O principal índice da bolsa de Lisboa seguia esta terça-feira de manhã a subir, mantendo a tendência da abertura, com as ações da Portugal Telecom (PT) a puxarem pelos ganhos e as do BCP a pressionarem as negociações.

Pelas 9h, o PSI20 seguia a avançar 0,26%, para 6.219,02 pontos, com 11 empresas a transacionarem em terreno positivas e oito negativas.

O PSI20 transaciona a partir de esta terça-feira com apenas 19 cotadas, por decisão da Euronext, depois da saída do Espírito Santo Financial Group (ESFG), cuja negociação estava suspensa desde dia 10 de julho.

A decisão foi tomada a nível internacional pelo comité da gestora da bolsa portuguesa, que justificou a decisão devido “à extensão do período de suspensão” da negociação dos títulos do ESFG, estando disponível no calendário de eventos da Euronext.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ‘holding’ que é o maior acionista do Banco Espírito Santo (BES), com cerca de 20%, sai do índice com uma valorização relativa ao “último preço conhecido no cálculo do índice”, segundo a Euronext, isto é, 1,185 euros por ação, correspondente a uma capitalização bolsista de 245,4 milhões de euros.

A liderar os ganhos seguiam a Teixeira Duarte e a Portugal Telecom, que avançavam 4,41% e 1%, para 0,76 euros e 1,83 euros.

Do lado das perdas, as ações do BCP eram as que mais perdiam, recuando 1,67%, para 0,10 euros, no dia em que serão divulgados, após o fecho do mercado, os resultados do aumento de capital do banco, que ascende a 2,25 mil milhões de euros.

A 24 de junho, o BCP anunciou o aumento do seu capital social em aproximadamente 2.250 milhões euros, através de uma Oferta Pública de Subscrição (OPS).

A OPS de aumento de capital está “reservada a acionistas no exercício dos respetivos direitos de preferência e demais investidores que adquiram direitos de subscrição, com a consequente emissão de 34.487.542.355 novas ações ordinárias, escriturais e nominativas, sem valor nominal”.

O preço de subscrição foi fixado em 0,065 euros por cada ação, de acordo com um rácio de sete novas ações ordinárias por cada quatro ações ordinárias detidas.

O preço de subscrição representa um desconto de aproximadamente 34% face ao preço de fecho das ações BCP na Euronext Lisbon em 24 de junho de 2014.

Na semana passada, o presidente executivo do BCP, Nuno Amado, revelou que está “otimista” quanto ao aumento de capital do banco, afirmando que a evolução dos preços e da procura são indícios de que a operação vai ter “um sucesso muito importante”.

As receitas da OPS devem ser afetadas ao reembolso dos instrumentos de capital híbrido (CoCo bonds) subscritos pelo Estado no montante de 1.850 milhões euros, deixando 750 milhões euros por reembolsar, o que o BCP tenciona fazer até ao início de 2016, estando sujeito a aprovação regulatória.

Na restante banca, as ações do BPI seguiam a recuar 1,14% para 1,39 euros, seguidas das do Banif, que desvalorizavam também 1,14% para 0,01 euros.

Lisboa seguia a negociar numa Europa positiva, depois dos separatistas pró-russos terem anunciado que entregaram na noite de segunda para terça-feira a responsáveis malaios as duas caixas negras do avião abatido na quinta-feira na zona que controlam no leste da Ucrânia.

Ao mesmo tempo, adiantaram que tinham instituído um cessar–fogo num raio de 10 quilómetros em torno do local onde o avião da Malaysia Airlines caiu, para facilitar a investigação sobre as causas da queda, que os EUA atribuem a um míssil disparado a partir da zona controlada pelos separatistas.