“O Presidente da Indonésia vai visitar Timor-Leste nos dias 26 e 27 de agosto e é uma visita de despedida porque vai terminar o seu mandato como Presidente da República e aproveitaremos a oportunidade para lhe agradecer tudo o que fez por Timor”, afirmou o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres. A Indonésia realiza eleições presidenciais a 9 de julho.

“O Presidente da Indonésia é um grande amigo de Timor-Leste e desempenhou um papel fundamental desde o processo de transição de Timor-Leste e nos 10 anos de mandato como Presidente da República. Fez muito por Timor e nós estamos profundamente gratos pelo papel que desempenhou e manteve sempre uma atenção especial por Timor-Leste”, disse.

José Luís Guterres lembrou também que Susilo Bambang Yudhoyono foi um estadista “nos momentos cruciais, um democrata e um homem que respeita o direito internacional e a carta das Nações Unidas”. “Foi um homem que fez muito pela Indonésia para que, o maior país islâmico, fosse considerado uma Nação virada para o futuro, com uma economia desenvolvida e dinâmica. Deixa um país com estabilidade política e social e em crescimento económico”, sublinhou.

Questionado pela Lusa sobre as expetativas de Timor-Leste em relação às eleições na Indonésia, José Luís Guterres salientou que as autoridades timorenses vão respeitar a escolha do povo indonésio. “Trabalharemos com quem o povo da Indonésia escolher para seu Presidente. Estamos convencidos que não vão existir alterações políticas em relação à amizade e à fraternidade que hoje existe. Timor-Leste fará tudo para que as relações se continuem a desenvolver e a aprofundar”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR