Pelo menos 89 pessoas morreram e 42 ficaram feridas num atentado com um carro-bomba num mercado na província de Orgun, na zona este do Afeganistão. Segundo a BBC, o ataque ainda não foi reivindicado mas os taliban já deixaram claro que não foram eles os responsáveis. “A verdade por detrás deste ataque ficará clara depois de uma investigação, mas queremos anunciar que não fomos os responsáveis”, disse o porta-voz do movimento citado pela Al Jazeera.

De acordo com o Ministério da Defesa afegão, o atacante conduziu um todo-o-terreno até ao local e depois detonou os explosivos. A maioria dos corpos retirados dos escombros eram de mulheres e crianças, já que o mercado estava cheio à hora do ataque.

mapa

Fonte: BBC

“A explosão foi de tal forma grande que destruiu imensas lojas. Dezenas de pessoas ainda estão presas debaixo dos escombros”, afirmou Nissar Ahmad Abdulrahimzai, um chefe da polícia local, citado pela Al Jazeera. “O número de feridos poderá ultrapassar os 100 e o número de vítimas também irá aumentar”, acrescentou.

O ataque ocorreu perto da fronteira de Paktika com o Waziristão do Norte, uma região montanhosa no noroeste do Paquistão, onde forças militares têm estado a atacar os esconderijos dos Taliban paquistaneses, o que levou os rebeldes a recuar para o Afeganistão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR