Num abaixo-assinado, 90 trabalhadores e colaboradores da Raríssimas pedem a demissão da ex-presidente Paula Brito da Costa. Os trabalhadores pedem um "rigoroso e cabal esclarecimento dos factos".
Presidente Marcelo

Raríssimas. Marcelo recusa generalizações

126
O Presidente da República defende que não se deve generalizar depois de casos como o da Raríssimas. Marcelo considera que a maioria das instituições portuguesas trabalha de forma séria.
IPSS

Desvio de fundos. Brito e Costa acusa ex-dirigente

449
Ex-presidente da Raríssimas revela auditoria que indica irregularidades de 270 mil euros na delegação da Maia que levaram ao afastamento da sua líder. Vice-presidente terá beneficiado o filho.
IPSS

Raríssimas. Listas até 29 de dezembro

Os associados da Raríssimas que queiram apresentar listas candidatas à direção e ao conselho fiscal da associação têm de o fazer até 29 de dezembro. A assembleia-geral acontece dia 3 de janeiro.
IPSS

Mais duas denúncias contra Paula Brito e Costa

281
A TVI dá conta de mais duas denúncias apresentadas contra a ex-presidente da Raríssimas, desta vez junto do IEFP e da Autoridade para as Condições do Trabalho no passado mês de novembro.
IPSS

Raríssimas: o ataque de João Galamba ao tesoureiro

1.195
"O comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem de ser rapidamente investigado", afirmou o porta-voz do PS, João Galamba, no Canal Q
IPSS

Raríssimas suspensa de rede europeia

1.368
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
Fact Check

Especial/ Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1.426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
PS

Raríssimas. João Galamba critica denunciadores

8.218
O deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa, mas não deixou de questionar o comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI.
IPSS

Raríssimas: o Estado é parte do problema

816
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.
IPSS

Paula Brito e Costa ainda é diretora-geral

520
Ex-presidente continua a tentar trabalhar a partir de casa e garante que só sairá da Casa dos Marcos se for despedida. Departamento jurídico diz que funcionários não obedecem às suas ordens.
Governo

O país pequenino onde uma mão lava a outra

3.093
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.
IPSS

SMS. Raríssimas: como é que o ministro não sabia?

394
Miguel Pinheiro e Filomena Martins discutem por SMS o papel de Vieira da Silva na polémica da Raríssimas. O ministro pertenceu à Assembleia Geral mas não sabia de nada? Como é possível?
IPSS

FEDRA fez denúncia em janeiro

820
Carta com denúncias sobre aluguer do carro de alta cilindrada pago pela FEDRA, entre outras despesas, foi entregue em janeiro, de acordo com a TVI. Segurança Social, contudo, diz nunca a ter recebido.
IPSS

Eleições na Raríssimas a 3 de janeiro

A associação Raríssimas vai realizar uma assembleia-geral a 3 de janeiro para eleger os titulares dos órgãos sociais em falta, após a saída da sua presidente, Paula Brito e Costa.
IPSS

Ex-vice-presidente da Raríssimas investigada

994
A ex-vice-presidente da Raríssimas, Joaquina Teixeira, abandonou a associação depois de uma auditoria externa ter levantado suspeitas na delegação do Norte, de que era responsável. MP investiga.
IPSS

O PS é incorrigível

636
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
IPSS

Raríssimas: madrinha não fala com a fundadora

"Por agora não". Maria Cavaco Silva respondeu assim quando lhe perguntaram se ia falar com Paula Brito e Costa. E há mecenas que só voltam a ajudar a Raríssimas se marido e filho da fundadora saírem.
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3.024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
Presidente Marcelo

Marcelo recebeu carta, mas nada de específico

1.047
Caso Raríssimas. O Presidente da República admitiu hoje ter recebido, no Palácio de Belém, uma carta sobre a situação na associação Raríssimas. Foi poucos dias antes da reportagem da TVI, garante.
IPSS

Silêncio de António Costa é "inqualificável"

O vice-presidente do CDS-PP lamentou que Portugal tenha "um primeiro-ministro insensível e absolutamente impreparado" e considerou "inqualificável" o silêncio de Costa em relação à Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Presidente já se demitiu

O presidente da Assembleia Geral, Paulo Olavo Cunha, recebeu esta quinta-feira o pedido de demissão. A responsável pela delegação de Viseu já pediu a convocação de uma Assembleia Extraordinária.
IPSS

Raríssimas. Eleição da nova direção marcada hoje

A data da próxima reunião da Assembleia Geral da Raríssimas, durante a qual será nomeada a nova direção, vai ser marcada ainda esta quinta-feira, avança o Expresso.
IPSS

Raríssimas. Maria Cavaco Silva está "espantada"

506
A ex-madrinha da Raríssimas diz que está "espantada porque não esperava" e "muito preocupada" porque acredita que "não podemos prescindir dos serviços" que a instituição "presta a tantas pessoas".
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
IPSS

Raríssimas. Casa dos Marcos corre risco de fechar

1.245
Sem acesso às contas, a Casa dos Marcos, o principal projeto da Raríssimas, pode vir a fechar. Mecenas cortaram financiamento até que Paula Brito e Costa, o marido e o filho abandonem a instituição.
PS

Governo manteve, não subiu, apoios à Raríssimas

3.547
Em 2014, ainda no governo anterior, o valor orçamentado para 2016 era de 1,2 milhões. O montante manteve-se, ao contrário do que escreve esta manhã o Diário de Notícias.
IPSS

Raríssimas, uma história de subdesenvolvimento

4.556
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas
IPSS

Ministro e Paula Costa estiveram juntos na Suécia 

2.046
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a viagem à Suécia nada teve a ver com a Raríssimas, mas surge numa fotografia ao lado de Paula Brito e Costa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site