A Fundação Nacional do Índio no Brasil (FUNAI) acaba de divulgar o primeiro vídeo de uma tribo indígena que nunca tinha tido contacto com a civilização. O grupo foi avistado pela primeira vez a 13 de junho nos meandros da selva amazónica, no estado brasileiro do Acre, que faz fronteira com o Peru.

O vídeo mostra um grupo de indígenas que comunicam entre si através de gritos e uma mistura de vários dialetos tribais da região. A FUNAI tem tentado nos últimos tempos estabelecer contacto com esta tribo desconhecida, mas esta foi a primeira vez que conseguiu registar em vídeo esse esforço de aproximação.

Segundo noticiou o El Mundo, os indígenas estavam armados com espingardas e algumas facas. Acredita-se que o grupo foi para aquela região fugindo de eventuais ataques no Peru.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A FUNAI estava vigiá-los à distância até que a tribo decidiu voluntariamente estabelecer contacto, segundo conta um responsável da instituição ao Jornal Hoje da Globo.

Mais intérpretes e equipas de saúde estão a caminho daquela região para averiguar as carências e necessidades do grupo indígena.

Maria Augusta Assirati, presidente da FUNAI, acrescenta que é crucial “entender se existe uma pressão madeireira no local, se existe algum tipo de situação que possa estar trazendo ameaças físicas para eles e buscar controlar essas situações, superar, para que eles possam ficar tranquilos no seu território, nas suas aldeias e mantendo seu modo de vida tradicional”.