Os três documentos foram assinados pelo chefe da delegação do Governo e ministro da Agricultura, José Pacheco, e pelo chefe da delegação da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Saimone Macuiana.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), os documentos assinados correspondem a um memorando de entendimento sobre os princípios gerais para o fim da violência militar, os termos de referência da missão de observadores militares internacionais que vão fiscalizar o fim das hostilidades, bem como os mecanismos de garantia de implementação dos acordos, que incluem a aprovação de uma lei da amnistia para atos criminais que tenham ocorrido durante o período de confrontação.

Em conferência de imprensa conjunta realizada pelos chefes das duas delegações, José Pacheco afirmou que o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, está disponível para assinar o acordo final de cessão das hostilidades a qualquer altura.

Por seu turno, Saimone Macuiana não se pronunciou sobre uma possível vinda a Maputo do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para a assinatura do acordo com Guebuza, afirmando apenas que a delegação do movimento às negociações com o Governo tem mandato para o efeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não é o fim do nosso trabalho, mas é um passo importante visando o alcance da paz, da estabilidade no nosso país e do bem-estar do nosso povo”, afirmou Saimone Macuiana.

Afonso Dhlakama vive num lugar incerto algures na Serra da Gorongosa, centro de Moçambique, desde que o seu acampamento na região foi tomado pelo exército em outubro do ano passado, no contexto dos confrontos com os homens armados da Renamo.

Os três documentos assinados hoje já tinham sindo objeto de consenso na semana passada e são apontados pelas duas partes como essenciais para o fim das hostilidades militares que desde o ano passado têm oposto as Forças de Defesa e Segurança e os homens armados da Renamo.

Os confrontos provocaram um número indeterminado de mortos e feridos na região da Gorongosa e nos ataques de homens armados da Renamo num dos troços da principal estrada do país, na região centro do país.