Patricia Yurena Rodríguez, primeira dama de honor no concurso de Miss Universo em 2013, assumiu nas redes sociais que tem um relacionamento com uma mulher. A espanhola é a primeira miss nacional a assumir a sua homossexualidade.

A espanhola tem 24 anos, é de Tenerife e conquistou o título de Miss Espanha por duas vezes em 2008 e 2013. No ano passado ficou em segundo lugar no concurso de Miss Universo. Foi no Instagram que deu conta da sua orientação sexual, partilhando uma fotografia com a sua namorada, Vanesa Cortes, uma cantora e DJ espanhola. A fotografia tem a legenda “Romeu e Julieta”.

miss

A revelação da jovem rainha da beleza teve reações maioritariamente positivas na sua página, levando Patricia a agradecer publicamente o apoio de quem a acompanha nas redes sociais.

Em 2012, duas participantes assumidamente lésbicas concorreram ao título de Miss Califórnia, mas perderam. Na competição de 2013 de Miss Universo, onde Patricia conquistou o segundo lugar de mulher mais bonita do mundo, a homossexualidade gerou controvérsia. A final realizou-se em Moscovo, onde há leis contra a propaganda à homossexualidade, o que levou o apresentador Andy Cohen, que é gay, a preferir não participar no evento. “Temo pela minha segurança”, disse Cohen na altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR