A EDP Renováveis fechou um acordo com a Fiera Axium para a venda de uma participação minoritária num portfólio de ativos eólicos nos Estados Unidos com uma capacidade de produção de 1.101 megawatts (MW), anunciou esta quarta-feira a empresa.

Com esta transação, as vendas de participações minoritárias totalizam 878 milhões de euros, incluindo vendas à China Three Gorges (CTG) e transações de rotação de ativos executadas pela EDP Renováveis desde 2012, adiantou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este acordo, acrescenta, deixa a empresa “bem posicionada para atingir o seu objetivo de 700 milhões de euros para 2014-2017 como parte da estratégia de rotação de ativos”.

Este plano estratégico visa “cristalizar o valor dos ‘cash-flows’ futuros e reinvestir no desenvolvimento de projetos de valor acrescentado, ao mesmo tempo que contribui para o objetivo de crescimento sustentado em recursos próprios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa liderada por Manso Neto explicou que o interesse económico da Fiera Axium Infrastructure no portfólio representará um total de 394,5 MW, sendo a segunda transação de rotação de ativos com a Fiera Axium, fortalecendo a parceria existente.

O portfólio em causa é composto por sete parques eólicos, instalados entre 2008 e 2011, e dois parques eólicos em construção com operação prevista para começar em 2014, sendo previsto gerar cerca de 40 milhões de dólares por ano de ‘cash flow’, distribuível a acionistas em 2015 e 2016.

Todos os parques eólicos têm contratos de venda de energia (CAE) de longo prazo estabelecidos, refere.

A transação está sujeita às devidas aprovações regulatórias. A oferta prevê um encaixe inicial após a obtenção das aprovações regulatórias e um encaixe final a ocorrer com o início da operação dos ativos em construção, explica a EDP Renováveis.