O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, apelaram hoje ao presidente russo, Vladimir Putin, para estar envolvido no recomeço das negociações entre Kiev e os rebeldes no leste da Ucrânia. Numa conversa telefónica entre os três líderes, Hollande e Merkel “apelaram a todos os lados o fim das hostilidades e pediram ao presidente russo para promover o recomeço das negociações”, disse o gabinete do presidente francês, num comunicado.

Hollande e Merkel “tomaram nota” das declarações de Putin depois do cessar-fogo anunciado pelo presidente Petro Poroshenko, na sexta-feira. “Também reiteraram a importância de assegurar o controlo total da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia para evitar infiltrações de equipamento e homens armados”, acrescenta o comunicado.

Por sua vez, Putin apelou a que o líder ucraniano e os rebeldes comecem um diálogo genuíno. “Em geral, Vladimir Putin apoiou a decisão de Petro Poroshenkp para aplicar o plano de paz”, disse o Kremlin após a conversa com Hollande e Merkel, divulgou o Kremlin. “Foi sublinhado que as intenções manifestadas pelo chefe do Estado ucraniano devem ser reforçadas por um cessar-fogo real”, acrescentou o gabinete de Putin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR