Há cada vez mais estudos e especialistas a desencorajarem o duche diário. Não porque os cientistas são gratuitamente contra o excesso de higiene, mas porque demasiados banhos podem ser prejudiciais à saúde.

Edwin Ruud. É a este inventor norueguês que temos de agradecer pelo engenho que nos permite, hoje, ter água quente para tomar um bom banho. Mas é também por ele ter transformado o banho numa ação tão confortável que a nossa pele sofre mais. De acordo com o jornal espanhol ABC, a culpa é do excesso de água e de produtos químicos no corpo.

No início do ano, Richard Gallo, chefe de dermatologia da Universidade da Califórnia, liderou um estudo que pretendia mostrar porque não devemos exagerar nos banhos. No estudo podia ler-se que a capa córnea, que é a mais fina da pele, e cuja função é proteger as outras camadas, pode ficar danificada pelo excesso de água e sabonetes. E, pode parecer paradoxal, mas o problema é que demasiados banhos limpam bactérias. No caso, trata-se de bactérias benignas que combatem as infeções.

Além disso, demasiados banhos secam e irritam a pele, o que causa, por exemplo, o envelhecimento precoce. A água quente também deve ser substituída pela fria ou morna. É que a invenção de Edwin Ruud, por muito bem que saiba, provoca flacidez e amolece os óleos naturais da pele (sim, a oleosidade existe por alguma razão) e retira-os mais facilmente, o que torna a pele mais seca. O teste para saber se está a tomar banho à temperatura saudável é ver se o espelho está embaciado. Se estiver, é preciso baixar a temperatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas esta argumentação não serve de desculpa para abraçar a falta de higiene. Nem o banho é uma mera imposição social. Poucos banhos aumentam os germes no corpo e podem da origem a infeções.

O máximo que deve tomar é um duche por dia. E, se tem mesmo de ser, o importante é centrar o sabonete ou gel de banho em quatro zonas chave que necessitam de mais higiene: genitais, mão, pés e axilas. O resto do corpo não necessita de ser banhado diariamente.

Os sabonetes também não são todos iguais. O ABC aconselha a utilização de sabonetes compostos por óleos vegetais, porque ajudam a regenerar o manto protetor da pele e respeitam o pH (potencial de hidrogénio).

O ABC deixa outro conselho: secar-se ao natural e evitar o uso da toalha. Se, por questões de tempo, não for possível esperar, é importante secar-se o mais suavemente possível, e com toalhas feitas de material o mais suave possível.

Desportistas e pessoas que frequentem espaços com muita gente, como o metro, devem tomar mais banhos. Há também pediatras que aconselham os pais a só dar banho aos bebés a cada dois ou três dias (até porque os bebés ficam muito em casa e, por isso mesmo, protegidos de bactérias e sujidade).