O presidente do CDS-PP, Paulo Portas considerou “importante e interessante” o trabalho da comissão de reforma do IRS e disse que o partido “fará o trabalho de casa para tornar o IRS mais amigo da família”.

“Como vos tenho dito ao longo das últimas semanas, era importante esperar pelos trabalhos da comissão de reforma do IRS [Imposto sobre o Rendimento Singular] e acho que apresentam ideias que são importantes e interessantes”, referiu o presidente do CDS-PP.

Segundo Paulo Portas, a medida que incide sobre o número de filhos diz muito ao partido. “Para apurar o imposto a pagar, o rendimento deve levar em conta não apenas os membros do casal, mas também o número de filhos. Se levar em conta o número de filhos o rendimento é dividido por mais e o resultado é menor e, sendo menor, significa que a taxa de IRS a pagar é mais baixa”, sublinhou.

O presidente do CDS-PP falava em Abrantes, na tomada de posse dos órgãos da distrital de Santarém. Portas sublinhou que o partido “fará o trabalho de casa contribuindo com ideias para tornar o IRS mais amigo da família e das famílias com filhos, viável e possível também do ponto de vista orçamental”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o líder do CDS-PP, o partido sempre foi “muito claro” sobre a política económica. “Queremos uma regulação que é forte, mas o essencial do crescimento económico faz-se através das empresas, são elas que investem e que criam postos de trabalho e têm sentido do risco”, adiantou.

O líder centrista disse ainda que não é a sociedade que tem que se adaptar à despesa do Estado, “é a despesa do Estado que tem que se adaptar a uma política de moderação fiscal, que é aquela que convém a uma sociedade que quer crescer mais e mais depressa”.

Segundo Paulo Portas, a matéria fiscal “é relevante para haver investimento neste momento ou ele ser adiado e ser feito noutro lado”.

O anteprojeto da comissão liderada pelo fiscalista Rui Duarte Morais estará em discussão pública até 20 setembro. A proposta final de revisão do IRS terá de ser entregue até ao final desse mês.