São portuguesas, inovadoras e em expansão. Investiram fora de Portugal e abriram negócio no Reino Unido. Entre mais de uma centena das que já estão implementadas no mercado britânico, 13 empresas portuguesas foram premiadas com os UK Trade & Investment Awards 2013.

Na categoria de Internacionalização foram distinguidas a Biotecnol, a Bring Consulting, a Celfinet, a Glaciar, a Imaginary Cloud, o S24 Group, a Taminno, a Tekever e a Winpower. Já na categoria de Tech City a Digital Works e a Tuizzi receberam a distinção.

A Martifer Solar e o Tagael Fyron Group, por sua vez, foram premiadas na categoria Expansão de Negócios.

Categoria de Internacionalização

Biotecnol Estabeleceu-se no Reino Unido em setembro de 2013 e tem sede em Hertfordshire. É uma empresa de biotecnologia farmacêutica, que desenvolve anticorpos monoclonais humanos com especial enfoque para a sua aplicação em doenças do foro oncológico.

Bring Consulting Presta serviços de consultoria e tecnologias de informação a empresas ligadas aos serviços financeiros, desde 2012. No ano passado, abriu escritório em Londres com o objectivo de expandir o negócio para outros países, nomeadamente Holanda e Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Celfinet É uma empresa de consultoria em telecomunicações, que se destaca pela sua aposta na detenção de capital humano altamente especializado. Opera transversalmente com os diferentes intervenientes do sector desde de Outubro de 2003.

Glaciar Empresa reconhecida mundialmente pela água engarrafada. Foi distinguida pela larga experiência na área da distribuição e indústria, que tem vindo a acumular desde 1975.

Imaginary Cloud Fundada em 2009, desenvolve soluções de design multimedia e software web (Ruby on Rails) e também desenvolve applicacoes mobile (iOS e Android). Abriu um escritório no Reino Unido em janeiro de 2014.

S24 Group Começou na área do outsourcing de profissionais de saúde em 2005. Chegou à liderança de mercado na gestão global de serviços médios e não médicos e de unidades de saúde e abriu um escritório em Londres em fevereiro deste ano.

Taminno Empresa de consultoria, fundada em 2011, e actua na captação de fundos e no desenvolvimento de negócios internacionais. Tem um escritório em Londres desde janeiro de 2014.

Tekever Desenvolve, desde 2001, tecnologias para os mercados aeroespacial, de defesa e segurança, além de produtos e soluções nas áreas de sistemas aéreos autónomos, comunicações de nova geração, entre outras. Já tem subsidiárias na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul e abriu um escritório em Southampton no Reino Unido em setembro de 2013.

Winpower Multinacional de origem portuguesa que constrói e opera centrais de produção de energia (térmicas, renováveis ou ambas). Abriu em novembro de 2013 um escritório em Londres para servir de plataforma à internacionalização do seu negócio, com as prioridades a passarem pela Europa e África, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique e outros países onde a empresa quer operar.

Categoria de Tech City

Digital Works É uma produtora digital fundada em 2010. Tem sede em Lisboa e um centro de produção em Évora. A principal atividade é o apoio às agências de comunicação, sejam de design, publicidade, relações públicas ou de meios. A Digital Works fornece projetos digitais para mais de 100 marcas em todo o mundo e estabeleceu-se no Tech City, em Londres, em abril de 2013.

Tuizzi Foi estabelecida em 2011 e tem a primeira plataforma web que simplifica e facilita o acesso à compra, venda e gestão de publicidade exterior. Abriu um escritório no Tech City, em Londres, em setembro de 2013.

Categoria de Expansão de Negócios

Martifer Solar Fundada em 2006, tem mais de 400 funcionários com presença em mais de 20 países. É o 5º maior player Europeu e 16º a nível global. Em março deste ano, finalizou um cluster fotovoltaico de 78,4 megawatt (MW) no Reino Unido.

Tegael Fyron Group Atua nas áreas de engenharia, telecomunicações e energias (convencionais e renováveis). A Tegael tem uma presença no Reino Unido através de uma subsidiária, Gaeltec, que também tem atividade na Irlanda. Tem escritórios na Escócia e em Bristol.

O UKTI Business Awards é um evento anual que reconhece publicamente o esforço empresarial das empresas portuguesas que escolheram o Reino Unido como destino de investimento no ano durante o ano anterior. A 1 de julho, Sir Alan Parker, British Business Ambassador, e Jill Gallard, Embaixadora do Reino Unido em Portugal entregaram os prémios em representação do Governo Britânico, homenageando as 13 empresas portuguesas que se expandiram para o Reino Unido e investiram no mercado britânico.