O astronauta norte-americano Reid Wiseman tem mais de 25 mil seguidores no Twitter. É o resultado da quantidade de fotografias que tem publicado nesta rede social desde que viajou para a Estação Espacial Internacional a 28 de maio deste ano. Neste momento tem mais de 600 fotografias e vídeos partilhados. O Observador escolheu algumas fotografias que pode ver na fotogaleria acima.

“Acho que os astronautas sempre quiseram partilhar a viagem deles com tantas pessoas quantas possível”, disse Reid Wiseman à Time a 9 de julho, acrescentando que é tão fácil e imediato que se torna quase uma parte das tarefas diárias. Com 12 horas de trabalho por dia, há sempre tempo para tirar mais uma fotografia ou publicá-la nas redes sociais.

Além das fotografias, o astronauta tem publicado vários vídeos no site Vine.

As fotografias no espaço podiam até ser tiradas com um iPhone, mas as paisagens merecem mais do que isso. Na mesma entrevista à Time Alexander Gerst, um astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) que também se encontra na Estação Espacial Internacional, explica que “o que se vê da janela é tão bonito que é preciso algo com melhor resolução”. O equipamento profissional inclui lentes de grande angular para fotografar tufões ou lentes de 800 milímetros para fotografar pormenores como as casas da cidade natal. Incrível é também o desgaste que sofrem estas câmaras devido à radiação cósmica, não duram mais do que seis meses a um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR