A apreensão de notas contrafeitas registou um “acentuado decréscimo” durante o primeiro semestre de 2014, face aos últimos seis meses de 2013, indica esta sexta-feira em comunicado o Banco de Portugal (BP). De acordo com a instituição, esta redução verifica-se especialmente nas notas contrafeitas de 500 euros: no segundo semestre de 2013 tinham sido apreendidas um total de 4.474, enquanto na primeira metade de 2014 apenas 11 foram detetadas pelas autoridades.

“No 2.º semestre de 2013, o significativo número de notas de 500 euros contrafeitas apreendidas tinha resultado, em grande partem de operações policiais”, sublinha o banco central. No total, as autoridades tomaram posse de 4.818 notas falsificadas entre janeiro e junho deste ano, um valor que contrasta com as 8.763 notas apreendidas entre julho e dezembro de 2013.

Portugal representou, no primeiro semestre deste ano, apenas 1,4% da totalidade de notas euro apreendidas no âmbito do Eurosistema nesse período, sendo que os valores de 20 e 50 euros continuam a ser aqueles que são alvo de mais falsificações. Estes representaram, respetivamente, 48% e 38% das notas contrafeitas em território português, entre janeiro e junho.

“No 1.º semestre de 2014, as contrafações detetadas em circulação são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro”, alerta também a instituição, lembrando que há informação disponível nos ‘sites’ do BP e do Banco Central Europeu sobre métodos de verificação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR