786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Europeias

Bastidores. O dia de Roberta Metsola em Lisboa

Em menos de 24 horas em Lisboa, Metsola encontrou-se com quatro protagonistas políticos (Marcelo, Aguiar-Branco, Montenegro e Pedro Nuno) e elogiou um quinto em declarações ao Observador: Costa.
Eleições FC Porto

"Se perder, em 2028 estarei cá eu para ganhar"

Foi jogador e treinador, tornou-se o maior acionista individual, aceitou convite para ser vice de Pinto da Costa. Em Penafiel, António Oliveira foi mais longe: se perder, admite avançar como número 1.

Bitcoin

"Halving", a redução que mexe com a bitcoin

Nos próximos dias, quem minerar bitcoin vai receber metade da recompensa que ganha atualmente. O fenómeno já deu força ao preço da cripto no passado, mas este ano pode ser diferente.

Nunca mais é sábado

11 coisas para fazer no fim de semana

Em Lisboa, Vítor Sobral abriu um novo restaurante na Esquina. No Porto, o Real by Casa da Calçada criou um menu onde não faltam bifes. Em Cascais, as obras de Paula Rego retratam um pré e pós Abril.

Pedro Passos Coelho

Um governo preso e um homem livre

Passos Coelho é, entre os políticos portugueses, o mais livre de todos: é o único, com o professor Cavaco Silva, que não dá para o peditório da política de simulacro.
Ministério Público

O império da lei para tudo e para todos

O futuro PGR tem de ter um perfil claro de liderança, de coordenação de equipas e de comunicação. E a hierarquia tem de ser reposta para recuperar a credibilidade perdida no Ministério Público.
Partido LIVRE

Primárias abertas: uma boa ideia?

A democracia faz-se pela competição entre partidos e não dentro dos partidos. Defender a ideia de partidos totalmente democráticos internamente é não perceber os fundamentos do regime representativo.
Defesa

O navio de bandeira portuguesa apanhado pelo Irão

Todos os países europeus estão em negação em relação à escala dos riscos para a sua segurança marítima e económica com estes ataques, sobretudo no estreito de Áden e agora de Ormuz.
Corrupção

Ministra identificou 6 sinais de consenso político

ministra da Justiça afirmou que há "uma união em termos de propósito no combate à corrupção" entre os partidos, frisando que "a constitucionalidade é uma linha vermelha", relativamente ao lobbying.
Ministério Administração Interna

MAI ainda sem luz verde para rever suplementos

Gabinete de Margarida Blasco diz ser "prematuro avançar com alguma indicação temporal" sobre aumentos salariais e de suplemento, encaminhando os esclarecimentos para depois da reunião de 22 de abril.
Caso do Meco

Supremo iliba “Dux” e Lusófona por mortes no Meco

Tribunal diz, em comunicado, que do "pouco que se conseguiu apurar" no processo, a matéria não é "suficiente para se poder responsabilizar" a instituição e João Gouveia.
Alterações Climáticas

Clima. Estudantes ocupam Ministério do Ambiente

Grupo de estudantes está no interior do edifício a exigir o fim do uso de combustíveis fósseis até 2030. Jovens querem falar com ministra Maria da Graça Carvalho e entregar-lhe plano para a transição.
Empresas

OutSystems reduz total de trabalhadores em 8%

A tecnológica portuguesa está a reduzir em 8% o total de trabalhadores a nível global. CEO justifica decisão com o “objetivo de tornar” a empresa “mais ágil”.
FC Porto

Gabriel não merecia o inferno à porta do céu

FC Porto entrou em desvantagem, deu a volta, jogou melhor, teve oportunidades para fechar jogo mas sofreu nos descontos e perdeu com o AC Milan nos penáltis, falhando final da Youth League (2-2, 3-4).
Benfica

"Não tenho de justificar. Perdemos, é lamentável"

O treinador do Benfica não apresentou grandes explicações para a eliminação na Liga Europa e disse ser "muito difícil" justificar mais uma queda nos penáltis. Florentino mostrou-se "desiludido".
Música

Adeus benji price, olá João Maia Ferreira

Depois de Conan Osíris, cruzou-se com Alex D'Alva Teixeira e apresenta o segundo single de uma nova fase. O álbum “O Lobo Um Dia Irá Comer a Lua” está a caminho e ao Observador o músico abre o jogo.
Teatro

"Quis Saber Quem Sou": uma revolução cantada

Diretor do D. Maria II resgata cancioneiro revolucionário num espectáculo que é "grito de revolta, aviso e reação" ao Portugal contemporâneo. Mostra-se no São Luiz, em Lisboa, até 28 de abril.
Meteorologia

Chuva: 10 distritos sob aviso amarelo este sábado

De acordo com o IPMA, os distritos de Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra estarão sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de sábado, devido à chuva.
Naufrágios

Corpo dá à costa em Troia, no local do naufrágio

Cadáver poderá pertencer a Ricardo Neves, pai da criança que morreu no naufrágio de que resultou apenas um sobrevivente. Outro desaparecido terá sido encontrado na quinta-feira, na Comporta.
Observador 10 anos

10 portugueses mais influentes do pós-25 de Abril

Falta exatamente um mês para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril e o Observador lança um desafio aos leitores: escolher os dez portugueses que mais os marcaram nas últimas cinco décadas.

Arterial e Mental

Arterial

Um AVC aos 23 anos. E a rede que amparou Sofia

Depois daquele dia em que uma artéria no cérebro rebentou, o corpo deixou de responder e tudo mudou, Sofia teve de reaprender a vestir-se, a pentear-se, a caminhar, a comer. Mas não esteve sozinha.
Extremismo

Ser moderado é ser confuso

O mundo não é um enorme ringue de boxe, este não é o último assalto, e o ser humano é um bicho estranhamente resistente, para quem teve já tantas ameaças de apocalipse iminente.
Oficina da Liberdade

Os selvagens

Assim se revela a verdadeira essência do autoritarismo liberal contemporâneo: quando pretende transformar os valores da sociedade ao invés de simplesmente se limitar a respeitá-los.
Pais e Filhos

28 comportamentos com exemplos de pais alienantes

A Alienação Parental é uma forma de maus tratos infantis muitas vezes ignorada, sendo fundamental conhecer as atitudes e os comportamentos concretos de forma a intervir o mais precocemente possível.
Eleições Europeias

Orbán pede para mudar liderança de Bruxelas

"Eles olham para a guerra como a sua própria guerra e lutam como se fosse a sua própria guerra", disse Orbán sobre os líderes da UE, pedindo uma profunda mudança na condução das políticas europeias.
Croácia

Constitucional proíbe Milanovic de ser PM

Tribunal Constitucional da Croácia diz que, "com as suas declarações e comportamento, o Presidente colocou-se na posição de que não pode ser o primeiro-ministro designado do futuro governo".

Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia

Zelensky evoca Israel para pedir Patriot

Presidente ucraniano disse que "mais sete MIM-104 Patriot ou semelhantes é o número mínimo" necessário e que "podem salvar muitas vidas e alterar realmente a situação" da guerra.
Guerra na Ucrânia

Donald Tusk ameaça colaboradores de Moscovo

Primeiro-ministro polaco afirmou na rede social X que "não haverá clemência para os colaboradores dos serviços russos". "Vamos destruir todas as traições e tentativas de desestabilização", avisou.
Guerra na Ucrânia

Pacote de ajuda a Ucrânia avança nos EUA

O projeto de lei permaneceu bloqueado na Câmara de Representantes durante meses devido à oposição de um grupo de congressistas republicanos. Agora pode ser aprovado em plenário no sábado.
Cinema

"O Rapto": Marco Bellochio contra a Igreja

Em 1858, em Bolonha, o Vaticano tirou uma criança judia à família. Marco Bellochio recria a história em "O Rapto", entre a objetividade e o libelo anticlerical. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Guerra Civil", de Alec Garland, o documentário "De Cor(ações"), com Isabelle Huppert e Fabrice Luchini, e "O Rapto", de Marco Bellochio, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Coroa Espanhola

Como foi a visita de Letizia ao reino de Máxima

Os reis de Espanha estiveram nos Países Baixos entre 16 e 18 de abril. A agenda contou com saúde mental, cultura, tecnologia, ecologia e política e também com moda e joias, graças a Letizia e Máxima.
Marcelo Rebelo de Sousa

25 de Abril "nasce à esquerda mas é data nacional"

Para o chefe de Estado, o 25 de abril "é uma homogeneidade por setores políticos". Mesmo que se associe a data mais à esquerda, a "direita partilha do mesmo orgulho da transição pacífica".
Eleições

Europeias: Montenegro vai votar antecipadamente

Primeiro-ministro assume que "Portugal é talvez o país onde o desafio de participação nas europeias é maior" devido ao feriado de 10 de junho. Para dar o exemplo, vai votar na semana antes.
Comissão de Inquérito

Trabalhadores da TSF lamentam falta de consenso

Comissão de Trabalhadores da TSF afirmou que expectativa dos trabalhadores sobre CPI "saiu completamente frustrada com a votação e com os argumentos apresentados no debate".
Contra-Corrente

Será que já somos uma república de procuradores?

A sentença da Relação de Lisboa sobre as medidas de coação da Operação Influencer arrisca-se a criar uma crise na Justiça porque nos faz duvidar dos métodos da PGR – mas não reabilita António Costa.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não quer justiça, quer vingança

Aguiar-Branco (que tirou as grades do Parlamento), a escola pública (que não consegue ter professores) e o PS (que quer vingar-se do Ministério Público) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Porque Sim Não é Resposta

Como é que se consegue sair de um burnout?

Um estado de exaustão física e mental favorecido pela profissão. O psicólogo Eduardo Sá fala numa patologia muito grave com sintomas físicos em que é "absolutamente urgente" procurar ajuda.

Conflito israel-hamas

Conflito Israelo-palestiniano

Rússia diz a Israel que Irão não quer escalada

"Deixámos muito claro nestas conversas, e transmitimos aos israelitas, que o Irão não quer uma escalada", disse Lavrov frisando também que Teerão não podia deixar sem resposta o ataque ao consulado.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres condena "qualquer ato de retaliação" 

António Guterres apelou ao "fim da perigosa espiral de retaliações" iniciada depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco e instou a comunidade internacional a cooperar.
PS

Jantar de homenagem reúne Costa e ex-governantes

Vários ex-governantes jantaram esta quinta-feira num restaurante em Lisboa, que foi homenagem a Costa. "É jantar de pessoas que trabalharam em conjunto e que se querem encontrar", disse antigo PM.
PGR

DCIAP. Costa investigado num caso à parte 

O ex-primeiro-ministro não será investigado no mesmo processo em que Diogo Lacerda Machado, Vitor Escária e vários ex-ministros são arguidos. Procuradora Rita Madeira será a titular dos autos.
Vichyssoise

“Partilhamos vontade de ver Costa na Europa”

Marina Gonçalves não considera que PS esteja obrigado a votar favoravelmente o OE, até porque PSD "nunca se apresentou como solução para estabilidade".
Lisboa

Manifestantes exigem atestados de residência

A associação SOS Racismo diz ser "escandaloso" que as "pessoas que necessitam de trabalhar tenham que ser obrigadas a trabalhar sem direitos porque uma junta de freguesia os está a escravizar".
Lisboa

Comunidade Islâmica apoia nova mesquita

Construção de uma nova mesquita em Lisboa está a ser apreciada em duas comissões da Assembleia Municipal de Lisboa. Presidente da Comunidade Islâmica acredita que poderia "criar uniao" entre crentes.
Portalegre

Casos de violência em escola preocupam pais

Além de existirem episódios de violência com alunos, há também casos de ameaças e agressões a professores. Das diligências aplicadas um aluno autor de agressões foi internado num centro educativo.
Trabalho

Açores: projeto-piloto da semana de 4 dias em 2025

Projeto piloto de semana de 4 dias não será, "numa fase inicial pelo menos, generalizado a toda a função pública". Abertura depende do resultado da experiência.
União Europeia

Sites pornográficos têm de cumprir com a lei da UE

A partir da próxima semana, as plataformas Pornhub, Xvideos e Stripchat vão ter de cumprir as "obrigações rigorosas" impostas pela Comissão Europeia, para evitar potenciais crimes e irregularidades.
Estados Unidos da América

Vírus: OMS recomenda leite pasteurizado

Estudos estão ainda a ser feitos para procurar determinar durante quanto tempo o vírus H5N1 pode sobreviver no leite, pelo que a OMS pede que seja feita a pasteurização, que mata o vírus.
I Liga Betclic

Rio Ave e Arouca empatam na jornada 30 da I liga

Joca adiantou a equipa da casa aos 36 minutos, mas o inevitável Mujica empatou o jogo (47), marcando o seu 20.º golo no campeonato, que o deixa a apenas dois do líder da lista dos melhores marcadores.
Eleições FC Porto

Pinto da Costa apresenta programa para a formação

Candidatura de Pinto da Costa anunciou três pontos chave para a formação do FC Porto: Academia construída até 2026, um programa holístico de competências para jovens e maior investimento no scouting.
FC Porto

FC Porto. Evanilson suspenso dois jogos 

Mapa de castigos do CD diz que ponta de lança brasileiro do FC Porto foi "culpado de conduta violenta", uma vez que "agrediu um jogador adversário com uma cabeçada na cara".
Jogos Olímpicos

Telma: "dar o melhor possível" para ir a Paris24

A última competição da judoca foi em novembro de 2023. Cinco meses depois, a medalhada de bronze olímpica promete fazer tudo para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos deste verão.
PS

"Montenegro destruiu estado de graça em 15 dias"

O ex-secretário de Estado do PS critica Montenegro por ter se manter em silêncio sobre um retificativo e diz que polémica do IRS obriga a oposição a aguardar por todas as propostas: "é ver para crer".
Partido LIVRE

8 respostas sobre as polémicas primárias do Livre

Começou com uma decisão da Comissão Eleitoral, ganhou força nas redes sociais e acabou com um recuo do Conselho de Jurisdição do partido. Afinal, o que se passou com as primárias do Livre?
Colégio Militar

MP investiga praxe violenta no Colégio Militar

Alunos "graduados" obrigaram colegas mais novos a exercícios forçados físicos durante a madrugada. Instituição "repudia" atos de violência e suspendeu um dos autores por quatro dias.
Educação

Em Sintra, há 150 alunos sem Inglês desde setembro

No agrupamento D. João II, alunos do oitavo ano não têm Inglês desde o início do ano por falta de professores de substituição. Problema atinge também o 1.º ciclo: duas turmas ficaram sem professor.
Passeio das Virtudes

Uma noite nos bastidores com os Calema

Fradique e António celebraram 15 anos de carreira com dois concertos na MEO Arena. Na primeira noite estivemos entre os camarinha e o palco para descobrir de que é feito este fenómeno da música pop.
Teatro

Como resiste uma atriz ao medo de falhar?

Em "Na Medida do Impossível", de Tiago Rodrigues, revela-se uma Beatriz Brás atraída pela vulnerabilidade, sem desejos de "cumprir um ideal". Falámos com a atriz na véspera da estreia em Lisboa.
Matéria de risco

Aldina: "A poesia é o encontro permanente da vida"

A propósito do novo disco, a meias com Capicua, "Metade-Metade", e antes do Coliseu, uma conversa sobre versos, sobre a pobreza, a infância, a luta contra a miséria e a música como "arte divina".
Música

O "bom campeão" de boxe que vive para a marrabenta

Atua em Lisboa (no Teatro da Trindade) esta terça-feira. Antes, falou-nos sobre os mil e um ofícios de desempenhou, o acaso que o levou a entregar-se à música e a tradição que evolui em Moçambique.
Cinema

"Guerra Civil": entre a política e os videojogos

Porque a instabilidade assim o dita, este é um dos filmes mais populares do ano, mesmo antes da estreia. Mas além do hype mediático, há um exercício de estilo que promete deixar marcas.
Séries

A espionagem fica tão bem a Park Chan-Wook

"The Sympathizer" é ficção dentro da ficção, orquestrada pelo sul-coreano Park Chan-Wook a partir do livro premiado de Viet Thanh Nguyen. Para ver a partir de dia 15 na HBO Max.
António Costa

Uma Crítica ao Costismo

Tornara-se incompreensível, para ele, como é que alguém não sente o peso de um legado tão grande nas suas costas; como é que arruína, através do entorpecimento, algo cujas dimensões nem vislumbra.
Assembleia Da República

Gladiadores na Assembleia da República

Numa legislatura em que ninguém acredita que dure, continua a campanha eleitoral. Mas todos fazem? Sabem o que estão a fazer?
Imigração

A imigração e a sociedade portuguesa

A imigração é uma oportunidade para Portugal, mas exige respostas conjuntas do governo central e autarquias, das entidades públicas e privadas, e da sociedade civil.

os nossos especiais

Justiça

A "inaptidão" do MP e as referências a Costa

Três desembargadores censuraram informalidade dos contactos da Start Campus com o Governo, mas revogaram as medidas de coação impostas a Lacerda e Escária e dizem que não há crime. E agora?
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Fact Check

França destacou militares para a Roménia?

"França entra na guerra", garantem vários utilizadores das redes sociais. Emmanuel Macron disse que "nada deveria ser descartado" questionado sobre o envio de tropas para a Ucrânia.
Fact Check

Zelensky paga milhões para afastar líder militar?

Publicação nas redes sociais diz que Zelensky pagou a antigo chefe das Forças Armadas 53 milhões de dólares para que este fosse para Inglaterra e abdicasse de uma carreira política. É verdade?
Fact Check

China declarou George Soros "terrorista global"?

George Soros é alvo frequente de informação falsa e este é mais um caso. O magnata e filantropo tem sido crítico do regime chinês, mas não há registo de decisões oficiais como a que circula nas redes.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.

observador 10 anos

Clube dos 52

Cidades que “falam” com as pessoas

Melhores cidades, com melhores respostas e alternativas para todos, ajudam a formar melhores cidadãos. É essa a convicção de Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana.
Clube dos 52

Cidades. Bons transportes e bons passeios

“Não se trata de não poder ter carro”, diz Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana, a propósito das deslocações nas cidades. “Trata-se de ter a opção de poder não ter carro.”

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.

os nossos especiais

Novo Governo

Pinto Luz validou governante que saiu da CP

Miguel Pinto Luz foi informado sobre indemnização que sua secretária de Estado recebeu da CP antes de ir para o regulador. E não vê ilegalidade. Declarações no Constitucional não referem compensação.
Eu estive lá

Passos Coelho: "Era obrigatório ser bem sucedido"

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.
Pedro Passos Coelho

Passos sugere que Montenegro se quis "desligar"

Em entrevista a Maria João Avillez, ex-primeiro-ministro sugere que Montenegro se afastou deliberadamente da herança passista. Aponta críticas a Paulo Portas e reflete sobre a sua relação com Cavaco.

Conversas de Maria João Avilez sobre o 25 de Abril

Nissan

Nissan refresca Qashqai e aproxima-o do Ariya

Embora o Qashqai tenha chegado ao mercado português há cerca de dois anos, a Nissan decidiu refrescar o seu SUV. A estética faz agora recordar o Ariya e o sistema de entretenimento é o da Google.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora