Se é daquelas pessoas que diz que não tem tempo nem dinheiro para fazer exercício, o American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal tem a solução científica. O circuito de alta intensidade que apresentou promete bons resultados com o mínimo investimento: só precisa de sete minutos, uma parede e uma cadeira.

É um lusco-fusco muito intenso, como diriam os Gato Fedorento. A palavra “intenso” é decisiva para que os bons resultados prometidos apareçam e a publicação não mente: para fazer efeito, o praticante deve sentir um “elevado grau de desconforto”. Mas, prometem, a dor dura pouco e compensa quem quer melhorar a saúde e perder massa gorda.

No HICT (High Intensity Circuit Training), assim se chama o programa, a ideia é a de combinar exercício aeróbico e resistência num único  exercício curto, de 30 segundos por cada passo, seguido de um intervalo de 10 segundos para descansar. Os mais resistentes podem repetir circuito duas ou três vezes.

Não que outros programas de exercício mais longos estejam errados. O que se defende na publicação é que não são “realistas” tendo em conta o ritmo de vida de um adulto normal. A nova série de exercícios foi pensada para ser feita em qualquer local e por qualquer pessoa, independentemente da ocupação ou das posses. Para a resistência, por exemplo, os pesos do ginásio são substituídos pelo peso do corpo.

Mas atenção. Como em todos os programas de exercício, é recomendado que consulte um médico antes de começar as flexões, agachamentos, saltos, subidas e descidas de cadeiras e restantes passos, desenhados na fotogaleria do Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR