Uma mulher foi detida no avião que seguia de Filadélfia, nos Estados Unidos, para Lisboa, por ter causado “grandes distúrbios” na viagem. Um dos passageiros a bordo filmou a detenção e colocou o vídeo no Youtube, que já soma quase 400 mil visualizações e 400 comentários.

No texto que acompanha o vídeo, Mike Irving explica que o voo 738 da US Airways já estava atrasado 45 minutos. Quando se preparava para deslocar, os incidentes começaram. A mulher passou pelo corredor a gritar que o avião não ia para o Brasil, mas para Portugal. “Parecia estar confusa”, relata. Acabaram por ficar em Filadélfia mais uma hora, até à detenção da passageira. Mike Irving colocou o vídeo no site já em Lisboa, na segunda-feira, e diz que “não esperava que se tornasse viral”.

No vídeo, não é possível ver os momentos antes da detenção. Mike Irving conta que os passageiros “não se sentiam confortáveis” com a atitude “estranha” da mulher, que “agia irracionalmente” enquanto gritava “sem qualquer pudor”. Os passageiros chamaram o comissário de bordo para o alertarem para a situação, tendo em conta que “estavam crianças no avião” e a mulher estava a usar “vocabulário desagradável”.

Foi algemada e “arrastada” para fora do avião, enquanto acusava os assistentes de bordo de “perseguição” e “racismo”. A polícia levou-a para um carro das forças policiais, que seguiu caminho. Depois, o passageiro perdeu-lhe o rasto. No Youtube, os comentários dividem-se. Alguns espetadores pedem “algum contexto” para perceberem o que realmente aconteceu, outros apressam-se a reprovar a atitude da mulher. “Espero que ela veja este vídeo daqui a uns anos quando sair da prisão”, diz um deles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR