“O objetivo da viagem é [em primeiro lugar] posicionar Portugal de forma ainda mais forte como porta de entrada para o investimento brasileiro na Europa”, disse à Lusa Pires de Lima, que lidera uma visita de trabalho ao Brasil, sendo acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e pelo presidente da AICEP, Miguel Frasquilho.

O ministro da Economia afirmou pretender “sublinhar a relevância de Portugal como país atrativo para o investimento brasileiro” na fase que está a viver “já no pós-troika”, sobretudo quando, disse, “há uma tendência por parte dos investidores brasileiros para diversificarem aquilo que é o seu risco e aumentarem a sua exposição ao continente europeu”.

“Temos consciência de que existe um apetite crescente por parte de investidores brasileiros em Portugal, tanto investidores ao nível do turismo e do imobiliário, como de grandes empresas brasileiras que estão a tomar posições e a investir fortemente em Portugal”, afirmou.

A par da atração de investimento, Pires de Lima destacou também como objetivo da viagem o apoio ao aumento das exportações ou à atividade que as empresas portuguesas já tenham no Brasil.

Pires de Lima frisou “o crescimento substancial” das exportações portuguesas para o Brasil nos últimos quatro/cinco anos, não só ao nível dos bens, mas também dos serviços.

“Temos uma balança comercial muito positiva com o Brasil neste momento, devido fundamentalmente à balança dos serviços. Exportamos viagens, turismo e bens, como os produtos alimentares. É preciso reforçar este apoio aqui no Brasil. Creio que se se mantiver este esforço de apoiar as exportações e esta tendência dos primeiros meses de 2014, no final do ano vamos ter mesmo uma balança positiva, não só de serviços, mas também de bens”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como exemplo do enorme potencial de crescimento, o ministro lembrou que as exportações para o Brasil de bens e serviços totalizam dois mil milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros são relativos a bens, o que para um mercado como aquele “revela que há imenso para conquistar”.

Pires de Lima e a comitiva estarão até quarta-feira no Brasil, onde terão diversas reuniões com a Embraer, InterCement, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Caixa Geral de Depósitos do Brasil, o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), investidores e empresários.

E como não poderia deixar de ser, os responsáveis não vão deixar de ver o jogo Portugal-Alemanha do Mundial 2014, na companhia de personalidades da comunidade portuguesa, nas instalações do Consulado Geral em São Paulo.