Segundo o presidente da Câmara de Quito, Mauricio Rodas, um adulto e um menino de quatro anos morreram na sequência do sismo. A criança morreu no norte da cidade, e o adulto perdeu a vida na mina de Catequilla, na povoação de San Antonio de Pichincha, na sequência de um deslizamento de terras.

Naquela zona, onde alegadamente se praticavam atividades mineiras ilegais, ficaram feridas oito pessoas e quatro ficaram soterradas na sequência do deslizamento de terras, acrescentou a mesma fonte.

Um total de 68 pessoas foi retirada para cinco abrigos e 64 casas foram afetadas na localidade de Pomasqui, a 10 quilómetros a norte de Quito, informou o presidente da Câmara no final de uma reunião do Comité de Operações de Emergência. Equipas de socorro foram enviadas para o local para operações de resgate.

A atividade do aeroporto internacional Mariscal Sucre, a 20 quilómetros a leste de Quito, foi suspensa durante três horas.

O tremor de terra ocorreu às 14:58 (20:58 em Lisboa), segundo uma informação preliminar do Instituto de geofísica, publicado na sua conta de Twitter. O epicentro do sismo foi situado na província de Pichincha, onde se encontra Quito, e à profundidade de cinco quilómetros, segundo o instituto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR