O lucro da Media Capital aumentou 30% no primeiro semestre deste ano para 7,1 milhões de euros em relação ao período homólogo, anunciou nesta segunda-feira o grupo dono da TVI e da Rádio Comercial. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital indica que no plano operacional, o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) cresceu 9% em termos homólogos, na primeira metade deste ano, para 18,1 milhões de euros, registando uma margem de 20,4%.

“Esta performance resultou da subida de rendimentos operacionais (mais dois por cento), conjugada com a estabilização dos gastos”, justifica. Em termos publicitários, a Media Capital considera que teve um “desempenho superior em termos relativos”, uma vez que os rendimentos consolidados de publicidade tiveram uma evolução positiva de 17% em termos homólogos, para 56,6 milhões de euros.

Já os outros rendimentos operacionais registaram um decréscimo de 17% no mesmo período, caindo para 16 mil milhões de euros. Em causa estão rendimentos de produção audiovisual, serviços multimédia e direitos de transmissão, “com o impacto a advir sobretudo do segmento de televisão, em concreto no que se refere a serviços multimédia”, indica o grupo.

Na parte financeira, o EBITDA atingido pelo segmento de televisão decresceu 9% nos primeiros seis meses de 2014, face a igual período do ano passado, para 15,4 milhões de euros, com uma margem de 21,1%.

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Em causa no segmento televisivo, esteve uma subida homóloga de 4% no rendimento operacional, enquanto os gastos operacionais aumentaram 8%. “Com efeito, tendo em atenção a perspetiva de melhoria do mercado de publicidade a TVI reforçou os gastos de programação, sobretudo aos níveis dos conteúdos de entretenimento, mas também de programação nacional, ao mesmo tempo que o aumento da concorrência levou ao incremento dos gastos associados a rendimentos de serviços multimédia”, nota a dona da TVI.