Uma das prioridades da Universidade de Coimbra (UC) é “transferir o conhecimento para a sociedade” e, para isso, o Programa MIT Portugal, lançado em 2006, “é uma grande ajuda”, disse o reitor, durante a sessão de abertura da conferência “Novas Fronteiras para um Desenvolvimento Sustentável”, que decorre durante o dia de hoje na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. “Uma instituição como a Universidade de Coimbra, que já dura há mais de 700 anos, tem de ser relevante para a sociedade para sobreviver durante todo este período”, sublinhou.

António Cunha, reitor da Universidade do Minho, salientou que o programa tem favorecido a criação de “programas de doutoramento”, sempre com o objetivo de “transformar o conhecimento em produtos comerciais e empresas”. O programa permite “procurar novas formas de usar a engenharia e a tecnologia para uma sociedade melhor”, defendeu.

A conferência que se realiza hoje em Coimbra é a primeira a decorrer na segunda fase do Programa MIT Portugal, procurando debater áreas como cidades sustentáveis, células estaminais, medicina regenerativa ou o design de produção.

O programa MIT Portugal foi lançado em 11 de outubro de 2006, em Lisboa, e resultou de um contrato para cinco anos firmado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Massachusetts Institute of Technology, dos Estados Unidos da América.

O objetivo é fomentar a inovação e o empreendedorismo nas áreas da Engenharia e Gestão, através de parcerias entre universidades e empresas portuguesas e americanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR