O governador do Missouri, Jay Nixon, ordenou esta quinta-feira que a Guarda Nacional começasse a desmobilizar das ruas de Ferguson, nos subúrbios de St. Louis, onde Michael Brown foi morto por um policia a 9 de agosto, avança o New York Times. Desde então têm sido registados confrontos entre os locais e as forças policiais. A Guarda Nacional foi mobilizada no domingo para “ajudar a restaurar a paz e a ordem, e para proteger os cidadãos de Ferguson”, alegou Nixon.

A noite de quarta-feira foi mais tranquila em Ferguson. Apesar das movimentações, não foram registados quaisquer confrontos entre locais e agentes da polícia. O grupo de protestantes não ultrapassou os 60 indivíduos, mas, ainda assim, a polícia deteve seis pessoas, muito longe das 47 detenções verificadas na noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira.

“Eu agradeço muito aos homens e mulheres da Guarda Nacional do Missouri que conseguiram a específica missão de proteger o Centro de Comando para que os policiais pudessem focar-se no importante trabalho de melhorar a comunicação com a comunidade, restaurando a confiança, e protegendo as pessoas e as propriedades de Ferguson”, disse Jay Nixon, num comunicado. O governador disse ainda que a ordem na rua está restaurada e que a presença da Guarda Nacional já não era necessária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR