Viajar de avião é perigoso? Não. Viajar de avião é mesmo a forma mais segura de viajar. Sobretudo se voarmos num avião comercial.

Basta pensarmos em dois números: a probabilidade de morrermos quando apanhamos um avião é de 0,000014%. Parece uma probabilidade baixa. É uma probabilidade muito baixa: a hipótese de ganharmos o euromilhões apostando apenas dois euros, isto é, fazendo uma só aposta, e sair-nos o prémio máximo é de 0,000013%. Exato. Quase o mesmo número.

Todas as estatísticas disponíveis vão no mesmo sentido. Viajar de avião é mais seguro do que fazê-lo de carro, de mota, de bicicleta, até de comboio. Vejamos mais alguns números: a taxa de morte das linhas aéreas comerciais é de 0,003 mortes por 100 milhões de passageiros/milha. Para os comboios essa taxa é de 0,06; para os autocarros é de 0,05; para os automóveis é de 0,61.

Viajar de avião é tão seguro que, se tomássemos um avião todos os dias, a probabilidade de morrermos num acidente só ocorreria uma vez em cada 19 mil anos.

Claro está que o medo de voar não desaparece com o conhecimento das estatísticas – e aumenta muito quando sabemos de uma notícia como a da queda do voo Paris-Cairo. Mas mesmo assim não há que ter medo.